Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Máquina de esporos

3 participantes

Ir para baixo

Máquina de esporos Empty Máquina de esporos

Mensagem  Nuno Sáb 20 Dez 2008, 23:10

Olá amigos,

Trago algo muito estranho, pelo menos na minha perspectiva micológica pessoal. Este cogumelo é campeão mundial da disperção de esporos. Wink Era impressionante a quantidade dispersada!
Identificação:

Lever, Vila Nova de Gaia

HABITAT- Crescia no solo, sozinho, entre pinus.
CHAPÉU- Forma hemisférica; liso em toda a superfície e castanho, mesmo da cor da castanha; que não descolorou ao toque.
PÉ- Cerca de 7cm de altura e 1cm de diãmetro; vários tons de castanho (esbranquiçado, também), pois era fibroso; sem descolorações ao toque; de forma cilíndrica (perto do pé existia uma pequena curvatura); com muita consistência e sem presença de anel.
HIMENÓFORO- Constituído por lãminas brancas; inserção no pé adnexa; sem descolorações ao toque; e com alguma consistência.
ESPORADA- Aqui está a parte engraçada, pois a esporada foi algo surpreendente, pela quantidade. Era castanha. Depois de depositarem os esporos, as lãminas acastanharam.
CHEIRO E SABOR- Os dois agradáveis.

Umas fotos para ajudar:

Máquina de esporos Imgp0230ee9

Máquina de esporos Imgp0231gg9

Máquina de esporos Imgp0350lg8

Máquina de esporos Imgp0351gp4

Máquina de esporos Imgp0352we6


Espero que chegue... Algo que falte, digam.

Um abraço

Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Máquina de esporos Empty Re: Máquina de esporos

Mensagem  Polecat Dom 21 Dez 2008, 03:07

talvez seja da foto, mas a esporada é mesmo castanha? Não será mais para o rosada? As lâminas também parecem não tocar no pé (especialmente pela ultima foto) o que faria delas livres...

Se as suspeitas que referi se confirmarem significa que será ou Volvariella ou Pluteus. Pelas fotos não consigo ter uma ideia clara sobre a volva...Os Pluteus são todos lenhícolas mas muitas vezes são terrestres e decompõem madeira no solo, à superfície ou enterrada.

Um dica Nuno, quando estiveres a identificar os teus cogumelos faz-lhes sempre um corte transversal, é a melhor maneira de observar e perceber o tipo de inserção do himenóforo no pé.

Quando não fazemos a mínima do que poderemos ter à nossa frente, todos os itens de descrição têm de ser completados ao máximo pormenor Twisted Evil por vezes quando à partida já sabemos o género ou grupo a que o cogumelo pertence, concentramo-nos mais na descrição de algumas características que podem fazer a diferença e ignoramos alguns passos, mas isso nem sempre pode ser feito.

Abraço e vamos lá identificar este bicho;)
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Máquina de esporos Empty :)

Mensagem  Nuno Dom 21 Dez 2008, 14:31

Obrigado Polecat,

A partir do teu post, resolvi verificar melhor as características, e falhei em algumas (coisa de novato): Wink

Bem, a inserção é livre, não adnexa, com se vê na 4ª foto... E a esporada era castanha, algo a descair para o rosado, mas pouco. É a "qualidade" da minha máquina, e do próprio fotógrafo Razz

E penso que o mais importante é isto: ele crescia perto de um "toco", de um pinheiro, a uns 10cm....

Desculpa pela precariedade da identificação, ainda estou a aprender!

Um abraço

Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Máquina de esporos Empty Re: Máquina de esporos

Mensagem  Loco Gato Sáb 27 Dez 2008, 18:42

O conceito de esporada rosa é bastante lato. Entre o rosa pálido a um castanho carregado com tonalidade avermelhada, tudo é "esporada rosa". Mesmo descontando alguma distorção no meu écran, acho que dá para assumir o tom "rosa".

Assim, usando as chaves de Moser, sendo as lâminas livres e não havendo anel, teria de ser Volvariella (não é, pois não há volva), Pluteus (provável) ou Rhodotus (também não, pelas cores, o crescer isolado e pela forma).

Dentro dos Pluteus, é um mundo. Não é fácil identificar, mas uma das espécies mais comuns, bastante parecida com esta, é o Pluteus cervinus.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Máquina de esporos Empty Re: Máquina de esporos

Mensagem  Nuno Sáb 27 Dez 2008, 21:20

Nuno escreveu: resolvi verificar melhor as características, e falhei em algumas (coisa de novato)

Loco Gato, eu bem disse que era novato, não posso dár informações com exactidão de coisas que ainda não conheço. Wink

Mas parece mesmo pluteus cervinus, mas como eu próprio reconheço, carecem informações.
Obrigado.

Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Máquina de esporos Empty Re: Máquina de esporos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos