Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvidas...

3 participantes

Ir para baixo

Duvidas... Empty Duvidas...

Mensagem  franco Seg 02 Nov 2009, 20:45

Viva!!

Tenho algumas duvidas para as quais gostaria de resposta , se me puderem ajudar, agradeço.

No passado Sábado identifiquei Amanita virosa, Amanita muscaria e Boletus satanas, mas toquei em muitos mais que não consegui identificar (ainda), cerca de 2 horas depois, uma valente dor de barriga fez-me bater o record dos 100 metros em direcção ao W.C., ….ainda pensei, “..parece que apanhei gripe A!!!”, no entanto , como apareceu, também desapareceu!!

Não associei os cogumelos á dor de barriga visto que não provei nenhum, no entanto cheirei-os e manuseei-os durante algum tempo, daí as minhas dúvidas.


1-No caso de manusear cogumelos venenos, é possível a intoxicação através da pele?
2-E através do olfacto?
3-Quando se fala em comestível, é cru?
4-Quando se cozinham cogumelos, separam-se as laminas/tubos da carne ou não?


Obrigado.

Franco.

franco
hifa
hifa

Número de Mensagens : 15
Idade : 49
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas... Empty Re: Duvidas...

Mensagem  Zamanita Seg 02 Nov 2009, 21:49

Franco:

1. Não é possível haver intoxicação com cogumelos só através do manuseamento. Inclusivamente, é possível provar (provar não é comer) a carne e deitar fora, pois por vezes pode ser necessário para mais facilmente tirar algumas dúvidas; Há espécie3s que têm sabores característicos (doce, amargo, ácido, picante...)

2. Também não...

3. Quando se fala em comestível não é cru. Inclusivamente há cogumelos que requerem um tempo de cozedura prolongado para eliminar substâncias que poderão ser tóxicas (por exemplo Amanita rubescens, Boletus erythropus).
São poucos os cogumelos que podem ser comidos crus sem (poder) provocar problemas digestivos ou reações alérgicas (por ex. os boletus da secção edulis, amanita caesaria, fistulina hepática).

4. Não é necessário separar o himenófero (lÂminas, tubos ou agulhas) para cozinhar

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas... Empty Re: Duvidas...

Mensagem  Pedro Claro Seg 02 Nov 2009, 23:01

Concordo que terá sido, provavelmente, uma infeliz coincidência.

Ao que o Zamanita escreveu apenas acrescento que mesmo no caso de Amanita phalloides - uma das espécies mais tóxicas para o ser humano -, são necessárias cerca de 50g. para produzir uma intoxicação mortal num homem adulto. Por aqui se vê que não é possível ocorrer nenhuma intoxicação por manusear ou cheirar cogumelos, ainda que inadvertidamente se ingira alguma ínfima parte dos mesmos.

Já dizia Lavoisier: "não há veneno, apenas dosagem".

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas... Empty Re: Duvidas...

Mensagem  franco Ter 03 Nov 2009, 20:31

Obrigado pelas respostas, fiquei esclarecido...pelo menos por agora!!! Very Happy

De facto ainda há muita coisa que tenho que aprender, no entanto , julgo que só indo para o campo com alguém realmente conhecedor é que posso esclarecer algumas das duvidas que tenho.

Por exemplo, aqui no fórum, alguém diz que a macrolepiota procera sabe a noz. Por diversas vez provei m.procera e nunca consegui chegar a essa conclusão!! Embarassed
O cheiro é outro problema, grande parte das vezes cheiram-me a "cogumelos", mas para os entendidos existem uma infinidade de aromas.

Zamanita, você fala dos cogumelos que se podem comer crus, que tal colocar no forum uma lista dessas maravilhas!!!

franco
hifa
hifa

Número de Mensagens : 15
Idade : 49
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas... Empty Re: Duvidas...

Mensagem  Pedro Claro Qua 04 Nov 2009, 09:09

Apesar de haver o hábito de comer algumas espécies de cogumelos cruas, esse hábito encerra alguns riscos e deve ser uma prática a evitar! Há alguns anos foi publicado um artigo numa revista de uma associação micológica francesa a alertar, precisamente, para isso. Quando puder, vou ver se releio o artigo e se faço aqui um resumo da perspectiva do autor.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas... Empty Re: Duvidas...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos