Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Agaricus sp ?

4 participantes

Ir para baixo

Agaricus sp ? Empty Agaricus sp ?

Mensagem  ZecTarius Qui 22 Jan 2009, 20:42

Local: Setubal-Sesimbra-Calhariz

Chapéu: Castanho claro com escamas castanhas mais escuras. Diamero de 5 cm no exemplar mais pequeno que achei e de 15 cm cm no maior que achei: nota o maior exemplar que achei tinha o chapeu encaracolado pra cima o que me leva a crer que o chapeu no seu explendor deveria ter ainda mais 2 ou 3 cm quando na horizontal.
Pé: Branco, com anel, e tinha de altura 2 cm no exemplar mais pequeno.
Himénio: Laminas rosadas nos exemplares jovens, tocam directamente no pé.
Carne: Branca, rosada imediatamente a seguir ao corte.
Cheiro: Amendoas.

Aqui vao as fotos...
Agaricus sp ? Dsc0551jo4Agaricus sp ? Dsc0552zw9Agaricus sp ? Dsc0554vt7

A minha proposta que encaixa mais nos dados e para alguma variaçao de A.Bisporus , mas nao sei ao certo, nao tenho informaçao deste cugumelo no meu livro e o que pesquisei na internet tambem nao foi esclarecedor.
Sei que em prencipio deve ser comestivel, mas deixo isso pra voces.

Abraços

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Agaricus sp ? Empty Re: Agaricus sp ?

Mensagem  Zamanita Qui 22 Jan 2009, 22:38

Para uma identificação correcta seria importante mais uns poucos dados:
- Habitat (bosque ou prado/jardim)
se for prado, diria A. campestres var. squamulosus
se for bosque, há mais possibilidades: A. silvaticus (pé com base bulbosa em bosques de coníferas), A. langei (mais carnudo, anel branco e liso na parte superior e com escamas acastanhadas na parte inf.)
- não dá para perceber bem nas fotos se o anel é descendente ou ascendente (parece-me descendente o que descartaria a tua hipótese - A. bisporus.
- Sugiro que fotografes também o "bicho" inteiro e de perfil, de modo a observar bem o anel, as margens do chapéu e a base do pé (esta última fundamental nos agaricus sp.)

Se tivesse de apostar diria A. campestres var. squamulosus.
Sem certezas...
inté

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Agaricus sp ? Empty Re: Agaricus sp ?

Mensagem  ZecTarius Sex 23 Jan 2009, 17:01

lol! Peço desculpa pela falta desse dado tao importante.

Aqui vai.
Habitat: Prado de solo calcáreo decomposto (barro) , na vertente norte de 3 oliveiras, na sombra penso eu.
Zona de pasto com ovelhas, solo estrumado (caganitas de ovelhas).

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Agaricus sp ? Empty Re: Agaricus sp ?

Mensagem  Zamanita Sex 23 Jan 2009, 20:01

Oi zt

O habitat parece confirmar o A. campestris var. squamulosus, que segundo o Index Fungorum, é actualmente denominado
Agaricus campestris L., Sp. pl. 2: 1173 (1753) var. campestris

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Agaricus sp ? Empty cogumelo

Mensagem  Pingu Sex 23 Jan 2009, 21:03

Hey esse cogumelo até conheço Very Happy Existe em trás-os-montes, é muito bom para comer, se não me estou a confundir :p
Pingu
Pingu
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 43
Idade : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Agaricus sp ? Empty Re: Agaricus sp ?

Mensagem  ZecTarius Sex 23 Jan 2009, 21:23

oi Zamanita,

Que diametro do chapéu pode ir o A. campestris var. squamulosus? É que o exemplar maior que vi tinha 15 cm e ja tava encaracolado pra cima o que prova que quando o chapéu esteve na horizontal ainda tinha mais 2 ou 3 cm o que prefaz um total de 17 ou 18 cm de chapéu e isto se nao estava ou esteve la maiores exemplares.

O unico livro que tenho de jeito é muito antigo é de Brunno Cetto e diz que o chapéu vai no maximo até 12 cm de diametro, é uma grande diferença para a mesma espécie, penso eu que ainda sou novo nisto da identificaçao, mas tambem posso estar enganado.
-Talvez haja dados em livros mais recentes com medidas maiores de diametro do chapéu do A. campestris var. squamulosus que eu nao sei, mas como ja disse estou muito limitado em termos de informação...

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Agaricus sp ? Empty Re: Agaricus sp ?

Mensagem  Pedro Claro Sáb 24 Jan 2009, 00:13

As dimensões são muito influenciadas por diversos factores e parece-me que se devem encarar com algumas reservas.

Vou dar um exemplo: sempre encontrei Amanita gemmata com dimensões pequenas a médias (4 a 6 cm. de diâmetro do chapéu e pé com menos de 8 a 10 cm. de comprimento, no máximo) em vários pinhais. Há cerca de um ano fui a um outro pinhal, bastante próximo, mas com um solo arenoso bem mais solto e encontrei a mesma espécie com dimensões absolutamente incomuns: chapéus com mais de 10 cm. de diâmetro (se bem me lembro, um exemplar tinha uns 13 ou 14 cm.) e pés com quase 20 cm. de comprimento. O mesmo acontece num outro 'spot' onde encontro Amanita muscaria com os pés mais compridos que alguma vez vi e que, pela investigação superficial que fiz, estão perto ou ultrapassam mesmo os limites máximos atribuídos a esta espécie.

Em resumo, as dimensões dos esporóforos (ou seja, dos cogumelos) devem ser encaradas como indicativas e não normativas.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Agaricus sp ? Empty Re: Agaricus sp ?

Mensagem  ZecTarius Sáb 24 Jan 2009, 22:00

Pedro claro,

Obrigado pelo esclarecimento antes de mais Wink , Pois!!! Ja tive essa ideia mas pensava que estava enganado, que tinha de ser + ou - como as medidas dos livros. E importante pra mim saber isso.

Só pra registo, a zona onde vi estes cugumelos A. campestris var. squamulosus é a Serra do Risco que Pertence á cordilheira da Arrábida, tem provado em varios estudos desde a Fauna á Flora que quase todos os organismos vivos dessa dessa zona do (Risco) teem dimensoes aburdas embora se reflita mais na flora, por exemplo: O arbusto carrascos de nome comum, dessa zona teem porte de arvore com medidas de diamero com mais de 30 cm. Pois os cugumelos não devem ser excepção a essa particular regra que se aplica a essa zona. Com essa confirmação acho que ainda vou la encontrar cugumelos bem (estupidamente) grandes e desta vez ja vou ter essa informação.
E vou tambem tirar as medidas aos chapéus do A. campestris var. squamulosus só pra ter a ideia, até que tamanho crescem naquela zona.

Obrigado

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Agaricus sp ? Empty Re: Agaricus sp ?

Mensagem  Zamanita Ter 27 Jan 2009, 00:48

Olá zt

Tal como o Pedro assinalou, também penso que só pela dimensão não deveriamos descartar o A. campestris var. campestris.
Ainda assim isso não significa, a meu ver, que o possamos identificar com certezas...
Os A.campestres são uns excelentes comestíveis, mas é a tal história, havendo dúvidas... é melhor não arriscar.
pirat

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Agaricus sp ? Empty Re: Agaricus sp ?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos