Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Identificação de cogumelos

+2
Broteroi
Rico
6 participantes

Ir para baixo

confuso Identificação de cogumelos

Mensagem  Rico Seg 03 Nov 2008, 17:48

Olá a todos!

Esta é a minha primeira vez por cá e voltarei.

Por favor ajudem a identificar o cesto de cogumelos da foto (serão todos Macrolepiota procera)? Colhi estes sob acácias austrálias... e grelhados estavam deliciosos.

E os cogumelos laranjas sobre um cepo de pinheiro, sob pinhal bravo?

Desde já grato pela vossa contribuição.

Cumprimentos,
Rico

Identificação de cogumelos Cabaz11

Identificação de cogumelos Cogume11

Rico

Número de Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

confuso Re: Identificação de cogumelos

Mensagem  Broteroi Seg 03 Nov 2008, 18:20

Caro Rico,

Com tão poucos caracteres evidentes será dificíl dizer exactamente q espécies são.
Efetivamente, a primeira foto indica para Macrolepiota, mas sem ver caracteres como o pé e o anel é dificíl dizer a espécie. A partida poderão ser procera, embora a distribuição das escamas no chapéu sejam relativament diferentes em dois deles (1º e 3º a contar da esquerda), q até me fazem recordar a espécie rachodes...n tenho a certeza.

Qt à segunda foto, serão Gymnopilus.
Qt à espécie provavelmente será spectabilis ou junonius, n sei ao certo a nomenclatura mais aceite ou mais actual.

continue a postar e veja se consegue mostrar mais caracteres como o pé, côr das lâminas e fazer uma descrição mais promenorizada como as q sugerimos neste blog

Cumprimentos

Broteroi
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 84
Idade : 42
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

confuso Re: Identificação de cogumelos

Mensagem  Polecat Seg 03 Nov 2008, 19:41

Olá Rico! Bem-vindo antes de mais!

Por favor ajudem a identificar o cesto de cogumelos da foto (serão todos Macrolepiota procera)? Colhi estes sob acácias austrálias... e grelhados estavam deliciosos.
Bem, se os comeste e estás bem é porque nenhum desses era o venenoso Chlorophyllum molybdites (que também não me parecem muito mas são passíveis de confusão) e se algum daqueles era Chlorophyllum rachodes (que é sinónimo de Macrolepiota rachodes) é sinal que não lhe és alérgico como algumas pessoas o podem ser.
Para a próxima tenta prestar atenção a ornamentações do pé e a descolorações alaranjadas ou acastanhadas.



E os cogumelos laranjas sobre um cepo de pinheiro, sob pinhal bravo?
Parecem-me Gymnopilus junonius (=G. spectabilis) que não são comestíveis No




Um abraço e boas colheitas Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

confuso nao comer...

Mensagem  bernabe Seg 03 Nov 2008, 20:41

No es buena idea comer setas que se desconocen o se tienen dudas. El susto puede ser muy grande
Así pues, a pesar de poder tener la seta un aspecto muy apetecible comestiblemente, hay que abstenerse de comerlas, pueden ser muy tóxicas o incluso mortales.
Por cierto, las setas que tienes en la cesta son todas Macrolepiotas proceras o tortuhlos, tartulhos o roques como decís en portugués. En cuanto a las otras desconozco su especie y por tanto yo me hubiese abstenido de comerlas.
Saludos No
Saludos
Rico escreveu:Olá a todos!

Esta é a minha primeira vez por cá e voltarei.

Por favor ajudem a identificar o cesto de cogumelos da foto (serão todos Macrolepiota procera)? Colhi estes sob acácias austrálias... e grelhados estavam deliciosos.

E os cogumelos laranjas sobre um cepo de pinheiro, sob pinhal bravo?

Desde já grato pela vossa contribuição.

Cumprimentos,
Rico

Identificação de cogumelos Cabaz11

Identificação de cogumelos Cogume11

bernabe
hifa
hifa

Número de Mensagens : 20
Fungónimo : rubio
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

confuso Re: Identificação de cogumelos

Mensagem  Pedro Claro Sex 07 Nov 2008, 11:06

Só para dizer que também me parecem duas espécies diferentes de Macrolepiota (sensu lato): os exemplares maiores serão, provavelmente, Macrolepiota procera (pelo tamanho e pela disposição das escamas no chapéu) mas os outros dois mais pequenos têm todo o aspecto de Macrolepiota rachodes (chapéu mais densamente provido de escamas, mesmo até à margem). Esta última espécie é substancialmente mais pequena que a primeira, o pé é muito mais curto e com uma base bolbosa e a carne (principalmente do pé) adquire tons avermelhados após o corte.

De referir que esta última espécie aparece na literatura sob diversas designações:

- Macrolepiota rachodes e Macrolepiota rhacodes;
- Macrolepiota venenata - um epíteto criado por Marcel Bon (um micólogo muito profícuo na criação de novas espécies) para designar o que ele considerava uma espécie diferente e que seria tóxica;
- Chlorophyllum rhacodes - esta é a designação que aparece actualmente como válida no Index Fungorum (http://www.indexfungorum.org/Names/SynSpecies.asp?RecordID=374433), mas toda a bibliografia respeitável que eu tenho ao meu dispor (Fungi of Switzerland, Flora Agaricina Neerlandica, a monografia Lepiota s.l. de Candusso e Lanzoni) não referem esta designação.

Quanto aos exemplares cor de laranja, não me oferece grandes dúvidas a identificação do Broteroi e do Polecat: Gymnopilus spectabilis (=G. junonius).

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

confuso Re: Identificação de cogumelos

Mensagem  crazy_cock Sex 07 Nov 2008, 12:17

Independentemente da identificação da espécie, que deixo para os mais entendidos, acho que, pelo menos, o primeiro do lado esquerdo já não está num estado muito bom para ser ingerido, parece-me já algo seco... Contudo, se os comeu e souberam bem, estariam, então, em boas condições.

Cumprimentos,

crazy_cock
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Fungónimo : crazy_cock
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

confuso Re: Identificação de cogumelos

Mensagem  Pedro Claro Sex 07 Nov 2008, 12:31

crazy_cock escreveu:Independentemente da identificação da espécie, que deixo para os mais entendidos, acho que, pelo menos, o primeiro do lado esquerdo já não está num estado muito bom para ser ingerido, parece-me já algo seco... Contudo, se os comeu e souberam bem, estariam, então, em boas condições.

Cumprimentos,

Esta espécie tem sempre este aspecto. O mais importante é o aspecto das lâminas: no caso dos Macrolepiota, devem ser consumidos apenas enquanto as lâminas são brancas e sem apresentarem marcas, porque têm tendência a ficar com uma cor ocre e manchadas à medida que envelhecem.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

confuso Re: Identificação de cogumelos

Mensagem  crazy_cock Sex 07 Nov 2008, 13:00

Pedro Claro escreveu:
crazy_cock escreveu:Independentemente da identificação da espécie, que deixo para os mais entendidos, acho que, pelo menos, o primeiro do lado esquerdo já não está num estado muito bom para ser ingerido, parece-me já algo seco... Contudo, se os comeu e souberam bem, estariam, então, em boas condições.

Cumprimentos,

Esta espécie tem sempre este aspecto. O mais importante é o aspecto das lâminas: no caso dos Macrolepiota, devem ser consumidos apenas enquanto as lâminas são brancas e sem apresentarem marcas, porque têm tendência a ficar com uma cor ocre e manchadas à medida que envelhecem.
Sim, sei do que falas e pensava que o exemplar que referi estaria assim...

Sempre a aprender! Wink

crazy_cock
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Fungónimo : crazy_cock
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

confuso Re: Identificação de cogumelos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos