Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular!

+3
Pedro Claro
Zamanita
Lebre
7 participantes

Ir para baixo

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! Empty Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular!

Mensagem  Lebre Dom 31 Out 2010, 23:15

Provavelmente não se recordam, mas um dos meus primeiros tópicos no fórum foi "Crescendo num tronco de pinheiro".
Na altura por falta de pilhas a fotografia da árvore onde figurava o exemplar que apresentei estava tremida, mas mostrava a existência de outros de maiores dimensões. O cogumelo foi identificado, pelo Pedro Claro, como pertencendo à espécie Gymnopilus spectabilis (= G. junonius). Este ano decidi regressar ao local mais cedo e tive uma VISÃO ESPECTACULAR: a árvore estava carregada de exemplares, o maior dos quais tinha um chapéu com 27 cm de diâmetro. Deixo-vos algumas imagens dessa visão.
Lebre

Fotografias:

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! 20101030034

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! 20101030035

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! 20101030038

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! 20101030041

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! 20101030040

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! Empty Re: Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular!

Mensagem  Zamanita Dom 31 Out 2010, 23:43

e parece confirmar-se a identificação... Very Happy

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! Empty Re: Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular!

Mensagem  Lebre Dom 31 Out 2010, 23:54

Assim é, mas isso estava subentendido.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! Empty Re: Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular!

Mensagem  Pedro Claro Seg 01 Nov 2010, 23:16

'Spectabilis' significa 'notável' (presumo que exactamente pelo tamanho e cores vivas).

É uma espécie que apenas encontro em eucaliptos vivos ou tocos de pinheiro. Alguém já encontrou esta espécie noutro tipo de árvores?

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! Empty Re: Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular!

Mensagem  Lebre Seg 01 Nov 2010, 23:41

Pedro Claro escreveu:'Spectabilis' significa 'notável' (presumo que exactamente pelo tamanho e cores vivas).

É uma espécie que apenas encontro em eucaliptos vivos ou tocos de pinheiro. Alguém já encontrou esta espécie noutro tipo de árvores?

Caro Pedro,
Não sei porque usou "notável" em vez de "espectacular" (como no título do tópico). Parece-me que a última é mais adequada. Eu não sei latim, mas não sou eu que o afirmo: veja aqui.
Em relação à pergunta: Apenas encontrei esta espécie em tronco de pinho.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! Empty Re: Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular!

Mensagem  Pedro Rosa Seg 01 Nov 2010, 23:51

Caro Pedro,

Na semana passada encontrei 3 exemplares num oco de uma acácia, não eram muito grandes entre 15-20cm.

Pedro Rosa
Pedro Rosa
Pedro Rosa
hifa
hifa

Número de Mensagens : 17
Humor : :)
Fungónimo : monacha
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! Empty Re: Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular!

Mensagem  Lebre Ter 02 Nov 2010, 00:04

Lembrei-me agora que em Dezembro do ano passado coloquei uma imagens neste tópico de uns exemplares crescendo num tronco de árvore visível nessas fotografias, que não era nem pinheiro nem eucalipto, embora eu não saiba qual era (era uma de grande porte).
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! Empty Re: Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular!

Mensagem  lopes2045 Ter 02 Nov 2010, 00:30

Lebre escreveu:
Pedro Claro escreveu:'Spectabilis' significa 'notável' (presumo que exactamente pelo tamanho e cores vivas).

É uma espécie que apenas encontro em eucaliptos vivos ou tocos de pinheiro. Alguém já encontrou esta espécie noutro tipo de árvores?

Caro Pedro,
Não sei porque usou "notável" em vez de "espectacular" (como no título do tópico). Parece-me que a última é mais adequada. Eu não sei latim, mas não sou eu que o afirmo: veja aqui.
Em relação à pergunta: Apenas encontrei esta espécie em tronco de pinho.
Lebre


Olá a todos

Sobre a questão do latim ocorre-me dizer... o conhecimnto do significado das designações em latim das diversas espécies de fungos, é decerto, um factor importante do estudo a que os membros deste forum se dedicam. Por curiosidade vejam este site.[quote]

Cumprimentos

lopes2045
esporo
esporo

Número de Mensagens : 6
Fungónimo : Rafa2045
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! Empty Re: Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular!

Mensagem  Lebre Ter 02 Nov 2010, 00:46

Caro lopes2045,
de acordo com o site que indica, parece-me que afinal era eu que estava enganado.
Obrigado por trazer este site ao nosso conhecimento, que pode ser muito útil acerca de nomes de espécies que têm origem no latim.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! Empty Re: Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular!

Mensagem  ZecTarius Ter 02 Nov 2010, 14:26

Já encontrei esta espécie em troncos de sobreiro.

Deixo aqui uma foto:
Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! Dsc0617x


ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! Empty Re: Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular!

Mensagem  Pedro Claro Ter 02 Nov 2010, 16:55

Zectarius:

Estou em crêr que a espécie que apresentas não é Gymnopilus spectabilis/junonius mas sim Gymnopilus suberis.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! Empty Re: Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular!

Mensagem  ZecTarius Ter 02 Nov 2010, 18:38

Era a única foto que tinha de Gymnopilus sp. em sobreiro, também não achava que fosse G. spectabilis, pelas dimensões, desconfiava.
A verdade era que não o devia ter feito para não criar confusão.

Mas mesmo dia que colhi os A. cylindracea e que postei, vi-os em tronco de sobreiro, consigo-o confirmar pelo porte que tinham, eram das mesmas dimensões que os dos tocos de pinheiro, grandes.
Não fotografei por haverem em abundância nesta altura, e já ter muitas fotos, o que acaba por se tornar "banal", é que tenho quase sempre o sentido em espécies que não conheço. Creio que me entendes Pedro.
Decerto que quando os vir em tronco de sobreiro, mostro fotos.


Abraço

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! Empty duvidas....

Mensagem  Alfaiate Ter 02 Nov 2010, 18:54

....não ponho as mãos no fogo quanto a identificação de espécies do género Gymnopilus....não me parece que os q crescem em madeira de sobreiro(foto do Zectarius)...seja a mesma espécie dos mais comuns em tronco de eucalipto/pinheiro(fotos iniciais).

Alfaiate
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 48
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! Empty esclarecido

Mensagem  Alfaiate Ter 02 Nov 2010, 19:00

...o pedro claro já tinha esclarecido a minha dúvida..n tinha visto. obrigado

Alfaiate
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 48
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! Empty Re: Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular!

Mensagem  Lebre Ter 02 Nov 2010, 22:19

Já agora, que a conversa vai animada, coloco a seguinte questão: na minha última deslocação a Sintra encontrei uns exemplares que tinha classificado como G. penetrans, embora tenha algumas dúvidas porque a cor do himenóforo é mais intensa do que tenho observado nesta espécie e os exemplares ostentam um anel, ainda que não tão bem definido como nos exemplares originais deste tópico. Por outro lado, não sei em que tipo de madeira cresciam, mas certamente não é pinho (visível um tronco em secção numa das fotografias anexas). Será que são da espécie considerada neste tópico?
Lebre

Fotografias:

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! 20101031314

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! 20101031315

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! Empty Re: Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular!

Mensagem  Pedro Claro Qua 03 Nov 2010, 09:49

Gymnopilus penetrans é exclusivo de coníferas (apenas Pinus spp., creio) e, embora não tenha a noção exacta do tamanho dos exemplares que ilustras, parecem-me demasiado grandes. Podes comparar com as imagens e descrição que coloquei neste tópico:

Clica aqui.

Se o tronco for de sobreiro, é muito provável que se trate de G. suberis. De qualquer forma, será certamente Gymnopilus sp.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! Empty Re: Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular!

Mensagem  Lebre Qua 03 Nov 2010, 19:00

O maior dos exemplares na fotografia teria um chapéu da ordem de 10 cm de diâmetro. O habitat era um pinhal, mas naquela zona há também outras árvores. O melhor é deixá-los com Gymnopilus sp..
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! Empty Re: Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular!

Mensagem  Lebre Qua 17 Nov 2010, 21:29

Recordando a pergunta do Pedro
Pedro Claro escreveu:É uma espécie que apenas encontro em eucaliptos vivos ou tocos de pinheiro. Alguém já encontrou esta espécie noutro tipo de árvores?
venho anexar imagens de exemplares, que penso serem todos desta espécie, em Medronheiro (vivo), Sobreiro (vivo) e toco de sobreiro.
Lebre

Exemplar 1: Base de Medronheiro
Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! 20101116254
Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! 20101116255

Exemplar 2: Base de Sobreiro
Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! 20101116246
Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! 20101116252

Exemplar 3: Toco de Sobreiro
Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! 20101116271
Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! 20101116270


Última edição por Lebre em Qua 17 Nov 2010, 21:30, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correcção de forma)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! Empty Re: Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular!

Mensagem  Pedro Claro Qua 17 Nov 2010, 23:10

Lebre:

Agradeço os dados. No primeiro caso parece não haver dúvidas que se trata de G. spectabilis. É interessante, porque na minha zona há imensos medronheiros (e também nos arrabaldes da Serra do Sicó, por onde me tenho movimentado bastante, também) e nunca vi esta espécie a desenvolver-se nesse tipo de árvores. No segundo, só estranho o exemplar que está de pernas para o ar não apresentar nenhum anel ou zona anelar, porque de resto parece ser essa mesma espécie. Por fim, no último caso tenho algumas dúvidas que se trate de G. spectabilis pela forma como o véu parcial se está a separar do chapéu (parece cortinariforme e não membranoso como deveria ser caso se tratasse de G. spectabilis). De qualquer forma, excelentes registos fotográficos!

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! Empty Re: Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular!

Mensagem  Lebre Qua 17 Nov 2010, 23:43

Caro Pedro,
No caso dos dois primeiros exemplares o medronheiro e o sobreiro estavam separados por menos de um metro. O aspecto visual dos cogumelos era exactamente o mesmo. O exemplar está de pernas para o ar porque eu decidi cortar um e como se pode ver já havia em baixo materia em decomposição, pelo que eu decidi não mexer mais. Infelizmente não tirei uma fotografia ao conjunto.
Quanto ao 3º exemplar, é possível que tenha razão.
Saudações,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! Empty Re: Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular!

Mensagem  Lebre Qui 25 Nov 2010, 22:08

Na minha mensagem de 17/11/2010 ficaram dúvidas sobre se "Exemplar 2: Base de Sobreiro" seria da espécie considerada neste tópico, uma vez que não era visível o anel. Voltei ao local e, desta vez, virei todos os exemplares que já estavam em adiantado estado de maturidade. Anexo as fotografias de todos os exemplares (o maior dos quais teria mais de 35 cm).
Lebre

Exemplar 2: Base de Sobreiro - Novas fotografias

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! 20101125165

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! 20101125166



Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular! Empty Re: Crescendo num tronco de pinheiro: Visão Espectacular!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos