Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Serão cogumelos?

5 participantes

Ir para baixo

Serão cogumelos? Empty Serão cogumelos?

Mensagem  manel Dom 15 Fev 2009, 18:27

Amigos,

Fui fazer o percurso do Vale Glaciar do Rio Vez. Até há uma semana, 10 dias atrás toda esta região estava coberta de neve e gelo. Deveríamos estar a uma altura de cerca de 700 metros, quando na berma do caminho, entre um tapete de musgo, líquenes e erva, encontro estes seres, dos quais não tenho nenhuma referência nos meus básicos guias de campo. As árvores eram poucas, apenas algumas coníferas.
Os chapéus parecem ser formados por vários "lóbulos hemisféricos" irregulares que não passam dos 5 mm e são vermelho vivo. Os pés, agrupados em pequenos ramos, de 4 a 6 cm de altura, apresentam cor e textura muito próxima a um líquen. Daí a minha confusão.

O cheiro pareceu-me indefinido. Não provei nem fiz esporada. Peço desculpa pela fraca qualidade dos dados de identificação e imagens. Mas a havia ainda muito chão para andar...

Até breve!

Manel

Serão cogumelos? Dsc00310
Serão cogumelos? Cogu_d10
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Serão cogumelos? Empty Re: Serão cogumelos?

Mensagem  Pedro Claro Seg 16 Fev 2009, 11:03

Não é a minha 'especialidade', mas parecem-me líquenes - ou seja, são 'meios-cogumelos'... Smile

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Serão cogumelos? Empty Obrigado Pedro

Mensagem  manel Seg 16 Fev 2009, 11:10

E desculpa a minha confusão entre líquen e cogumelo.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Serão cogumelos? Empty Re: Serão cogumelos?

Mensagem  Pedro Claro Seg 16 Fev 2009, 13:50

Um líquen resulta de uma relação simbiótica entre um fungo e uma alga, pelo que não é confusão nenhuma.

Algumas espécies do género Cladonia (C. cariosa, C. coccifera, C. floerkeana, C. macilenta) apresentam semelhanças com o líquen que ilustras, mas não faço ideia se será alguma destas espécies ou mesmo uma espécie deste género...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Serão cogumelos? Empty Re: Serão cogumelos?

Mensagem  Xciter Seg 16 Fev 2009, 17:16

Também ja encontrei essa espécie de líquene em altitude na Madeira por entre vários briófitos, são minúsculas entre 2 a 3 cm de comprimento.
Xciter
Xciter
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Idade : 43
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Serão cogumelos? Empty Informação útil?

Mensagem  Pedro Claro Qui 26 Fev 2009, 12:14

Esta fotografia é de um placard informativo no Parque Florestal do Pisão (ou BioParque), no concelho de São Pedro do Sul, distrito de Viseu, obtida este fim de semana.

Serão cogumelos? Parquedopisao1

Para além do erro óbvio ('Cladocera' em vez de Calocera) e de uma imprecisão (Amanita muscaria não vive apenas nos bosques caducifólios sobre tapetes de musgos - na realidade, eu encontro esta espécie apenas em pinhais, tanto em solo de areia dunar como entre o tapete de agulhas), creio que pode ser interessante observar que Cladonia macilenta é uma espécie que se assemelha bastante e que, aparentemente, tem um habitat igual à espécie das tuas fotos.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Serão cogumelos? Empty Parece o mesmo líquen

Mensagem  manel Qui 26 Fev 2009, 12:26

É de facto muito parecido. A descrição bate certo. Em termos de habitat também. Apesar do que eu vi, não estar perto de um curso de água, era a berma de um caminho, muito húmido. No inverno já se sabe, corre muita água por estes lugares de montanha, são "valas" de águas pluviais.

Obrigado!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Serão cogumelos? Empty Re: Serão cogumelos?

Mensagem  Xciter Qui 26 Fev 2009, 17:36

(...)Para além do erro óbvio ('Cladocera' em vez de Calocera) e de uma imprecisão (Amanita muscaria não vive apenas nos bosques caducifólios sobre tapetes de musgos - na realidade, eu encontro esta espécie apenas em pinhais, tanto em solo de areia dunar como entre o tapete de agulhas),(...)
Muito interessante a Calocera, desconhecia-a por completo. É muito parecida com a Ramaria Surprised .

Em relação à Amanita muscaria realmente nunca a vi sobre tapetes de musgos e por aqui existem imensos… Também os encontro com grande frequência em locais com pinheiros ou cedros! Mas já os encontrei em bosques sem as típicas coníferas por perto. O mais curioso é que o maior exemplar que já encontrei até o momento, foi nesse meio pouco habitual. Infelizmente não o medi naquele momento mas deveria ter mais de 20cm de diâmetro e tinha este aspecto graúdo como podem ver pela foto! Shocked

Serão cogumelos? MushMads_modified
Xciter
Xciter
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Idade : 43
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Serão cogumelos? Empty Amanitas

Mensagem  Nuno Qui 26 Fev 2009, 22:16

Realmente, das vezes que vi a Amanita muscaria, foi sempre em solo um pouco arenoso (com algumas excepçôes, obviamente). Xciter, quanto ao tamanho, é normal nesta espécie, olha bem:

Serão cogumelos? Imgp0174yh0
(Tem o telemóvel para comparar).

Abraço,
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Serão cogumelos? Empty A. muscaria em solos não arenosos

Mensagem  manel Qui 26 Fev 2009, 23:08

Amigos,

Eu já vi estes cogumelos em diversos tipo de solo. Para além dos pinhais dunares, lembro-me de ver num pinhal em Castelo de Paiva, num solo até compacto, argiloso, ou então em Paredes de Coura ou na serra da Peneda, debaixo de folhosas em solos bem negros, com muita matéria orgânica, ervas e musgo à mistura e até no meio das fragas graníticas da Calcedónia em campo mais aberto, com menos árvores. Em termos de habitat, presumo que seja uma espécie até versátil.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Serão cogumelos? Empty Re: Serão cogumelos?

Mensagem  Nuno Sex 27 Fev 2009, 14:33

manel escreveu:
Eu já vi estes cogumelos em diversos tipo de solo. Para além dos pinhais dunares, lembro-me de ver num pinhal em Castelo de Paiva, num solo até compacto, argiloso, ou então em Paredes de Coura ou na serra da Peneda, debaixo de folhosas em solos bem negros, com muita matéria orgânica, ervas e musgo à mistura e até no meio das fragas graníticas da Calcedónia em campo mais aberto, com menos árvores. Em termos de habitat, presumo que seja uma espécie até versátil.

Manel,

Eu também, sim, já o vi em diversos tipos de solo. Fiquei espantado foi por teres dito que o viste entre duas fragas graníticas, impressionante, a sua versatilidade, como dizes!
Só outra coisa: pelo que vi, são cogumelos versáteis, sim, em termos de local de crescimento, mas não se adaptam muito bem a questôes climáticas (bastava uma pequena descida de temperatura para eles quase que desaparecerem). Bem, foi só um aparte! Wink

Obrigado pela resposta,

Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Serão cogumelos? Empty Não foi entre duas fragas...

Mensagem  manel Sex 27 Fev 2009, 15:24

Nuno,

O que disse, é que vi A. muscaria, num habitat de topo de montanha, com muitas pedras e menos árvores. Eram carvalhos velhos, isolados e vegetação rasteira, no topo da Calcedónia/Gerês. Não entre duas fragas ou numa fenda.

Já agora no natal passado, vi várias mais ou menos na mesma situação, debaixo do uns pinheiros, inteiras e completamente secas pelo frio e vento. Não apodreceram nem foram comidas pelos bichos e até mantinham praticamente as suas cores, apenas um pouco mais escuras e enrugadas. Estavam ali inteiras e em pé. Lembro-me de pegar numa e estar super-leve e totalmente seca, mas não perderam a forma original. Era como se fossem "múmias" de cogumelo.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Serão cogumelos? Empty Re: Serão cogumelos?

Mensagem  Zamanita Sáb 28 Fev 2009, 04:58

Os cogumelos versáteis em termos de habitat, chamam-se cosmopolitas. flower
E as muscarias são-no concerteza...

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Serão cogumelos? Empty Re: Serão cogumelos?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos