Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

duvidas e mais duvidas

2 participantes

Ir para baixo

duvidas e mais duvidas Empty duvidas e mais duvidas

Mensagem  brunocarvalho Sex 18 Out 2013, 00:48

ola amigos boa noite ando bastante confuso e com tanta leitura tanto estudo cada vez ando mais baralhado depois de comer uns cogumelos frescos que adorei pois os unicos que tinha comido eram enlatados resolvi vir pesquisar um pouco na net tou a adorar todo o mundo que engloba os cogumelos tenho lido e conhecido muitas espeçies comestives e resolvi mais um amigo como temos uma pequena casa antiga com cerca de 18m quadrados interior dakelas ainda de paredes em pedra fazer dela um local de cultivo e assim criar os nossos cogumelos frescos tava a pensar usar como substrato as borras de café e assim aproveitar todas as borras do cafe que até agora iam para o lixo no café de familiares e amigos ja mandei vir a spawn de Repolga - Pleurotus ostreatus que deve chegar entre terça ou quarta feira da semana que vem agora as duvidas.

1. meto um pouco da Spawn ( li que 40g por cada quilo de substrato de borras de café) dentro de um saco transparente e fecho certo ??

2. onde meto depois os sacos a colonizar? dentro dessa tal casa pekena aonde queremos cultivar os nossos proprios cogumelos temos visto a temperatura diaria anda sempre dentro dos 15º a 17º nao posso colonizar ai os sacos e depois abrir para frutificarem certo?

3 como fazer para melhor colonizar os sacos dentro destas condiçoes k tenho para depois entao frutificarem uns belos cogumelos bonitos e frescos??

4 na frutificaçao se colonizarem as temperaturas dentro desse anexo sao boas posso la entao criar os nossos cogumelos? aquilo tem uma pekena janela na frutificaçao convem ter luz certo? nao pode ter correntes de ar logo janelas e portas convem tar fechadas?

bem as duvidas sao algumas e penso que ainda mais vao surgir quando receber o spawn mas para ja serao estas para ver entao se conseguimos criar os nosso cogumelos para colher e assim comermos fresquinhos e aproveitar esse espaço interior e todos essesquilos de borra de café que deitamos fora.. obrigado a todos aguardo a vossa ajuda e respostas...

bruno carvalho

brunocarvalho
hifa
hifa

Número de Mensagens : 28
Idade : 43
Fungónimo : tentar aprender e ajudar todos aqueles que como eu se interessem por cogumelos
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas e mais duvidas Empty Re: duvidas e mais duvidas

Mensagem  crypto Sáb 19 Out 2013, 19:31

Primeiro de tudo não te aconselho a usar só borras de café, usa por exemplo metade de borras e outra metade de serradura de eucalipto, carvalho, castanheiro etc,isto porque os pleurotos gostam muito de celulose, nunca uses de arvores resinosas como pinheiro ou qualquer outra conífera, os cogumelos não se dão bem com resinas, convém esterilizar para diminuires a probabilidade de contaminação. o substrato tem que estar húmido mas não encharcado.
Para manipulares o spawn convém teres as mãos bem desinfectadas. A quantidade de spawn que tu leste é mais ou menos quanto eu uso e é o suficiente desde mistures muito bem no substrato.
Depois fechas muito bem o saco e fazes alguns furos (não muitos) com um alfinete de um lado e do outro no saco e colocas num sitio escuro, a temperatura ideal seria 25º, em 15 dias 3 semanas tinhas o substrato colonizado, a essa temperatura cerca de um mês ou mais, só quando o saco tiver duro é que esta colonizado e é quando fazes uns pequenos cortes no saco, um ou mais, consoante o tamanho do saco.
Aí para frutificar vais ter que induzir a frutificação, ou seja baixar a temperatura atravez de choque termico, (eu costumo colocar o saco numa bacia de agua fria durante 12 horas) e coloca-lo num sitio com alguma luz mas nunca luz solar directa! não convém estar num sitio com corrente de ar mas pode e deve ser um sitio arejado, tens também que aumentar a humidade podes fazer isso com um borrifador 2 vezes por dia no sitio do corte, ao fim de uma semanita deverão começar a aparecer cogumelos pequeninos chamados de primordios, nunca borrifes directamente nos cogumelos para não ficarem melados.
Mais duvidas não hesites em perguntar, eu também ja as tive.
Abraço

crypto
esporo
esporo

Número de Mensagens : 12
Fungónimo : Nelson Fernandes
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas e mais duvidas Empty Re: duvidas e mais duvidas

Mensagem  brunocarvalho Sáb 19 Out 2013, 20:37

ola crypto boa noite e obrigado pela tua resposta..
Fiquei agora ainda com mais vontade de meter as maos a obra vou tentar entao arranjar serradura do material que dizes. Para mexer na spawn ja tinha comprado luvas daquelas esterilizadas de medico pois ja tinha lido que tinha de lavar muito bem as maos para nao a contaminar e preferi entao comprar ja umas luvas dessas alem de claro lavar as maos e braços com sabao e alcool.. estava a pensar aquele anexo tem uma pequena casa de banho tenho medido la a temperatura ta um pouco mais baixa que na sala com 18m quadrados mas pensei talvez la meter um aquecedor desses que até tem um termostado mas talvez a temperatura suba mais que a indicada ou o aquecedor nao se desligue sei lá todos os cuidados sao poucos essa casa de banho nao tem janelas logo de porta fechada fica totalmente escura..tou é a pensar em a forrar totalmente por dentro com plastico ou umas mantas velhas talvez consiga subir um pouco mais a temperatura ja que a indicada seria os 25º. ja agora posso usar o substrado apenas a tal serradura k indicas sem o café?? li a algures que podia juntar no café bocados rasgados de papelao fazer um substrato de café e papelao ou entao usar apenas palha de trigo ou aveia mas nao sei como a vou depois esterilizar ou pastorizar será que a posso meter na banheira com agua quente nao sei nao tenho ideia alguma...

obrigado

brunocarvalho
hifa
hifa

Número de Mensagens : 28
Idade : 43
Fungónimo : tentar aprender e ajudar todos aqueles que como eu se interessem por cogumelos
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas e mais duvidas Empty Re: duvidas e mais duvidas

Mensagem  crypto Dom 20 Out 2013, 08:12

É assim, eu neste momento não estou a usar o cafe, usei no inicio mas tive algumas contaminações e desisti de usar, o cafe atrai muitos contaminantes, has-de reparar que se deixares o cafe ao ar, no fim de 2 ou 3 dias vai estar cheio de bolores verdes, então neste momento só uso serradura ou palha de trigo, centeio, azevém etc... e depois esterilizo sempre muito bem na panela de pressão para descartar qualquer contaminação, depois deixo arrefecer e escorro muito bem, como te disse não convém estar encharcado, cartão também dá porque la esta é feito de madeira, mas não uso porque pode contem vestígios de cola ou tinta, quanto ao aquecedor não te aconselho devido á conta da electricidade, não é preciso ser muito rigoroso nos 25º, sabes que os cogumelos no seu habitat natural nem sempre têm uma temperatura constante, por exemplo eu tenho o meu spawn no frigorifico a 3 ou 4º e ele esta sempre a desenvolver, lentamente claro mas desenvolve-se na mesma. A serradura tem de ser sempre esterilizada, a palha pode ser apenas pasteurizada como tu dizaes na banheira, mas eu não arrisco até porque com a panela de pressão esterilização é bem mais rápida.

crypto
esporo
esporo

Número de Mensagens : 12
Fungónimo : Nelson Fernandes
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

duvidas e mais duvidas Empty Re: duvidas e mais duvidas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos