Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Olá a todos. Será um boletus edulis?

+2
maia
rtorres
6 participantes

Ir para baixo

Olá a todos. Será um boletus edulis? Empty Olá a todos. Será um boletus edulis?

Mensagem  rtorres Seg 14 Jan 2008, 08:59

Olá
Sou um amador em termos de micologia, mas um apaixonado por cogumelos. Dedico-me fundamentalmente à identificação de comestíveis, porém, interesso-me um pouco por todos.
Como amador que sou, tenho muitas dúvidas a identificar a espécies menos frequentes.
Antes de mais, sou da zona Centro e as minhas colheitas vão desde o Pinhal Litoral (baixo Mondego e baixo Vouga) até aos mistos de caducifólias, pinhal e eucaliptal do Pinhal Interior norte e Dão Lafões.

Tenho alguns guias, mas gostava de adquirir um guia de referência, como tal peço que me indiquem as vossas preferências.
Eis os meus guias:
Mushrooms of Britain and Europe (Collins Wildlife Trust Guides)
Kingfisher Field Guide to the Mushrooms and Toadstools of Britain and Europe
How to Identify Edible Mushrooms by Harding; Lyon.
Mushrooms and Toadstools of Britain and Europe (Green Guides) by Gordon Dickson

Dentro da identificação deixo aqui umas imagens que a mim parecem o boletus edulis, mas que devido ao himénio e à dificuldade de identificação da rede no pé me deixa confuso.

Olá a todos. Será um boletus edulis? Imgp1910

Olá a todos. Será um boletus edulis? Imgp1911

Olá a todos. Será um boletus edulis? Imgp1912

Olá a todos. Será um boletus edulis? Imgp1913

Olá a todos. Será um boletus edulis? Imgp1914

HABITAT - pinhal litoral junto à Figueira da Foz, em zona pinhal e sub-coberto com acácia longifolia. Predominam as areias.
CHAPÉU - No exemplares adultos mede cerca de 15-25cm, coloração castanha (desde claro/creme até escuro) com a margem ligeiramente mais clara. O chapeu é covexo nos exemplares jovens com tendência a aplanar.
PÉ - bastante grande, normalmente maior que o chapeu, pouco bolboso, castanho acinzentado junto ao chapeu ficando mais esbranquiçado junto à base do pé, pouco consistente e geralmente com muitas larvas.
HIMÉNIO - composto por tubos, branco quando jovem, amarelo esverdeado quando adulto,desprendem-se facilmente da carne.
CHEIRO E SABOR - cheiro muito agradável.

É com grande regozijo que verifico o elevado nível deste fórum de discussão, para o qual espero contribuir.
Saudações micológicas
Ricardo Torres

rtorres
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Olá a todos. Será um boletus edulis? Empty Re: Olá a todos. Será um boletus edulis?

Mensagem  maia Sáb 19 Jan 2008, 21:03

Boas Ricardo. Obrigado pela participação !

Em relação às fotografias e baseado numa análise macroscópica podemos dizer que estamos perante cogumelos do grupo dos boletus. Pessoalmente, estou mesmo inclinado para a hipótese de ser um Edulis.

Existem caracteristicas que o separam de outros boletus "parecidos", como o Boletus aereus ou o Boletus appendiculatus. Senão vejamos: O Edulis tem um tamanho substancialmente maior que os outros, o chapéu tem uma textura suave por vezes enrugada e de cor acastanhada. Os poros do himenóforo são brancos mas ficam com uma cor amarela-azeitona com a idade - como se pode ver nos vários especimens que encontraste. De facto, o pé do Edulis pode apresentar uma rede - não entendi se encontraste a rede ou se ela falta. Outra caracteristica distinta é o pé ficar com essa forma tipo "taco de golf", assim como a borda do chapéu se sobrepor ligeiramente aos tubos do himenóforo. O habitat também parece bater certo para o Edulis.

Convinha verificar a cor dos esporos. Se estes forem castanhos-azeitonha então Boletus Edulis será um bom candidato. É claro que para tirar qualquer dúvida seria melhor avaliar microscópicamente o tamanho e forma dos esporos. No entanto, espero que mais membros contribuam com as suas avaliações para discutir a minha observação.

Cumprimentos !

maia
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Olá a todos. Será um boletus edulis? Empty Re: Olá a todos. Será um boletus edulis?

Mensagem  *ento*loma* Dom 20 Jan 2008, 20:19

Olá!

Boa resposta! estou de acordo! logo que vi as fotos pensei que seria B. edulis!
A rede do pé nem sempre é facil de observar e freq. é só visivel no apice do pé!

O aspecto dos Boletus edulis de cá não custumam ser bem iguais aos que se encontram nas fotos dos livros e sites da internet! a espécie apresenta uma plasticidade morfologica consideravel! talvez alguma especiação quem sabe.... sem estudos como deve de ser, apenas nos é permitido divagar!

Abraço.

*Ento*Loma*

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Olá a todos. Será um boletus edulis? Empty boletus edulis

Mensagem  José Carlos Qua 12 Mar 2008, 19:20

está correcto são boletus edulis e recolhidos em mata de eucaliptos.
os boletus podem ter formas e cores diversas consoante a vegetação e tipo de terreno.
eu comercializo cogumelos silvestres a mais de 20 anos e já vi boletus edulis muito diferentes.

José Carlos

Número de Mensagens : 2
Fungónimo : fungus
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Olá a todos. Será um boletus edulis? Empty Local de colheita

Mensagem  rtorres Sex 18 Abr 2008, 10:42

A colheita foi feita no pinhal litoral.
Cheers

rtorres
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Olá a todos. Será um boletus edulis? Empty Re: Olá a todos. Será um boletus edulis?

Mensagem  Pedro Claro Seg 21 Abr 2008, 09:47

Duas notas relativamente a esta espécie: primeiro, existe uma enorme variabilidade morfológica; segundo, é uma espécie que não tem grandes requerimentos específicos em termos de associação micorrízica (tanto frutifica junto de planifólios - Carvalhos, Bétulas, Tílias, Castanheiros ou Faias -, como de coníferas - sobretudo Pinheiros, mas também Espruce (Picea abies), embora não tenha conhecimento da sua ocorrência junto de Eucaliptos). Recentemente, um artigo científico publicado na revista Persoonia aponta precisamente para estas duas notas e elimina toda uma série de 'espécies' que se revelaram, afinal, apenas variedades de Boletus edulis (como, p. ex., Boletus venturii, B. persoonii, B. betulicola, B. quercicola).

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Olá a todos. Será um boletus edulis? Empty (mensagem perdida)

Mensagem  Mycota Sáb 04 Out 2008, 22:30

por: valbonix

"Olá RTorres

Possivelmente encontraste uma especie de B. edulis var. arenarius, que é uma variedade rara.
A meu ver é possivel que seja esta, uma vez que o pé não é ventrudo e tiveste dificuldade em ver o reticulado (mais visível com lupa), os tons do chapéu condizem e a tendência para aplanar. Aparecem em areias de pinhais. Para te ajudar, deixo-te uma descrição da variedade para confirmação.

Boletus edulis var. arenarius Engel, Kriegl & Derm.
Chapeau 5-15 cm, hémisphérique puis plan-convexe, brun jaunâtre pâle, gris jaunâtre, brun pâle. Tubes blanchâtres puis jaunâtres. Pores blanchâtres puis jaunâtres. Stipe clavé à difforme, base renflée tubériforme, plus ou moins veiné ou réticulé au sommet, 10-15 x 2-4 cm, brunâtre pâle. Chair blanche, immuable. Spores 14-18 x 5-7 μm. Sols sableux, sous les pins


Cumprimentos
ROC
sunny"
Mycota
Mycota
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
Fungónimo : Strophariado
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2007

https://cogumelosportugal.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Olá a todos. Será um boletus edulis? Empty Re: Olá a todos. Será um boletus edulis?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos