Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Holanda proíbe venda de "cogumelos mágicos"

5 participantes

Ir para baixo

Holanda proíbe venda de "cogumelos mágicos" Empty Holanda proíbe venda de "cogumelos mágicos"

Mensagem  manel Sáb 29 Nov 2008, 01:55

É uma notícia vinda da Folha Online, do Brasil:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u473004.shtml

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Holanda proíbe venda de "cogumelos mágicos" Empty Re: Holanda proíbe venda de "cogumelos mágicos"

Mensagem  Nuno Sáb 29 Nov 2008, 13:51

Já sabia disto, Manel, parabéns pelo achado ( podia ter postado também, mas enfim Rolling Eyes ).

Em causa, penso ser só, são os agários das moscas, conhecidos por "fly agaric" (amanita muscária) e os psylocibe cubensis e semilanceata. Estes últimos contêm na sua composição química a psilocibina, ou psilocina.
Já nos amanita muscária encontram-se o ácido iboténico, a muscazona e o muscimol (derivado do ácido iboténico em desidratação).
Estes últimos cogumelos são os que conheço melhor Wink
Apesar do dogma, estes cogumelos não são mortais (disse-me um professor), apesar de tóxicos.
Para as substãncias activas se converterem em psicoactivas, precisam de ser secos, só depois ingeridos. Isso ocorre porque o ácido iboténico, com a secagem, é degradado em muscinol, após descarboxilação, sendo 5 a 10 vezes mais psicoactivo. Uns 10 ou mais cogumelos podem ser constituír uma dose fatal, apesar de terem sido registadas pouquíssimas mortes.

Se ingerido antes de seco, não provoca a morte, (dependendo também de quantidades), mas sim vómitos e diarreia (e em alguns casos espasmos musculares e tonturas), e a pessoa em causa recupera em algumas horas, ou seja, é tóxico mas não mortal. È composto por muscarina, em baixas quantidades, e com altas quantidades em micetoatropina. Daqui a razão para não ser aconselhável administrar em pessoas que os ingeriram (crus), sulfato de atropina, que não inactiva a muscarina, apenas agrava os sintomas. Deve então ser administrado e combatido com purgantes salínicos e uma lavagem estomacal.
Todas estas substãncias têm efeito sobre o sistema nervoso, e são encontradas principalmente na camada superfícial do píleo (chapéu).

Portanto, é melhor pensar duas vezes antes de se aventurar neste mundo Wink

Espero que ajude e já sabem, algum erro é só dizer!

Um abraço


Última edição por Nuno em Sex 06 Fev 2009, 21:02, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Erros ortográficos :))
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Holanda proíbe venda de "cogumelos mágicos" Empty P.S.

Mensagem  Nuno Sáb 29 Nov 2008, 13:53

p.s. contudo, não falei devidamente do cogumelos em causa, o psylocibe cubensis, mas não o conheço como o muscária...

Um dia abro um tópico sobre isto Smile
Um abraço
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Holanda proíbe venda de "cogumelos mágicos" Empty E em Portugal...

Mensagem  manel Dom 30 Nov 2008, 03:09

Pelo que percebo da leitura desta nota da Polícia Judiciária, postada/modificada a 12/07/2005 no Portal da Justiça, em Portugal também são ilegais:

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Holanda proíbe venda de "cogumelos mágicos" Empty Re: Holanda proíbe venda de "cogumelos mágicos"

Mensagem  Polecat Dom 30 Nov 2008, 13:34

Olá amigos

Esta batalha entre as autoridades holandesas e a proibição de psilocibinos já tem pelo menos 5 anos. Primeiro conseguiram proibir a venda de cogumelos secos, dificultando assim a sua exportação ilegal para outros países. Muitos problemas não desapareceram, o principal destes sempre foi apontado pela correlação existente entre a venda de psilocibinos e a presença nas redondezas de traficantes de drogas ilegais (cocaína e até heroína), quem conhece bem Amesterdão sabe do que falo, a malta nova é constantemente abordada e aliciada por traficantes alguns deles até toxicodependentes. Cheguei a ver naquela cidade à luz do dia, em locais não muito recônditos, toxicodependentes a fumar heroína ou cocaína directamente do papel prata. Pelos piores motivos eu sei, mas deixei de ficar tão chocado com a realidade portuguesa, afinal de contas a Holanda é um dos países mais desenvolvidos do mundo. Para além do crescente tráfico de drogas ilegais, os estrangeiros (principalmente dos países vizinhos) aumentavam os relatos de distúrbios e por vezes vandalismo.

Premeditadamente ou não, os cogumelos mágicos, cannabis e outros produtos naturais foram sendo a imagem de marca dos Países Baixos e Amesterdão, eram mentalidades raras e liberais (outros pontos do mundo chamavam-lhe "libertinas"), finalmente era dada liberdade aos seres humanos para tirarem proveito daquilo que a Terra lhes dava por direito, poderia ter sido um importante marco na história da civilização e poderia ter-nos levado a outra condição e filosofia de existência, melhor e mais equilibrada que as de hoje que estão em eminente ruptura. Infelizmente para o planeta e infelizmente para a Humanidade, o Homem mais uma vez provou que ainda não está preparado, mostrou que é apenas mais um primata, um de óculos e gravata com um lápis e muita tecnologia e potencial erroneamente aplicados. Estes cogumelos, plantas e animais que têm a capacidade de nos mostrar realidades diferentes não são brinquedos que possamos usar só "p'ra nossa própria maluquice". O juntar de Homem e estes outros seres deve ser consciente e responsável, só assim poderão ser ferramentas úteis e construtivas à civilização decadente.

A visão e mentalidade sobre estas substâncias pode ser muito sucintamente interpretada como dois pratos de uma balança. Um lado mais liberal que encara como benéfico, inofensivo e interessante o uso de cogumelos, e um outro lado conservador que urge em apelidar este e outros produtos naturais como "drogas", "ilegal", "proibido" etc. Ora, a Holanda conseguiu ser pioneira no Ocidente graças a um ligeiro pender da balança para o primeiro prato, o passo era importante, um grande número de pessoas podia então passar conhecer diferentes realidades, ou ainda, conhecer melhor a realidade saindo da sua janelinha em que sempre viveu. Para isso era apenas necessária uma coisa, responsabilidade...A falta de responsabilidade e imaturidade do Ser Humano não tardou em pesar fortemente a favor do segundo prato da balança.

Sinceramente, dadas as circunstâncias estou convencido que esta proibição seja de momento a decisão mais acertada, é como um castigo para um bebé quando lhe compramos um órgão para ele brincar e aprender a tocar, se ele não souber utilizá-lo, partindo-o contra o chão, é simples, tira-se-lhe o órgão das mãos até crescer mais um bocadinho. Quem perde são aqueles irmãos, aprendizes de músico, que convivem com o bebé e não têm culpa que ele seja imaturo, mas esses sabem sempre onde os pais escondem o órgão.

Quero também fazer um comentário em relação à forma impressionantemente imparcial que os meios de comunicação social veiculam conhecimento. Aliás raramente o veiculam, normalmente veiculam correntes de ideias que nem sempre representam a maioria sequer, muitas vezes resultando em notícias mentirosas como os mais atentos todos sabem. Então aqui vão umas correcções:

Portal da Justiça escreveu:A substância Psilocibina, cujos efeitos perduram entre 6 a 8 horas no corpo humano, actua como perturbadora do sistema nervoso central, provocando graves alterações na percepção da realidade (distorção do espaço, do movimento, das cores e dos cheiros), provocando enjoos, desconforto, insegurança e até pânico.
Interessantes os efeitos da psilocibina (que nem é a substância mais activa no cogumelo)...devem mesmo ser só estes e quem experimenta deve ser masoquista Suspect

Portal da Justiça escreveu:Os efeitos do seu consumo a médio/longo prazo a nível cerebral não estão identificados de forma definitiva, sabendo-se contudo da forte probabilidade de ocorrência de graves lesões irreversíveis.
Nunca encontrei tal referência...com segurança digo, relato inventado...já que a psilocibina na Lei portuguesa está metida no mesmo saco que ecstasy, LSD etc, convém também que as consequências sejam semelhantes Evil or Very Mad

Reuters escreveu:Os cogumelos possuem uma substância chamada psilocibina, considerada alucinógena. Os efeitos podem durar cerca de seis horas e incluem náuseas, vômito, fraqueza muscular e sonolência nos primeiros estágios após o consumo
"Reuters", aka "fábrica da notícias". Primeiro de tudo, "podem incluir" e não "incluem". Segundo e aqui estou na minha área e estudei isto especificamente há poucas semanas, até há duas ou três semanas atrás, não havia qualquer estudo que referisse a psilocibina e psilocina como causadoras de dinapenia (chamada pela Reuters de "fraqueza muscular", seja lá o que isso for).


Para finalizar só gostava de esclarecer que apesar de já ter tentado aceder ao Decreto-lei 15/93 de 22 de Janeiro nunca o consegui, mas tanto quanto dá para perceber, o que é ilegal em Portugal é a Psilocibina, razão essa que permite ainda a venda legalmente de kits de cultivo de psilocibinos vários pontos do nosso país, apenas com o substrato e esporos, claro que ao cultivarem estarem já fora da Lei, mas tecnicamente a venda de esporos parece ser legal. Em conversas de blogs e fóruns online, Portugal já anda a ser chamada a segunda Holanda. Não sei se é bom nem mau, mas tendo em conta que não resulta na Holanda, acredito que dificilmente resulte em Portugal. De qualquer maneira, convém ainda esclarecer, nenhuma substância presente no cogumelo Amanita muscaria é ilegal em Portugal.



Até breve!
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Holanda proíbe venda de "cogumelos mágicos" Empty Re: Holanda proíbe venda de "cogumelos mágicos"

Mensagem  Nuno Dom 30 Nov 2008, 21:10

Polecat escreveu:


. De qualquer maneira, convém ainda esclarecer, nenhuma substância presente no cogumelo Amanita muscaria é ilegal em Portugal.


Exactamente Polecat, qualquer um possui libre-arbítrio para fazer o que entender Wink

Quanto a esta frase que citei, em Portugal só se mudam as legislações quando algo mau acontece ou alguém se lembra de criticar, como em 2003 quanto à venda de sementes de cannabis!

Bem, parece que já visitaste todos os países europeus Very Happy

"Sinceramente, dadas as circunstâncias estou convencido que esta proibição seja de momento a decisão mais acertada, é como um castigo para um bebé quando lhe compramos um órgão para ele brincar e aprender a tocar, se ele não souber utilizá-lo, partindo-o contra o chão, é simples, tira-se-lhe o órgão das mãos até crescer mais um bocadinho. Quem perde são aqueles irmãos, aprendizes de músico, que convivem com o bebé e não têm culpa que ele seja imaturo, mas esses sabem sempre onde os pais escondem o órgão."

Uma excelente metáfora! Quando as pessoas se consciencializarem dos perigos, irá haver mais responsabilidade e principalmente, acima de tudo, respeito.


"mas tanto quanto dá para perceber, o que é ilegal em Portugal é a Psilocibina, razão essa que permite ainda a venda legalmente de kits de cultivo de psilocibinos vários pontos do nosso país, apenas com o substrato e esporos, claro que ao cultivarem estarem já fora da Lei, mas tecnicamente a venda de esporos parece ser legal."

Sim, é um contra-senço...


Parabéns Polecat, magnífico post!

Um abraço
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Holanda proíbe venda de "cogumelos mágicos" Empty Amsterdam will not enforce mushroom ban

Mensagem  manel Qua 03 Dez 2008, 13:06

O mayor de Amsterdão, não quer aplicar a a proibição de cogumelos mágicos (para já)

Notícia da Radio Netherlands Worldwide, de 2.Dez.2008

Parece que eatão com vontade de protelar a aplicação da proibição, enquanto puder.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Holanda proíbe venda de "cogumelos mágicos" Empty Re: Holanda proíbe venda de "cogumelos mágicos"

Mensagem  meku Ter 03 Fev 2009, 06:59

se nao estou erro os "cogumelos magicos secos" sao proibidos em qualque ponto do mundo,
Na holanda apenas e possivel adquiri-los frescos .
Curiosamente, e uma grande medida na holanda foi a proibiçao de coffeshops numa area de 100 metros envolventes a locais de ensino limitando assim a "oferta" a clientela das escolas que mesmo assim so com apresentaçao do bi e com idade superior a 18 anos , e que podem entrar num coffe shop e adquirir as drogas ai vendidas.
Relativamente e com nota de fecho , o aumento de violencia na holanda deve-se sim ao trafico de drogas duras associadas ao turismo (sinteticas, cocaina , heroina) e nao esta ligado as coffeshops.
Um erro craso e mais um pouco de contrainformaçao associado aos cogumelos em portugal é associa-lo a drogas duras , visto que de acordo com as normas comunitarias este mesmo nao se enquadra nas substancias proibidas consideradas duras .
Obrigado e bom dia .

meku
esporo
esporo

Número de Mensagens : 10
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Holanda proíbe venda de "cogumelos mágicos" Empty Re: Holanda proíbe venda de "cogumelos mágicos"

Mensagem  Polecat Ter 03 Fev 2009, 13:17

Olá meku,

meku escreveu:se nao estou erro os "cogumelos magicos secos" sao proibidos em qualque ponto do mundo,
Na holanda apenas e possivel adquiri-los frescos .
Rolling Eyes Ainda não li nenhum artigo respectivo da legislação holandesa, mas todos os holandeses com que me deparo todas as semanas, inclusive os meus colegas de casa, corroboram que a venda de "cogumelos psilocibinos" é agora ilegal em todo o país...No entanto, ao contrário de Portugal, na Holanda é legal cultivá-los em casa para usufruto próprio.

meku escreveu:Relativamente e com nota de fecho , o aumento de violencia na holanda deve-se sim ao trafico de drogas duras associadas ao turismo (sinteticas, cocaina , heroina) e nao esta ligado as coffeshops.
Parece haver alguma confusão. A psilocibina era na Holanda, uma "droga associada ao turismo", esses turistas atraiam por si, o tráfico de substâncias ilícitas e a violência e crime associados.
Outra coisa, o conceito "coffeshop" não está sequer relacionado com os cogumelos, estes eram vendidos em "smartshops".

meku escreveu:Um erro craso e mais um pouco de contrainformaçao associado aos cogumelos em portugal é associa-lo a drogas duras , visto que de acordo com as normas comunitarias este mesmo nao se enquadra nas substancias proibidas consideradas duras .
Não percebi bem o que e porque consideras "erro crasso". Mas na Lei Portuguesa, a psilocibina está realmente equiparada à heroína, cocaína etc. Não se trata bem de contra informação, é uma decisão legislativa...podemos é não concordar com ela. Pessoalmente e tendo em conta a generalidade das pessoas, concordo com a nossa Lei, conseguia no entanto aperfeiçoá-la.

Abraço Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Holanda proíbe venda de "cogumelos mágicos" Empty Re:cogumelos proibidos na holanda

Mensagem  Pingu Ter 03 Fev 2009, 16:23

Boas
Queria dizer em 1º lugar que os cogumelos magicos, a psilocibina, não deveria estarna categoria de drogas duras, por a razão mais obvia: é um produto natural e isso diz muito na minha opiniao, as outras substancias são todas sinteticas e semi-sinteticas, provocam grande depencia psicologica e algumas fisica, os cogumelos esta provado em estudos que não acontece isso.
Quanto aos cogumelos na Holanda posso confirmar que apenas os secos ficaram ilegais.
Na questão do trafico, o exemplo da cannabis e cogumelos, mostram-nos que legalizar, com regras claro, combate o trafico, existem impostos sobre isso, e o facto de se poder cultivar em casa faz uma grande diferença.
A Amanita muscaria... não sabia! fixe flower Depressa descobri que na loja do caramujo também ha disso:
http://www.cogumelomagico.net/index.php?option=com_virtuemart&page=shop.browse&category_id=3&Itemid=27

"provocando enjoos, desconforto, insegurança e até pânico." Segundo inumeras fontes na internet: Enjoos e desconforto, digestão obviamente complicada do cogumelo demora 15 min, 30 no maximo. Insegurança, pânico, se estiveres triste ou algo do genero vem de seguida estes sentimentos, aumenta as sensações.

Concondo com o Meku, a violencia relacionada com drogas esta sempre ligada à depencia, falta de dinheiro para alimentar o vicio e logo assaltos etc. Como toda a gente sabe isso apenas acontece com heroina e cocaina.

"sabendo-se contudo da forte probabilidade de ocorrência de graves lesões irreversíveis." A velha questão... Por exemplo, se for com o legalissimo alcool, se andares toda a vida ou tipo 10, 20 anos sempre a embebedares-te com a mesma frequencia com que fazes no secundario e universidade, claro que o teu corpo não aguenta, figado diz adeus e cerebro inda mais. Todas essas informações fornecidas pelas autoridades e ainda, muitas vezes pelos media, por serem subs. ilegais fazem um monstro delas, ha que ver as coisas com atenção, nao sao um mar de rosas mas também nao sao um montro como muita gente os pinta.
Um exemplo é um estudo (que apareceu na RTP) que demonstrava que fumar cannabis faz menos mal que tabaco e/ou alcool.. Dá que pensar ha?

Para acabar, sou da opinião do Polecat, as pessoas não sabem brincar tirasse o brinquedo da mão, se ainda não foi referido vou dizer que tudo isto começou na Holanda porque uma miuda irresponsavel de 17 anos (FRANCESA, ESTAVA A FAZER TURISMO) atirou-se de uma ponte abaixo, ha fontes que dizem que nao havia apenas psilocibina no sangue, em todos os sitios esta a mensagem e não misturar cogus magicos com outras substancias, esta situação da miuda aconteceu depois de varias outras de más trips que obrigaram a chamar uma ambulancia. Bom, isto tudo vai de encontro ao que o Polecat disse.
Se não me engano ja li algures que vai sair ou ja saiu que apenas cidadãos com documento que prova que residem no "local" podem comprar cogumelos. É uma boa medida embora uns não devessem pagar pelos outros.

Abraços
Pingu
Pingu
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 43
Idade : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Holanda proíbe venda de "cogumelos mágicos" Empty Re: Holanda proíbe venda de "cogumelos mágicos"

Mensagem  Polecat Ter 03 Fev 2009, 19:08

Amigos,

Após muita discussão, exposição de diferentes pontos de vista e alguma desinformação, decidi encerrar este tópico com a resposta e confirmação ao seu propósito inicial, ou seja, a proibição dos cogumelos psilocibinos nos Países Baixos, que de facto aconteceu.


Em Abril de 2008 foi discutida e aprovada na Lei holandesa a proibição da posse, cultivo e tráfico de psilocibina, psilocina, bem como as espécies que contêm estas substâncias em todo o território holandês. Esta Lei é real e está em vigor desde o dia 1 de Dezembro de 2008.

O nome da lei em questão é Lei do Ópio (Opiumwet) e poderão pesquisá-la a partir daqui.

Esta lei afirma que todos os itens contidos na Lista II (drogas duras), estão sobre o efeito do Artigo 3º, que proíbe veementemente o cultivo, preparação, modificação, transformação, venda, fornecimento, produção e transporte para dentro e para fora de território holandês de todos os itens presentes na referida lista.


Desta forma encerro a discussão que deu origem a este tópico até a Lei Holandesa ser alterada.

Até lá,
Abraços a todos!
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Holanda proíbe venda de "cogumelos mágicos" Empty Re: Holanda proíbe venda de "cogumelos mágicos"

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos