Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda para identificação

3 participantes

Ir para baixo

Ajuda para identificação Empty Ajuda para identificação

Mensagem  Eduardo Sáb 14 Nov 2009, 19:48

LOCALIZAÇÃO: Perto de Barcelos
HABITAT: Crescia num tronco de uma Tília
CHAPÉU: 3cm, amarelo claro
PÉ: 5cm comprimento/0,5 cm espessura, creme muito clarinho
HIMENÓFORO: creme muito clarinho
ESPORADA: ??
CHEIRO: ??
SABOR: não sei.


[img]Ajuda para identificação Imagem1dy[/img]


Última edição por Eduardo em Seg 16 Nov 2009, 17:19, editado 1 vez(es)

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para identificação Empty Re: Ajuda para identificação

Mensagem  Eduardo Dom 15 Nov 2009, 12:45

Será Marasmius Oreades? Mas não coincide o habitat eles estavam num tronco de uma Tília rodeado com cimento.

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para identificação Empty Re: Ajuda para identificação

Mensagem  Pedro Claro Seg 16 Nov 2009, 11:08

Marasmius oreades NÃO é com toda a certeza. What a Face

Estes exemplares assemelham-se bastante a Psathyrella candolleana, mas as lâminas brancas não coincidem a menos que sejam exemplares extremamente jovens (antes da maturação dos esporos). Se pudesses verificar se existiam exemplares mais desenvolvidos e a cor das lâminas desses...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para identificação Empty Não leves a mal mas...

Mensagem  efe Seg 16 Nov 2009, 13:33

Se pretendemos continuar a entender-nos em Português, convém cuidar da nossa língua: IDENTIFICAÇÃO (sem acento no E); LOCALIZAÇÃO (e não Lucalização), o acento na última sílaba é um "Til" e não um "circunflexo". Não leves a mal, eu faço isto todos os dias nesta "espécie de redacção" onde trabalho - corrigindo colegas e sendo corrigido por eles.
Saúde.
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para identificação Empty Re: Ajuda para identificação

Mensagem  Eduardo Seg 16 Nov 2009, 14:10

Realmente eu não sou muito bom a português, mas a maioria dos erros é por distracção essa da “lucalizaçâo” cometi o erro da primeira vez e depois fiz copy paste nas outras todas, de qualquer maneira não levo a mal e agradeço que me corrigam, mas acreditem que não é por eu não escrever muito bem que vou desistir de intervir no forum .
Vou ter mais cuidado e me desculpem qualquer coisa.

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para identificação Empty Identificação e não Idêntificação.

Mensagem  Eduardo Seg 16 Nov 2009, 14:28

Sem me querer desculpar nos tópicos anteriores ”idêntificação” escrevi sem acento, mas mais uma vez digo que vou ter mais atenção.

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para identificação Empty a Língua portuguesa e a língua que saboreia cogumelos

Mensagem  efe Seg 16 Nov 2009, 15:28

Eduardo escreveu:Realmente eu não sou muito bom a português, mas a maioria dos erros é por distracção essa da “lucalizaçâo” cometi o erro da primeira vez e depois fiz copy paste nas outras todas, de qualquer maneira não levo a mal e agradeço que me corrigam, mas acreditem que não é por eu não escrever muito bem que vou desistir de intervir no forum .
Vou ter mais cuidado e me desculpem qualquer coisa.

Nem eu defendo, nem espero, que alguém se desmobilize de participar no quer que seja só porque comete erros ortográficos ou outros quaisquer - repara p. ex. que são poucas as pessoas que sabem usar correctamente as normas gramaticais e sintácticas da nossa língua, portanto...
O que é perigoso (para a Língua que é o nosso património comum), é errar e não emendar. Por aí seguindo em queda livre, com corruptela sobre engano e este sobre erro até que um dia nada subsista que ligue este universo de falantes que hoje somos. E repara que nem sequer estou contra a dinâmica da Língua, que bem pode determinar o desaparecimento de palavras e o uso de estrangeirismos (assim tem acontecido, e é normal). Insurjo-me é contra uma anarquia que fragmente esse património comum, pois que dividido perderá identidade e capacidade de defesa, e verá reduzido o seu universo. Para contrariar isto basta perdemos mais uns segundos a rever o que se escreveu ou, depois, a emendar, quando se é alertado para tal. É o suficiente.
Abraço.


PS: Parabéns pelas fotos.
Francisco Castelo
Fotógrafo da CMLagos


Última edição por cogulimero em Seg 16 Nov 2009, 15:32, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : erros gráficos)
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para identificação Empty Re: Ajuda para identificação

Mensagem  Eduardo Seg 16 Nov 2009, 15:57

Já agora gostava de perguntar de tenho maneira de corrigir erros que por ventura tenha detectado nas minhas msg.

Quantos às fotos as máquinas fotográficas ajudam muito e eu tive a sorte de comprar uma máquina fotográfica que fotografa muito bem macros uma Sanyo Xacti de 5 megapixel, uma pequena máquina fotográfica de bolço.
Um abraço.

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para identificação Empty Editar

Mensagem  efe Seg 16 Nov 2009, 16:16

Podes emendar, usando o botão EDITAR - está ao lado do botão CITAR.

Eu sei que tens uma C5, isso foi coisa que fui logo verificar no EXIF das tuas fotos, pois gostei do detalhe macro dessa máquina - que não conhecia. Já agora, se fotografares uma moeda em macro, qual é a distância mais curta a que o podes fazer? 10cm? 5cm? 2cm?
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para identificação Empty Mexer no assunto.

Mensagem  Eduardo Seg 16 Nov 2009, 16:52

Ao editar não deixa mexer no assunto, tem alguma maneira de o fazer?

Nunca fiz esse teste, mas vou faze-lo e depois um falo alguma coisa.

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para identificação Empty Teste concluído.

Mensagem  Eduardo Seg 16 Nov 2009, 17:06

Fiz um teste e eu consigo focar praticamente com a lente encostada, o problema é que depois começa a faltar luz, mas se encostar a máquina à moeda e inclinar um pouco para passar alguma luz ela consegue focar e a foto não fica muito mal, mas entre 1cm e 2cm fica bom.

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para identificação Empty Re: Ajuda para identificação

Mensagem  efe Seg 16 Nov 2009, 18:36

Eduardo escreveu:Ao editar não deixa mexer no assunto, tem alguma maneira de o fazer?

Nunca fiz esse teste, mas vou faze-lo e depois um falo alguma coisa.

Ahhh, pois... no assunto não dá para mexer. Isso não faz mal. O mais importante é ter consciência dos erros.
Quanto à capacidade macro da C5 a minha curiosidade é apenas porque procuro uma maquineta barata que faça macro a uma distância muito curta, tipo 5cm - ainda que essa já tenha sido retirada de mercado pois é um modelo de 2005; mas podia ficar com a referência, quem sabe se encontro alguma em 3ª mão.

Saúde.
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para identificação Empty Referência

Mensagem  Eduardo Seg 16 Nov 2009, 18:48

A referência é VPC-C5EX, mas eu não sei o preço de agora mas se está à procura de uma maquineta barata, acho que não vai ser o caso porque esta precisamente em 2005 rondou os 900 aerios, mas pode ser que já tenham baixado o preço.

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para identificação Empty Re: Ajuda para identificação

Mensagem  Eduardo Seg 16 Nov 2009, 18:52

Pedro Claro escreveu:Marasmius oreades NÃO é com toda a certeza. What a Face

Estes exemplares assemelham-se bastante a Psathyrella candolleana, mas as lâminas brancas não coincidem a menos que sejam exemplares extremamente jovens (antes da maturação dos esporos). Se pudesses verificar se existiam exemplares mais desenvolvidos e a cor das lâminas desses...

Tenho umas fotos desta espécie já adulta, vou colocar de seguida.

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para identificação Empty Re: Ajuda para identificação

Mensagem  Eduardo Seg 16 Nov 2009, 18:53

Eduardo escreveu:
Pedro Claro escreveu:Marasmius oreades NÃO é com toda a certeza. What a Face

Estes exemplares assemelham-se bastante a Psathyrella candolleana, mas as lâminas brancas não coincidem a menos que sejam exemplares extremamente jovens (antes da maturação dos esporos). Se pudesses verificar se existiam exemplares mais desenvolvidos e a cor das lâminas desses...

Tenho umas fotos desta espécie já adulta, vou colocar de seguida.

LOCALIZAÇÃO: Perto de Barcelos
HABITAT: Crescia num tronco de uma Tília
CHAPÉU: 6cm, castanho claro
PÉ: 8cm comprimento/0,7 cm espessura, creme muito clarinho quase branco
HIMENÓFORO: castanho muito clarinho
ESPORADA: ??
CHEIRO: madeira velha
SABOR: não sei.


[img]Ajuda para identificação Imagem1n[/img]

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para identificação Empty Re: Ajuda para identificação

Mensagem  Pedro Claro Seg 16 Nov 2009, 22:59

Era importante obter uma esporada para se ter um pouco mais de certeza, mas estas últimas fotos parecem indiciar uma esporada escura, pelo que a hipótese que propus atrás ganha alguma força.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para identificação Empty Re: Ajuda para identificação

Mensagem  Eduardo Seg 16 Nov 2009, 23:22

Pedro Claro escreveu:Era importante obter uma esporada para se ter um pouco mais de certeza, mas estas últimas fotos parecem indiciar uma esporada escura, pelo que a hipótese que propus atrás ganha alguma força.
BINGO

http://images.google.com/imgres?imgurl=http://www.naturephoto-cz.com/photos/maly/psathyrella-candolleana-175.jpg&imgrefurl=http://www.naturephoto-cz.com/psathyrella-candolleana:psathyrella-candolleana-photo-4756.html&usg=__QlAOgq1z3UlkofwyOu8RSz8mtBA=&h=550&w=413&sz=117&hl=pt-BR&start=1&um=1&tbnid=kDKbQnMUZjgfXM:&tbnh=133&tbnw=100&prev=/images%3Fq%3DPsathyrella%2Bcandolleana%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26sa%3DN%26um%3D1


http://images.google.com/imgres?imgurl=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/ce/Psathyrella_candolleana_060801wb.jpg&imgrefurl=http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Psathyrella_candolleana_060801wb.jpg&usg=__k-JKRGL5Dyi_vyErNzDdK1i6V74=&h=864&w=1296&sz=388&hl=pt-BR&start=31&um=1&tbnid=xz_6twkMiqG_NM:&tbnh=100&tbnw=150&prev=/images%3Fq%3DPsathyrella%2Bcandolleana%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26sa%3DN%26start%3D20%26um%3D1

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para identificação Empty Re: Ajuda para identificação

Mensagem  Eduardo Qui 19 Nov 2009, 21:36

Quando se chega a quase 100% da identificação deste cogumelo será imprudência da minha parte se comer os ditos cujos? Pelo que eu li são deliciosos.

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para identificação Empty Re: Ajuda para identificação

Mensagem  Pedro Claro Sex 20 Nov 2009, 16:09

Eduardo escreveu:Quando se chega a quase 100% da identificação deste cogumelo será imprudência da minha parte se comer os ditos cujos? Pelo que eu li são deliciosos.

Primeiro, quase 100% é de um optimismo exagerado. O que propus é uma hipótese de identificação, mas nem eu ponho as mãos no fogo por ela. TALVEZ o género seja mais seguro, mas há imensas espécies do género Psathyrella com grandes semelhanças entre si. E este género não é dos que têm espécies particularmente interessantes do ponto de vista gastronómico.

Depois, nunca li em lado nenhum que Psthyrella candolleana é uma espécie "deliciosa"! Aliás, alguns livros dão esta espécie como não comestível enquanto outros a consideram comestível de fraca qualidade. Em qualquer dos casos, não me parece motivo para comer, ainda para mais quando a identificação é muito incerta.

Alguém me explica qual o interesse de comer todos os cogumelos que apanham, correndo o risco de graves intoxicações ou, eventualmente, a morte??? Fazem o mesmo com todas as frutas silvestres, com todas a bagas, com todas as ervas, como todos os tubérculos, com todas as flores que encontram? Não fazem, pois não? Então repito: porque razão há tanto interesse em saber se uma espécie de cogumelo é comestível ou não???

Alerto para a imensa incerteza na identificação dos cogumelos, principalmente quando APENAS BASEADA EM FOTOGRAFIAS. É que, em Portugal, possivelmente teremos 4 ou 5 milhares de espécies diferentes!!!

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para identificação Empty Re: Ajuda para identificação

Mensagem  Eduardo Sex 20 Nov 2009, 22:22

Pedro Claro escreveu:
Eduardo escreveu:Quando se chega a quase 100% da identificação deste cogumelo será imprudência da minha parte se comer os ditos cujos? Pelo que eu li são deliciosos.

Primeiro, quase 100% é de um optimismo exagerado. O que propus é uma hipótese de identificação, mas nem eu ponho as mãos no fogo por ela. TALVEZ o género seja mais seguro, mas há imensas espécies do género Psathyrella com grandes semelhanças entre si. E este género não é dos que têm espécies particularmente interessantes do ponto de vista gastronómico.

Depois, nunca li em lado nenhum que Psthyrella candolleana é uma espécie "deliciosa"! Aliás, alguns livros dão esta espécie como não comestível enquanto outros a consideram comestível de fraca qualidade. Em qualquer dos casos, não me parece motivo para comer, ainda para mais quando a identificação é muito incerta.

Alguém me explica qual o interesse de comer todos os cogumelos que apanham, correndo o risco de graves intoxicações ou, eventualmente, a morte??? Fazem o mesmo com todas as frutas silvestres, com todas a bagas, com todas as ervas, como todos os tubérculos, com todas as flores que encontram? Não fazem, pois não? Então repito: porque razão há tanto interesse em saber se uma espécie de cogumelo é comestível ou não???

Alerto para a imensa incerteza na identificação dos cogumelos, principalmente quando APENAS BASEADA EM FOTOGRAFIAS. É que, em Portugal, possivelmente teremos 4 ou 5 milhares de espécies diferentes!!!
É importante saberem que para além de eu não ter qualquer tipo de conhecimento, sou completamente novato, apenas no ano passado comi uns Xerocomus badius e edulis, porque um amigo que tem algum conhecimento me garantiu que poderia comer à vontade, ensinou-me com pormenor como ter a certeza que não estava a confundir com outra espécie e mesmo quando aparecem cogumelos que tem tudo para ser comidos, mas apenas porque tem um formato um pouco diferente já não arrisco.

Estou completamente ciente dos riscos da ingestão de cogumelos tóxicos e até hoje não tenho arriscado, e não vai ser agora que começo a me interessar para além dos interesses culinários que o perigo pode aumentar que vou arriscar. Acho um exagero insinuar que queremos comer tudo o que mexe e digo queremos porque eu já vi uma resposta idêntica, penso que não é difícil entender que para quem se começa a interessar por este assunto e que já acha os cogumelos enlatados uma delícia, que vai querer aos poucos saborear novas espécies é claro que não vai ser o único objectivo porque o interesse vai muito para além da gastronomia. Se reparar em todas as minhas intervenções, acho que este foi a única vez que perguntei directamente se poderia comer, sei que já perguntei se seria comestível, mas apenas para registo.

Gostava que tomasse em consideração que pode aparecer mais pessoas que estão completamente a zero como eu, com mais ou menos sensibilidade e que algumas até aparecem apenas pelo aspecto culinário e que podem evoluir para um interesse mais profundo, acho sinceramente que não é com este tipo de respostas que vai incentivar as pessoas a “servirem-se” deste fórum para que possam evoluir um pouco neste assunto tão complexo que são os cogumelos.

Deixo uma pequena sugestão, deveria haver um pequeno texto informativo para estas questões que para alguns são básicas, mas que para aqueles que cheguem aqui pela primeira vez tenham uma noção mais exacta, que tudo o que rodeia os cogumelos é bem mais complexo do que parece.

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para identificação Empty Ó Eduardo

Mensagem  efe Sex 20 Nov 2009, 23:16

«Eduardo escreveu:Quando se chega a quase 100% da identificação deste cogumelo será imprudência da minha parte se comer os ditos cujos? Pelo que eu li são deliciosos.»


Ó Eduardo, o Pedro Claro respondeu-te, e muito bem, em resultado daquilo que escreveste - e que eu interpretei da mesma forma que o Pedro - aliás, mesmo antes dele responder senti-me tentado a perguntar-te se achas que 10 mil espécies diferentes de cogumelos terão 10 mil sabores diferentes?! Por acaso já comeste 10 espécies de cogumelos sem qualquer acompanhamento, salteados apenas num fio de azeite, ou passadas na brasa com uma pedrita de sal? Pois vai experimentando e depois, daqui a umas meses, diz-me se cada uma dessas espécies representa um paladar, um sabor assim tão diferente. Eu gosto de cogumelos mas reconheço que são as formas distintas de os cozinhar, os diferentes acompanhamentos ou ingredientes que juntamos, que os transformam em acepipes gastronómicos. Posto isto, reitero a questão que o Pedro Claro colocou: Porquê tanto empenho em identificar a comestibilidade de todos os cogumelos que se vêem ou que nos chegam à mão? Não há necessidade.
Entre nós existirão uma dezena ou dezena e meia de cogumelos comestíveis e "interessantes" para a culinária. Esses, já estão todos referenciados na secção "Gastronomia" deste fórum. Os outros dividem-se entre "comestíveis sem qualquer valor" e "não comestíveis". Vai dar uma vista de olhos aos tópicos que já existem no fórum, porque é tarefa escusada solicitar às pessoas que repitam aquilo que já disseram (escreveram) antes. Depois, se ainda tiveres dúvidas, então é que deves colocá-las.

E boas caçadas.

Eu é que estou pior, porque aqui para baixo ainda não choveu nada de jeito.
Saúde.
Cool
efe
efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Idade : 62
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para identificação Empty Re: Ajuda para identificação

Mensagem  Pedro Claro Sáb 21 Nov 2009, 00:48

Eduardo escreveu:
Pedro Claro escreveu:
Eduardo escreveu:Quando se chega a quase 100% da identificação deste cogumelo será imprudência da minha parte se comer os ditos cujos? Pelo que eu li são deliciosos.

Primeiro, quase 100% é de um optimismo exagerado. O que propus é uma hipótese de identificação, mas nem eu ponho as mãos no fogo por ela. TALVEZ o género seja mais seguro, mas há imensas espécies do género Psathyrella com grandes semelhanças entre si. E este género não é dos que têm espécies particularmente interessantes do ponto de vista gastronómico.

Depois, nunca li em lado nenhum que Psthyrella candolleana é uma espécie "deliciosa"! Aliás, alguns livros dão esta espécie como não comestível enquanto outros a consideram comestível de fraca qualidade. Em qualquer dos casos, não me parece motivo para comer, ainda para mais quando a identificação é muito incerta.

Alguém me explica qual o interesse de comer todos os cogumelos que apanham, correndo o risco de graves intoxicações ou, eventualmente, a morte??? Fazem o mesmo com todas as frutas silvestres, com todas a bagas, com todas as ervas, como todos os tubérculos, com todas as flores que encontram? Não fazem, pois não? Então repito: porque razão há tanto interesse em saber se uma espécie de cogumelo é comestível ou não???

Alerto para a imensa incerteza na identificação dos cogumelos, principalmente quando APENAS BASEADA EM FOTOGRAFIAS. É que, em Portugal, possivelmente teremos 4 ou 5 milhares de espécies diferentes!!!
É importante saberem que para além de eu não ter qualquer tipo de conhecimento, sou completamente novato, apenas no ano passado comi uns Xerocomus badius e edulis, porque um amigo que tem algum conhecimento me garantiu que poderia comer à vontade, ensinou-me com pormenor como ter a certeza que não estava a confundir com outra espécie e mesmo quando aparecem cogumelos que tem tudo para ser comidos, mas apenas porque tem um formato um pouco diferente já não arrisco.

Estou completamente ciente dos riscos da ingestão de cogumelos tóxicos e até hoje não tenho arriscado, e não vai ser agora que começo a me interessar para além dos interesses culinários que o perigo pode aumentar que vou arriscar. Acho um exagero insinuar que queremos comer tudo o que mexe e digo queremos porque eu já vi uma resposta idêntica, penso que não é difícil entender que para quem se começa a interessar por este assunto e que já acha os cogumelos enlatados uma delícia, que vai querer aos poucos saborear novas espécies é claro que não vai ser o único objectivo porque o interesse vai muito para além da gastronomia. Se reparar em todas as minhas intervenções, acho que este foi a única vez que perguntei directamente se poderia comer, sei que já perguntei se seria comestível, mas apenas para registo.

Gostava que tomasse em consideração que pode aparecer mais pessoas que estão completamente a zero como eu, com mais ou menos sensibilidade e que algumas até aparecem apenas pelo aspecto culinário e que podem evoluir para um interesse mais profundo, acho sinceramente que não é com este tipo de respostas que vai incentivar as pessoas a “servirem-se” deste fórum para que possam evoluir um pouco neste assunto tão complexo que são os cogumelos.

Deixo uma pequena sugestão, deveria haver um pequeno texto informativo para estas questões que para alguns são básicas, mas que para aqueles que cheguem aqui pela primeira vez tenham uma noção mais exacta, que tudo o que rodeia os cogumelos é bem mais complexo do que parece.

Muito sinceramente prefiro menos um utilizador mas vivo e de boa saúde do que ter que escrever um epitáfio a um membro do fórum!

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para identificação Empty Re: Ajuda para identificação

Mensagem  Eduardo Ter 24 Nov 2009, 22:05

Pedro Claro escreveu:
Eduardo escreveu:
Pedro Claro escreveu:
Eduardo escreveu:Quando se chega a quase 100% da identificação deste cogumelo será imprudência da minha parte se comer os ditos cujos? Pelo que eu li são deliciosos.

Primeiro, quase 100% é de um optimismo exagerado. O que propus é uma hipótese de identificação, mas nem eu ponho as mãos no fogo por ela. TALVEZ o género seja mais seguro, mas há imensas espécies do género Psathyrella com grandes semelhanças entre si. E este género não é dos que têm espécies particularmente interessantes do ponto de vista gastronómico.

Depois, nunca li em lado nenhum que Psthyrella candolleana é uma espécie "deliciosa"! Aliás, alguns livros dão esta espécie como não comestível enquanto outros a consideram comestível de fraca qualidade. Em qualquer dos casos, não me parece motivo para comer, ainda para mais quando a identificação é muito incerta.

Alguém me explica qual o interesse de comer todos os cogumelos que apanham, correndo o risco de graves intoxicações ou, eventualmente, a morte??? Fazem o mesmo com todas as frutas silvestres, com todas a bagas, com todas as ervas, como todos os tubérculos, com todas as flores que encontram? Não fazem, pois não? Então repito: porque razão há tanto interesse em saber se uma espécie de cogumelo é comestível ou não???

Alerto para a imensa incerteza na identificação dos cogumelos, principalmente quando APENAS BASEADA EM FOTOGRAFIAS. É que, em Portugal, possivelmente teremos 4 ou 5 milhares de espécies diferentes!!!
É importante saberem que para além de eu não ter qualquer tipo de conhecimento, sou completamente novato, apenas no ano passado comi uns Xerocomus badius e edulis, porque um amigo que tem algum conhecimento me garantiu que poderia comer à vontade, ensinou-me com pormenor como ter a certeza que não estava a confundir com outra espécie e mesmo quando aparecem cogumelos que tem tudo para ser comidos, mas apenas porque tem um formato um pouco diferente já não arrisco.

Estou completamente ciente dos riscos da ingestão de cogumelos tóxicos e até hoje não tenho arriscado, e não vai ser agora que começo a me interessar para além dos interesses culinários que o perigo pode aumentar que vou arriscar. Acho um exagero insinuar que queremos comer tudo o que mexe e digo queremos porque eu já vi uma resposta idêntica, penso que não é difícil entender que para quem se começa a interessar por este assunto e que já acha os cogumelos enlatados uma delícia, que vai querer aos poucos saborear novas espécies é claro que não vai ser o único objectivo porque o interesse vai muito para além da gastronomia. Se reparar em todas as minhas intervenções, acho que este foi a única vez que perguntei directamente se poderia comer, sei que já perguntei se seria comestível, mas apenas para registo.

Gostava que tomasse em consideração que pode aparecer mais pessoas que estão completamente a zero como eu, com mais ou menos sensibilidade e que algumas até aparecem apenas pelo aspecto culinário e que podem evoluir para um interesse mais profundo, acho sinceramente que não é com este tipo de respostas que vai incentivar as pessoas a “servirem-se” deste fórum para que possam evoluir um pouco neste assunto tão complexo que são os cogumelos.

Deixo uma pequena sugestão, deveria haver um pequeno texto informativo para estas questões que para alguns são básicas, mas que para aqueles que cheguem aqui pela primeira vez tenham uma noção mais exacta, que tudo o que rodeia os cogumelos é bem mais complexo do que parece.

Muito sinceramente prefiro menos um utilizador mas vivo e de boa saúde do que ter que escrever um epitáfio a um membro do fórum!
Sem querer “alimentar” mais polémica acho que de certa forma não fui bem entendido, só escrevi aqui, um pouco do que eu senti com aquela resposta, até cheguei a sentir uma certa irritação pela questão, de qualquer maneira eu sou o suficiente humilde para aceitar os meus erros. Da minha parte peço desculpa pelos erros que cometi, mesmo que tenha sido por ignorância.
Um abraço.

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para identificação Empty Re: Ajuda para identificação

Mensagem  Pedro Claro Ter 24 Nov 2009, 22:38

Eduardo escreveu:Sem querer “alimentar” mais polémica acho que de certa forma não fui bem entendido, só escrevi aqui, um pouco do que eu senti com aquela resposta, até cheguei a sentir uma certa irritação pela questão, de qualquer maneira eu sou o suficiente humilde para aceitar os meus erros. Da minha parte peço desculpa pelos erros que cometi, mesmo que tenha sido por ignorância.
Um abraço.

Não houve polémica, não houve irritação e não há necessidade de desculpas.

O objectivo das minhas respostas foi claro: não deixar margem para qualquer engano, o que poderia ser fatal.

Continua a colocar fotos e pedidos de identificação; se algum dia colocares fotos de uma espécie inequivocamente boa para comer, certamente serás alertado para fazer bom uso da colheita. Wink

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para identificação Empty Re: Ajuda para identificação

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos