Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cogumelos do Norte de Portugal e Galiza (livro)

2 participantes

Ir para baixo

Cogumelos do Norte de Portugal e Galiza (livro) Empty Cogumelos do Norte de Portugal e Galiza (livro)

Mensagem  Pedro Andrade Sex 04 Mar 2011, 21:11

Olá a todos,

Gostava de saber mais um pouco sobre identificação de cogumelos em campo, e andava à procura de bibliografia adequada. Já tenho o livro da Everest (link), mas não me parece muito f+acil de utilizar, com fotos pequenas. Para além disso tem os problemas de ter pouca informação sobre algumas espécies, e como não é feito para Portugal pode não ter representadas as espécies que realmente ocorrem aqui. Há uns tempo reparei nas livrarias o livro "Cogumelos do Norte de Portugal e Galiza" (link), que me pareceu bastante bom. No entanto, como não percebo quase nada de cogumelos, gostava de saber as opiniões dos entendidos aqui do fórum. Vale a pena investir neste?

Pedro Andrade

Número de Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos do Norte de Portugal e Galiza (livro) Empty Escolha de livros

Mensagem  Loco Gato Seg 26 Dez 2011, 12:40

Se pretende apenas reconhecer os mais comuns, notórios e espectaculares, qualquer guia com umas 200 a 500 espécies deve servir.

Se pretende ir além disso para identificar mais a sério, nenhum guia com menos de 800-900 espécies ilustradas e descritas deve chegar. Em princípio, deve até precisar de mais do que um. Num post que vou inserir daqui a pouco poderá ver uma lista actualizada dos que considero mais relevantes.

E os guias ficam aquém das monografias, como as da série Fungi Europaei (Editora Candusso), os trabalhos de Marcel Bon (Flore mycologique d'Europe) ou das floras, como a Flora Agaricina Neerlandica (http://www.entoloma.nl/html/faneng.html).

Depende de onde quer chegar. Uma coisa lhe assegura este fórum: nesse caminho não vai sozinho.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos