Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cogumelo da figueira

4 participantes

Ir para baixo

Cogumelo da figueira Empty Cogumelo da figueira

Mensagem  Nuno Seg 05 Out 2009, 22:36

Olá comunidade!

Hoje saí à caça, e não apanhei só chuva! Apanhei também umas belas surpresas!
Na figueira de casa de meus avós, apareceu uma surpresa. A D.ª Conceição, minha avó, sabendo da minha paixão por estes misteriosos seres decompositores, não tardou em contactar-me, e eu não demorei em ir lá visitá-la (e visitá-los). Lá a minha avó me perguntou se eram comestíveis, e eu não pude responder... Espero ue me ajudem:

HABITAT - Cresciam numa figueira, num grupo de cerca de 8 exemplares.
CHAPÉU - Media cerca de 8-9 cm de diâmetro; com forma convexa, umbilicando quando mais maduro; textura da superfície lisa; com tonalidades que íam do laranja (vários tons de laranja) ao castanho claro; não se registaram descolorações ao toque.
PÉ - Media cerca de 8 cm de comprimento, 1 cm de espessura; branco; sem descolorações ao toque; forma cilíndrica; com bastante consistência; e com anel simples descendente, castanho, com superfície lisa e carne compacta.
HIMENÓFORO - Constituído por lâminas castanhas; com inserção decorrente, ao que parecia; sem descolorações ao toque; com pouca consistência e algumas das lâminas com comprimentos diferentes.
ESPORADA - Muito densa, castanha.
CHEIRO E SABOR - Ambos agradáveis, com especial atenção para o facto de o cheiro ser muito intenso.

Cogumelo da figueira Imgp0148

Cogumelo da figueira Imgp0149e

Cogumelo da figueira Imgp0150y

Cogumelo da figueira Imgp0151l

Um abraço!
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelo da figueira Empty Re: Cogumelo da figueira

Mensagem  Cardoso Ter 06 Out 2009, 01:01

afro parece ser uma agrocybe aegirita...

Cardoso
hifa
hifa

Número de Mensagens : 19
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelo da figueira Empty Re: Cogumelo da figueira

Mensagem  Pedro Claro Ter 06 Out 2009, 09:16

Cardoso escreveu:afro parece ser uma agrocybe aegirita...

Foi o que pensei, mas é muito estranho ocorrer numa figueira já que Agrocybe aegerita (ou melhor dizendo, Agrocybe cylindracea) forma micorrizas exclusivamente com choupos... Shocked Poderá, no entanto, tratar-se de outra espécie do género Agrocybe, uma vez que a cor dos esporos, o aspecto geral dos esporóforos, a presença de anel e o hábito lenhícola parecem mesmo apontar para este género...

Quando puder vou tentar investigar melhor.

Entretanto, se puderes, Nuno, faz uma exsiccata (ou seja, seca um ou dois exemplares e guarda-os num sítio seco e fresco). Nunca se sabe se um dia mais tarde não será possível fazer uma análise microscópica e tirar as dúvidas...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelo da figueira Empty Re: Cogumelo da figueira

Mensagem  Nuno Ter 06 Out 2009, 20:31

Cardoso escreveu:
Entretanto, se puderes, Nuno, faz uma exsiccata (ou seja, seca um ou dois exemplares e guarda-os num sítio seco e fresco). Nunca se sabe se um dia mais tarde não será possível fazer uma análise microscópica e tirar as dúvidas...

Ora nem mais Pedro, tenho-o feito a todos os cogumelos que tenho apanhado! Descobri uma técnica perfeita: com uma rede, coloco-os directamente por cima do desumidificador, conserva bem a cor e a textura. Também tenho guardado todos os esporos em alumínio, dentro de um saco plástico, se algum dia precisar de (re)introduzir uma espécie em determinado local, ou se alguém precisar, tenho tudo preparado.
Vou já de seguida mostrar as fotos.

Um abraço!
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelo da figueira Empty Exsiccata

Mensagem  Nuno Ter 06 Out 2009, 21:32

Aqui está a técnica de que falo:

Cogumelo da figueira Imgp0181

Um exemplo do resultado (ainda não identificado):

Cogumelo da figueira Imgp0182

O local onde os guardo, um expositor:

Cogumelo da figueira Imgp0185


Um abraço!
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelo da figueira Empty Agrocybe e choupo

Mensagem  Broteroi Dom 11 Out 2009, 14:25

Boas Malta,

Atenção às designações...

O género Agrocybe é saprofita e n micorrizico, e n é exclusivo de choupo. Eu já apanhei em sobreiro...

Boa técnica para a exicata...

À vista desarmada até me pareceu armillaria...mas provavelmente será agrocybe...

Abraço

Carlos

Broteroi
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 84
Idade : 42
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelo da figueira Empty Re: Cogumelo da figueira

Mensagem  Pedro Claro Seg 12 Out 2009, 09:32

Broteroi escreveu:Boas Malta,

Atenção às designações...

O género Agrocybe é saprofita e n micorrizico, e n é exclusivo de choupo. Eu já apanhei em sobreiro...

Boa técnica para a exicata...

À vista desarmada até me pareceu armillaria...mas provavelmente será agrocybe...

Abraço

Carlos

Ups. Mea culpa Embarassed . Evidentemente, não poderia ser micorrízico. Quanto à 'preferência', toda a literatura aponta para a exclusividade em choupo e eu próprio só tenho visto esta espécie em choupos - daí a minha referência. No entanto, se ocorre conjuntamente com outras espécies arbóreas, é possível que se trate, também neste caso, de A. cylindracea.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelo da figueira Empty Re: Cogumelo da figueira

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos