Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

IDENTIFICAÇÃO

2 participantes

Ir para baixo

IDENTIFICAÇÃO Empty IDENTIFICAÇÃO

Mensagem  flavio matos Ter 23 Dez 2014, 00:19

É a 1ª vez que encontro um destes.
As fotos não são muito nítidas mas acho que é suficiente.

CUTÍCULA: Viscosa e não separável.

SABOR: Ligeiramente picante

AROMA: Fúngico.


IDENTIFICAÇÃO Jgtgqw

IDENTIFICAÇÃO 9uanwy

IDENTIFICAÇÃO Mu7vy8

flavio matos
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 130
Idade : 68
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

IDENTIFICAÇÃO Empty Re: IDENTIFICAÇÃO

Mensagem  Polecat Ter 23 Dez 2014, 18:42

Olá Flávio,

As fotos não são muito nítidas mas acho que é suficiente.

Infelizmente não é o suficiente para identificar a espécie Rolling Eyes Espreita as regras do Campo & Identificação sobre como fazer pedidos de identificação.

É importante saber a côr da esporada, a textura e ornamentação do pé, habitat, etc.


Quase certo: é da família das Boletaceae

Talvez: seja Leccinum

Talvez: Leccinum lepidum
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

IDENTIFICAÇÃO Empty Re: IDENTIFICAÇÃO

Mensagem  flavio matos Ter 23 Dez 2014, 23:09

Obrigado Polecat.

Gostaria de dizer o seguinte:

1 - Sei a regras para pedir identificação de cogumelos. Já fiz vários pedidos de identificação como pode verificar. Mas achei este cogumelo tão "sui generis" que achei que não seriam necessários muitos mais pormenores do aqueles que aqui referi. Ou será que há algum assim tão parecido?

2 - Quanto a ser Leccinum Lepidum indico aqui 2 links para consulta.

http://www.errotari.com/Micologia/especie.php?365

http://www.fichasmicologicas.com/?micos=1&alf=L&art=331


Boas festas para todos.

flavio matos
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 130
Idade : 68
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

IDENTIFICAÇÃO Empty Re: IDENTIFICAÇÃO

Mensagem  Polecat Qua 24 Dez 2014, 03:08

Teria que definir "parecidos". Com a variação morfológica que as espécies da família Boletaceae podem ter, não nos devemos surpreender com nada, e nisto dos cogumelos convém termos algumas certezas.

Como escrevi na primeira resposta, a impressão de ser L. lepidum não me parece mal. Mas poderá ser outras coisas também, como Leccinellum corsicum e Leccinum crocipodium (Letellier) Watling que são realmente muito parecidos onde principalmente mudam os habitats (estes crescem associados a Cistus vulgo estevas) e associados as Quercus, respectivamente. Pode também ser confundido com Boletus appendiculatus Schaeff. ou até Boletus junquilleus (Quél.) Boud. 1906., ou podem ainda ser muitas outras coisas que às vezes surpreendem.

Com a escassa informação que incluiu na descrição e com a qualidade muito tremida das imagens eu não consigo perceber a história toda para identificar a espécie. Mas posso tentar ajudá-lo.


- Primeiro, descreva-nos o habitat, tipo de vegetação, tipo solo, região, data.
- Segundo, tente tirar uma foto mais focada da parte do pé. Convém saber exactamente a sua textura/ornamentação. Se a textura for escabrosa (áspera, rugosa) então L. lepidum ganha força. A textura pode ainda ser reticulada (finamente rendada) por exemplo.
-Terceiro, preste atenção à cor da carne após o corte. É bastante importante saber que alterações, e com que rapidez, houveram nos minutos ou até horas seguintes. No caso de L. lepidum, a carne originalmente amarelada escurece gradualmente, primeiro cora um cor de rosa e continua a escurecer pelos cinzentos até ao preto.

Às vezes umas 3 ou 4 boas fotos tiradas com paciencia, podem fazer a diferença na identificação.

Espero que isto o ajude. Boas festas Smile
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

IDENTIFICAÇÃO Empty Re: IDENTIFICAÇÃO

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos