Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Boletos Granulatis

4 participantes

Ir para baixo

Boletos Granulatis Empty Boletos Granulatis

Mensagem  marco Ter 27 Out 2009, 22:06

Boletos Granulatis Imagem004rk

Olá!
Mais três.
HABITAT - Cresciam no solo, entre a relva, a cerca de 2 metros de um pinheiro.
CHAPÉU - tamanho na foto; castanho dourado, hoje o tempo estava seco e era pegajoso, cutícula separa-se da carne, a carne é amarelada.
PÉ - Com cerca de 2 cm de espessura; com cor branca na base e amarelado junto ao chapéu, por todo o pé é sarapintado.
HIMENÓFORO - Constituído por tubos amarelados.
ESPORADA - ?

[TÓPICO MODERADO] Marco, por favor lê com atenção o tópico relativo à colocação de imagens de forma a que consigas colocar os links directos para as imagens e não para os thumbnails (de tamanho reduzido): clica aqui.


Última edição por Pedro Claro em Qua 28 Out 2009, 09:45, editado 4 vez(es) (Motivo da edição : Colocação de links directos para as fotos)
marco
marco
hifa
hifa

Número de Mensagens : 29
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Boletos Granulatis Empty Re: Boletos Granulatis

Mensagem  Pedro Claro Qua 28 Out 2009, 09:52

Antes de mais, o nome usado actualmente é Suillus granulatus.

Mas não me parece essa espécie. É evidente que se trata de um Suillus (pela forma geral dos exemplares, pelos poros, pela associação com pinheiros e, sobretudo, pelo facto da cutícula ser pegajosa - o que indica que, em tempo húmido, seria viscosa), mas creio tratar-se de Suillus bellinii pelo seguinte conjunto de características:

- granulações sobretudo na parte superior do pé e de coloração avermelhada (cor de tijolo);
- pé de dimensões reduzidas (por norma, mais curto que a largura do chapéu);
- a carne 'amarelada' (embora aqui seja essencial observar um corte longitudinal), provavelmente será branca com alguma descoloração amarelada em algumas zonas (junto à inserção dos tubos e na zona fronteiriça entre o pé e o chapéu).

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Boletos Granulatis Empty Re: Boletos Granulatis

Mensagem  marco Qua 28 Out 2009, 22:40

Muito obrigado pela resposta.
A minha experiência é pouca, e os livros que possuo, penso não referirem a espécie que indicou. Em relação ás carcterísticas, concordo consigo e o corte da carne, coincide com a descrição que fez.
Só mais uma pergunta. É comestível ?
marco
marco
hifa
hifa

Número de Mensagens : 29
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Boletos Granulatis Empty Re: Boletos Granulatis

Mensagem  Zamanita Qua 28 Out 2009, 23:39

O corte longitudinal seria fundamental para distinguir uma destas quatro espécies:
- S.bellinii
- S. granulatus
- S. collinitus
- S. mediterraneensis

As principais diferenças entre estas espécies neste quadro, da autoria de Jose Antonio Muñoz.
Boletos Granulatis Tablamuoz

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Boletos Granulatis Empty Comestível

Mensagem  efe Qui 29 Out 2009, 09:15

marco escreveu:Muito obrigado pela resposta.
A minha experiência é pouca, e os livros que possuo, penso não referirem a espécie que indicou. Em relação ás carcterísticas, concordo consigo e o corte da carne, coincide com a descrição que fez.
Só mais uma pergunta. É comestível ?

Para mim, é "extremamente comestível" - considerando tratar-se de Suillus bellinii como parece.
Smile
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Boletos Granulatis Empty Re: Boletos Granulatis

Mensagem  Pedro Claro Qui 29 Out 2009, 09:24

efe escreveu:
marco escreveu:Muito obrigado pela resposta.
A minha experiência é pouca, e os livros que possuo, penso não referirem a espécie que indicou. Em relação ás carcterísticas, concordo consigo e o corte da carne, coincide com a descrição que fez.
Só mais uma pergunta. É comestível ?

Para mim, é "extremamente comestível".
Smile

É comestível, de facto. Os manuais referem-se-lhe como 'de pouca qualidade', mas o Zamanita revelou-me que é muito bom, principalmente depois de seco, usando-o para engrossar molhos ou para fazer sopas.

No entanto, a cutícula deve ser retirada já que tem propriedades (fortemente) laxantes!

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Boletos Granulatis Empty Muito comestível

Mensagem  efe Qui 29 Out 2009, 11:12

Pois, o Pedro Claro tem toda a razão, esqueci-me de referir a necessária remoção da cutícula.
Excepção para os shitake, este é para mim o cogumelo de que mais gostei*. Já o amigo que me "ensinou" o sítio para os apanhar, não gosta muito deles. Eu adorei o cheiro frutado e a textura consistente. E neste ano micológico que agora começa vou dar especial atenção a esses amigos, no que toca à gastronomia.

Very Happy



*devo referir que ainda só provei cerca de uma dezena de espécies
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Boletos Granulatis Empty Re: Boletos Granulatis

Mensagem  marco Sex 30 Out 2009, 23:00

A cutícula saíu muito facilmente, levou uma fervurazinha e foi congelado. Agora, qualquer dia, vou transformá-los num acepipe.
marco
marco
hifa
hifa

Número de Mensagens : 29
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Boletos Granulatis Empty Re: Boletos Granulatis

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos