Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Boas práticas na colheita. Regulamentação a sair. DN/22/10

+2
Pedro Claro
manel
6 participantes

Ir para baixo

Boas práticas na colheita. Regulamentação a sair. DN/22/10 Empty Boas práticas na colheita. Regulamentação a sair. DN/22/10

Mensagem  manel Sáb 30 Ago 2008, 16:23

Viva,

Faz tempo que me interesso por cogumelos, mas só a semana passada fiz uma colheita. Gostava de saber se existem boas práticas, para além daquela básica, de não ter mais olhos que barriga. Em tempos ouvi alguém dizer que bater no chapéu do cogumelo antes de o colher, soltaria alguns esporos, promovendo a sua reprodução. É verdade ou apenas um mito?

Escaladas


Última edição por manel em Seg 27 Out 2008, 05:53, editado 4 vez(es)
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Boas práticas na colheita. Regulamentação a sair. DN/22/10 Empty Um caso em Itália

Mensagem  manel Sáb 13 Set 2008, 14:10

Respondo a mim mesmo, só para acrescentar um caso curioso.
Disse-me um amigo de Milão, que em Itália, em áreas onde a colheita de cogumelos está regulamentada, é obrigatório depositar os cogumelos colhidos em cestos de fruta abertos, ou de vime, para enquanto se anda com eles, a libertação e dissiminação dos esporos continue. Afinal um colector de cogumelos, pode também estar a espalhá-los/semeá-los?

Manel?


Última edição por manel em Ter 07 Out 2008, 18:20, editado 1 vez(es)
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Boas práticas na colheita. Regulamentação a sair. DN/22/10 Empty Re: Boas práticas na colheita. Regulamentação a sair. DN/22/10

Mensagem  Pedro Claro Sáb 13 Set 2008, 22:50

Parece-me, sinceramente, excesso de zelo.

Se deixarmos os cogumelos 'amadurecer' antes de os colher, eles vão libertar milhões de esporos que serão disseminados pelo vento e pela chuva - logo, bater no chapéu para libertar mais alguns esporos não me parece muito significativo. Por outro lado, se forem colhidos antes do momento da libertação dos esporos, não é por serem transportados em cestos de vime que isso vai adiantar alguma coisa porque, em princípio, não vão começar a libertar esporos - ou, por outras palavras, não vão 'amadurecer' - em 2 ou 3 horas... Isto é um raciocínio lógico, não baseado em qualquer experiência científica; talvez algum outro membro tenha dados mais concretos sobre este assunto.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Boas práticas na colheita. Regulamentação a sair. DN/22/10 Empty Resumindo

Mensagem  manel Seg 22 Set 2008, 23:36

Polecat

Tentando recuperar esta em jeito de resumo, porque acho interessante a discutir e despertar a sensibilidade para as boas práticas na colheita, apesar de reconhecer a eficácia de algumas ainda possa ser discutível, mas mal não faz:
1. Para fins gastronómicos, é aconselhável cortar o cogumelo ao nível do solo com um canivete ou faca, em vez de o arrancar
2. Bater no chapéu do cogumelo antes de o colocar no cesto, não faz mal nenhum e há quem diga que ajuda a disseminação dos esporos, assim como usar um cesto ou caixa aberta. Se até aqui a coisa é discutível, o cesto aberto é já uma boa prática, para cogumelos como os boletos não melarem.
3. Evitar razias ou "clear cuttings". Deixem sempre alguns cogumelos no campo

Polecat, e os demais, querem completar/discutir a lista?

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Boas práticas na colheita. Regulamentação a sair. DN/22/10 Empty Re: Boas práticas na colheita. Regulamentação a sair. DN/22/10

Mensagem  Polecat Ter 23 Set 2008, 17:36

Olá manel!

É realmente uma pena asúltimas mensagens que trocámos nos vários tópicos terem sido perdidas. Desde já, obrigado por retomares o conteúdo de algumas dessas mensagens.



Basicamente tudo o que respondi está nesta mensagem do manel. De facto, não sabendo se os cestos de verga ou o "bater no chapéu" influencia significativamente a reprodução dos cogumelos ou não, quando estou no campo não me custa nada fazê-los, nem que seja pelo fatco de me fazer sentir melhor.


Abraço
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Boas práticas na colheita. Regulamentação a sair. DN/22/10 Empty Re: Boas práticas na colheita. Regulamentação a sair. DN/22/10

Mensagem  Pedro Claro Dom 28 Set 2008, 23:26

manel escreveu:
mas mal não faz:
1. Para fins gastronómicos, é aconselhável cortar o cogumelo ao nível do solo com um canivete ou faca, em vez de o arrancar

Sim. E não! Sim, se temos a certeza absoluta da identificação da espécie que estamos a colher - porque, em princípio, evita danificar o micélio. Não, se for necessário examinar a base do pé (pode ter volva, um pé radicante, rizomorfos ou cordões miceliais - tudo importante para uma correcta identificação. Mas deve-se evitar a colheita por 'arrastão' - aqui na minha zona usam ancinhos para revirar as zonas arenosas de pinhais em busca de Tricholoma equestre, o que resulta na destruição de outras espécies, de plantas e, pelas observações que tenho feito, essas zonas brutalmente reviradas não produzem T. equestre nos anos subsequentes à devastação. Possivelmente o micélio necessitará de alguns anos para recuperar.

3. Evitar razias ou "clear cuttings". Deixem sempre alguns cogumelos no campo

Sim. Mas se estamos a falar de espécies que não ocorrem em tufos ou trupes numerosas, é complicado. Imaginem que encontram 3 excelentes exemplares de Amanita caesarea... Não colhem nenhum? Colhem 2 e deixam 1? Isto também não invalida que venha outra pessoa atrás que colha os 3 que deixámos ou o único que não colhemos... Creio que aqui cabe o critério de cada um e a consciência de cada um.

Outras coisas a acrescentar:

- Não colher exemplares velhos ou estragados: não servem para a cozinha mas vão servindo para alimentar outros bichos e, sobretudo, continuarão a libertar esporos.
- Moderar a recolha de exemplares jovens (antes da libertação dos esporos).
- Não colher indiscriminadamente: antes de colher e exclamar "não presta!", procurar identificar e, se não prestar, deixar ficar.

A mim causa-me muito mais transtorno ver, todos os anos, cogumelos simplesmente espezinhados ou arrancados pelo simples 'gozo' de estragar. Este ano irritei-me profundamente ao ver um enorme exemplar de Laetiporus sulphureus arrancado e caído ao lado do tronco que, no dia anterior, o sustentava. No dia anterior não levava a máquina fotográfica e nesse dia passei nesse local precisamente para o fotografar... debalde! Evil or Very Mad Um pouco de civismo e respeito pela natureza não fazia mal a ninguém...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Boas práticas na colheita. Regulamentação a sair. DN/22/10 Empty Bom Senso

Mensagem  manel Ter 30 Set 2008, 04:06

Bom senso, potencia tudo o que fizermos.
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Boas práticas na colheita. Regulamentação a sair. DN/22/10 Empty A minha humilde opinião

Mensagem  Broteroi Ter 30 Set 2008, 16:33

Eis os principais eixos na boa prática d colheita de cogumelos....

1. contactar sempre o proprietário ou administrador do terreno para obter a sua autorização, explicando o objectivo da visita.
2. não apanhar cogumelos jovens, que ainda não complementaram o desenvolvimento, por forma a garantir um período para a dispersão dos esporos.
3. recolher apenas cogumelos em bom estado. O consumo de exemplares muito maduros ou deteriorados por larvas ou por outros fungos é perigoso.
4. colher os cogumelos tendo cuidado para não causar estragos no micélio e no sistema radicular das árvores (não remover a camada superficial do solo).
5. não destruir cogumelos de qualquer espécie, pois todos cumprem uma função ecológica importante.
6. deixar alguns cogumelos no terreno para permitir a dispersão de esporos e favorecer a reprodução dos fungos.
7. não colher cogumelos para comer que suscitem quaisquer dúvidas na sua identificação. Existem muitas espécies similares, susceptíveis de confusão, algumas das quais tóxicas ou mesmo mortais.
8. transportar os cogumelos em cestas de vime, palha ou outros recipientes que, pela sua estrutura possibilitem a dispersão dos esporos e ao mesmo tempo o arejamento do material transportado. Não utilizar recipientes estanques como sacos ou contentores de plástico que provocam a deterioração mais rápida dos fungos.
9. não colher cogumelos na proximidade de zonas industriais (poluentes), bermas de estradas e terrenos com agricultura intensiva, na medida em que os fungos têm a capacidade de acumular metais pesados e outros produtos tóxicos.

Embora pelagiados, constituem tds pontos importantes nas boas práticas de colheita de cogumelos silvestres...e em seguida algumas justificações pertinentes…

1 - Os cogumelos pertencem ao proprietário do terreno (n são da terra como dizem alguns indigenas), colhê-los é como roubar madeira, fruta, ou outro qualquer produto natural ou hortícola…

2 – Apanhar cogumelos jovens é já proibido na maioria dos países europeus…dependendo da espécie existem dimensões (diâmetro do chapéu, comprimento do pé etc...) e estados de maturidade associados q impedem a colheita de vários indivíduos, existindo efectivamente fiscalização (n é Portugal de certeza…)

3 – Funciona mais no sentido em q pr’além de n serem tão saborosos e poderem mm causar transtornos a quem os come, estão mm a disseminar esporos e contribuir para a deposição de matéria orgânica, de especial valor para os ecossistemas, pra já n falar do alimento a outras espécies…

4 – Devem ser maioritariamente cortados pelo pé com uma faca de forma a n tocar a estrutura do micélio (claro q nas espécies em q é preciso identificar temos de recolher o exemplar inteiro como no caso dos amanitas), deve ainda ser tomado cuidd especial para voltar a tapar algum buraco deixado. O micélio em contacto com o ar pode desidratar ou congelar (consoante os locais), levando à destruição do mesmo (é uma das principais causas de declínio na produtividd de mts ecossistemas, nomeadamente os Pinhais ou otros bosques de coníferas q são rebentados literalmente com ancinhos, e até enxadas, nomeadamente na apanha dos míscaros no centro/ centro-norte do país…) O q acontece é q qt maior for a quantidade de "rizoma" do cogumelo tirado, mais tempo ele se conservará por n desidratar tão rapidamente e logo sem perda das suas qualidds... No caso dos Boletus, é so puxar e vem sempre com "rizoma" atras... e é assim q os compradores "aconselham" os apanhadores a fazer

5 – Obvio, n é preciso explicação

6 – Idem

7 – Idem

8- Mt importante….Efectivamente os cogumelos reagem ao corte e a perturbações com a libertação massiva dos esporos (à semelhança da esporada), tal como a frutificação é induzida por quebra miceliar (mobilização dos solos), ou seja constituem respostas S.O.S. E (na minha opinião) todo e qq esporo libertado no solo é melhor q nenhum...O uso de sacos de plástico, prálem de evitar a disseminação de esporos, leva à deterioração e perda de qualidades organolépticas dos cogumelos e consequentemente de sabor, textura etc…nomeadamente por evitar a transpiração e as trocas gasosas (apodrecendo mais depressa).

9 – Se nos preocuparmos demasiado com esta temática, n comeríamos cogumelos silvestres…embora seja pertinente em situações gritantes…


Última edição por Broteroi em Qui 02 Out 2008, 12:45, editado 1 vez(es)

Broteroi
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 84
Idade : 42
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Boas práticas na colheita. Regulamentação a sair. DN/22/10 Empty Aqui há respostas!

Mensagem  manel Ter 30 Set 2008, 21:48

Broteroi e restantes participantes,

Esta questão das boas práticas na colheita, já me elucidou muito mais do que eu alguma vez poderia supor quando a levantei.

Estou impressionado com as perspectivas e abordagens que cada um trouxe para o tema. Parabéns! E quem sou eu para dar o tema por encerrado.

Uma última sugestão. Quando os administradores deste blog acharem por bem, penso os conteúdos aqui gerados sobre práticas na colheita, têm valor para ser sistematizados e editar um pequeno texto/documento, disponível para consciencializar aqueles que de alguma forma estão envolvidos, ou vão começar a interessar-se pelos cogumelos, com o objectivo de apoiar a sustentabilidade deste recurso.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Boas práticas na colheita. Regulamentação a sair. DN/22/10 Empty Resultado final e Conclusão...

Mensagem  Broteroi Qua 01 Out 2008, 10:59

Excelente última sugestão manel

A edição de um documento que inclua as boas práticas da colheita de cogumelos silvestres, bem como a adopção de medidas mínimas na colheita de carpóforos será um avanço gigantesco na conservação e na salvaguarda do recurso micológico em Portugal.
Creio que um documento similar já terá sido editado e entregue no icn para se estabelecerem as normativas de apanha de cogumelos em Portugal, contudo deverá estar “perdido” nalguma “gaveta” e de lá ainda n saiu….Se desta forma, e com apoio de instituições como sejam universidades, membros de associações micológicas e toda a comunidade micófila Portuguesa (Nem q seja com um abaixo assinado)…talvez com mais uma insistência consigamos pressionar o icnb de forma a promover uma legislação efectiva (n basta legislar, é tb necessário fiscalizar…) a par da caça e pesca…Devidamente direccionado para cada espécie, decretar nº Max de carpoforos/dia, peso Max por apanhador/dia, dimensões mínimas (diâmetro do chapéu, altura do pé, etc...), alguma forma de estimar o estado de maturação e a colheita selectiva dos indivíduos mais maduros. Pelo menos que sejam adoptadas nas nossas áreas protegidas…

Enfim…fica lançado o desafio…

Broteroi
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 84
Idade : 42
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Boas práticas na colheita. Regulamentação a sair. DN/22/10 Empty abaixo-assinado

Mensagem  Mycota Qua 01 Out 2008, 15:10

Olá a todos!


Pontos muito interessantes aqui discutidos. Mais do que minimamente elucidada a comunidade, podemos realmente tentar acelerar este processo para bem dos Cogumelos de Portugal como sugerem o Manel e o Broteroi.

Podemos começar pelas seguintes questões:

-O que sabemos à cerca desse documento?
-Quem o elaborou?
-Será possível conhecer o seu conteúdo?

Quando minimamente respondidas as questões, podemos iniciar facilmente a partir deste fórum uma petição tipo abaixo-assinado, distribuindo depois a outros fóruns e plataformas micológicas a fim de ganhar uma dimensão realmente capaz de acelerar o processo.

O que acham?


Cumprimentos a todos
Mycota
Mycota
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
Fungónimo : Strophariado
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2007

https://cogumelosportugal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Boas práticas na colheita. Regulamentação a sair. DN/22/10 Empty Sugeria então duas acções...

Mensagem  manel Qua 01 Out 2008, 18:55

Sou e serei um humilde aprendiz no vosso meio.

Quando perguntei por boas práticas, não foi gratuitamente: Uma tarde de Agosto, eu e a Mó tropeçámos nuns "Boletacea" e "Leccinium" enormes. Com a excitação do momento e ignorância, arrancámo-los em vez de os cortar com uma faca ao nível do solo, transportámo-los numa lancheira térmica plástica fechada que está fotografada no primeiro post, do qual hoje só me envergonho, depois de ler o rol das boas práticas que infrigi nessa tarde. Ok, não passaram de uns 8 exemplares. Mas desde então, graças a este fórum, aprendi muito e é com orgulho que divulgo o que de correcto aqui me vão ensinando.

Acho fantástico a existência deste grupo coeso com vontade e capacidade de intervir em termos institucionais no sentido de promover, forçar a gestão sustentada deste recurso que todos apreciamos. Esta é uma acção ambiciosa e louvável. Mas a esse nível, pouco poderei participar por incompetência. A minha atenção e solidariedade, essa está assegurada.

A outra acção, mais simples e talvez mais imediata, é um texto, mais informal, destinada à consciência cívica e ambiental de leigos como eu, sobre boas práticas na colheita de cogumelos e que não gostam de fazer asneiras ecológicas, nem por ignorância e que no final do dia querem simplesmente ter a consciência tranquila e passar esse espírito aos seus filhos, parentes, amigos ou conhecidos. É um documento sem cariz regulador ou jurídico, mas que apela ao bom-senso e sentido preservacionista dos que amam a natureza.

No mundo ideal, este último documento seria suficiente. Porém enquanto esse mundo não chega, o primeiro também terá que ser desenvolvido eu sei.

No fundo, os conteúdos, deste último texto que proponho, já estão desenvolvidos aqui atrás. É só os seus co-autores porem-se de acordo num ou noutro detalhe. Pessoalmente eu já saquei o que devo ou não fazer. O que sugeria é que esses conteúdos, tão importantes em termos de consciencialização ambiental (awareness), fosse formatado num texto simples e acessível e lhe fosse dado uma boa visibilidade aqui no fórum (página inicial/portal) para iniciados como eu, ou incorparado na informação de organizações que promovem actividades outdoor à volta de cogumelos como passeios temáticos, ou ainda entidades gestoras de reservas naturais para que possam mesmo fazer o seu download, ou ser partilhado com sites/fóruns congéneres.

A minha utopia é acreditar na "reintegração do Homem na natureza" (Slogan da Aigle). Essa far-se-á pela compreensão e não pela imposição. Eu preciso de sonhar, acreditar e promover a boa vontade entre a nossa espécie e a natureza. Curiosamente, boa vontade, é algo que tenho recebido neste Fórum em doses comoventes. Daí que a edição deste texto com a sua chancela, cairia-lhe que nem ginjas. O que quero dizer é que eu confiro ao "Fórum Cogumelos Portugal", legitimidade para editar um documento informal sobre "boas práticas na colheita de cogumelos silvestres".

Perdoem-me se pareço atrevido ou sonhador. Mas é o que no momento queria partilhar convosco.

No que puder ajudar, contem comigo.

Bem hajam.

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Boas práticas na colheita. Regulamentação a sair. DN/22/10 Empty Códigos de conduta, boas práticas...

Mensagem  manel Ter 07 Out 2008, 15:47

Ainda em relação às boas práticas, acabei por encontrar alguns textos. Um da quercus. Muitos pontos estão em sintonia com os que já debatemos, outros complementam-se nos dois sentidos:
http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultArticleViewOne.asp?categoryID=633&articleID=1777

Este pdf, muito escondido, foca numa primeira parte o miscaro amarelo, mas depois generaliza a questão das boas práticas, de uma forma, satisfatória. A nossa discussão, foi mais longe, abordando a questão da propriedade e outras. É da DRAPC de 2007. Será este o texto "perdido na gaveta" que se referia Mycota, ou parte dele? De facto a certa altura ele fala numa intenção de regulamentar a colheita de cogumelos...
http://www.drapc.min-agricultura.pt/base/documentos/boas_praticas_cogumelos.pdf

A Câmara Municipal da Covilhã, também já editou no seu site um "código de conduta", muito próximo ao proposto por Broteroi aqui referiu:
http://www.cm-covilha.pt/simples/?f=3161

E este código de conduta, bastante apertado, foi editado pela Centro de Micologia da Universidade de Lisboa, e encontrei-o num blog, ligado a Alcácer do Sal:
http://saldalcacer.blogspot.com/2006/10/colheita-de-cogumelos-cdigo-de-conduta.html

Afinal já há gente preocupada com este tema. A questão talvez seja a sistematização, distribuição e visibilidade mais eficazes da informação. Seria também eficaz se todas as partes interessadas se pusessem de acordo e usassem o mesmo código de conduta ou boas práticas.

Do naif do costume,


Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Boas práticas na colheita. Regulamentação a sair. DN/22/10 Empty Documento do Centro de Micologia

Mensagem  Loco Gato Sáb 11 Out 2008, 12:39

manel escreveu:
este código de conduta, bastante apertado, foi editado pela Centro de Micologia da Universidade de Lisboa, e encontrei-o num blog, ligado a Alcácer do Sal:
http://saldalcacer.blogspot.com/2006/10/colheita-de-cogumelos-cdigo-de-conduta.html

Bela "colheita"! O documento entregue ao ICN é o que aqui vem referenciado como sendo da autoria do então Centro de Micologia. Existe uma versão em papel na Universidade de Évora.

Estou de acordo que se faça um documento que tenha o devido destaque nos mais diversos locais da Web (e neste fórum, claro). Mas quantos o lêem, por muito divulgado que seja?

A "leitura" mais importante é a da natureza, compreender no terreno o papel dos macrofungos e compreender porque é que eles aparecem em certas alturas do ano, e nuns locais mas não noutros. Uma vez conhecendo os cogumelos, todos rapidamente aprendemos o que são as boas práticas. Por isso, a achega mais importante a fazer a esta interessante conversa é confiar no esforço comunitário. Promover saídas micológicas por todo o país, a preços tanto quanto possível económicos e guiados por pessoas experientes, que permitam alargar este conhecimento.

Promover também, igualmente importante, workshops que nivelem o conhecimento daqueles que promovem a divulgação.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Boas práticas na colheita. Regulamentação a sair. DN/22/10 Empty DN 22/Out/08 - Colheita regulamentada até ao fim do ano

Mensagem  manel Dom 26 Out 2008, 23:08

Amigos,

Fiquei feliz com esta notícia, por três aspectos:

1 - Finalmente vai ser regulamentada a colheita de cogumelos em Portugal. Segundo esta notícia, é uma prática que está a causar sérios problemas à nossa floresta.

2 - A Pantorra está a fazer um trabalho louvável, junto dos recolectores, para que adoptem boas práticas na colheita.

3 - Há ainda outras associações a organizar uma série de eventos à volta do cogumelo silvestre, para passarmos a ser menos micófobos, mas ao mesmo tempo, adoptarmos boas práticas, também na colheita. Refiro-me a workshops, saídas micológicas e fóruns congéneres a este, onde promovem a identificação e também as boas práticas na colheita de cogumelos silvestres.

Infelizmente online, o texto da notícia, não está editado integralmente. Mas temos um pdf da mesma na área downloads e links do fórum

https://cogumelosportugal.forumeiros.com/Campo-e-Identificacao-h2.htm

Um grande bem haja a todos, que colectiva ou individualmente, defendem os cogumelos!

Manel


Última edição por manel em Seg 27 Out 2008, 14:36, editado 7 vez(es)
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Boas práticas na colheita. Regulamentação a sair. DN/22/10 Empty Re: Boas práticas na colheita. Regulamentação a sair. DN/22/10

Mensagem  Mycota Dom 26 Out 2008, 23:56

Excelentes notícias mesmo cheers

Esperamos todos pela implementação então Smile já agora manel, soubeste qual é afinal o documento que servirá de base à legislação?


Um Abraço a todos!
Mycota
Mycota
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
Fungónimo : Strophariado
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2007

https://cogumelosportugal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Boas práticas na colheita. Regulamentação a sair. DN/22/10 Empty Documento de base à legislação

Mensagem  manel Seg 27 Out 2008, 05:41

Não sei Mycota.

Apenas tive acesso a uma cópia da notícia que vou-te mandar daqui a umas horas. Desconheço totalmente pormenores.

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Boas práticas na colheita. Regulamentação a sair. DN/22/10 Empty Regulamentação das colheitas

Mensagem  Loco Gato Qua 29 Out 2008, 16:31

Desculpem o cepticismo, mas este anúncio de regulamentação pode revelar-se uma decepção. Primeiro, porque dentro do contexto em que é divulgada, tem a ver com a regulamentação do tráfico, não com o da apanha.

E principalmente, serve de desculpa para não se apostar o necessário na divulgação responsável, consciencializadora e capacitante, como defendi acima. Sad

Esperemos que o futuro desminta este cepticismo, mas o que este repetido afã de regulamentação tem os cogumelos como última prioridade.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Boas práticas na colheita. Regulamentação a sair. DN/22/10 Empty Re: Boas práticas na colheita. Regulamentação a sair. DN/22/10

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos