Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como comer???????

4 participantes

Ir para baixo

Como comer??????? Empty Como comer???????

Mensagem  Eduardo Ter 10 Nov 2009, 22:23

É a primeira vez que estou a participar neste forum e dúvidas é o que não faltam, mas vamos à 1ª .

Por falta de desconhecimento tenho degustado uma pequena variedade de cogumelos e só aqueles que tenho a certeza que são comestíveis, uma das espécies é o Boleto-baio (Xerocomus badius) que um amigo que entende um pouco me garantiu que não tem problemas em ingerir e realmente tenho comido, só que não tenho gostado muito deles, pois como eu confecciono que é fritos em azeite com um dente de alho e pequenos bocadinhos de presunto fica muito mole e é um pouco enjoativo o que fica melhor ainda é o presunto Smile .

A minha pergunta é saber se tem outra forma de os cozinhar, já que por estes lados em Barcelos tem muitos.

Um abraço

Eduardo


Última edição por Eduardo em Seg 16 Nov 2009, 17:20, editado 1 vez(es)

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como comer??????? Empty Xerocomus badius

Mensagem  Alfaiate Qui 12 Nov 2009, 17:07

Boas!!
Se apanhares os Xerocomus badius jovens e com tempo seco...experimenta fazer esse tal salteado com lume forte até já n largarem água....e não os tenhas muito tempo na frigideira.. Acho q não ficam maus...
Se os exemplares já não forem muito jovens o melhor é fazeres uma sopa...ou secá-los para posterior consumo...
Q me lembre foram as unicas maneiras q lembro de usar Xerocomus..
...alguma dúvida...diz qq coisa..
Hasta

Alfaiate
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 48
Idade : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como comer??????? Empty Re: Como comer???????

Mensagem  Eduardo Qui 12 Nov 2009, 18:50

Vou experimentar fazer uma sopa depois falo o resultado, mas já agora qual a melhor maneira de os secar?

Aqui na zona de Barcelos tem muitos e nascem até Janeiro/Fevereiro.

Obrigada pela dica

Um abraço

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como comer??????? Empty Secar funghi

Mensagem  figueira Ter 17 Nov 2009, 16:18

Oi Eduardo
Aprendi na última oficina onde estive que laminados, se podem secar no forno do fogão até 50º, não mais, senão queimam-se. A própósito provei uma manteiga de sabor muito subtil, feita com boletus secos e depois hidratados.
Pode ser que nos cruzemos um dia destes, aí por algum pinhal . Por agora sózinha não me atrevo a ir além da mata do Bom Jesus onde os ando só a espreitar.
Bom petisco.
Figueira

figueira
esporo
esporo

Número de Mensagens : 8
Idade : 72
Humor : Negro
Fungónimo : figueira
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como comer??????? Empty Re: Como comer???????

Mensagem  Eduardo Ter 17 Nov 2009, 19:22

Alfaiate escreveu:Boas!!
Se apanhares os Xerocomus badius jovens e com tempo seco...experimenta fazer esse tal salteado com lume forte até já n largarem água....e não os tenhas muito tempo na frigideira.. Acho q não ficam maus...
Se os exemplares já não forem muito jovens o melhor é fazeres uma sopa...ou secá-los para posterior consumo...
Q me lembre foram as unicas maneiras q lembro de usar Xerocomus..
...alguma dúvida...diz qq coisa..
Hasta
Experimentei apanhar uns bem jovens e realmente fritos em azeite bem quente não tem nada a ver com os que tinha comido, estavam bem mais durinhos e com um sabor agradável.

Obrigada pela dica.

Um abraço.

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como comer??????? Empty Re: Como comer???????

Mensagem  Eduardo Ter 17 Nov 2009, 19:33

figueira escreveu:Oi Eduardo
Aprendi na última oficina onde estive que laminados, se podem secar no forno do fogão até 50º, não mais, senão queimam-se. A própósito provei uma manteiga de sabor muito subtil, feita com boletus secos e depois hidratados.
Pode ser que nos cruzemos um dia destes, aí por algum pinhal . Por agora sózinha não me atrevo a ir além da mata do Bom Jesus onde os ando só a espreitar.
Bom petisco.
Figueira
Com tempo também vou experimentar seca-los e essa da manteiga se me poderem dar a receita como fazer era excelente.

Um dia podemos marcar sim uma saída, mas da minha parte é mais pela companhia, eu também estou muito maçarico e só me arrisco a apanhar 1 ou 2 espécies, tenho ido às vezes para os pinhais à beira mar na zona de Viana do Castelo e Esposende, onde se encontra uma variedade muito grande e aonde tem os famosos Amanita muscaria, que são lindíssimos e proporciona passeios muito agradáveis.

Cumprimentos

Eduardo
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 70
Fungónimo : ed
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como comer??????? Empty Re: Como comer???????

Mensagem  elepontes Ter 24 Nov 2009, 09:56

O Xerocomus quando não muito jovem tem realmente esse problema. Se for bem jovem a questão está resolvida por si mas o facto é que a maioria são já adultos e tem de fazer o que há e não o que havia de haver, não é?

Uma das questões mais importantes na confecção de cogumelos em geral, sempre muito esquecida ou ignorada por quem escreve receitas mas na realidade sabe pouco destas coisas da cozinha prática dos fungos é a questão da lavagem prévia.

Um cogumelo NÃO SE LAVA! Ele já é mais de 95% de água, não precisa para nada de empapar mais. Por muito que isso custe (e custa!) o máximo que a preparação de cogumelos suporta é uma esponja húmida ou pincel seco para limpar as areias e terra qe possam estar aderentes. Depois, sempre com as mãos limpas, raspa-se cuidadosamente todo fungo, pé e chapéu (nalguns casos, como nos boletos, tira-se uma película consistente que forra todo chapéu, puxando-a) e está pronto para o tacho ou frigideira.

Veja-se o exemplo ilustrado que dou aqui:
http://outrascomidas.blogspot.com/2009/11/acorda-de-miscaros.html

elepontes
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 36
Fungónimo : elepontes
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como comer??????? Empty Re: Como comer???????

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos