Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como diferenciar Lactarius deliciosus de L. deterrimus?

3 participantes

Ir para baixo

Como diferenciar Lactarius deliciosus de L. deterrimus? Empty Como diferenciar Lactarius deliciosus de L. deterrimus?

Mensagem  Eduardo Ter 24 Nov 2009, 23:07

Fui com um amigo espanhol que está cá há muito tempo a Fornos de Algodros, ele costuma ir lá apanhar lactárius, pois vai lá todos os anos porque o pessoal que apanha por lá cogumelos, não conhece a espécie e não os apanham, deu para encher uma cesta e não trouxe mais porque seria para estragar. Ambas as espécies são muito parecidas e no livro que eu tenho também diz “Lactárius deterrimus é comestível, tal como o resto dos Lactárius de leite vermelho, mas não tem sabor como o Lactárius deliciosus.”, porque não levei a máquina fotográfica comigo e a tenho emprestada, não pode tirar fotos, mas gostava de saber se entre uma espécie e a outra se tem alguma característica mais relevante para que se diferencie uma da outra.

Ele garantiu-me que não tivesse qualquer problema em comer e que não tem nenhuma espécie tóxica parecida que se possa confundir e também já tinha comido no ano passado, embora não é um profundo conhecedor dos cogumelos, demonstra ter os conhecimentos suficientes para eu confiar nele.

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como diferenciar Lactarius deliciosus de L. deterrimus? Empty Re: Como diferenciar Lactarius deliciosus de L. deterrimus?

Mensagem  Eduardo Ter 24 Nov 2009, 23:18

Vendo as fotos que estão no tópico “Lactarius Delicious por lazarodakini” são sem dúvidas os que eu colhi.

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como diferenciar Lactarius deliciosus de L. deterrimus? Empty Re: Como diferenciar Lactarius deliciosus de L. deterrimus?

Mensagem  Pedro Claro Qua 25 Nov 2009, 12:15

São duas espécies muito semelhantes e amiúde confundidas. Apesar da confusão não ser grave (ambas comestíveis), aqui ficam as diferenças essenciais:

- Píleo (chapéu) pouco zonado (com círculos concêntricos de cores diferentes) no caso de L. deterrimus e marcadamente zonado no caso de L. deliciosus;
- Estipe (pé) escrubiculado (com pequenos círculos mais escuros e um pouco depressos) no caso de L. deliciosus (escrobículos de cor laranja vivo) e não escrobiculado no caso de L. deterrimus;
- Todo o esporóforo tem uma tendência mais acentuada para adquirir tons esverdeados no caso de L. deterrimus, enquanto que L. deliciosus apresenta uma viragem mais ténue e menos abrangente (excepto nas lâminas, que têm igual tendência para adquirir esses tons);
- Látex (leite) cor de cenoura e doce no caso de L. deliciosus, sendo cor de laranja (distinção subtil...) e amarescente (ou seja, doce no início mas progressivamente amargo) no caso de L. deterrimus.

Há outras espécies frequentemente confundidas com L. deliciosus (L. semisanguifluus, L. salmonicolor, L. quieticolor) mas são todas comestíveis. L. salmonicolor ocorre em associação com abetos (Abies sp.) ao contrário das restantes espécies, exclusivas de Pinus sp. (pinheiros vários), sendo por isso fácil de diferenciar (além de ser, provavelmente, uma espécie muito rara, se é que existente sequer, em Portugal). As espécies de látex avermelhado (L. sanguifluus, L. vinosus) também podem ser confundidas à primeira vista com L. deliciosus, mas mais uma vez, são comestíveis (e, na minha opinião pessoal, que é partilhada, por exemplo, com o Zamanita, de melhor qualidade que L. deliciosus) e, claro, o leite avermelhado ou cor de vinho ajudam à distinção.

Para mais informação, vê a resposta que dei ao tópico do lazarodakini e segue o link.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Como diferenciar Lactarius deliciosus de L. deterrimus? Empty Re: Como diferenciar Lactarius deliciosus de L. deterrimus?

Mensagem  Eduardo Ter 08 Dez 2009, 21:59

Deixo aqui fotografias de dois cogumelos que tem gerado alguma confusão, acho que se estivermos a comparar um com o outro, vê-se que realmente tem algumas diferenças.

O de látex laranja é o Lactarius deliciosus e de látex vermelho será o Lactarius deterrimus?

A primeira foto o da esquerda é o Lactarius deliciosus
[img]Como diferenciar Lactarius deliciosus de L. deterrimus? Imagem1ac[/img]

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como diferenciar Lactarius deliciosus de L. deterrimus? Empty Re: Como diferenciar Lactarius deliciosus de L. deterrimus?

Mensagem  Eduardo Ter 08 Dez 2009, 22:16

Já agora deixo aqui a foto da colheita de ontem.

[img]Como diferenciar Lactarius deliciosus de L. deterrimus? Imagemak[/img]

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como diferenciar Lactarius deliciosus de L. deterrimus? Empty Re: Como diferenciar Lactarius deliciosus de L. deterrimus?

Mensagem  Pedro Claro Qua 09 Dez 2009, 09:35

O da esquerda será, em princípio, Lactarius deliciosus.

O da direita, se apresentava látex avermelhado, não pode ser L. deterrimus. Como já referi na minha anterior intervenção, os Lactarius de látex avermelhado podem ser:

- Lactarius sanguifluus, se o látex é vermelho ao corte, mas todo o cogumelo não apresenta tons cor-de-vinho;
- Lactarius semisanguifluus, se o látex é alaranjado ao corte mas 'vira' a vermelho após algum tempo;
- Lactarius vinosus (para alguns autores, apenas uma variedade de L. sanguifluus), se o látex é vermelho ao corte e todo o esporóforo apresenta tonalidades cor-de-vinho.

Pelo que vejo, será uma das duas primeiras espécies, dependendo da cor do látex ao corte.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Como diferenciar Lactarius deliciosus de L. deterrimus? Empty Re: Como diferenciar Lactarius deliciosus de L. deterrimus?

Mensagem  Polecat Qui 31 Dez 2009, 02:56

Olá malta, tirei umas fotos recentes a um L. deterrimus, não posso deixar de partilhar:

Como diferenciar Lactarius deliciosus de L. deterrimus? Img4237dc

Como diferenciar Lactarius deliciosus de L. deterrimus? Img4236c

Tudo o que o Pedro escreveu está correcto e ajuda muito na identificação, principalmente a zonação do chapéu e o escrobiculado do pé.
Mas no que me tenho fiado mais, até é naquela zona "anelar" branca no ápice do pé mesmo a tocar nas lâminas Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Como diferenciar Lactarius deliciosus de L. deterrimus? Empty Re: Como diferenciar Lactarius deliciosus de L. deterrimus?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos