Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Boletos torosos ???

3 participantes

Ir para baixo

pergunta Boletos torosos ???

Mensagem  ZecTarius Qui 30 Out 2008, 18:46

Local:Sesimbra
Habitat:Pinheiro manso,tojo gatunho
Chapeu: amarelo torrado, viscosidade seco(talvez devido a sua idade avançada e ou frio),17 por 12 cm de diametro.
Himénio:poros amarelos que ao toque passam a verde claro em segundos.
Pé: amarelo com laranja perto da base do pé, pe com mesmo diametro da base ate ao chapéu 5 cm de largura com 8 cm de altura.
Cheiro:agradavel.
Esporada: castanho claro.
Corte longitudinal: amarelo mostarda passando a azul escuro em 1 minuto, e com alguns tons de verde claro.
Proposta:boletos torosos.
Notas: fotos com pouca qualidade devido a ser uma cybershot.

Dados retirados para proposta do livro (guia de los hongos da europa Bruno Cetto).
Caso falte algum dado que nao soube tirar visto ser principiante na recolha de dados e so dizerem que ele ainda la esta Wink

Aqui vao as fotos....
Boletos torosos ??? Dsc00315[/justify]Boletos torosos ??? Dsc00317Boletos torosos ??? Dsc00318Boletos torosos ??? Dsc00319Boletos torosos ??? Dsc00321
Proposta: Boletos Torosos


E ainda um bónus, um video do corte do pé...


ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Correção...

Mensagem  ZecTarius Qui 30 Out 2008, 19:30

Habitat: pinheiro bravo e nao pinheiro manso como antes tinha referido!!!

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Boletos torosos ???

Mensagem  Polecat Qui 30 Out 2008, 19:50

Olá zt Very Happy


Começas logo por um desses, é puxadinho, pelos menos para mim, Boletus comigo normalmente é só edulis e parentes chegados Wink

De qualquer maneira boa descoberta! e para primeiro post, está excelente Wink

Mas quanto à espécie que sugeriste - Boletus torosus - estive a pesquisar rapidamente aí pela net fora e em termos morfológicos parece mesmo encaixar em muitos aspectos com Boletus torosus, que por si só apresenta muitas variações.
No entanto aqui vão alguns pontos importantes para identificar esta espécie:

-esta espécie tem costuma ter um ligeiro reticulado no pé, lembras-te de algo parecido? Este é um caracter importante de descrever no género Boletus.

-nas descrições que lí, não consegui encontrar nenhuma referência à cerca do esverdeamento do himénio...o que diz a descrição do Bruno Cetto sobre isso nesta espécie?

-é aqui que surgem mais dúvidas em relação à hipótese Boletus torosus. As descrições que lí nunca referiram o habitat como podendo ser pinheiros, normalmente Quercus ou Faias...não faço a miníma de que espécie poderá ser, mas pelo aspecto dá a ideia que até está a decompor aquela madeira..nem sei se há Boletus lenhícolas.

Enfim, esperam-se melhores respostas que esta Razz

Um abraço e bom registo! Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Boletos Torosos ???

Mensagem  ZecTarius Qui 30 Out 2008, 20:17

olá polecat.

- Agora que referençias te isso, lembro me sim de ver um ligeiro reticulado na base do pé.

-Quanto a informação acerca do tom esverdeado nao tirei esse dado do livro de B.Cetto eu e que acrescentei esse dado visto o ter observado; peço desculpa por nao ter sido mais explicito nessa parte.


Obrigado pelas dicas, e continua a dalas pa eu as por em prática, respondendo assim melhor ás informações necessárias para a indentificação Smile

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Boletos torosos ???

Mensagem  Polecat Sáb 01 Nov 2008, 17:00

grande zt! Very Happy


nas descrições que lí, não consegui encontrar nenhuma referência à cerca do esverdeamento do himénio...o que diz a descrição do Bruno Cetto sobre isso nesta espécie?
Quanto a informação acerca do tom esverdeado nao tirei esse dado do livro de B.Cetto eu e que acrescentei esse dado visto o ter observado; peço desculpa por nao ter sido mais explicito nessa parte


O que quis dizer era que nas informações que lí acerca do Boletus torosus, em nenhuma encontrei o pormenor do esverdeamento do himénio, que pode ser um dado muito importante na identificação de Boletus

Por isso e por também não ter acesso a livros aqui onde estou, estou curioso por saber o que o Bruno Cetto escreveu sobre o himénio de Boletus torosus.

Se esse livro tiver chaves dicotómicas para a identificação de Boletus tenta usa-la mais do que uma vez de acordo com os dados que tens e as fotos.


Tenho pena de não conseguir ajudar muito mais nesta identificação Crying or Very sad descansa que com uma dica daqui e uma dica dali vamos chegar à espécie Wink



Abraço!
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Boletos torosos ???

Mensagem  Mycota Seg 24 Nov 2008, 01:58

Olá zt!
Aqui vão mais umas palavras sobre o teu pedido de identificação, desta vez após uma boa pesquisa do Zamanita com bibliografia mais aplicada à nossa realidade.

Desde já os nossos agradecimentos ao Zamanita!


Abraço a todos!

Zamanita escreveu:
De qq forma há umas poucas características que parecem não encaixar no B.torosus (apenas seguindo o tal guia):
- Habitat: foi referido que estava em mata de Pinus. Supostamente frutifica em bosques termófilos de frondosas, principalmente em Azinheiras;
- Pelo estado de desenvolvimento avançado deveria apresentar poros vermelhos-alaranjados e não amarelo-esverdeados como aparenta ter; além disso deveriam manchar-se de azul muito escuro com a pressão e não verde claro como referido;
- A cutícula deveria "manchar energicamente de azul-negrusco ao mínimo roçamento". Não parece... (apesar de que devido ao tempo seco, poderia azular menos...)
- A carne deveria tornar-se instantaneamente azul negrusco ao corte. Neste caso demora um minuto a ficar azul, com tons de verde claro.

Outras que encaixam bem:
- Chapéu amarelado com tons laranjas/acastanhados. Cutícula bastante escabrosa. Margem encurvada e ligeiramente excedente.
- Pé amarelo alaranjado com tons avermelhados na base, que parece têr mas deveria manchar-se de azul ao menor roçamento (não dá para ver pelas fotos e não há informação);
- Base do pé ligeiramente radicante;
- Groço e carnudo;

E outras que não temos informação e não consigo vêr nas fotos:
- Tubos redondos, bastante curtos e finos. Separáveis com facilidade;
- Retícula fina pouco marcada, castanha-avermelhada na madurez;
- A base do pé passa a vermelho vinoso ao corte;
- O sabor é adocicado;

Posto isto, não arriscaria na identificação como B.torosus. Não tenho no entanto outro palpite. Vou procurar melhor mais tarde.
Espero que tenha ajudado
Abraço
Mycota
Mycota
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
Fungónimo : Strophariado
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2007

https://cogumelosportugal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Boletos torosos???

Mensagem  ZecTarius Seg 24 Nov 2008, 16:26

Desde ja obrigado por umas mais infos.. espeçialmente para o zamanita pela pesquisa que fez acerca deste amigo...

É verdade há coisas que encaixao e outras que nao na minha proposta, infelismente o unico livro que tenho é o volume I do Bruno cetto de 1979 e as fotos naquela altura não eram grande coisa embora para aquela altura ele se tenha superado na questão da fotografia na minha opinião; foi o mais aproximado que encontrei mas sempre tive um pouco reticente quanto a proposta, gostava era de encontrar mais um exemplar e de preferençia em todo o seu explendor para tirar melhores dados visto que aquele cuga tava já velhote.

Mais uma vez Obrigado..

Cumps a todos.......

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

pergunta Re: Boletos torosos ???

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos