Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amanita cf. pantherina, Amanita rubescens

3 participantes

Ir para baixo

Amanita cf. pantherina, Amanita rubescens Empty Amanita cf. pantherina, Amanita rubescens

Mensagem  josé baptista Ter 29 Dez 2009, 20:26

Amigos fui ao baú.

Amanita cf. pantherina, Amanita rubescens Dsc00203s
Amanita cf. pantherina, Amanita rubescens Dsc00238t
Amanita cf. pantherina, Amanita rubescens Dsc00239s
Amanita cf. pantherina, Amanita rubescens Dsc00240n

Uma sério de fotos tiradas o ano passado. Habitat: terreno de castanheiros, mais para o xistoso.

josé baptista
hifa
hifa

Número de Mensagens : 17
Fungónimo : Frade
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita cf. pantherina, Amanita rubescens Empty Re: Amanita cf. pantherina, Amanita rubescens

Mensagem  Pedro Claro Ter 29 Dez 2009, 23:07

Sem ver a base do pé é complicado porque não se vê a volva e, ainda por cima, não se vê com clareza a margem do chapéu - que seria outra coisa importante para identificar esta espécie. No entanto, pela quarta foto, onde parece que a parte inferior do pé tem uma coloração avermelhada, parece-me mais Amanita rubescens. Mas, repito, sem ver a volva e a margem do chapéu com clareza é impossível ter a certeza.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita cf. pantherina, Amanita rubescens Empty Re: Amanita cf. pantherina, Amanita rubescens

Mensagem  josé baptista Qua 30 Dez 2009, 00:00

Obrigado Pedro pela informação. Quando tirei as fotos pensei apenas fazer um registo fotográfico dos cogumelos da região, sem pensar muito em classificá-los. Já vi que fiz asneira, pois só assim é difícil. Vou colocar mais 3 fotos que pensei que fossem de amanita rubescens ( nem me digas que é rosa!) Very Happy Bom, se fosse apenas pela cor teria aqui quase um dezena...

Amanita cf. pantherina, Amanita rubescens Dsc00179g

Amanita cf. pantherina, Amanita rubescens Dsc00180tn

Amanita cf. pantherina, Amanita rubescens Dsc00175y
Shocked

josé baptista
hifa
hifa

Número de Mensagens : 17
Fungónimo : Frade
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita cf. pantherina, Amanita rubescens Empty Re: Amanita cf. pantherina, Amanita rubescens

Mensagem  Pedro Claro Qua 30 Dez 2009, 00:11

Mais uma vez fazia falta ver a base do pé e, particularmente, a forma da volva.

Mas, pela ausência de estrias na margem do chapéu e pelos tons avermelhados eu diria que estas 3 últimas fotografias representam efectivamente Amanita rubescens. Wink

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita cf. pantherina, Amanita rubescens Empty Re: Amanita cf. pantherina, Amanita rubescens

Mensagem  Sabino Qui 31 Dez 2009, 18:01

La de la primera fotografía si podría ser Amanita pantherina, habría que ver el pie.
La de la segunda me recuerda a Coprinus picaceus..... scratch
Las demás si parecen Amanita rubescens.

Sabino
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 142
Fungónimo : Geoglossum
Reputação : 1
Data de inscrição : 23/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita cf. pantherina, Amanita rubescens Empty Re: Amanita cf. pantherina, Amanita rubescens

Mensagem  Pedro Claro Qua 06 Jan 2010, 10:19

O Sabino alertou para uma coisa que não tinha observado atentamente: a segunda foto mostra um exemplar com o píleo (chapéu) demasiado campanulado para ser uma Amanita, pelo que também me parece tratar-se de Coprinus picaceus, ou melhor, Coprinopsis picacea.

Continuo a manifestar muitas reservas em relação à possível identificação da espécie da primeira foto (A. pantherina? A. rubescens? A. spissa?) Sem ver a base do estipe (pé), mais concretamente a volva, é impossível ter a certeza.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Amanita cf. pantherina, Amanita rubescens Empty Re: Amanita cf. pantherina, Amanita rubescens

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos