Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um "laranjinha" no pinhal de Cortegaça

5 participantes

Ir para baixo

vergonha Um "laranjinha" no pinhal de Cortegaça

Mensagem  PEDRA Seg 17 Nov 2008, 23:43

Ola a todos...

Aqui fica mais um exemplar do Pinhal de Cortegaça. Não conheço a espécie e o mais próximo que encontro no meu guia de campo é o Lactarius deliciosus (tendo em conta a cor laranja e as covas no pé).
estarei próximo?

Pinhal de Cortegaça
HABITAT: crescia em chão arenoso entre a caruma, numa clareira junto a pinheiros;
CHAPÉU: 10cm, forma plano-convexo com a margem ligeiramente enrolada, de cor laranja riscado (debruado) em centros concentricos de cor branca;
PÉ: cilíndrico de 6cm comprimento/2,5cm espessura, de cor branco e com covas igualmente em cor laranja
HIMENÓFORO: lâminas amareladas/laranja, ligeiramente decorrentes (penso), com textura lisa e seca
ESPORADA: Não foi feita a esporada
CHEIRO E SABOR: Não foi possivel detectar qualquer cheiro característico; quanto ao sabor nem arrisquei.
Um "laranjinha" no pinhal de Cortegaça Fa0e5d18607249 Um "laranjinha" no pinhal de Cortegaça A16ce018607251 Um "laranjinha" no pinhal de Cortegaça 5945d818607253
Free Image Hosting by ImageBam.com
As minhas desculpas por qualquer incorrecção na descrição do "laranjinha" que aqui vos apresento.
Agradeço desde já a vossa ajuda na classificação deste carpóforo.

Obrigado e Boa Caça

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

vergonha É Lactarius deliciosus - Parece-me...

Mensagem  manel Seg 17 Nov 2008, 23:54

Pedra,

E pronto, em princípio encontraste um Lactarius deliciosus!

Essas glândulas no pé não devem oferecer dúvidas. São os tais niscaros que os espanhóis dão 30 euros/quilo por eles.

Mas vamos aguardar pela confirmação de um identificador a sério. Não vá acontecer como o meu palpite do Suillus bovinus que afinal era um primo direito...

Mas olha que já vi os colectores lá com uns bem maiores nas mãos.

Eles ficam esverdeados nos lugares tocados, principalmente nas lâminas e excudam umas gotas de latex bem cheiroso das lâminas. São muito bons e eu tenho alguma dificuldade em os encontrar. Imagino que como os Tricholoma equestre, estes também estejam escondidos na caruma.

Acho que tens mais jeito para dar com eles do que eu...

Parabéns

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

vergonha Re: Um "laranjinha" no pinhal de Cortegaça

Mensagem  Polecat Ter 18 Nov 2008, 02:09

Olá amigos!


Muito bem PEDRA, boa descrição!

Aqui fica mais um exemplar do Pinhal de Cortegaça. Não conheço a espécie e o mais próximo que encontro no meu guia de campo é o Lactarius deliciosus (tendo em conta a cor laranja e as covas no pé).
estarei próximo?
É bem possível que tenhas feito bingo!



riscado (debruado) em centros concentricos de cor branca
Muito bem Wink é um dado importante nos Lactarius e é normalmente referido apenas como "zonado" (em breve estará disponível um glossário do fórum para simplificar a linguagem e nos ajudar)


com covas igualmente em cor laranja

boa! também muito importante, "escrobículos"


ligeiramente decorrentes (penso)
A forma de verificar a inserção das lâminas nos pés é fazendo um corte transversal no cogumelo, aí vais conseguir realmente ver essa característica. Ao mesmo tempo permite-te observar outra característica importante nesta secção, a cor da carne e as sua mudança em função do tempo.



As minhas desculpas por qualquer incorrecção na descrição do "laranjinha" que aqui vos apresento.
Agradeço desde já a vossa ajuda na classificação deste carpóforo.
Tá excelente, continua! É uma questão de acertar pormenores que vêm com a experiência Wink



De qualquer maneira, dá uma vista de olhos nesta chave apropriadissima e verás que muito provavelmente identificaste um Lactarius deliciosus, ficando só a faltar o registo das cores do latex e tal como as suas mudanças em ordem ao tempo também.



Parabéns e continua cheers
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

vergonha Lactarius deliciosus

Mensagem  PEDRA Ter 18 Nov 2008, 23:13

Lactarius deliciosus, com que então?

Ok, obrigado pela ajuda. Já tenho mais um para a minha colecção.
Só de pensar que quando fui ao pinhal de Cortegaça só conseguia identificar os famosos Tricholoma equestre (vulgo míscaro amarelo) e agora já consigo identificar pelo menos mais 3 exemplares diferentes: Suillus variegatus, Boletus edulis e, por fim, Lactarius deliciosus.

Boa caça

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

vergonha Re: Um "laranjinha" no pinhal de Cortegaça

Mensagem  Pedro Claro Qua 19 Nov 2008, 09:56

Pode não ser Lactarius deliciosus.

Existem pelo menos umas 3 ou 4 espécies extremamente semelhantes e, pelos dados que dás, não é possível especificar.

Para a correcta identificação da espécie, há um dado de extrema importância que não referes: a cor do latex (leite que exsuda do cogumelo, por exemplo, dando um pequeno corte nas lâminas ou fazendo um corte longitudinal no exemplar) e as possíveis mudanças de cor.

Se o látex for branco/amarelado, trata-se de Lactarius chrysorrheus - uma espécie bem diferente de L. deliciosus e que não é comestível!

Se o látex for alaranjado/avermelhado, então será uma espécie do 'grupo' do Lactarius deliciosus e será comestível. Dentro deste grupo existem, entre outras:

- algumas espécies com látex alaranjado imutável

# Lactarius deliciosus (link)
# Lactarius quieticolor (link)

- algumas espécies com látex alaranjado que 'vira' a vermelho ou de cor avermelhada

# Lactarius semisanguifluus (link)
# Lactarius sanguifluus (link)
# Lactarius vinosus ou L. sanguifluus var vinosus (link)

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

vergonha Sempre um pormenor que me escapa

Mensagem  manel Qua 19 Nov 2008, 10:19

Pedra,

Convém também fazer o teste do látex claro.

Mas Pedro, debaixo de pinheiros e com aquelas glângulas laranjas no pé, não pode ser Lactarius chrysorrheus pois não?
Esta espécie é comum debaixo de carvalhos e outras "hardwoords" segundo o mushroom expert

Abraço,

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

vergonha Re: Um "laranjinha" no pinhal de Cortegaça

Mensagem  Polecat Qua 19 Nov 2008, 21:16

Pedro, apesar da descrição não referir esse pormenor, O PEDRA hospedou fotografias de alta qualidade. Se clicares na segunda foto e clicares de novo de modo a ver o tamanho original, verás latéx cor-de-laranja, o que excluíria Lactarius chrysorrheus.

L. sanguifluus e L. vinosus são referidos por Nuytinck & Verbeken (2004) como exsudando um latéx vermelho e com himénio rosado a vinoso.

Segundo os mesmos autores, L. semisanguifluus apresenta um latéx alaranjado que vira vermelho dentro dos dez primeiros minutos (aqui podes ajudar-nos PEDRA se te lembrares) enquanto o chapéu esverdeia bastante com a idade.
Esta é uma hipótese de facto, mas pessoalmente acho improvável. De qualquer maneira PEDRA, na minha opinião este cogumelo é ainda melhor que o L. deliciosus Wink

Para mim, a grande dúvida é entre L. deliciosus e L. quieticolor. Ao contrário do primeiro, este último (1)-apresenta pouco ou nenhum escrobiculado; (2)- apresenta por vezes tons azulados/violáceos; (3)- ocorre em solos ácidos.

(1)- Na minha opinião há um escrobiculado considerável, mas ok, aceito é debatível.
(2)- Inexistentes, o que apenas não permite a exclusão de L. deliciosus
(3)- Não conheço a zona a esse ponto No podes ajudar-nos PEDRA?

Algumas imagens de fonte comum:
L. quieticolor
L. deliciosus



E pronto, é com as "tendências" das fotos e da descrição do PEDRA que "tendo" para L. deliciosus de entre estas 3 espécies. Claro, o PEDRA poderá ajudar-nos a eliminar pelo menos mais uma espécie, sim? Wink



Abraços a todos cheers
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

vergonha Re: Um "laranjinha" no pinhal de Cortegaça

Mensagem  Nuno Qua 19 Nov 2008, 22:07

nunca tive a sorte de apanha um destes Sad

parabens pelo tópico pedra!!

abraços
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

vergonha Re: Um "laranjinha" no pinhal de Cortegaça

Mensagem  Pedro Claro Qua 19 Nov 2008, 22:37

manel escreveu:Pedra,

Convém também fazer o teste do látex claro.

Mas Pedro, debaixo de pinheiros e com aquelas glângulas laranjas no pé, não pode ser Lactarius chrysorrheus pois não?
Esta espécie é comum debaixo de carvalhos e outras "hardwoords" segundo o mushroom expert

Abraço,

Manel

O mushroom expert é um site americano. Eu já encontrei L. chrysorrheus em pinhais, a poucos metros de vários Lactarius do grupo Dapetes (nomeadamente L. deliciosus e L. semisanguifluus).

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

vergonha Re: Um "laranjinha" no pinhal de Cortegaça

Mensagem  Pedro Claro Qua 19 Nov 2008, 22:41

Polecat escreveu:
Pedro, apesar da descrição não referir esse pormenor, O PEDRA hospedou fotografias de alta qualidade. Se clicares na segunda foto e clicares de novo de modo a ver o tamanho original, verás latéx cor-de-laranja, o que excluíria Lactarius chrysorrheus.

L. sanguifluus e L. vinosus são referidos por Nuytinck & Verbeken (2004) como exsudando um latéx vermelho e com himénio rosado a vinoso.

Segundo os mesmos autores, L. semisanguifluus apresenta um latéx alaranjado que vira vermelho dentro dos dez primeiros minutos (aqui podes ajudar-nos PEDRA se te lembrares) enquanto o chapéu esverdeia bastante com a idade.
Esta é uma hipótese de facto, mas pessoalmente acho improvável. De qualquer maneira PEDRA, na minha opinião este cogumelo é ainda melhor que o L. deliciosus Wink

Para mim, a grande dúvida é entre L. deliciosus e L. quieticolor. Ao contrário do primeiro, este último (1)-apresenta pouco ou nenhum escrobiculado; (2)- apresenta por vezes tons azulados/violáceos; (3)- ocorre em solos ácidos.

(1)- Na minha opinião há um escrobiculado considerável, mas ok, aceito é debatível.
(2)- Inexistentes, o que apenas não permite a exclusão de L. deliciosus
(3)- Não conheço a zona a esse ponto No podes ajudar-nos PEDRA?

Algumas imagens de fonte comum:
L. quieticolor
L. deliciosus



E pronto, é com as "tendências" das fotos e da descrição do PEDRA que "tendo" para L. deliciosus de entre estas 3 espécies. Claro, o PEDRA poderá ajudar-nos a eliminar pelo menos mais uma espécie, sim? Wink



Abraços a todos cheers

Tens toda a razão no que dizes, mas os links que coloquei apontam precisamente para as diferenças entre todas as espécies que referi - basta ler os textos que acompanham as fotos de cada espécie. Wink

Quanto ao detalhe das fotos, de facto escapou-me. Assim, evidentemente, a hipótese L. deliciosus torna-se mais forte. Ainda assim, creio que é muito frequente assumir-se que qualquer lactário de cor laranja é um Lactarius deliciosus e a minha intervenção pretendeu apenas alertar para o facto de existirem diversas espécies semelhantes mas com diferenças importantes.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

vergonha Tens razão Pedro.

Mensagem  manel Qua 19 Nov 2008, 23:01

Pedro,

Obrigado pelo teu cuidado e dedicação.

Num curso que frequentei recentemente sobre produção de cogumelos, falou-se de produção em extensivo de L. deliciosus. Quando se chegou ao capítulo de espécies confundíveis, apenas se referiu o L. Torminosus.

Aqui, vocês vão sempre mais longe e acho bem.

As minhas desculpas se o meu comentário pareceu presunção ou desconsideração pelo teu esforço de identificação.
Não era essa a minha intenção.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

vergonha Re: Um "laranjinha" no pinhal de Cortegaça

Mensagem  Pedro Claro Qua 19 Nov 2008, 23:24

manel escreveu:
As minhas desculpas se o meu comentário pareceu presunção ou desconsideração pelo teu esforço de identificação.
Não era essa a minha intenção.

Não pareceu e as desculpas não são necessárias. É normal que, havendo informação contraditória, procures saber o porquê dessa aparente incongruência. Wink

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

vergonha Re: Um "laranjinha" no pinhal de Cortegaça

Mensagem  PEDRA Qui 20 Nov 2008, 01:02

Um "laranjinha" no pinhal de Cortegaça >
Um "laranjinha" no pinhal de Cortegaça W737


Por forma a complementar a descrição da espécie e as fotos que hospedei no início do tópico, aqui fica mais um elemento que penso seja útil para a perfeita documentação do "laranjinha do pinhal de Cortegaça". Aqui fica então a localização exacta do local onde foi colhido o Lactarius deliciosus (penso que já não restaram grandes dúvidas quanto à sua identificação).

Polecat escreveu: Pedro, apesar da descrição não referir esse pormenor, O PEDRA hospedou fotografias de alta qualidade. Se clicares na segunda foto e clicares de novo de modo a ver o tamanho original, verás latéx cor-de-laranja, o que excluíria Lactarius chrysorrheus.
Obrigado pelo comentário às minhas fotos. Foi um golpe de sorte.
Pena foi naquele dia ainda não estar preparado (não tinha toda a informação necessária) para poder fazer uma correcta descrição da espécie que fotografei. Se fosse hoje, tenho a certeza haveria o corte transversal, uma boa esporada e descrições sobre o cheiro, "sabor" e comportamento do latex quando exposto ao ar.

Polecat escreveu: E pronto, é com as "tendências" das fotos e da descrição do PEDRA que "tendo" para L. deliciosus de entre estas 3 espécies. Claro, o PEDRA poderá ajudar-nos a eliminar pelo menos mais uma espécie, sim?
Lamento não poder ajudar mais... tudo o que registei sobre este laranjinha já se encontra atrás referido. (tenho de estar mais atento a estes pequenos "pormaiores")

Nuno escreveu: nunca tive a sorte de apanha um destes
parabens pelo tópico pedra!!
abraços

Obrigado Nuno. Agora também já sabes onde os poderás colher
Segue as pistas e Boa Caça
PEDRA

PS: Nanel, e que tal umas fotos aéreas com a identificação dos teus "Spots" secretos. A sugestão é extensivel a todos... (vamos ver quem se chega à frente)


Última edição por PEDRA em Qua 10 Dez 2008, 22:48, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : redimensionar foto)

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

vergonha Re: Um "laranjinha" no pinhal de Cortegaça

Mensagem  Polecat Qui 20 Nov 2008, 15:41

Olá Pedro!

Tens toda a razão no que dizes, mas os links que coloquei apontam precisamente para as diferenças entre todas as espécies que referi - basta ler os textos que acompanham as fotos de cada espécie.
É verdade, só reparei mesmo nas fotos Embarassed

Quanto ao detalhe das fotos, de facto escapou-me. Assim, evidentemente, a hipótese L. deliciosus torna-se mais forte. Ainda assim, creio que é muito frequente assumir-se que qualquer lactário de cor laranja é um Lactarius deliciosus e a minha intervenção pretendeu apenas alertar para o facto de existirem diversas espécies semelhantes mas com diferenças importantes.
Pretendeu e conseguiu bem mais uma vez Smile quem ler este tópico com atenção passará decerto a estar alertado para o facilitismo na atribuição do nome Lactarius deliciosus. E por isso, obrigado Very Happy



PEDRA,

Lactarius deliciosus (penso que já não restaram grandes dúvidas quanto à sua identificação).
Poderás apenas dizer que "provavelmente" ou "muito provavelmente" é um L. deliciosus Wink



Abraços a todos
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

vergonha Re: Um "laranjinha" no pinhal de Cortegaça

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos