Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mycena Pura? Amanita Vaginada?

2 participantes

Ir para baixo

Mycena Pura? Amanita Vaginada? Empty Mycena Pura? Amanita Vaginada?

Mensagem  manel Qua 24 Set 2008, 22:58

Recuperando o mistério, reponho aqui as fotos e as notas que o domingo negro apagou.

Sempre que vou a este bosque misto e coniferas e folhosas na serra da peneda, encontro estes cogumelos neste estado de maturidade. Aparecem sempre isoladamente, mas com frequência, com aquela mancha enegrecida no centro o pé alto. Não têm anel. Aparecem mais debaixo das coníferas como podem ver pelas fotos e surgem no meio das folhas em estado já avançado de decomposição (negras).
Não me parece que seja micena ou amanita. Amanita dos Césares, teria que ter anel certo? além disso teria encontrado outras em estados anteriores de maturidade o que não aconteceu (tenho ido lá muito). As lâminas são profundas, caneladas, como se fossem o colarinho das pinturas do D. Sebastião ou Camões. Os chapéus andam pelos 10 a 12 cm e os pés são altos como podem ver.
Prometo ter mais atenção quando me deparar com outro elemento destes. Já agora: Dicas que ajudem a identificação serão muito bem acolhidas por este aprendiz de micólogo. Vou lá sexta ou sábado.

Mycena Pura? Amanita Vaginada? Kicx2410
Peneda Jul 08

Mycena Pura? Amanita Vaginada? Dscf0010
Peneda Set 08


Mycena Pura? Amanita Vaginada? Micena10
Peneda Set 08

Até Breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mycena Pura? Amanita Vaginada? Empty Outro exemplar

Mensagem  manel Sex 26 Set 2008, 23:05

Desta vez fotografei as lâminas e estou a tentar uma esporada.

Mycena Pura? Amanita Vaginada? Dscf0211
Peneda Set.08

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mycena Pura? Amanita Vaginada? Empty Re: Mycena Pura? Amanita Vaginada?

Mensagem  Polecat Sáb 27 Set 2008, 16:22

É realmente é um belo exemplar que tens aí Manel!

Para além da forte "aura" que o género Amanita emana que nos permite chegar ao género de modo intuitivo quase que imediatamente, as Amanitas são facilmente reconhecíveis pela esporada esbranquiçada quase sempre branca e pela presença de véu universal, formando quase sempre uma volva óbvia, aqui observável nas duas últimas fotos.
O género Lepiota e Macrolepiota apesar de possuirem também lâminas livres e brancas com esporadas brancas, nunca possuem véu universal.
O género Volvariella apesar da presença de volva e por vezes lâminas brancas quando jovens, nunca apresenta esporadas mais claras que um cor-de-rosa bem óbvio.
As Mycenas, apesar da esporada branca, são quase sempre cogumelos pequenos a minúsculos, frágeis e sem véu universal.


Quanto à espécie de Amanita que tens aí.
Por não ter anel, pertence ao "sub-género" Amanitopsis do qual o grupo de espécies da A. vaginata é o mais represenativo. É um grupo bastante difícil de distinguir as suas espécies, são valentes e inconcludentes dores de cabeça sem microscópio e/ou bibliografia apropriada, com microscópio e bibliografia são só valentes dores de cabeça scratch

Ainda assim, pelas fotos se tivesse que apostar numa espécie, dada a presença de uma volva não completamente em forma de saco ou desprendida do pé, a forma e tonalidades do chapéu, diría talvez Amanita fulva.

Alguém com mais ideias?
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mycena Pura? Amanita Vaginada? Empty Amanita Fulva, deve ser mesmo

Mensagem  manel Sáb 27 Set 2008, 20:49

Polecat,

Não me lembro de ter aprendido tanto, deste jeito tão interessante e informal como aqui. Obrigado!
Chegou o momento de expor o que resta das minhas dúvidas, para fecharmos este capítulo, tão interessante. São mesmo básicas. Lá vou eu arrepiar os identificadores do fórum com tanta ignorância:

1. O que é a "aura" num cogumelo?
Se for cheiro ou fragrância este último exemplar, tinha um cheiro agradável, mas muito subtil.

2. Esporada branca.
Pois deve ser, porque não consegui grande contraste sobre um papel branco. Não tinha um suporte preto. Prometo comprar cartolinas de outras cores. De qualquer forma fica aqui o que consegui:
Mycena Pura? Amanita Vaginada? Espora10
Peneda. Arcos de Valdevez Set.08

3. Véu universal = Véu geral?
Ou seja, uma espécie de placenta donde o cogumelo emerge e alguns resíduos ficam na base do pé na maturidade? Noutras espécies como na Panthera, dão aquelas texturas engraçadas no chapéu?

4. Não são mycenas, tens razão. Não são frágeis nem, minúsculos e o véu/volva está lá mesmo.

5. A cor do pé.
A minha dúvida em dá-las por Amanita Fulva, é que no meu guia de campo, a ilustração aparece, com um pé com carne muito mais branco do que estas que encontro que são creme e o centro com aquela auréola negra.

6. Comestibilidade - Depois disto tudo, achas seguro experimentar cozer umas?

That´s all folks!

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mycena Pura? Amanita Vaginada? Empty Re: Mycena Pura? Amanita Vaginada?

Mensagem  Polecat Seg 29 Set 2008, 22:47

Olá Manel!

1-Por "aura", refiro-me a algo muito pouco ou nada cientifico. Com "aura" quero dizer "pinta", "ar de", é uma espécie de "wild guess", "bitáite" ou piropo que sái quando abrimos a boca pela primeira vez depois de ver um cogumelo. O que acontece, é que no caso do género Amanita este piropo está quase sempre certo quando dito pela maior parte das pessoas afro .

2-Quanto à esporada branca. Há quem prefira confirmar o imaculado e de uma esporada branca sobre o papel branco. Como escreví na categoria Oficina, se a esporada caíu realmente, ela está lá e é de uma maneira ou outra vísivel, experimenta olhar para o papel de diferentes ângulos, com diferentes posições em relação à luz. Ela está lá, se não estiver, é porque não caíu, o que poderá ter que ver com um estado de maturação avançado, com poucos esporos já presentes.

3-Exactamente Wink

4-Vais deparar muitas vezes com Mycenas, é um mundo à parte que domino pouco.

5-As ilustrações não procuram ser precisas, normalmente só pretendem enaltecer as características típicas e distintas das espécies. Recomendo que para além de um guia com ilustrações, arranjes um gui com boas e completas descrições, como o Mushrooms and Toadstools of Britain and Europe (Collins Field Guide), autores Courtecuisse e Duhem study .

6-Todas as espécies do grupo da A.vaginata são aquí ou alí referenciadas como comestíveis depois de cozinhadas. Mas desaconcelho experimentares nesta situação No , tenta certificar-te da espécie e ler mais acerca primeiro.



Abraço
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mycena Pura? Amanita Vaginada? Empty REspostas

Mensagem  manel Ter 30 Set 2008, 03:39

1. Aura - Entendido

2. A esporada estava lá. Era branca

5. Esse guia já o encomendei na Fnac a conselho do Ento. Estou À espera dele

6. Apesar de estar bastante seguro, vou aguardar.


Esta discussão foi fantástisca. Obrigado!
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mycena Pura? Amanita Vaginada? Empty Re: Mycena Pura? Amanita Vaginada?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos