Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O cogumelo dos artistas - Ganoderma

4 participantes

Ir para baixo

O cogumelo dos artistas - Ganoderma Empty O cogumelo dos artistas - Ganoderma

Mensagem  manel Qua 26 Nov 2008, 23:34

Então mais um do terreno no Porto dos meus amigos.

Tenho pouco para dizer. A parte de cima do chapéu é pulverulenta e parece que alguém andou a polvilhar pó de cacau sobre ela. O rebordo e himénio, têm uma textura de um osso, branco, duro e polido. O maior media cerca de 30 cm de diâmetro e estavam no cepo de um carvalho, encostados a um muro com muitas heras por cima. Muito húmido.

Não fiz esporada, porém aquele pó acastanhado, no tronco do cepo, debaixo do cogumelo, são esporos? Se sim, pronto, está ali uma esporada natural. Ou ainda mais estranho: Será que os esporos nesta espécie saem por cima, daí este aspecto de pó de cacau? É que a a parte debaixo do cogumelo, é toda como o rebordo, dura, branca e com este toque de osso polido, ou uma cerâmica tosca.

Até breve!

Manel
O cogumelo dos artistas - Ganoderma Dscf0115
O cogumelo dos artistas - Ganoderma Dscf0120


Última edição por manel em Sex 28 Nov 2008, 01:10, editado 5 vez(es)
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O cogumelo dos artistas - Ganoderma Empty Re: O cogumelo dos artistas - Ganoderma

Mensagem  Zamanita Qui 27 Nov 2008, 04:15

Oi manel
Encontraste um Ganoderma. Penso ser um G.applanatum.
Segundo apurei é facilmente confundível com o G. adspersum, apesar de não saber se há referências deste em Portugal
scratch Ainda não percebi muito bem como se faz a deposição da esporada na parte superior do cogumelo. Arrow talvez alguém por aqui tenha a explicação...

Mais informação para diferenciar várias espécies de Ganoderma:
http://www.enspec.com/articles/ENSPEC%20Research%20Paper%20-%20Ganoderma%20on%20Trees.pdf

Abraço

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

O cogumelo dos artistas - Ganoderma Empty Origem destas árvores

Mensagem  manel Qui 27 Nov 2008, 10:11

Viva Zamanita!

Segundo apurei é facilmente confundível com o G. adspersum, apesar de não saber se há referências deste em Portugal
[/quote]

Eu estive para avançar com este dado na introdução, no outro cogumelo lenhícola que postei, porém achei precipitado. Estas árvores devem ter sido postas neste terreno há cerca de 80 anos atrás. Carvalhos principalmente . Pode ser que tenham sido importados. Isso explicaria um cogumelo que não há referências em Portugal. Mesmo não sendo micorrízico?

Só por curiosidade, este tipo de cogumelos tem algum tipo de aproveitamento, além de esteticamente serem muito curiosos?

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O cogumelo dos artistas - Ganoderma Empty O cogumelo dos artistas

Mensagem  manel Qui 27 Nov 2008, 11:41

Pessoal,

Em busca do aproveitamento desta espécie, encontrei esta curiosidade no mushroom expert.

É o conhecido pelo cogumelo dos artistas. Isto porque se imprimirmos padrões no himénio com algo pontiagudo imagino, ou esculpirmos com pequenos formões ou goivas e o trouxermos para dentro de casa, estas "feridas" secam e escurecem, formando um tipo de artesanato curioso.

Vejam estes exemplos que encontrei:

Uma escultura em G. applanatum

Um escultor e os seus cogumelos. Este até fez uma pequena prateleira...

Hmmm, tenho um kit de esculpir abóboras, acho que me vou entreter com os meus amigos...

Até breve!



Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O cogumelo dos artistas - Ganoderma Empty Re: O cogumelo dos artistas - Ganoderma

Mensagem  Zamanita Qui 27 Nov 2008, 17:50

manel escreveu:
Hmmm, tenho um kit de esculpir abóboras, acho que me vou entreter com os meus amigos...


alien Depois queremos ver os resultados...

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

O cogumelo dos artistas - Ganoderma Empty Re: O cogumelo dos artistas - Ganoderma

Mensagem  Polecat Qui 27 Nov 2008, 19:11

Olá malta!

Eu teria cautela no apelidar de grupo Ganoderma applanatum. Se tivesse de apostar num nome talvez apostasse no mesmo no entanto Smile

Convém notar que aquelas tonalidades que a deposição dos na parte superior do chapéu são bastante comuns neste género e quase nunca reflectem a verdadeira tonalidade da superfície em si.


Existem várias espécies de Ganoderma e todas muito parecidas entre elas mas distinguíveis, pelo menos os grupos de espécies. Na próxima vez que encontrares um candidato a Ganoderma, primeiro confirmas o género, que muito superficialmente pode ser caracterizado por:

-Parasita ou lenhícola em troncos de árvore
-Himénio branco com poros que descolora vivamente castanho onde ferido ou tocado
-Esporada castanha avermelhada

Depois tentarás chegar ao grupo de espécies, para isso podes usar esta minha pseudo-chave pessoal que abarca poucos grupos, mas os mais comuns Wink Antes de aplicar qualquer chave em Ganoderma deves "limpar" e "polir" um pouco da superfície do chapéu para que possas observar as suas características em vez de estar só a olhar para os esporos, isto é algo que não vejo quase ninguém fazer No Então aqui vai:

1-Píleo entre tons deslavados de castanho e cinzento;textura rugosa ou aveludada,não lisa->G. applanatum
1-Píleo mais avermelhado com textura lisa, acetinada; porte visivelmente mais carnudo-> 2

2-Pílio com vestígios de resina amarelada ou exsudando a mesma onde ferido-> G. resinaceum
2-Sem qualquer vestígio de substância resinosa-> 3

3-A crescer em folhosas-> G. lucidum
3-A crescer em coníferas-> G. tsugae


Lembra-te manel, é apenas uma ajuda para tentar chegar ao um dos principais grupos, existem literalmente centenas de Ganoderma affraid


Abraço
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

O cogumelo dos artistas - Ganoderma Empty Re: O cogumelo dos artistas - Ganoderma

Mensagem  Nuno Qui 27 Nov 2008, 20:25

manel escreveu:

Hmmm, tenho um kit de esculpir abóboras, acho que me vou entreter com os meus amigos...

Manel

Ah pois é, quero ver resultados! Wink

Um abraço
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

O cogumelo dos artistas - Ganoderma Empty Exercício de identificação

Mensagem  manel Sex 28 Nov 2008, 01:15

Obrigado Polecat,

Orientações objectivas. Preciso delas. Podes estar seguro que este fim de semana volto a esta Ganoderma e vou postar os resultados deste exercício.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O cogumelo dos artistas - Ganoderma Empty Chave

Mensagem  manel Sáb 29 Nov 2008, 12:34

Polecat,

Estava aqui a tentar preparar-me para ver se este fim de semana, concluo esta identificação, aplicando a tua chave.

É uma dúvida tonta, mas já sabes que eu não tenho pudor nenhum em colocá-las:

Píleo = Chapéu ? - Pelo menos foi essa a ideia, fazendo uma pesquisazinha básica...

Até breve!

Manel

Polecat escreveu:
Existem várias espécies de Ganoderma e todas muito parecidas entre elas mas distinguíveis, pelo menos os grupos de espécies. Na próxima vez que encontrares um candidato a Ganoderma, primeiro confirmas o género, que muito superficialmente pode ser caracterizado por:

-Parasita ou lenhícola em troncos de árvore
-Himénio branco com poros que descolora vivamente castanho onde ferido ou tocado
-Esporada castanha avermelhada

Depois tentarás chegar ao grupo de espécies, para isso podes usar esta minha pseudo-chave pessoal que abarca poucos grupos, mas os mais comuns Wink Antes de aplicar qualquer chave em Ganoderma deves "limpar" e "polir" um pouco da superfície do chapéu para que possas observar as suas características em vez de estar só a olhar para os esporos, isto é algo que não vejo quase ninguém fazer No Então aqui vai:

1-Píleo entre tons deslavados de castanho e cinzento;textura rugosa ou aveludada,não lisa->G. applanatum
1-Píleo mais avermelhado com textura lisa, acetinada; porte visivelmente mais carnudo-> 2

2-Pílio com vestígios de resina amarelada ou exsudando a mesma onde ferido-> G. resinaceum
2-Sem qualquer vestígio de substância resinosa-> 3

3-A crescer em folhosas-> G. lucidum
3-A crescer em coníferas-> G. tsugae


Lembra-te manel, é apenas uma ajuda para tentar chegar ao um dos principais grupos, existem literalmente centenas de Ganoderma affraid


Abraço
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O cogumelo dos artistas - Ganoderma Empty Re: O cogumelo dos artistas - Ganoderma

Mensagem  Polecat Sáb 29 Nov 2008, 13:54

manel escreveu:Píleo = Chapéu ?
Isso mesmo Wink

Vem do latim pileus que era um chapéu que os romanos usavam
O cogumelo dos artistas - Ganoderma 180px-Dioscuro_cordonata2O cogumelo dos artistas - Ganoderma 711356
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

O cogumelo dos artistas - Ganoderma Empty Re: O cogumelo dos artistas - Ganoderma

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos