Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fungos bioluminescentes em Portugal

+6
Lebre
Deathgrin
Zamanita
ZecTarius
Pedro Claro
Terfez
10 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal Empty Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Qui 01 Abr 2010, 13:53

Boas

Quando fazia trabalho de campo na zona de Avintes em Agosto de 2009, verifiquei que um tronco de carvalho apodrecido brilhava uma luz clara/branca de forma bem distinta em uma extensão grande ( com partes superiores a 20 cm de comprimento e largura) e gostaria de saber qual a vossa opinião. Será um fungo que tem uma associação com alguma bactéria bioluminescente, ou um fungo com bioluminescência própria? Presumo que seja difícil a resposta, mas sempre é melhor que nada, daí fica esta questão.
Outra questão: Uma vez que estudo e monitorizo também os fenómenos da bioluminescência, sabem dizer-me que espécies de fungos bioluminescentes existem em Portugal?
Desde já o meu agradecimento.

Terfez

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Pedro Claro Qui 01 Abr 2010, 18:05

Com certeza absoluta, só conheço uma espécie de macrofungo bioluminescente: Omphalotus olearius - facto sobejamente documentado na internet.

Há várias outras espécies registadas como possuindo bioluminescência, mas não em Portugal.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Qui 01 Abr 2010, 23:07

Pedro Claro escreveu:Com certeza absoluta, só conheço uma espécie de macrofungo bioluminescente: Omphalotus olearius - facto sobejamente documentado na internet.

Há várias outras espécies registadas como possuindo bioluminescência, mas não em Portugal.

Desde já obrigado pela resposta.
Já sabia do caso da O. olearius, mas andava a tentar saber sobre a possibilidade de haver mais espécies bioluminescentes ( não exclusivamente macrofungos, mas fungos em geral).
Eu ainda não entendi muito bem o que tenho visto tanto em Sintra como em Queluz, que se tratam de folhas secas de folhosas e já em decomposição no chão, que são luminescentes ( uma luz pálida, branca mas bem distinta).
No caso de Avintes, a madeira de carvalho tinha um tom branco e de noite emitia bioluminescência bastante clara e distinta, chegando a reflectir a sua luz em objectos próximos. Trouxe um bocado dessa madeira para casa e ela continuou a manter as suas propriedades luminosas, por uns 3 dias.
Na noite do achado, apresentava uma extensão assinalável.

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Pedro Claro Sex 02 Abr 2010, 00:06

Este fórum é mais vocacionado para macrofungos (vulgo cogumelos), mas talvez alguém te possa dar alguma indicação útil...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Sex 02 Abr 2010, 01:12

Uma pesquisa mais profunda na net ajudou a resolver em parte o mistério:


http://warnell.forestry.uga.edu/service/library/index.php3?docID=173

Smile

Entretanto lembrei-me que tinha lá fora um monte de madeira de carvalho-negral, o qual lembrei-me de ir inspeccionar ( há uns 5 minutos!) em detalhe e cheguei de facto a ver alguns pedaços bioluminescentes ( embora com menos intensidade e quantidade do que no caso de Avintes) e com uma luz mais para o verde. Contudo é uma bioluminescência nítida.
A humidade alta da zona onde são mantidos os toros, certamente ajudou à manutenção desta pequena colónia.

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Dom 18 Abr 2010, 20:20

Alguém tem informação sobre a distribuição geográfica da Omphalotus olearius em Portugal? Ou pelo menos referências a localidades?

Obrigado! Smile

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  ZecTarius Dom 18 Abr 2010, 20:54

Aqui por Sesimbra já vi na base de troncos de Oliveira. Acho que são decompositores destas árvores.

Abraços

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Zamanita Dom 18 Abr 2010, 21:01

Que eu tenha visto, Distritos de Coimbra, Leiria, Algarve...
Mas penso que a sua distribuição deve ser generalizada a todo o país.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Pedro Claro Dom 18 Abr 2010, 23:23

Em princípio, deverá poder ocorrer em qualquer local onde existam oliveiras.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Seg 18 Out 2010, 18:18

Boa tarde

Se alguém detectar algum Omphalotus olearius seria excelente que me indicassem a localização, pois estou a estudar o fenómeno da bioluminescência. Very Happy
Existe mais alguma espécie do género Omphalotus em Portugal?

Desde já obrigado!

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Pedro Claro Ter 19 Out 2010, 09:43

Terfez escreveu:Boa tarde

Se alguém detectar algum Omphalotus olearius seria excelente que me indicassem a localização, pois estou a estudar o fenómeno da bioluminescência. Very Happy
Existe mais alguma espécie do género Omphalotus em Portugal?

Desde já obrigado!

Como disse, qualquer olival é um potencial local de ocorrência desta espécie. Na zona de Ansião/Serra do Sicó eram abundantes no Outono/Inverno passados.

Não existe mais nenhuma espécie de Omphalotus em Portugal. No centro e Norte da Europa existe Omphalotus illudens, frequentemente confundida com O. olearius, mas esta última tem uma distribuição tipicamente mediterrânea.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Ter 19 Out 2010, 10:43

Muito obrigado por essa informação sobre a zona de Ansião/Serra de Sicó. Very Happy
Agora terei que esperar por mais chuvas.

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Deathgrin Sex 05 Nov 2010, 18:15

Acho que encontrei uns especimes destes olearius na zona de Tondela, posso postar algumas fotos se alguem quiser.

Deathgrin

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : Boletoide
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Sáb 06 Nov 2010, 02:02

Deathgrin escreveu:Acho que encontrei uns especimes destes olearius na zona de Tondela, posso postar algumas fotos se alguem quiser.

Sim, seria interessante poder ver essas fotos. Very Happy

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Lebre Dom 07 Nov 2010, 17:10

Caro Terfez,
Acabei de pôr no tópico "Omphalotus olearius" fotografias de observações que fiz da espécies com aquele nome em dois locais diferentes.
Junto as coordenadas de cada um dos locais, que obtive por usando o Google Hearth:
Monsanto - 38º43'33.74''N, 9''12'00.93''O
Sintra - 38º47'24.89''N, 9''25'13.76''O
Se precisar de mais alguma informação, contacte-me.
Saudações,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Zamanita Seg 08 Nov 2010, 01:34

Para os interessados, no concelho de Soure crescem um pouco por todo o lado... junto às oliveiras, claro...

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Pedro Claro Seg 08 Nov 2010, 09:40

Posso confirmar que encontrei esta espécie em Leiria, junto à mata da Curvachia (estrada Leiria-Fátima).

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Qui 11 Nov 2010, 20:43

Lebre escreveu:Caro Terfez,
Acabei de pôr no tópico "Omphalotus olearius" fotografias de observações que fiz da espécies com aquele nome em dois locais diferentes.
Junto as coordenadas de cada um dos locais, que obtive por usando o Google Hearth:
Monsanto - 38º43'33.74''N, 9''12'00.93''O
Sintra - 38º47'24.89''N, 9''25'13.76''O
Se precisar de mais alguma informação, contacte-me.
Saudações,
Lebre

Caro Lebre

Muito obrigado por essas preciosas informações.

Já sei onde ficam ambos os locais.
O de Monsanto já tinha passado por lá ( mas para procurar novos locais de pesquisa sobre bioluminescência) mas foi no verão e fui para trás porque vi que estava muito perto de um clube de ténis).
Em Sintra, fica perto de uma pequena lagoa de cariz temporário que já visitei algumas vezes. Very Happy
Assim sendo, terei que rever melhor esses locais.
Edit: Já vi que são registos recentes e que a referência de Sintra deve tratar-se de outra espécie.


Zamanita escreveu:Para os interessados, no concelho de Soure crescem um pouco por todo o lado... junto às oliveiras, claro...

Obrigado.
Tendo em conta que já coloquei Alvaiázere como destino a estudar, assim sendo sei que não fico longe dessa região. Smile


Pedro Claro escreveu:Posso confirmar que encontrei esta espécie em Leiria, junto à mata da Curvachia (estrada Leiria-Fátima).

Obrigado.
Sem dúvida que existe ali um triângulo bastante favorável ao aparecimento desta espécie.
Agora uma pergunta a todos: estes relatos são recentes ou já têm alguns anos?

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Qui 11 Nov 2010, 21:19

Pedro Claro escreveu:
Terfez escreveu:Boa tarde

Se alguém detectar algum Omphalotus olearius seria excelente que me indicassem a localização, pois estou a estudar o fenómeno da bioluminescência. Very Happy
Existe mais alguma espécie do género Omphalotus em Portugal?

Desde já obrigado!

Como disse, qualquer olival é um potencial local de ocorrência desta espécie. Na zona de Ansião/Serra do Sicó eram abundantes no Outono/Inverno passados.

Não existe mais nenhuma espécie de Omphalotus em Portugal. No centro e Norte da Europa existe Omphalotus illudens, frequentemente confundida com O. olearius, mas esta última tem uma distribuição tipicamente mediterrânea.

Não existem referências de O. illudens para o Norte da P. Ibérica então?

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Qua 19 Jan 2011, 21:44

Clitocybe illudens no Noroeste ibérico?

Fungos bioluminescentes em Portugal Clitocybe+illudens+(Schwein)+Sacc._750x505


http://hongosgalicianportugal.blogspot.com/2009/10/praxis-micotoxicologia_27.html

As descrições de trabalho de campo desde blog são interessantes!

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  ZecTarius Qua 19 Jan 2011, 22:46

Terfez

Acho que Clitocybe illudens é um sinónimo de Omphalotus olearius.

Omphalotus olearius (De Cand. : Fr.) Fayod
Pleurotus olearius (De Cand. : Fr.) Gillet
Clitocybe illudens (Schwein.)

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Qua 19 Jan 2011, 23:32

Interessante, mas ainda pouco conclusivo.
Se alguém souber algo mais, diga qualquer coisa, por favor ( se quiser).

http://www.biodiversidadvirtual.org/hongos/Omphalotus+illudens+Schwein+Bresinsky++Besl+1979-img7764.html

Omphalotus illudens (?) em Espanha...

E mais aqui:

http://www.biodiversidadvirtual.org/hongos/Omphalotus+illudens+Schwein+Bresinsky++Besl+1979+5-cat4783.html

Se estas identificações estão correctas, então o mais provável é que também estejam presentes em Portugal.

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Qui 20 Jan 2011, 00:26

Terfez escreveu:Boas

Quando fazia trabalho de campo na zona de Avintes em Agosto de 2009, verifiquei que um tronco de carvalho apodrecido brilhava uma luz clara/branca de forma bem distinta em uma extensão grande ( com partes superiores a 20 cm de comprimento e largura) e gostaria de saber qual a vossa opinião. Será um fungo que tem uma associação com alguma bactéria bioluminescente, ou um fungo com bioluminescência própria? Presumo que seja difícil a resposta, mas sempre é melhor que nada, daí fica esta questão.
Outra questão: Uma vez que estudo e monitorizo também os fenómenos da bioluminescência, sabem dizer-me que espécies de fungos bioluminescentes existem em Portugal?
Desde já o meu agradecimento.

Terfez

Após alguma pesquisa, parece-me estar perante uma espécie do género Armillaria ( cuja micélio é bioluminescente, cresce em troncos e atinge grandes dimensões).

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  ZecTarius Qui 20 Jan 2011, 11:10

Terfez

Em vários artigos li que Omphalotus olearius e Omphalotus iludens são duas espécies distintas, outros artigos dizem que O. Iludens é uma variação da espécie O. Olearius, outros menos credíveis dizem que Clitocybe illudens é um sinónimo de O. olearius, daí erradamente ter fornecido a anterior informação.
Deixo-te aqui um link que parece ser totalmente esclarecedor e credivel: http://mycostra.free.fr/bulletin/omphalotus_illudens.htm

Quanto ao teu achado na zona de Avintes em 2009, umas fotos detalhadas ajudavam em muito, e daí talvez podesse-mos chegar a uma conclusão.
É que a confirmar-se o que dizes, seria o primeiro achado de Armillaria sp. bioluminescente em Portugal e talvez algo mais, daí a importância das fotos.

Abraço
ZecTarius




ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Terfez Qui 20 Jan 2011, 13:24

ZecTarius escreveu:Terfez

Em vários artigos li que Omphalotus olearius e Omphalotus iludens são duas espécies distintas, outros artigos dizem que O. Iludens é uma variação da espécie O. Olearius, outros menos credíveis dizem que Clitocybe illudens é um sinónimo de O. olearius, daí erradamente ter fornecido a anterior informação.
Deixo-te aqui um link que parece ser totalmente esclarecedor e credivel: http://mycostra.free.fr/bulletin/omphalotus_illudens.htm

Quanto ao teu achado na zona de Avintes em 2009, umas fotos detalhadas ajudavam em muito, e daí talvez podesse-mos chegar a uma conclusão.
É que a confirmar-se o que dizes, seria o primeiro achado de Armillaria sp. bioluminescente em Portugal e talvez algo mais, daí a importância das fotos.

Abraço
ZecTarius




Olá

Sim, ambos os Omphalotus, são espécies diferenciadas e consta até que brilham de maneira distinta ( mas não estou ainda certo disto).
Se as identificações feitas em diferentes partes de Espanha, estiverem correctas, podemos ter ambas as espécies presentes em Portugal.
Quanto à bioluminescência dentro do género Armillaria aqui vão umas informações:

http://www.forestry.uga.edu/outreach/pubs/pdf/FOR99-21.pdf

http://www.mycologia.org/cgi/content/abstract/99/3/341

As fotos não tirei, mas olhando para os pedaços de madeira durante o dia, apenas se notava um tom mais claro do que o normal.
Entretanto, ainda há pouco tempo encontrei humus bioluminescente ( em Sintra), assim como algumas raízes ( com uma luminescência acima do normal). Na zona, haviam muitos troncos de árvores tombados ( porque tinha sido feita uma limpeza à floresta).
Por acaso também encontrei uns Omphalotus sp, bastante grandes, na zona, mas que estavam já quase podres.

Terfez
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 62
Fungónimo : Terfezia
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fungos bioluminescentes em Portugal Empty Re: Fungos bioluminescentes em Portugal

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos