Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cogumelos... só no Hemisfério Norte?

5 participantes

Ir para baixo

Cogumelos... só no Hemisfério Norte? Empty Cogumelos... só no Hemisfério Norte?

Mensagem  SaraiLopes Dom 25 Jan 2009, 00:25

Olá, a todos.

Sou recém-chegada e gostava de perguntar onde é que posso encontrar informação sobre

1) cogumelos nos trópicos.

Tenho dois livros sobre cogumelos e nenhum refere cogumelos fora da Europa e América do Norte; e uma busca de uma hora na Internet ofereceu-me uma grande riqueza de informação sobre cogumelos no hemisfério Norte, mas apenas referências de passagem sobre cogumelos na América do Sul e África.

Na minha inocência, um ambiente tropical (muita humidade e pouca luz junto ao solo) seria o ideal para cogumelos; mas a falta de referência a cogumelos na Floresta Amazónica, por exemplo, faz-me pensar se afinal o ambiente tropical não é de todo adequado.


2) os factores que condicionam o crescimento (ou deve-se dizer frutificação?) dos cogumelos

Que condições é que favorecem as maiores espécies? Eu já li sobre aquele exemplar americano com mais de 2000 anos (não sei o nome de cor) e cujo corpo subterrâneo engloba uma área enormíssima, mas tenho a impressão de que é algo raríssimo. Estou errada? Teremos também cá em Portugal exemplares centenários assim como grandes?


Quero agradecer desde já toda e qualquer informação que me forneçam. Ficarei muito grata por uma indicação bibliográfica (livros de facto ou sites), mas ficarei muito mais se considerarem estes tópicos dignos de discussão. Espero vir aprender imenso convosco.

Sara Lopes

P.S.: Embora correndo o risco de colocar este tópico na secção errada, esta minha pesquisa deve-se não a interesse em trabalho de campo (infelizmente, sou 'mico-daltónica' mesmo com guias nas mãos), mas ao facto de escrever e não querer transmitir ideias e informações erradas a quem ler os meus textos, assim como ter conhecimentos suficientes para 'inventar' novos cogumelos mas sabendo o que estou a fazer (criação de mundos de fantasia, etc). Achei por isso que este tópico deveria ficar sob a alçada da 'arte'.

SaraiLopes
esporo
esporo

Número de Mensagens : 6
Idade : 45
Humor : Outonal
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos... só no Hemisfério Norte? Empty Re: Cogumelos... só no Hemisfério Norte?

Mensagem  Pedro Claro Dom 25 Jan 2009, 01:38

Olá, Sara. Sê bem vinda.

Questões interessantes que colocas. Mas vou começar pelo fim... É uma surpresa agradável ver que, mais de 40 anos depois de Ray Bradbury ter dado um destaque especial a Marasmius oreades no seu conhecido conto de ficção científica "Boys! Raise Giant Mushrooms in Your Cellar!", poderemos ter novamente cogumelos como protagonistas ou 'convidados especiais' numa história, desta vez de fantasia... Smile

Quanto aos cogumelos nos trópicos, é claro que existem. Tanto quanto sei, apenas a Antártida deve ser desprovida de espécies de fungos que produzam aquilo a que chamamos cogumelos. A humidade é importante (embora haja diversas espécies típicas de regiões secas), mas a luz não é tão relevante como isso - pelo menos, não da forma como o descreves. A parca informação deve-se, essencialmente, aos seguintes factores:

- a Micologia nasceu e cresceu na Europa e foi desenvolvida, sobretudo, neste continente e no continente norte-americano;
- a grande maioria dos países que constituem o hemisfério sul apresentam um reduzido desenvolvimento científico, principalmente numa área com poucas mais-valias imediatas como a Micologia;
- uma boa parte das espécies encontradas nesses países não ocorrem fora dessa área e, consequentemente, apenas poderão ter um interesse, digamos, lúdico, para a grande maioria da população que se interessa por cogumelos.

No entanto, deixo-te alguns links para espécies exóticas:

Fungos do Burkina Faso: aqui

Fungos da Nova Zelândia: aqui

Fungos... do mundo inteiro (Taylor F. Lockwood): aqui

Este último link direcciona para uma página do Taylor F. Lockwood, um fotógrafo de cogumelos que já calcorreou meio mundo para fotografar os mais bonitos, os mais estranhos e os mais exóticos cogumelos do mundo. Os livros dele são maravilhosos e, creio, uma fonte fantástica de inspiração (ou de inspiração para o fantástico). São bastante acessíveis para a qualidade que têm, na Amazon, e, para além das fotografias, tem também diversas referências culturais e etno-micológicas, que poderão ser do teu interesse.

Uma pesquisa mais aprofundada no google poderá produzir mais resultados se usares 'mycology' ou 'fungus' em vez de 'mushrooms', se especificares algumas zonas ou países (tenta 'Amazónia', 'Brasil' - ou 'Brazil', por exemplo) e ainda algumas palavras que te poderão direccionar mais para aquilo que pretendes: 'photography' (ou 'photos'), 'edible', 'medicinal', etc... Há muita informação na internet, mas sem saber exactamente o que pretendes, que tipo de informação é relevante ou não, é difícil orientar-te melhor. Se puderes levantar uma pontinha do véu sobre os cogumelos que pretendes criar e com que fins, possivelmente será muito mais fácil dar-te boas indicações bibliográficas ou links mais apropriados.

Relativamente à segunda questão, há pessoas que estão muito mais habilitadas do que eu para responder, mas ainda assim posso adiantar qualquer coisa.

Não se deve dizer 'frutificação', porque este termo aplica-se ao reino vegetal e os cogumelos são as 'produções' mais visíveis de uns seres que pertencem ao reino Fungi. Mas isto é um detalhe de importância apenas científica. O exemplar com 2000 anos que referes, se a memória não me falha, é uma Armillaria ostoyae. Não sei se será algo raríssimo ou não (esta espécie não é; existe, inclusivamente, em Portugal), mas creio que há uma justificação simples para essa ocorrência extraordinária: o sossego. Sem dúvida que um micélio (estrutura subterrânea, em forma de rede, que é, de facto O ser vivo - os cogumelos são equivalentes aos frutos das árvores, sendo estas os verdadeiros seres vivos) que habite numa zona pouco frequentada por humanos, cujos solos sejam estáveis e nada remexidos, onde não existam agressões químicas (poluição) ou de outro tipo e que não tenha grande competição por parte de outros indivíduos (da mesma ou de outra espécie) que se propagam no mesmo local, terá grandes possibilidades não só de uma longa vida como de um crescimento quase exponencial. Creio que esta explicação (possivelmente incompleta) também responde a outra questão tua, ou seja, em Portugal é possível que existam indivíduos bastante antigos, mas não creio que existam com grandes dimensões. Pelo menos não com as dimensões do caso que reportas.

Seja como for, terás neste fórum sempre uma boa fonte de informação e, estou certo, sempre alguém disposto a orientar-te, fornecer-te dados, esclarecer dúvidas ou discutir ideias. Eu pelo menos, como apreciador de literatura fantástica e de cogumelos, prontifico-me para o que necessitares e possa estar ao meu alcance.

Boa sorte com a criação do teu mundo fantástico.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos... só no Hemisfério Norte? Empty Re: Cogumelos... só no Hemisfério Norte?

Mensagem  Nuno Dom 25 Jan 2009, 12:42

O Pedro disse tanto (com qualidade, como sempre Wink ), que não é preciso dizer mais nada!

Quanto á duvida da espécie, é efectivamente Armillaria ostoyae Wink :

"Sob o solo da Floresta Nacional de Malheur, no leste do Estado norte-americano do Oregon, um fungo subterrâneo que foi lentamente abrindo caminho por entre as raízes das árvores, durante séculos, acabou transformando-se no maior organismo vivo já encontrado no planeta. O Armillaria ostoyae, popularmente conhecido como cogumelo do mel, nasceu como uma partícula minúscula, impossível de ser observada a olho nu, e foi estendendo seus filamentos, os rizomorfos, durante um período estimado de 2.400 anos, matando árvores enquanto se desenvolvia. Atualmente, o fungo cobre uma área de 880 hectares, equivalente a 1.220 campos de futebol. Sobre a superfície, o colosso se manifesta na forma de pequenos cogumelos de aparência inocente."

Um abraço,
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos... só no Hemisfério Norte? Empty Re: Cogumelos... só no Hemisfério Norte?

Mensagem  Polecat Dom 25 Jan 2009, 15:49

Oi SaraiLopes!

Bonito o teu interesse nestes amigos Smile

Júlio Verne criou um mundo onde eles existem e estarão sempre lá à nossa espera, acredito que aqui começarás a criar um mundo ainda mais bonito.

Aqui segue um pouquinho de inspiração,

Cogumelos... só no Hemisfério Norte? 88210580ag2
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos... só no Hemisfério Norte? Empty O efeito fermento dos newbies

Mensagem  manel Dom 25 Jan 2009, 16:03

Olá Sara!

Desculpa usar o teu tópico para uma pequena constatação.

Alguns novos utilizadores neste fórum, chegam e publicam um tópico. Até aqui tudo normal. O curioso são as reacções dos utilizadores regulares. Estes lembram-se de responder "à medida", ou seja, com perspectivas que apesar de conhecerem, até ao momento não tinha havido oportunidade de abordar. É o teu caso.

Continua!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos... só no Hemisfério Norte? Empty Obrigada

Mensagem  SaraiLopes Dom 25 Jan 2009, 23:07

Muito obrigada pela calorosa recepção e pelos bons conselhos.

Essa imagem de cogumelos gigantes é magnífica! Especialmente porque a ideia original (e já com uns aninhos em cima) era de facto criar cogumelos gigantes. Inicialmente não me preocupei muito com o que pudesse justificar esse gigantismo, mas actualmente sei exactamente o quê: uma densidade atmosférica superior que permite uma maior percentagem de oxigénio e, portanto, tamanhos maiores para inúmeras criaturas, entre as quais insectos.

Estou muito entusiasmada com a pesquisa que me aguarda. Very Happy

Mais uma vez obrigada.
Sara Lopes

SaraiLopes
esporo
esporo

Número de Mensagens : 6
Idade : 45
Humor : Outonal
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos... só no Hemisfério Norte? Empty Re: Cogumelos... só no Hemisfério Norte?

Mensagem  Nuno Qua 28 Jan 2009, 21:59

Olá amigos,

Estava a pesquisar imagens artísticas de cogumelos (http://images.google.pt/images?um=1&hl=pt-PT&q=mushrooms+art), e lembrei-me de postar cá isto, só para quem estiver interessado!
Impressionantes os mundos (talvez até submundos) relacionados com os fungos, aquela ideia de obscuridade é espectacular! Procurem no Google, em imagens, por "Psychedelic mushrooms", encontram muita coisa, e com qualidade!
Bom, só um aparte... Wink

Um abraço,
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos... só no Hemisfério Norte? Empty Re: Cogumelos... só no Hemisfério Norte?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos