Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

fotografar e destruir os cogumelos??

3 participantes

Ir para baixo

epa não sei o que é isto fotografar e destruir os cogumelos??

Mensagem  catalâo Ter 13 Dez 2011, 23:00

Impressionante o que tenho lido por aqui no que respeita a fotografias de cogumelos, afinal esta pagina e para o seu estudo e interessados nos cogumelos ou para a sua destruição, li nalgum lado aqui nesta pagina que para fotografar os cogumelos e necessário recolher com a raiz, estamos então a fotografar e a destruir os micelios, corrijam se estou enganado?
E ja agora aonde estão as regras básicas como colectar os cogumelos sem danificar os micelios? ainda não li nada por aqui nesta pagina, mas que desrespeito pela natureza!
catalâo
catalâo
esporo
esporo

Número de Mensagens : 13
Fungónimo : vistasreais
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

epa não sei o que é isto Re: fotografar e destruir os cogumelos??

Mensagem  Pedro Claro Ter 13 Dez 2011, 23:37

Quanto às afirmações que fazes, gostaria de esclarecer o seguinte:

Em primeiro lugar, não há provas que a recolha por inteiro do esporóforo - vulgo cogumelo - seja prejudicial para o micélio. Há, inclusivamente, teorias que apontam para o aumento de frutificações se o micélio for perturbado, mas não destruído. Uma coisa é colher dois ou três exemplares inteiros, cuidadosamente; outra coisa é gadanhar o terreno com ancinhos e destruir tudo.

Segundo, o ser vivo é o micélio e não o cogumelo. À semelhança dos frutos, pode-se colher cuidadosamente um cogumelo sem que isso destrua o ser vivo - como se colhem maçãs sem destruir a árvore. A prova disso é que se continuam a colher espécies comestíveis no mesmo EXACTO LOCAL, anos a fio. Se a teoria "cogumelo apanhado, micélio destruído" fosse válida, isso nunca ocorreria, pois não?

Terceiro, há que diferenciar a colecta para consumo e a colecta para fins científicos ou de identificação. Na primeira continua a ser recomendado o corte do exemplar - não porque um exemplar colhido com cuidado destrua o ser vivo que o gera, mas para evitar abusos (exemplares arrancados, revolver o terreno para os recolher - e assim destruir o micélio -, etc.) No entanto, para fins científicos ou de identificação, é absolutamente essencial recolher os cogumelos por inteiro - é assim agora e sempre o foi desde o tempo em que se começou a estudar de forma científica o reino dos fungos. A fotografia, actualmente, é parte integrante e absolutamente essencial para o estudo dos cogumelos; se assim não fosse, continuavamos todos a olhar para desenhos (que são, no fundo, apenas interpretações da realidade) e, basicamente, a secção de identificação do fórum não seria possível porque duvido que existam mais de dois ou três pessoas aqui que consigam fazer desenhos com qualidade e rigor científico (ainda que, para os desenhos, também seja necessário recolher os exemplares!)

Quarto, neste fórum foram referidas por várias vezes algumas das regras básicas de colheita dos exemplares (sejam quais forem os fins) e entre elas estão patentes: não recolher a totalidade dos exemplares de uma mesma espécie; não recolher exemplares muito jovens (ou, pelo menos, não em quantidade, porque pode ser necessário recolher um ou dois para fins de identificação) nem velhos (sem interesse científico ou culinário); no caso da recolha para consumo é necessário bom-senso em termos de quantidades; etc. Se não encontraste essa informação, recomendo que a procures antes de fazeres acusações falsas.

Quinto, e agora um comentário muito pessoal, estranho que um indivíduo se inscreva neste fórum há dois dias, responda por duas vezes a um mesmo tópico (onde estão colocadas fotografias de cogumelos inteiros!!!) e depois venha aqui fazer afirmações gravosas, infundadas e num tom acusatório para com o fórum, o seu administrador, os seus moderadores e os seus membros!

Por fim, se fores a fóruns internacionais frequentados por alguns dos maiores micólogos da actualidade, verás que TODOS recolhem os exemplares por inteiro e não aparece nenhum paraquedista a acusar de desrespeito pela natureza!!!

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

epa não sei o que é isto Fotografar sem destruir

Mensagem  catalâo Qua 14 Dez 2011, 04:07

Obrigado pela sua resposta foi bem esclarecedora e bastante atenciosa, apesar de não concordar com a em dois factos, assim como pessoalmente ñ me revelou novos conhecimentos relativo a frutificação do micélio e a recolha de cogumelos mas é sempre bom relembrar que devemos fazer tudo
O que estiver ao nosso alcance para proteger os nosso recursos naturais e especialmente o fascinante mundo dos cogumelos, vou ter de discordar consigo em dois pontos, insisto que arrancar cogumelos inteiros com a raiz danifica o micélio tal acto deve ser feito exclusivamente para seu estudo pois os amadores podem fotografar sem tocar no cogumelo, para terminar informo que ñ aprecio a modalidade de pára-quedismo o que pelos vistos você é um adepto.
catalâo
catalâo
esporo
esporo

Número de Mensagens : 13
Fungónimo : vistasreais
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

epa não sei o que é isto Fotografar sem destruir

Mensagem  catalâo Qua 14 Dez 2011, 05:09

Resta acrescentar que irei deixar o seu grupo o qual fui dos primeiros inscritos á mais de um ano atrás e convidado pessolmente por si quando nos cruzamos perto da praia verde e você falou na sua página, acontece que perdi a minha palavra passe e ñ consegui recuperala o que fez com voltasse a inscreve porque sou desde sempre um amante do mundo dos cogumelos e colector desde a várias gerações, disponho de uma colecção com milhares de fotografias de vários locais e com cogumelos fascinantes, mas mas realmente acho que pertencer a uma página em que uma pessoa é recebida da maneira como eu fui ñ me parece ter muito interesse, vou sair da sua página logo que possa e inscrever-me noutra página que seja com pessoas mais abertas ao debate e com admistradores mais serenos..
catalâo
catalâo
esporo
esporo

Número de Mensagens : 13
Fungónimo : vistasreais
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

epa não sei o que é isto Re: fotografar e destruir os cogumelos??

Mensagem  Pedro Claro Qua 14 Dez 2011, 09:52

Continuas bastante equivocado em relação a várias coisas.

Primeiro, insistes no teu ponto de vista mas não dizes em que te baseias. Portanto, achas que tens razão, mas não sabes justificar o porquê.

Segundo, volto a insistir que mesmo os amadores que se dedicam ao estudo dos cogumelos (e 99,9% aqui são amadores - ou, dito de outra forma, apenas conheço 2 pessoas aqui no fórum cuja profissão está directamente ligada à Micologia), para uma correcta identificação das espécies, necessitam de obter o cogumelo inteiro, com pé e com todas as estruturas associadas. Portanto, reitero que este fórum, e mais concretamente a secção de identificação, seria muito menos útil se essas estruturas não fossem analisadas e não existisse um registo fotográfico das mesmas.

Terceiro, este não é o MEU fórum nem o MEU grupo. Eu sou um membro como os outros, simplesmente tenho a responsabilidade de ser, também, moderador. Uma das minhas funções enquanto moderador é responder à letra a quem tenta denegrir a imagem do fórum, principalmente quando baseado em argumentos infundados e num tom acusatório e agressivo. Teria havido outra forma de colocar a questão que teria evitado uma resposta mais dura da minha parte. Claro que, para isso, seria necessário um pouco mais de humildade e aceitar que aqueles axiomas que temos na nossa cabeça, afinal, podem não ser a verdade absoluta!

Quarto, eu não tenho nenhuma página, não conheço e muito menos frequento uma 'praia verde' e certamente não te convidei para nos cruzarmos em lugar nenhum. Deduzo que me estejas a confundir com outra pessoa.

Quinto, os 'milhares de fotografias' com 'cogumelos fascinantes' seriam bem vindas, mas até ao presente momento não vi nada e, até prova em contrário, não existem. Para todos os efeitos, não existem mesmo porque não estão divulgadas e um dos objectivos do fórum é precisamente a divulgação: membros que gostam de puxar dos galões e dizer que têm milhares de fotografias mas que se preocupam mais com questiúnculas sem sentido do que em contribuir para o conhecimento da Micologia e divulgar essas fotografias não me parecem pessoas para serem levadas a sério.

Sexto, a inscrição no fórum Cogumelos de Portugal e a anulação da mesma (salvo por expulsão do fórum) são da responsabilidade de cada membro, ficando ao seu critério a manutenção ou não do registo. No entanto, todos os que respeitam as regras são bem vindos, ainda que possam ter opiniões diferentes das opiniões dos demais.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

epa não sei o que é isto Re: fotografar e destruir os cogumelos??

Mensagem  Zamanita Qui 15 Dez 2011, 04:27

catalâo
Antes de tudo importa esclarecer que estás a confundir as pessoas. Quem na Praia Verde te falou no Fórum e convidou a inscrever e participar fui eu, não o Pedro Claro. Faço-o com todas as pessoas que se interessam, que queiram partilhar ou saber mais sobre cogumelos. Como vi que os fotografavas incentivei a partilha dos teus registos.
Deixo agora algumas notas relativas às tuas intervenções:

catalâo escreveu:Impressionante o que tenho lido por aqui no que respeita a fotografias de cogumelos, afinal esta pagina e para o seu estudo e interessados nos cogumelos ou para a sua destruição, li nalgum lado aqui nesta pagina que para fotografar os cogumelos e necessário recolher com a raiz, estamos então a fotografar e a destruir os micelios, corrijam se estou enganado?
Sim, estás enganado.
Para fotografar os cogumelos não é necessário recolher todo o carpoforo... (os cogumelos não têm raiz...) Apenas o é se o objectivo for o seu estudo, proceder à sua identificação, saber o que é, onde se enquadra, qual a sua familia, o seu genero, a sua espécie... Para quem deseja fotografar apenas pela fotografia em si, pela estética, arte, seja o que for, não o deve arrancar nem cortar.
Quanto à destruição dos micélios a explicaçãp do Pedro foi bastante clara...

catalâo escreveu:E já agora aonde estão as regras básicas como colectar os cogumelos sem danificar os micelios? ainda não li nada por aqui nesta pagina, mas que desrespeito pela natureza!
Experimenta procurar... tens muito para ler...
por exemplo:
Vê este post
Ou este
Mas se te dignares a procurar há mais...

catalâo escreveu:insisto que arrancar cogumelos inteiros com a raiz danifica o micélio tal acto deve ser feito exclusivamente para seu estudo pois os amadores podem fotografar sem tocar no cogumelo
É precisamente disso que se trata na secção de identificação, o estudo dos cogumelos. A seriedade e importância do estudo que se faz não depende do profissionalismo mas sim do rigor e da correcção do método utilizado. Qualquer micólogo de "craveira internacional", na minha opinião, corroboraria da importância do estudo e investigação realizado pelos micólogos amadores no conhecimento dos macrofungos e na sua divulgação.

catalâo escreveu:Resta acrescentar que irei deixar o seu grupo o qual fui dos primeiros inscritos á mais de um ano atrás e convidado pessolmente por si quando nos cruzamos perto da praia verde e você falou na sua página
Uma correcção, eu não disse que a página era minha (e não o é), disse que sou um dos moderadores. O Fórum Cogumelos de Portugal é um espaço livre, desde que respeitadas as normas de funcionamento.
Sim lembro-me perfeitamente da inscrição há um ano atrás. Mas para ser mais preciso o Fórum funciona desde 2007 e há um ano já contava com cerca de 700 membros...

catalâo escreveu:sou desde sempre um amante do mundo dos cogumelos e colector desde a várias gerações, disponho de uma colecção com milhares de fotografias de vários locais e com cogumelos fascinantes
Isso é excelente e poderia ser uma mais valia para o Fórum. Tenho a certeza que alguém que é colector de cogumelos "desde a varias gerações" terá muitas fotografias com cogumelos fantásticos. É uma pena não as teres partilhado.

Agora, se o objectivo fosse o estudo e a identificação, essa colecção com milhares de fotografias de vários locais e com cogumelos fascinantes, poderia não ser de grande ajuda, independentemente da qualidade da fotografia, que isso eu não discuto porque não as vi... A necessidade de ver o carpóforo completo é inquestionável e indiscutível!
No dia em que nos cruzámos perto da Praia Verde, como quase sempre, colhi alguns exemplares das espécies que me propus estudar, fotografei-as e em casa, com os exemplares colhidos, com ajuda das fotografias tiradas in loco e com a bibliografia disponível, procedi à identificação das espécies encontradas e à secagem dos exemplares colhidos para catálogo. Eventualmente se um dia me surgir alguma dúvida com exemplares da mesma espécie ou parecidos, vou aos registos, vejo onde tenho as fotos e posso visualizar qualquer pormenor do cogumelo. E é possível a qualquer momento analisar o material seco ao microscópio e confirmar as identificações efectuadas.
É possível ver quais as espécies que encontrei nesse dia, quer no bosque de pinheiros, onde nos vimos primeiro, quer no sobreiral onde fui mais tarde... sem colher alguns desses cogumelos inteiros seria impossível a sua identificação.

catalâo escreveu:mas realmente acho que pertencer a uma página em que uma pessoa é recebida da maneira como eu fui ñ me parece ter muito interesse, vou sair da sua página logo que possa e inscrever-me noutra página que seja com pessoas mais abertas ao debate e com admistradores mais serenos
Estás no teu direito. Deves zelar pelos teus interesses. No entanto penso que não será fácil (talvez impossível) encontrar outro sitio onde possas partilhar, discutir e estudar, desinteressadamente, os cogumelos de Portugal, em português.
Muito sinceramente seria óptimo que houvesse. Era bom sinal.
No entanto, se mudares de opinião, cá estaremos para comentar as tuas descobertas.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

epa não sei o que é isto Re: fotografar e destruir os cogumelos??

Mensagem  catalâo Qui 15 Dez 2011, 04:43

Desculpa responder com poucas palavras mas a escrever com um telemóvel que ñ é muito prático, obrigado pela sua atenção e esclarecimentos, tenho que ser sinsero e admitir que estão página é fascinante em todos os aspectos e ambandona-la iria ser uma desilusão para mim, abraço até breve
catalâo
catalâo
esporo
esporo

Número de Mensagens : 13
Fungónimo : vistasreais
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

epa não sei o que é isto Fotografar sem destruir

Mensagem  catalâo Qui 15 Dez 2011, 04:47

Também tenho que pedir desculpa ao pedro c. que já o fiz pela minhas à afirmações de rompante um pouco percepitadas claramente, abraço
catalâo
catalâo
esporo
esporo

Número de Mensagens : 13
Fungónimo : vistasreais
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

epa não sei o que é isto Re: fotografar e destruir os cogumelos??

Mensagem  Pedro Claro Qui 15 Dez 2011, 08:59

Por mim o assunto está encerrado.

Reitero que todos os membros são bem vindos, desde que respeitem as regras e orientações do fórum, e todas as participações que visem aprofundar o conhecimento deste mundo maravilhoso são oportunas e necessárias.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

epa não sei o que é isto Re: fotografar e destruir os cogumelos??

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos