Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

legislação sobre a apanha dos fungos

+2
Nuno
joao ferreira freitas
6 participantes

Ir para baixo

legislação sobre a apanha dos fungos Empty legislação sobre a apanha dos fungos

Mensagem  joao ferreira freitas Sáb 03 Out 2009, 23:11

Gostaria de saber se em Portugal existe alguma legislaçao sore a apanha de fungos. Sou residente na suiça e aqui existem leis para preservar os fungos e o seu meio ambiente, na primeira semana de cada mes nao se pode fazer colheita ,e obrigatorio o cesto,tambem a quantidade de colheita e limitada. Em Portugal pelo menos na minha regiao nao conheço nenhuma lei e constato que cada vez mais existem menos miscaros, e vejo que fazem colheitas sem respeito pela natureza, porque reviram tudo e estragam os outros fungos e pequenas plantas das matas...

obrigao um abraço


Última edição por Nuno em Dom 04 Out 2009, 13:48, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Erro ortográfico no título.)

joao ferreira freitas

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : encontrar um fungo é uma recompensa da floresta para quem a aprende a conhecer e a reapeitar

Reputação : 0
Data de inscrição : 02/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

legislação sobre a apanha dos fungos Empty Re: legislação sobre a apanha dos fungos

Mensagem  Nuno Dom 04 Out 2009, 13:47

Olá João,

Na minha opinião, isto da legislação quanto à apanha de cogumelos é deixada ao bom senso de cada um...

Se existem leis, pelo menos acho que sim, são pouco divulgadas. Lembro-me de um tópico aqui do nosso fórum em que falamos exactamente sobre isso, nomeadamente no Parque Natural de Montezinho(VÊ AQUI).

Quando vou apanhar cogumelos, tenho sempre o cuidado de levar um cesto de vime (é fácil de transportar e não impede a dispersão de esporos, perpetuando a espécie, e no fundo, fazer um "favor" ao cogumelo, ajudando-o a libertar esporos em maiores distâncias), ter cuidado com o que piso, se houver trilhos, melhor; e nunca deixar marcas de passagem, como lixo, por exemplo.

Um abraço!
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

legislação sobre a apanha dos fungos Empty Legislação sobre apanha de cogumelos

Mensagem  Mr Cross Seg 05 Out 2009, 23:15

Olá

Nos encontros de divulgação da micologia sempre ouvi dizer que não havia legislação específica para a apanha de cogumelos silvestres.
Quando comecei a frequentar este fórum vi que estava em preparação o Código Florestal e fiquei atento à sua publicação. Na verdade este Código Florestal já foi publicado em Diário da República no Decreto-Lei n.º 254/2009 de 24 de Setembro e está disponível em
http://dre.pt/pdf1sdip/2009/09/18600/0682206848.pdf
No Artigo 64.º são estabelecidas algumas regras sobres os recursos micológicos da floresta.
Um abraço

Mr Cross
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 35
Fungónimo : Maizumsacodepleurotus
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

legislação sobre a apanha dos fungos Empty Re: legislação sobre a apanha dos fungos

Mensagem  Loco Gato Sáb 14 Nov 2009, 20:34

Bom saber desta lei. O artigo 64º parece-me bastante equilibrado, fiquei surpreendido pela positiva. Tinha acabado de enviar um tópico sobre direitos e deveres quando vi este tópico aqui. Mesmo assim, pode ser que lhes interesse lerem o que escrevi (click). O problema da lei é a sua aplicação, vamos a ver.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

legislação sobre a apanha dos fungos Empty SUiça e os cogumelos

Mensagem  z.gonçalves Seg 14 Dez 2009, 18:10

Olá João,
acabei de ler no forum que tu também vives na Suiça,
onde vives? talvez fosse interessante organizar um saída à floresta e contribuir
com algumas fotos para os cogumelos de Portugal, pois eu acho que a diversidade
aqui na Suiça é imensa!!!
Até mais
z.gonçalves
z.gonçalves

Número de Mensagens : 4
Fungónimo : amanita
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

legislação sobre a apanha dos fungos Empty Re: legislação sobre a apanha dos fungos

Mensagem  Pedro Claro Seg 14 Dez 2009, 23:24

z.gonçalves escreveu:Olá João,
acabei de ler no forum que tu também vives na Suiça,
onde vives? talvez fosse interessante organizar um saída à floresta e contribuir
com algumas fotos para os cogumelos de Portugal, pois eu acho que a diversidade
aqui na Suiça é imensa!!!
Até mais

A diversidade é imensa em todos os locais com condições adequadas. Em Portugal teremos milhares de espécies, embora, pelo fraco desenvolvimento da Micologia no nosso país, o conhecimento seja muito parcial. É natural que na Suiça existam espécies que não ocorrem aqui em Portugal - e teremos todo o gosto que nos mostrem essas espécies -, mas temos toda uma ampla gama de espécies mediterrânicas ou típicas de matas de sobreiros e azinheiras, só para citar alguns exemplos, que certamente não existirão na Suiça... Smile

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

legislação sobre a apanha dos fungos Empty Re: legislação sobre a apanha dos fungos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos