Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

o verdadeiro mundo do cultivo em portugal

2 participantes

Ir para baixo

o verdadeiro mundo do cultivo em portugal Empty o verdadeiro mundo do cultivo em portugal

Mensagem  FRANCISCO MATEUS Dom 09 Mar 2014, 13:13

depois de ler alguns comentários acerca da produção decidi dar o meu contributo, assim:
tenho uma exploração  de cogumelos( 3 salas  de agaricus), estou a produzir á cerca de um ano, e produzimos no ano passado cerca de 120 toneladas de cogumelos.
Os conselhos que eu dou a quem se pretende instalar são:
1º- A actividade é uma actividade muito exigente em termos de dedicação e empenho;
2º- dizer que o sector dos cogumelos não é a árvore das   patacas como eu já vi muita gente a querer fazer passar essa imagem, é um sector que está a crescer mas que tem muitos riscos pelo meio.
3º- antes de investir um cêntimo que seja, há que definir aquilo que queremos fazer, queremos fazer vida com este projecto ou é um gosto pessoal e encaramos isto como um "hobie",
4º- quando se trata de um "hobie", já todos sabem o que fazer por isso não vou perder tempo com esta hipótese, vou falar apenas da 1ª opção,  os cogumelos como sector de actividade, e para tal há questões "sagradas" que tem de ser colocadas e ter respostas tais como:
qual será o nosso mercado, que quantidades esses mercados necessitam;
quais os custos de logística que esses mercados exigem;
que dinheiro e tempo tenho para investir neste projecto.
Nota: eu lei-o muitas vezes o seguinte " eu tenho no sei quantos terrenos e instalações abandonadas e queria aproveita-las", nada mais de racional mas não se esqueçam nunca que requalificar pode ficar mais caro que reconstruir.
4º- tendo as respostas estas perguntas podemos passar ao ponto seguinte, vamos dimensionar o nosso negócio á medida das nossas possibilidades e aqui é que se situa o cerne da questão, permitirão esta frontalidade, mas projectos orçados em 100, 200 e mesmo 300 mil euros para 3,4,5, 6 salas são uma autêntica "banha da cobra" são apenas para "limpar o dinheiro" de um investidor.
Há equipamento fundamental numa unidade de produção de cogumelos como: salas devidamente isoladas, unidades de tratamento de ar (UTAS), um Chiller (máquina de frio), uma caldeira, controlos e respectivos programas e uma camara frigorífica, façam uma pesquisa das necessidades de circulação de ar numa exploração de cogumelos e vejam as máquinas que são necessárias para garantir esses valores e tirem as vossas conclusões.
5º- feito o investimento, há que começar a produzir. e eu pergunto com que matéria-prima? vão produzi-la? esqueçam esta opção, pois "fazer" composto é das coisas mais difíceis que há, e falo por experiência própria que trabalhei numa empresa de produção de composto. comprá-la? onde? Em Portugal, Espanha, Bélgica, Holanda, Polónia? em Espanha esqueçam, barata mas de muito má qualidade, Portugal- a Sousa.... esqueçam também, Holanda - cara, boa á saída não sei á chegada, Polónia-  há de tudo, mas fica cara também.
5º- Produzir- aqui só há uma forma de aprendermos a tirar partido das nossas instalações que é errando, e mentalizem-se que os nossos erros custam dinheiro, podemos e devemos ter um bom consultor com vasta experiência na produção de cogumelos, e estes mais uma vez custam dinheiro ( em Portugal só existem 2 pessoas Eurico de Sousa e José Manuel de Sousa que sabem da fruta o resto são teóricos sem qualquer experiência prática ou com experiência muito duvidosa em termos de resultado, na Holanda estão os melhores mas custam fortunas)
Para finalizar, há a questão da mão-de-obra especializada para apanha que não há e terão que a formar, e aqui mais uma vez sairá-vos do bolso, pois no inicio há cogumelo que baixará de categoria por não ser apanhado a tempo e horas. nota: recrutem pessoas habituadas a apanhar morango.
Desculpem a minha frontalidade neste artigo, mas quero só e apenas transmitir muito daquilo que eu passei nestes últimos 4 anos. o sector necessita de gente qualificada para o podermos desenvolver, mas não acreditem que é um caminho fácil (como tudo na vida), e os ritmos de trabalho são idênticos aos do crescimento do cogumelo. bem haja a todos aqueles que gostam da actividade cogumelos como eu

FRANCISCO MATEUS

Número de Mensagens : 2
Fungónimo : Agaricus
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

o verdadeiro mundo do cultivo em portugal Empty Re: o verdadeiro mundo do cultivo em portugal

Mensagem  alexandre xabregas Dom 09 Mar 2014, 21:17

Uma visão de quem conhece a produção e comercialização, mas sabe alguma coisa acerca da comercialização de espécies selvagens... quem vende ?.....quem compra ?

alexandre xabregas
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 68
Idade : 55
Fungónimo : campestre
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

o verdadeiro mundo do cultivo em portugal Empty Re: o verdadeiro mundo do cultivo em portugal

Mensagem  FRANCISCO MATEUS Seg 10 Mar 2014, 06:56

Uma visão de quem conhece a produção e comercialização, mas sabe alguma coisa acerca da comercialização de espécies selvagens... quem vende ?.....quem compra ?
Caro Alexandre, quanto aos selvagens enquanto não for criada legislação que regule este sector é complicado. Não é complicado vender, eu conheço uma empresa que se dedica a este tipo de cogumelo e consome umas largas toneladas de cogumelo, mas o problema entronca numa questão muito simples que é a certificação. quem certifica? para negociar com o mercado europeu há normas em vigor que tem de ser cumpridas, não havendo a montante entidades a fazer este trabalho, ficamos de "mãos atadas". existem outras formas é verdade, mas que não permitem obter as mais valias nas vendas e por sinal valorizar o produto na compra.

FRANCISCO MATEUS

Número de Mensagens : 2
Fungónimo : Agaricus
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

o verdadeiro mundo do cultivo em portugal Empty Re: o verdadeiro mundo do cultivo em portugal

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos