Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

As amanitas muscaria servem para q? só para fotografar?

+2
Pedro Claro
musspuss
6 participantes

Ir para baixo

As amanitas muscaria servem para q? só para fotografar? Empty As amanitas muscaria servem para q? só para fotografar?

Mensagem  musspuss Qua 28 Out 2009, 10:15

Pra já nao vos posso dizer as condiçoes em q foi apanhado, posso dizer q estava sozinho, num local com algumas folhas no monte.AAHHH ,nao tirei foto ás laminas mas posso dizer q sao branquinhas... ajudem-me, digam se o posso ingerir etc, obrigado!!!!As amanitas muscaria servem para q? só para fotografar? 28102009004
As amanitas muscaria servem para q? só para fotografar? 28102009021As amanitas muscaria servem para q? só para fotografar? 28102009018


Última edição por musspuss em Qua 28 Out 2009, 10:40, editado 2 vez(es)

musspuss

Número de Mensagens : 2
Fungónimo : teamon
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

As amanitas muscaria servem para q? só para fotografar? Empty Re: As amanitas muscaria servem para q? só para fotografar?

Mensagem  Pedro Claro Qua 28 Out 2009, 10:26

Bem, não compreendo as razões de tanta urgência nem de tanto secretismo, mas estes exemplares são de Amanita muscaria - uma espécie comum e frequente.

Se a urgência se prende com o facto de esta espécie ter sido consumida, aconselho a que te dirijas (ou quem a consumiu) a um centro de saúde ou hospital IMEDIATAMENTE e que relates o sucedido.

Se pretendes 'usufruir' das eventuais propriedades psicotrópicas desta espécie, devo dissuadir-te disso porque esta espécie é bastante TÓXICA e é muito mais provável que tenhas que fazer uma visita forçada a um hospital (e sabe-se lá com que consequências) do que tenhas uma 'good trip'.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

As amanitas muscaria servem para q? só para fotografar? Empty Re: As amanitas muscaria servem para q? só para fotografar?

Mensagem  musspuss Qua 28 Out 2009, 10:34

mas porque é que nao se pode consumir? ja vi amanitas muscaria á venda, para que será afinal?

musspuss

Número de Mensagens : 2
Fungónimo : teamon
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

As amanitas muscaria servem para q? só para fotografar? Empty Re: As amanitas muscaria servem para q? só para fotografar?

Mensagem  Pedro Claro Qua 28 Out 2009, 10:55

Meu caro, vamos esclarecer alguns pontos.

Primeiro, esta espécie é TÓXICA. Tóxica no sentido de que é perigoso ingerí-la, no sentido em que podes ter reacções adversas (e graves) ao seu consumo, no sentido em que - numa situação extrema - PODE SER MORTAL! Se a queres ingerir, deves estar consciente desses perigos e, se ainda assim pretendes avançar, deves fazê-lo por tua conta e risco. Eu, decididamente, NÃO RECOMENDO e ninguém neste fórum te incentivará a fazê-lo ou te recomendará que o faças - muito pelo contrário!

Segundo, as coisas que existem na natureza não existem para SERVIR para alguma coisa, muito menos para serem úteis ao homem. Tudo na natureza faz parte de um sistema equilibrado onde cada ser vivo tem a sua função, o seu espaço e a sua 'utilidade'. Essa perspectiva de que tudo tem que servir para o Homem fazer alguma coisa é, permite-me que te diga, primária.

Por fim, e não menos importante, este fórum é de cariz CIENTÍFICO e não um fórum de utilizadores de substâncias psicotrópicas (se bem que nada impede os segundos de participarem desde que não percam de vista as regras do fórum, mais especificamente as relacionadas com a utilização de cogumelos com fins 'recreacionais'). Se o teu interesse é apenas consumir, faz uma pesquisa pela net e associa-te a um fórum onde encontres outros interessados nessas práticas alternativas e que, certamente, te acolherão bem! Se pretendes saber mais sobre cogumelos, nas suas diversas vertentes, serás bem vindo; se o teu interesse é apenas consumir de forma inconsciente cogumelos tóxicos com a ilusão de ficares 'high', terás que procurar outro sítio.

EDIT: Aconselho-te a leres o que escreveu o administrador do fórum sobre este assunto: clica aqui.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

As amanitas muscaria servem para q? só para fotografar? Empty Amanita Muscaria

Mensagem  Alfaiate Seg 02 Nov 2009, 17:36

tudo o q vou escrever n são certezas absolutas...li em livros!
...o Amanita Muscaria...deve o seu nome..ao facto de ter sido o primeiro cogumelo onde foi identficada a substancia toxica muscarina. A muscarina é uma substancia perigosa..e pode até provocar a morte por paragem cardio-respiratória! no entanto não está na lista das substancias consideradas estupefacientes, pois os efeitos nefastos q provoca..."abafam" qualquer efeito psicoactivo.. Sabe-se também q a quantidade de mucarina presente nesta espécie é bastante reduzida...havendo espécies com muscarina bem mais perigosas (por ex: Amanita Panterina, Clitocybe Dealbata e seus primos, alguns Inocybe, etc). A principal substância psicoactiva presente no Muscaria é o ácido ibotérico; estão descritos efeitos relacidonados com a chamada "trip"...embora esta esta substancia também provoque más sensações..tais como vomitos, taquicardia, espasmos.. Li também q com uma secagem bem feita...o ácido iboterico degrada-se transformando-se num seu derivado chamado muscimol...que terá 1 efeito psicoactivo bem mais forte q o acido iboterico...e menos efeitos indesejáveis..
Como experiencia pessoal...já bebi 3 vezes chá de amanita muscaria secos...e posso assegurar q não sabe muito bem... Quanto a efeitos....algumas alterações visuais...momeadamento um realce das cores mais fortes..
Conclusão pessoal: Não ingerir Amanitas muscarias frescos!!

Alfaiate
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 48
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

As amanitas muscaria servem para q? só para fotografar? Empty Re: As amanitas muscaria servem para q? só para fotografar?

Mensagem  velho Seg 02 Nov 2009, 21:48

Pelas fotos que estão expostas este amanita muscária é muito parecido com o amanita ceaserae,
O que o distingue são as manchas brancas e a volva parece diferente. O pé também é ligeiramente diferente.
Não há apossibilidade de confundir os 2.

velho
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 73
Fungónimo : velho
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

As amanitas muscaria servem para q? só para fotografar? Empty Re: As amanitas muscaria servem para q? só para fotografar?

Mensagem  Zamanita Seg 02 Nov 2009, 21:53

velho escreveu:Pelas fotos que estão expostas este amanita muscária é muito parecido com o amanita ceaserae,
O que o distingue são as manchas brancas e a volva parece diferente. O pé também é ligeiramente diferente.
Não há apossibilidade de confundir os 2.

A característica que difere mais intuitivamente entre as duas espécies é a cor das lãminas:
amarelas na caesaria e brancas na muscaria

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

As amanitas muscaria servem para q? só para fotografar? Empty Re: As amanitas muscaria servem para q? só para fotografar?

Mensagem  Nuno Seg 02 Nov 2009, 22:09

Alfaiate escreveu:(...) A muscarina é uma substancia perigosa..e pode até provocar a morte por paragem cardio-respiratória! no entanto não está na lista das substancias consideradas estupefacientes, (...)

Não está na lista de substãncias consideradas estupefacientes, mas também não se convida toda a gente a experimentar. Aliás, a Brugmansia, Salvia divinorum, Ayahuasca, algumas espécies de cactos (ETC!) também não estão incluídos nessa lista mas são igualmente agressivos para a saúde. Lá porque não é ilegal, não devemos fazer o que nos dá na telha... Como disse o Pedro Claro noutra ocasião, tanto podemos ver elefantes a voar como pensar que somos o Super-Homem e saltar do 9º andar!

Um abraço,
Nuno

P.s. quando referes alguns factos, podias apontar as fontes, não fica nada mal Wink
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

As amanitas muscaria servem para q? só para fotografar? Empty bibliografia...

Mensagem  Alfaiate Ter 03 Nov 2009, 13:38

...n foram leituras recentes...n me lembro dos nomes dos livros!
...quanto a experiências...n aconselhei ninguém a fazê.lo...apenas relatei o meu caso pessoal!

abraços

Alfaiate
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 48
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

As amanitas muscaria servem para q? só para fotografar? Empty Re: As amanitas muscaria servem para q? só para fotografar?

Mensagem  Nuno Ter 03 Nov 2009, 21:04

Alfaiate escreveu:...n foram leituras recentes...n me lembro dos nomes dos livros!
...quanto a experiências...n aconselhei ninguém a fazê.lo...apenas relatei o meu caso pessoal!

Não digo o contrário Wink

Tenta entender a posição do fórum...
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

As amanitas muscaria servem para q? só para fotografar? Empty Re: As amanitas muscaria servem para q? só para fotografar?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos