Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Olá a todos. Será um boletus edulis?

+2
maia
rtorres
6 participantes

Ir para baixo

Olá a todos. Será um boletus edulis? Empty Olá a todos. Será um boletus edulis?

Mensagem  rtorres Seg 14 Jan 2008, 08:59

Olá
Sou um amador em termos de micologia, mas um apaixonado por cogumelos. Dedico-me fundamentalmente à identificação de comestíveis, porém, interesso-me um pouco por todos.
Como amador que sou, tenho muitas dúvidas a identificar a espécies menos frequentes.
Antes de mais, sou da zona Centro e as minhas colheitas vão desde o Pinhal Litoral (baixo Mondego e baixo Vouga) até aos mistos de caducifólias, pinhal e eucaliptal do Pinhal Interior norte e Dão Lafões.

Tenho alguns guias, mas gostava de adquirir um guia de referência, como tal peço que me indiquem as vossas preferências.
Eis os meus guias:
Mushrooms of Britain and Europe (Collins Wildlife Trust Guides)
Kingfisher Field Guide to the Mushrooms and Toadstools of Britain and Europe
How to Identify Edible Mushrooms by Harding; Lyon.
Mushrooms and Toadstools of Britain and Europe (Green Guides) by Gordon Dickson

Dentro da identificação deixo aqui umas imagens que a mim parecem o boletus edulis, mas que devido ao himénio e à dificuldade de identificação da rede no pé me deixa confuso.

Olá a todos. Será um boletus edulis? Imgp1910

Olá a todos. Será um boletus edulis? Imgp1911

Olá a todos. Será um boletus edulis? Imgp1912

Olá a todos. Será um boletus edulis? Imgp1913

Olá a todos. Será um boletus edulis? Imgp1914

HABITAT - pinhal litoral junto à Figueira da Foz, em zona pinhal e sub-coberto com acácia longifolia. Predominam as areias.
CHAPÉU - No exemplares adultos mede cerca de 15-25cm, coloração castanha (desde claro/creme até escuro) com a margem ligeiramente mais clara. O chapeu é covexo nos exemplares jovens com tendência a aplanar.