Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Psilocibina, Legislação e Ética moral

+3
Polecat
Nuno
Pingu
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Psilocibina, Legislação e Ética moral Empty RE:crescer cogus

Mensagem  Pingu Dom 18 Jan 2009, 16:17

Alguem conhece o metodo de cultivo de cogumelos PF Tek? Pouco dispendioso em termos de materiais e fácil de fazer em casa, existem inumeros sites sobre isso na web, eu iniciei um cultivo ha pc tempo, se tiverem alguma duvida neste processo é so dizer, fico feliz em poder ajudar

Abraços
Pingu
Pingu
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 43
Idade : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocibina, Legislação e Ética moral Empty Re: Psilocibina, Legislação e Ética moral

Mensagem  Nuno Dom 18 Jan 2009, 19:43

Pingu escreveu:Alguem conhece o metodo de cultivo de cogumelos PF Tek? Pouco dispendioso em termos de materiais e fácil de fazer em casa, existem inumeros sites sobre isso na web, eu iniciei um cultivo ha pc tempo, se tiverem alguma duvida neste processo é so dizer, fico feliz em poder ajudar

Abraços

Pingu,

Tenho um tópico cá sobre esse método (não o encontro de momento, mas basta procurares por cá Wink ), do pioneiro Robert McPherson, o Psylocybe Fanaticus (daí o nome, Psylocybe Fanaticus, as iniciais formam o nome, PF Tek), usado principalmente por interessados dos cubensis,

Um abraço,
Nuno


Última edição por Nuno em Seg 19 Jan 2009, 00:03, editado 1 vez(es)
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocibina, Legislação e Ética moral Empty Re:...Pasteurização

Mensagem  Pingu Dom 18 Jan 2009, 19:55

(Resposta eliminada pelo proprio)


Última edição por Pingu em Seg 19 Jan 2009, 00:54, editado 1 vez(es)
Pingu
Pingu
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 43
Idade : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocibina, Legislação e Ética moral Empty Re: Psilocibina, Legislação e Ética moral

Mensagem  Nuno Dom 18 Jan 2009, 20:09

Humm, sou interessado nos cubensis só em questões micológicas, de pesquisa.
Nunca o experimentei, apesar de não afastar essa possibilidade... Um dia mais tarde, talvez...

Vendem-se esporos cá em Portugal, não é ilegal?
Talvez porque a psilocibina seja uma substãncia controlada em Portugal. Mas talvez os esporos sejam legais, a secagem e posterior consumo é que sejam crime... Sinceramente, não sei...

Um abraço,
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocibina, Legislação e Ética moral Empty Re.Esporos

Mensagem  Pingu Dom 18 Jan 2009, 20:26

Os esporos são legais porque ainda não conteem substancias psicoactivas, a partir do micelium germinado até à frutificação ja é ilegal.

Abraço
Pingu
Pingu
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 43
Idade : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocibina, Legislação e Ética moral Empty Re: Psilocibina, Legislação e Ética moral

Mensagem  Polecat Dom 18 Jan 2009, 20:35

Pelo que conheço, a posse e circulação de esporos é legal em território português. Mas é crime (equiparado a cocaína e heroína, droga dura portanto) a posse, consumo ou venda de psilocibina, estando esta sempre presente no carpóforo (cogumelo), e micélio. Digo que provavelmente os esporos são legais porque acredito que não há psilocibina nestes, se houver, é naturalmente também uma substância ilegal!

Informem-se todos muito bem antes de tomar decisões! Não só ao nível legal, mas também ao nível da vossa própria saúde! Os cogumelos alucinogénos não são um brinquedo e nem todos estão preparados para esse tipo de experiências!

Qualquer experiência, alucinogéna ou não, é uma interacção entre o próprio ser o meio que o envolve, tudo sobre mediação do factor causador da experiência. Isto para dizer que o uso de "cogumelos mágicos" é apenas uma das três variáveis existentes, se o indivíduo ou o meio não estiverem preparados e/ou adequados a experiência correrá mal como muitas vezes corre!

Divirtam-se, aprendam e façam Ciência, mas cuidado!

Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocibina, Legislação e Ética moral Empty Re:...Pasteurização

Mensagem  Pingu Dom 18 Jan 2009, 20:42

Polecat escreveu:
Pelo que conheço, a posse e circulação de esporos é legal em território português. Mas é crime (equiparado a cocaína e heroína, droga dura portanto) a posse, consumo ou venda de psilocibina, estando esta sempre presente no carpóforo (cogumelo), e micélio. Digo que provavelmente os esporos são legais porque acredito que não há psilocibina nestes, se houver, é naturalmente também uma substância ilegal!

Informem-se todos muito bem antes de tomar decisões! Não só ao nível legal, mas também ao nível da vossa própria saúde! Os cogumelos alucinogénos não são um brinquedo e nem todos estão preparados para esse tipo de experiências!

Qualquer experiência, alucinogéna ou não, é uma interacção entre o próprio ser o meio que o envolve, tudo sobre mediação do factor causador da experiência. Isto para dizer que o uso de "cogumelos mágicos" é apenas uma das três variáveis existentes, se o indivíduo ou o meio não estiverem preparados e/ou adequados a experiência correrá mal como muitas vezes corre!

Divirtam-se, aprendam e façam Ciência, mas cuidado!

Boas Polecat, os esporos posso garantir que são legais, o resto como tu referiste nao é
Obrigado pelo conselho, eu tento informar-me o máximo que posso sobre os cuidados a ter Smile

Abraço
Pingu
Pingu
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 43
Idade : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocibina, Legislação e Ética moral Empty Re: Psilocibina, Legislação e Ética moral

Mensagem  carcamelas Dom 18 Jan 2009, 21:01

Desculpem o off topic:

Oi, vamos tentar evitar off topics ?
Fica um bocado mal abrirmos um tópico e estar vários tipos de conteúdos todos misturados, mais vale criar tópicos novos, até para o fórum ficar mais organizado (digo eu) é só uma opinião.

É ilegal a posse, cultivo ou venda de cogumelos que contenham psilocibina, mas no entanto a venda de esporos é legal porque não contêm nenhum tipo de substancias proibidas pela lei, é o mesmo caso do peyote e outros é legal a venda de sementes mas ilegal possuíres os cactos porque contêm mescalina, apesar de não fazer muito sentido "é como manda a lei ".



http://www.policiajudiciaria.pt/PortalWeb/page/%7B9C1A8549-7606-4C0C-9CE8-1FF2861BF28B%7D


Decreto-lei 15/93 de 22 de Janeiro
http://www.infarmed.pt/portal/page/portal/INFARMED/LEGISLACAO/LEGISLACAO_FARMACEUTICA_COMPILADA/TITULO_III/TITULO_III_CAPITULO_III/068-DL_15_93_VF.pdf


Última edição por carcamelas em Dom 18 Jan 2009, 22:49, editado 1 vez(es)
carcamelas
carcamelas
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 50
Idade : 36
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocibina, Legislação e Ética moral Empty Re:...Pasteurização

Mensagem  Pingu Dom 18 Jan 2009, 21:27

carcamelas escreveu:Desculpem o off topic:

Oi, vamos tentar evitar off topics ?
Fica um bocado mal abrirmos um tópico e estar vários tipos de conteúdos todos misturados, mais vale criarem tópicos novos, até para o fórum ficar mais organizado (digo eu) é só uma opinião.

É ilegal a posse, cultivo ou venda de cogumelos que contenham psilocibina, mas no entanto a venda de esporos é legal porque não contêm nenhum tipo de substancias proibidas pela lei, é o mesmo caso do peyote e outros é legal a venda de sementes mas ilegal possuíres os cactos porque contêm mescalina, apesar de não fazer muito sentido "é como manda a lei ".



http://www.policiajudiciaria.pt/PortalWeb/page/%7B9C1A8549-7606-4C0C-9CE8-1FF2861BF28B%7D


Decreto-lei 15/93 de 22 de Janeiro
http://www.infarmed.pt/portal/page/portal/INFARMED/LEGISLACAO/LEGISLACAO_FARMACEUTICA_COMPILADA/TITULO_III/TITULO_III_CAPITULO_III/068-DL_15_93_VF.pdf

Tens razão.. isto ja ta uma confusao.. :s

De qualquer maneira nem o forum nem eu não incita ao cultivo, posse ou consumo de quaisquer substancias ilegais, apenas é de proposito educacional Smile

Abraços
Pingu
Pingu
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 43
Idade : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocibina, Legislação e Ética moral Empty Re: Psilocibina, Legislação e Ética moral

Mensagem  carcamelas Dom 18 Jan 2009, 22:19

Off topic:
Pingu escreveu:

Tens razão.. isto ja ta uma confusao.. :s

De qualquer maneira nem o forum nem eu não incita ao cultivo, posse ou consumo de quaisquer substancias ilegais, apenas é de proposito educacional Smile

Abraços

Também não referi que "incitas" ou deixas de "incitar" nem tu nem o fórum lol!
Educa-te ai com força Very Happy



Fica bem
carcamelas
carcamelas
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 50
Idade : 36
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocibina, Legislação e Ética moral Empty Re: Cultivo de P. ostreatus - Pasteurização

Mensagem  Pingu Dom 18 Jan 2009, 22:45

lol! tens razao, cmo disseste ao bocado é melhor nao falar mais sobre isto, este topico era totalmente diferente. Pode-se abrir um topico novo com este tema noutro dia.

Abraço
Pingu
Pingu
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 43
Idade : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocibina, Legislação e Ética moral Empty Questão das ilegalidades

Mensagem  Nuno Dom 18 Jan 2009, 23:14

Pois bem,

Diante do diálogo entre mim, o Pingu, o Carcamelas e o Polecat, abro este tópico com o intuito de possibilitar uma troca de informações acerca das ilegalidades relacionadas com cogumelos (alucinogénicos).
Psilocybe cubensis, Psilocybe semilanceata, Amanita Muscaria e outros são temas a abordar, isto para não termos de estar a comentar este assunto "ás pingas" em cada tópico.
Isto vem em seguimento ao tópico Cultivo de P. ostreatus - Pasteurização e Holanda proíbe venda de Cogumelos Mágicos, e ainda de outros.

As legislações, razões as espécies e nã só podem ser abordados aqui.

Um abraço,
Nuno


Última edição por Nuno em Seg 19 Jan 2009, 11:32, editado 1 vez(es)
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocibina, Legislação e Ética moral Empty Novo tópico

Mensagem  Nuno Dom 18 Jan 2009, 23:17

Amigos,

Para evitar esta mistura de assuntos no mesmo tópico está criado um tópico acerca deste assunto (Cliquem aqui).

Um abraço,
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocibina, Legislação e Ética moral Empty Para começar

Mensagem  Nuno Dom 18 Jan 2009, 23:31

Bem, o famoso Psilocybe Cubensis, pelos vistos, é ilegal em Portugal. Isto se for nas fases em seguimento aos esporos, pois estes, não contêm (?) psilocibina.
Ou seja, adquirir e possuir esporos não é ilegal, mas cultivar estes mesmos, ceder ou vender já o é.
Segundo uma referência do Manel, do Portal da justiça, passo a citar:


"Policia Judiciária tem vindo, desde há algum tempo, a detectar a proliferação na NET de sítios onde se publicita e comercializa a produção e o consumo de cogumelos com alegadas propriedades mágicas e tem vindo a apreender, com crescente frequência, na posse de consumidores, os denominados "COGUMELOS MÁGICOS" (Magic mushrooms) igualmente conhecidos por "COGUMELOS PSILOSIBOS" (Psilocybe mushrooms).

Esta variedade de cogumelos contém uma substância alucinogénica de nome Psilocibina que consta na Tabela II-A do Decreto-lei 15/93 de 22 de Janeiro (Lei da Droga).

Nestas circunstâncias, o cultivo, a produção, a posse, a compra e venda ou a cedência a qualquer título destes cogumelos, é considerada tráfico de estupefacientes e como tal punida pela lei penal portuguesa (e da generalidades dos países europeus).

Estes cogumelos apresentam-se normalmente sobre a forma seca (inteiros ou fatiados), de cor castanha, e a forma mais frequente de serem consumidos é a via oral (mascados) ou, mais raramente, na forma fumada.

A substância Psilocibina, cujos efeitos perduram entre 6 a 8 horas no corpo humano, actua como perturbadora do sistema nervoso central, provocando graves alterações na percepção da realidade (distorção do espaço, do movimento, das cores e dos cheiros), provocando enjoos, desconforto, insegurança e até pânico.

Os efeitos do seu consumo a médio/longo prazo a nível cerebral não estão identificados de forma definitiva, sabendo-se contudo da forte probabilidade de ocorrência de graves lesões irreversíveis.

ALERTAM-SE, pois, os potenciais produtores e consumidores de tais substâncias não só para a ilicitude criminal que a sua posse e comercialização traduz, como também para os perigos para a integridade física e efeitos nocivos para a saúde, decorrentes do seu consumo."

Que dizem? (Isto para abrir o apetite Wink )

Um abraço,
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocibina, Legislação e Ética moral Empty Re: Psilocibina, Legislação e Ética moral

Mensagem  Pedro Claro Dom 18 Jan 2009, 23:35

A utilização de substâncias psicoactivas com fins recreacionais não é proibido por lei - o que é proibido por lei é ter na sua posse uma quantidade superior a 'xis', vender ou produzir (mesmo que para consumo próprio). Por isso é proibido plantar cannabis e - creio - produzir espécies de cogumelos com propriedades alucinogéneas. E agora também é proibido por lei - e considerado crime - conduzir sob o efeito desse tipo de substâncias.

Eu não sou nenhum purista conservador e o meu princípio de vida é muito simples: cada um faz o que muito bem entende da sua vida, desde que não prejudique os que o rodeiam (ou "a minha liberdade acaba onde começa a dos outros") - e isso inclui a utilização de substâncias psicoactivas. No entanto, creio que não deve ser função do fórum discutir os meios de produção desses cogumelos (uma actividade ilegal!), incentivar ou 'aceitar' o consumo dessas espécies (o incentivo é, certamente, ilegal; a aceitação não o é, mas pode ser moralmente questionável se não forem feitos os devidos alertas para os perigos do consumo).

Quanto ao consumo em si, desaconselho. Eu gosto de controlar todos os meus actos e saber que todas as minhas acções são comandadas por um cérebro lúcido, racional e equilibrado - coisa impossível sob o efeito destas substâncias; mas obviamente, isto sou eu. Por outro lado, há EFECTIVAMENTE riscos no consumo de cogumelos; muitas espécies alucinogénicas são, também, tóxicas e há a possibilidade de ocorrer uma intoxicação fatal. Por fim, uma 'trip' pode ser boa, podemos ver porquinhos azuis às bolinhas amarelas com asas ou podemos imaginar que somos o super-homem e saltar do 8º andar...

Em resumo, o que cada um faz é com cada um. Mas devo alertar o administrador do fórum para a possibilidade de estarmos a violar alguma lei ao discutir tópicos do género "como cultivar Psilocybe cubensis"... No

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocibina, Legislação e Ética moral Empty Re: Psilocibina, Legislação e Ética moral

Mensagem  Pedro Claro Dom 18 Jan 2009, 23:38

Creio que esta frase diz tudo:

"Os efeitos do seu consumo a médio/longo prazo a nível cerebral não estão identificados de forma definitiva, sabendo-se contudo da forte probabilidade de ocorrência de graves lesões irreversíveis."

Valerá a pena?

Quanto ao resto do texto colocado pelo Nuno, vem confirmar as minhas suspeitas de que, propagando informação que incita ou informa como cultivar cogumelos mágicos, o fórum pode estar a incorrer numa ilegalidade!

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocibina, Legislação e Ética moral Empty Re: Psilocibina, Legislação e Ética moral

Mensagem  Nuno Dom 18 Jan 2009, 23:43

Pedro,

O intuito deste tópico era trocar opiniôes sobre esta questâo, como já aconteceu com outros tópicos, não de querer trocar informações de cultivo.
Acho bem, apesar de contraditório, apagar este tópico, pois com as razões que apresentas-te não existe margem de dúvida, contra factos não há argumentos!

Não há problema, é numa boa, podem apagar. Não quero é que fiquem com a impressão de que criei este tópico para fins de caríz ilegal, porque não o fiz.
Peço desculpa amigos, foi um erro. Crying or Very sad

Bem, fica ao vosso critério!

Um abraço,
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocibina, Legislação e Ética moral Empty Re: Psilocibina, Legislação e Ética moral

Mensagem  Pedro Claro Dom 18 Jan 2009, 23:46

Nuno escreveu:Pedro,

O intuito deste tópico era trocar opiniôes sobre esta questâo, como já aconteceu com outros tópicos, não de querer trocar informações de cultivo.
Acho bem, apesar de contraditório, apagar este tópico, pois com as razões que apresentas-te não existe margem de dúvida, contra factos não há argumentos!

Não há problema, é numa boa, podem apagar. Não quero é que fiquem com a impressão de que criei este tópico para fins de caríz ilegal, porque não o fiz.
Peço desculpa amigos, foi um erro. Crying or Very sad

Bem, fica ao vosso critério!

Um abraço,
Nuno

Calma, Nuno.

Quando disse 'ilegalidades' apenas pretendi alertar para o possível rumo que algum tópico poderia tomar. E para a possibilidade de alguém, na sua boa-vontade e com grande dose de ingenuidade, fosse colocar informação que pudesse configurar-se como uma ilegalidade. E isso não pode acontecer neste fórum.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocibina, Legislação e Ética moral Empty Re: Psilocibina, Legislação e Ética moral

Mensagem  Nuno Dom 18 Jan 2009, 23:47

Pedro Claro escreveu:Quanto ao resto do texto colocado pelo Nuno, vem confirmar as minhas suspeitas de que, propagando informação que incita ou informa como cultivar cogumelos mágicos, o fórum pode estar a incorrer numa ilegalidade!

Bom, o melhor é apagar o tópico Pedro, assim não existem problemas!

Mas, como disse:
"Diante do diálogo entre mim, o Pingu, o Carcamelas e o Polecat, abro este tópico com o intuito de possibilitar uma troca de informações acerca das ilegalidades relacionadas com cogumelos (alucinogénicos)."
Não acerca de cultivo nem incitação ao seu uso!

O resto é retirado e citado de um texto do Portal da Justiça, penso não ocorrer problema... Mas na dúvida, tens razão!

Um abraço,
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocibina, Legislação e Ética moral Empty Re: Psilocibina, Legislação e Ética moral

Mensagem  Nuno Dom 18 Jan 2009, 23:50

Pedro Claro escreveu:Quando disse 'ilegalidades' apenas pretendi alertar para o possível rumo que algum tópico poderia tomar. E para a possibilidade de alguém, na sua boa-vontade e com grande dose de ingenuidade, fosse colocar informação que pudesse configurar-se como uma ilegalidade. E isso não pode acontecer neste fórum.

Sim, tens razão Pedro, mas cabe-nos a nós e a todos os outros membros não everedar por esses rumos (é claro que é impossível monitorizar tudo o que se escreve, mas controlar com um simples "Não digas isso" é possível!

Um abraço,
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocibina, Legislação e Ética moral Empty Re: Psilocibina, Legislação e Ética moral

Mensagem  Pedro Claro Dom 18 Jan 2009, 23:52

Nuno escreveu:
Pedro Claro escreveu:Quanto ao resto do texto colocado pelo Nuno, vem confirmar as minhas suspeitas de que, propagando informação que incita ou informa como cultivar cogumelos mágicos, o fórum pode estar a incorrer numa ilegalidade!

Bom, o melhor é apagar o tópico Pedro, assim não existem problemas!

Mas, como disse:
"Diante do diálogo entre mim, o Pingu, o Carcamelas e o Polecat, abro este tópico com o intuito de possibilitar uma troca de informações acerca das ilegalidades relacionadas com cogumelos (alucinogénicos)."
Não acerca de cultivo nem incitação ao seu uso!

O resto é retirado e citado de um texto do Portal da Justiça, penso não ocorrer problema... Mas na dúvida, tens razão!

Um abraço,
Nuno

O problema não é este tópico, mas sim o rumo que o outro tópico, sobre cultivo de cogumelos está a tomar. Há membros que EXPLICITAMENTE se referem ao cultivo de Psilocybe. Na minha perspectiva - e eu não sou jurista - isto pode configurar uma ilegalidade. Eu sugiro ao administrador que apague as intervenções mais explícitas e avise os membros - principalmente aqueles cujo interesse nos cogumelos é apenas recreativo - que determinados comentários e determinadas informações não podem ser veiculadas através do fórum.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocibina, Legislação e Ética moral Empty Exacto

Mensagem  Nuno Dom 18 Jan 2009, 23:56

Então, deixa-me ver se percebi,

O problema não está neste tópico, mas sim no do cultivo? Pode-se então continuar com este?
Pedro, és um referência para todos, quase com um "pai" do Fórum, e é por isso que te coloco estas perguntas. Tudo o que decidires, concordo.

Bom, resta-me saber o que fazer em relação a isto!

Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocibina, Legislação e Ética moral Empty Re.Ilegalidades

Mensagem  Pingu Seg 19 Jan 2009, 00:07

"Os efeitos do seu consumo a médio/longo prazo a nível cerebral não estão identificados de forma definitiva, sabendo-se contudo da forte probabilidade de ocorrência de graves lesões irreversíveis." --» Isso é apenas propaganda e contra-informação por parte da PSP, por outras palavras, exageram. Por exemplo, com cannabis, falam mil e uma coisas mal disso mas sei que pessoas que fumam ou fumavam e acabaram a licenciaturam com apenas o estudo normal feito por toda a gente.
Não sei se alguém ja leu, mas eu ja li varios artigos que referem os beneficios dos cogus magicos no tratamento de diversas doenças, sem falar da expansão da mente e toda a questão da espiritualidade que é, claro, subjectiva.

A questão da ilegalidade, se cometi ou cometo alguma ilegalidade a escrever isto peço desculpa e apaguem o(s) topico(s) mas eu disse que o proposito é apenas educacional e não incita de qualquer forma a produzir, possuir, cultivar, tomar quaisquer substancias ilegais incluindo os p. cubensis e ao dizer-mos isto tudo acho que estamos a exercer o nosso direito de liberdade de expressão... não sei isto é apenas a minha opiniao

ja vi esta introdução (disclamer) num forum brasileiro, penso que afasta todo o tipo de problemas.. aqui vai:
Ingressar ou participar deste espaço pressupõe a sua concordância com os termos:

1. Você deve possuir mais de 18 anos de idade para frequentar este fórum.

2. Você deve estar de acordo em ver o material relacionado com o cultivo e não utilizar as informações aqui contidas para fins comerciais.

4. Você se compromete a não exibir este material a menores de idade ou qualquer pessoa que possa se sentir ofendida com o mesmo.

4. Ao visitar o fórum você assume total responsabilidade no acesso desta página.

5. Este lugar é privado e de acesso restrito, portanto não pode ser considerado de livre acesso.

6. Toda informação aqui contida foi enviada por usuários colaboradores e, em alguns casos, retirada de sites públicos, portanto este material é considerado de livre distribuição. Se você encontrar alguma imagem ou arquivo que possua copyright, nos comunique para procedermos com a sua eliminação imediata.

7. Não somos responsáveis pelos conteúdos de outros sites que porventura estejam ligados ao fórum através de links.

8. O Cogumelos Mágicos não tem ligação com qualquer tipo de instituição, organização, estabelecimento comercial, fisico ou virtual, nem mesmo concorda com o uso da informação aqui contida para fins lucrativos. Qualquer menção de outros sites citando o Cogumelos Mágicos como fonte não é de nossa responsabilidade nem concordância.[/color]

9. Se você pretende utilizar este fórum como um meio de praticar atos ilegais está no lugar errado. Todo ato que infrinja a lei será responsabilidade sua e não dos membros deste fórum e a equipe agirá de forma a coibi-lo.

10. Se você sabe que não pode acessar este fórum, você, e somente você é responsável caso insista no acesso à este espaço.

11. Toda a troca de informações aqui contida está respaldada nos princípios de liberdade de expressão da Constituição brasileira.

12. Os arquivos, imagens e textos aqui contidos são destinados à fins educativos e de informação.

13. O conteúdo deste fórum, assim como a produção de informação, é baseado em diversas fontes como produções científicas, artísticas e outros sites públicos, não possuindo qualquer caráter apologético e sim apenas de informação.

14. A descrição de métodos de cultivo não é de responsabilidade dos administradores, moderadores e colaboradores.

15. Os administradores e moderadores têm apenas a função de organizar o conteúdo e mantê-los sob determinadas regras destinadas ao bom funcionamento do fórum, não possuindo, portanto, qualquer responsabilidade sobre os conteúdos.

16. Participar do Cogumelos Mágicos é de sua inteira responsabilidade e risco. Os administradores, moderadores, colaboradores e usuários em geral não são, em nenhum aspecto, responsáveis pelo uso que você faz das informações aqui contidas, nem pelo teor delas, qualquer que seja.

http://www.cogumelosmagicos.org/forum/showthread.php?t=3234

Penso que os moderadores e o fundador do site devem intervir o mais rapido possivel

Peço desculpa no mesmo dia que me inscrevi ter originado isto tudo..

Abraços
Pingu
Pingu
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 43
Idade : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocibina, Legislação e Ética moral Empty Re.Ilegalidades

Mensagem  Pingu Seg 19 Jan 2009, 01:09

Para evitar confusões com o pessoal do forum e ilegalidades apaguei as minhas respostas, que segundo o Pedro com conteudos ilegais. Por percauções tomei esta decisão, se se chegar à conclusão que falar-mos nas questões que ja foram referidas não comete nenhuma ilegalidade eu volto a escrever as respostas.

Abraços
Pingu
Pingu
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 43
Idade : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocibina, Legislação e Ética moral Empty Re: Psilocibina, Legislação e Ética moral

Mensagem  Pedro Claro Seg 19 Jan 2009, 11:44

Pingu escreveu:"Os efeitos do seu consumo a médio/longo prazo a nível cerebral não estão identificados de forma definitiva, sabendo-se contudo da forte probabilidade de ocorrência de graves lesões irreversíveis." --» Isso é apenas propaganda e contra-informação por parte da PSP, por outras palavras, exageram. Por exemplo, com cannabis, falam mil e uma coisas mal disso mas sei que pessoas que fumam ou fumavam e acabaram a licenciaturam com apenas o estudo normal feito por toda a gente.
Não sei se alguém ja leu, mas eu ja li varios artigos que referem os beneficios dos cogus magicos no tratamento de diversas doenças, sem falar da expansão da mente e toda a questão da espiritualidade que é, claro, subjectiva.

Não vou discutir este assunto aqui de forma aprofundada - primeiro porque não me parece o local indicado e segundo porque, efectivamente, não tenho conhecimentos suficientes que me permitam argumentar. Nem tu, se me permites a ousadia. O que posso no entanto dizer é que há diversos estudos que apontam para uma 'lentificação de processos (cognitivos)' dos utilizadores de cannabis a médio/longo prazo (são estudos, não é propaganda); neste momento não tenho as referências, mas se encontrar os artigos coloco links ou as referências aos mesmos. Por outro lado, os medicamentos originam, com raras excepções, efeitos secundários mais ou menos graves e é por essa razão que muitos necessitam de prescrição médica. A utilização de cannabis (e outras substâncias derivadas do ópio ou da cocaína - que foram usados como medicamentos no finais do século XIX, início do século XX) tem, efectivamente, efeitos benéficos no tratamento de algumas doenças; mas, como em todos os medicamentos, há que ponderar o peso dos benefícios e dos efeitos secundários indesejáveis ("expansão da mente", seja lá o que isso for, NÃO se configura como um efeito secundário desejável) e, sobretudo, não usar o argumento médico como desculpa para o consumo de substancias dopantes.

A questão da ilegalidade, se cometi ou cometo alguma ilegalidade a escrever isto peço desculpa e apaguem o(s) topico(s) mas eu disse que o proposito é apenas educacional e não incita de qualquer forma a produzir, possuir, cultivar, tomar quaisquer substancias ilegais incluindo os p. cubensis e ao dizer-mos isto tudo acho que estamos a exercer o nosso direito de liberdade de expressão... não sei isto é apenas a minha opiniao

Cuidado com o argumento da liberdade de expressão. Ofender verbalmente alguém também pode ser considerado liberdade de expressão, e no entanto configura um acto punível por lei. Cuidado também com o argumento 'educacional', pois o que é um facto é que se discutiram formas de cultivo de Psilocybe cubensis e outras espécies usadas com fins recreativos. Para mim, juntar as palavras 'cultivo' e 'Psilocybe cubensis' (ou outras semelhantes) na mesma frase, num tópico onde se fala precisamente de como operacionalizar essa junção de palavras, revela um intuito que, por si só, pode chamar a atenção sobre o tópico e sobre o fórum (a atenção das entidades competentes, quero eu dizer). Não estou certo se discutir estes assuntos é ou não ilegal; o que eu estou certo é que estaremos a expor-nos desnecessariamente a potenciais problemas. E, muito honestamente - mas esta é a minha perspectiva pessoal -, não gostaria de ver estes assuntos discutidos no fórum. Esta é, repito, uma posição PESSOAL; não sei qual a posição do Mycota que é, como administrador, quem deve decidir estas questões.

ja vi esta introdução (disclamer) num forum brasileiro, penso que afasta todo o tipo de problemas.. aqui vai:

Eu discordo totalmente!

Em primeiro lugar, este fórum não é um fórum de discussão de 'actividades alternativas'. Não me parece correcto, por exemplo, limitar a participação num fórum de cariz científico (até prova em contrário) a maiores de 18 anos, apenas para que se possam trocar informações sobre cultivo de Psilocybe cubensis. Também é estranho a necessidade de colocar os pontos 4. e 5., por exemplo, a menos que as matérias discutidas nesse fórum sejam 'duvidosas' (para não dizer outra coisa). Além do mais, o ponto 9 encerra uma enorme hipocrisia: o fórum não pode ser responsabilizado pela práticas de actos ilegais pelos seus utilizadores, e no entanto dá todas as ferramentas para que esses actos sejam levados a cabo. Não é um site científico, onde há divulgação, por exemplo, das diferentes espécies de cogumelos, entre as quais poderiam estar algumas contendo substâncias recreativas, mas sim um site que fala exclusivamente dessas espécies, fala do cultivo dessas espécies, etc... Não sejamos ingénuos! Idem para o ponto 12... Etc., etc., etc. Evidentemente que a informação deve circular, e eu não sou nenhum censor - a mim, tanto me faz que existam sites destes como não -, mas não me parece que este tipo de assuntos seja desejável NESTE fórum. Mais uma vez, é uma opinião pessoal e pode não reflectir a opinião de outras pessoas, nomeadamente do seu administrador ou dos restantes moderadores.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Psilocibina, Legislação e Ética moral Empty Re: Psilocibina, Legislação e Ética moral

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos