Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

IDENTIFICAÇÃO

3 participantes

Ir para baixo

IDENTIFICAÇÃO Empty IDENTIFICAÇÃO

Mensagem  brunocarvalho Qua 13 Nov 2013, 15:14

ola hoje vi este fungo do qual nao o veijo no meu manual (cogumelos da everest) e o qual nao consegui identificar nem saber do que se trata..

HABITAT em grupo na serra de sintra na margem de um caminho de terra no meio de umas ervas e  junto a uma pequena lagoa
CHAPÉU (dimensões ovais entre os 5ctm e 10ctm cores branca e texturas lisas cutila nao tem descolorações ao toque ....
NAO TEM PÉ .................................... totalmente oval
HIMENÓFORO (parte interior da cutila envolvente num gel tranparente que se separa facilmente do resto da carne do fungo, interior laranja sem qualquer tipo de laminas ou tubos e sem qualquer descoloração ao toque   bastante consistente
ESPORADA?????????????????????
CHEIRO E SABOR tem um cheiro forte a algo que nao consegui identificar e o seu sabor nao foi testado

IDENTIFICAÇÃO Dwno
IDENTIFICAÇÃO Bk59
IDENTIFICAÇÃO Im2y
IDENTIFICAÇÃO Qh6m

brunocarvalho
hifa
hifa

Número de Mensagens : 28
Idade : 43
Fungónimo : tentar aprender e ajudar todos aqueles que como eu se interessem por cogumelos
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

IDENTIFICAÇÃO Empty Re: IDENTIFICAÇÃO

Mensagem  Pedro Claro Qua 13 Nov 2013, 16:40

Esta é a fase de ovo de um Phallus/Mutinus ou de um Clathrus. Sem os deixares desabrochar completamente não é possível proceder à identificação. Volta ao local daqui a um ou dois dias e é possível que já se possa saber de que se trata.

[EDIT] Sem certezas, mas vendo melhor as fotografias parece-me Clathrus ruber.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

IDENTIFICAÇÃO Empty Re: IDENTIFICAÇÃO

Mensagem  brunocarvalho Qua 13 Nov 2013, 17:05

Pedro Claro penso mesmo ser um clathus ruber tenho estado a pesquisar aqui pela net e estava a chegar a essa mesma conclusao vou tentar la passar daqui a uns dias pois o "ovo" ja deve ter desabrochado completamente e tiro as duvidas.....

brunocarvalho
hifa
hifa

Número de Mensagens : 28
Idade : 43
Fungónimo : tentar aprender e ajudar todos aqueles que como eu se interessem por cogumelos
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

IDENTIFICAÇÃO Empty Re: IDENTIFICAÇÃO

Mensagem  PEDRA Qua 13 Nov 2013, 19:46

Coisa estranha.
Parecem cabeças de alho... Smile

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

IDENTIFICAÇÃO Empty Re: IDENTIFICAÇÃO

Mensagem  brunocarvalho Qua 13 Nov 2013, 20:34

estava a ver aqui no meu guia e em um outro pequeno livro que tenho e o ovo parece ser mesmo o do clathus ruber no do cogumelos da everest o desenho e as fotos nao estao dos melhores mas no meu outro manual diz que a carne pode ser vermelha ou laranja prometo que daqui a uns dias se alguem nao o conseguir identificar vou la tirar novas fotos com ele desabrochado se nao ouver outro curioso pior do que eu que dê cabo deles pois vi la dois amanita phalloides cortados ao meio algum curioso ja la tinha andado.............

brunocarvalho
hifa
hifa

Número de Mensagens : 28
Idade : 43
Fungónimo : tentar aprender e ajudar todos aqueles que como eu se interessem por cogumelos
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

IDENTIFICAÇÃO Empty Re: IDENTIFICAÇÃO

Mensagem  brunocarvalho Qui 14 Nov 2013, 00:26

http://jesusbazf.wikispaces.com/Clathrus+ruber+P.+Micheli+ex+Pers.+1801

brunocarvalho
hifa
hifa

Número de Mensagens : 28
Idade : 43
Fungónimo : tentar aprender e ajudar todos aqueles que como eu se interessem por cogumelos
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

IDENTIFICAÇÃO Empty Re: IDENTIFICAÇÃO

Mensagem  Pedro Claro Qui 14 Nov 2013, 10:30

Não é uma questão de 'conseguir identificar'; é uma questão de não ter dados para o fazer. Há várias espécies que, em fase de ovo, são passíveis de confusão (Phallus spp., Mutinus caninus, Clathrus ruber, Colus hirudinosus...) mas que, depois de completamente desenvolvidas, são muito fáceis de identificar. Portanto, para termos a certeza, será mesmo necessário fotografias de pelo menos um exemplar completamente desenvolvido.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

IDENTIFICAÇÃO Empty Re: IDENTIFICAÇÃO

Mensagem  brunocarvalho Qua 20 Nov 2013, 13:37

hoje passei pelo local e foi realmente mesmo confirmado que se trata do Clathrus ruber nao tirei fotos pois levei a maquina sem bateria Razz  realmente o cheiro a carne podre sente-se a metros de distancia.....

brunocarvalho
hifa
hifa

Número de Mensagens : 28
Idade : 43
Fungónimo : tentar aprender e ajudar todos aqueles que como eu se interessem por cogumelos
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

IDENTIFICAÇÃO Empty Re: IDENTIFICAÇÃO

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos