Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Boletus Edulis

5 participantes

Ir para baixo

estudo Boletus Edulis

Mensagem  lazarodakini Ter 02 Nov 2010, 13:19

Encontrei-os debaixo duns carvalhos, já não é a primeira vez que lá encontro mas nunca neste estado de conservação; penso desta vez ter acertado no Boletus Edulis, todavia queria saber se estou certo e se não estou se pelo menos estes são comestíveis.

Anexo as segiuntes fotos:

Boletus Edulis P01111017200002

Boletus Edulis 01112010084

Boletus Edulis 01112010087
lazarodakini
lazarodakini
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 40
Idade : 43
Fungónimo : tortukini
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: Boletus Edulis

Mensagem  Pedro Claro Ter 02 Nov 2010, 16:52

Não são Boletus edulis, mas sim Boletus aereus, também comestíveis e igualmente bons.

Estas duas espécies podem distinguir-se facilmente tendo em conta a cor do chapéu (castanho-avermelhado ou castanho-claro no caso de B. edulis, mas castanho-escuro no caso de B. aereus) e o facto de B. edulis ter a margem notoriamente mais clara (quase branca) que o resto do chapéu, coisa que não ocorre em B. aereus.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: Boletus Edulis

Mensagem  lazarodakini Ter 02 Nov 2010, 17:10

Pedro, agradeço a identificação; assumo que tenho uma certa dificuldade em identificar Boletos. Mesmo assim, fiquei muito contente. Abraço.
lazarodakini
lazarodakini
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 40
Idade : 43
Fungónimo : tortukini
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: Boletus Edulis

Mensagem  Zamanita Ter 02 Nov 2010, 19:40

Gostos não se discutem... mas na minha opinião para comer frescos os B. aereus ainda são melhores que os B. edulis pela sua consistência mais dura. Razz
Bom proveito


Última edição por Zamanita em Ter 02 Nov 2010, 19:41, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correcção ortográfica)

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: Boletus Edulis

Mensagem  PEDRA Ter 02 Nov 2010, 19:50

Olá a todos

Aproveito o tópico para fazer uma pergunta relativa à comestibilidade dos Boletos.
Dentro do grupo dos boletos, para além dos B. calopus e o B. satanas, (que são venenosos/toxicos) e os Boleto-amargo, B. luridus e o Boleto-lívido (que não são comestiveis / não têm qualquer valor culinário), existe mais algum Boleto que não seja comestivel, isto é, que seja tóxico e por isso improprio para consumo?
Não sei bem qual a verdadeira dimensão desta pergunta, mas como se costuma dizer, perguntar não ofende.
Agradeço desde já os eventuais comentários à minha questão.

Parabéns ao lazarodakini pela descoberta deste Boletus aereus - espécie para mim, até ao momento, desconhecida.

Um abraço
PEDRA




PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: Boletus Edulis

Mensagem  Zamanita Ter 02 Nov 2010, 22:23

PEDRA escreveu:Olá a todos

Aproveito o tópico para fazer uma pergunta relativa à comestibilidade dos Boletos.
Dentro do grupo dos boletos, para além dos B. calopus e o B. satanas, (que são venenosos/toxicos) e os Boleto-amargo, B. luridus e o Boleto-lívido (que não são comestiveis / não têm qualquer valor culinário), existe mais algum Boleto que não seja comestivel, isto é, que seja tóxico e por isso improprio para consumo?
Não sei bem qual a verdadeira dimensão desta pergunta, mas como se costuma dizer, perguntar não ofende.
Agradeço desde já os eventuais comentários à minha questão.

Parabéns ao lazarodakini pela descoberta deste Boletus aereus - espécie para mim, até ao momento, desconhecida.

Um abraço
PEDRA


Olá Pedra
Existem muitos espécies do genero Boletus não comestíveis e outros tantos sem valor culinário. Aqui no forum podes encontrar alguns.
É conveniente identificar bem a espécie para determinar a comestibilidade.
Como regra geral, pode-se apenas dizer que todos os boletus de carne branca e poros brancos quando jovens, são bons comestíveis.
A partir daí só identificando a espécie...
Deixa-me sugerir-te que utilizes o nome científico (em latim) para não gerar confusões. Em Portugal não existem nomes populares para a grande maioria dos cogumelos que por cá frutificam. Cada tradução de livros estrangeiros para Português traduz à sua maneira, levando a que apenas as pessoas que têm um determinado livro conhecem uma determinada espécie por esse nome supostamente popular.
Abraço


Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: Boletus Edulis

Mensagem  lazarodakini Qua 03 Nov 2010, 21:32

Fiz um risoto com estes Boletus Aerus e devo dizer que ficou uma delicia. Abraço.
lazarodakini
lazarodakini
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 40
Idade : 43
Fungónimo : tortukini
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: Boletus Edulis

Mensagem  PEDRA Qua 03 Nov 2010, 22:57

Zamanita escreveu:

Olá Pedra
Existem muitos espécies do genero Boletus não comestíveis e outros tantos sem valor culinário. Aqui no forum podes encontrar alguns.
É conveniente identificar bem a espécie para determinar a comestibilidade.
Como regra geral, pode-se apenas dizer que todos os boletus de carne branca e poros brancos quando jovens, são bons comestíveis.
A partir daí só identificando a espécie...
Deixa-me sugerir-te que utilizes o nome científico (em latim) para não gerar confusões. Em Portugal não existem nomes populares para a grande maioria dos cogumelos que por cá frutificam. Cada tradução de livros estrangeiros para Português traduz à sua maneira, levando a que apenas as pessoas que têm um determinado livro conhecem uma determinada espécie por esse nome supostamente popular.
Abraço


Zamanita, obrigado pelas dicas.
Quanto aos nomes cientificos dos cogumelos, o manual que tenho à mão refere o seguinte:

1. venenosos/toxicos
Boletus calopus = (Boleto-de-pé-vermelho-amargo)
Boletus satanas = (Boleto-de-Satanás)
2. não comestiveis / sem valor culinário
Tylopilus felleus = (Boleto-amargo)
Boletus luridus = (Boleto pálido)
Gyrodon lividus = (Boleto-lívido)
E a pergunta mantem-se: sem contar com os cogumelos atrás referidos (em 1. e 2.), existe mais algum Boleto que não seja comestivel, isto é, que seja tóxico e por isso improprio para consumo?

Do texto de Zamanita, retive que "...Como regra geral, pode-se apenas dizer que todos os boletus de carne branca e poros brancos quando jovens, são bons comestíveis. A partir daí só identificando a espécie...". Mas pergunto, no caso do Xerocomus badius a carne é de facto branca mas azula ligeiramente ao corte e continua a ser um bom comestível, certo?

Obrigado e boa caça
PEDRA







PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: Boletus Edulis

Mensagem  Pedro Claro Qui 04 Nov 2010, 09:27

Quanto aos nomes científicos, o que o Zamanita pretendeu dizer é que os nomes 'populares' são insidiosos e confusos e, por isso, devemos APENAS referir-nos aos nomes científicos, esses sim exactos e precisos. Todos os nomes 'comuns' que colocas são traduções literais do latim sem qualquer valor (porque ninguém os conhece por esses nomes 'populares'), muito menos científico. São, portanto, designações a evitar.

Xerocomus badius azula e é comestível, assim como Boletus erythropus. Se te referes aos boletos num sentido lato (mais abrangente), há várias espécies tóxicas ou não comestíveis, como Gyroporus ammophilus (tóxico e agora considerado uma variedade de G. castaneus). Por outro lado, a maioria das espécies de Suillus é comestível mas é necessário retirar a cutícula viscosa, caso contrário pode provocar desarranjos intestinais (a cutícula actua como laxativo).

Não tenho aqui bibliografia, mas quase que aposto que a lista de espécies de boletos suspeitas ou tóxicas não fica por aqui...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: Boletus Edulis

Mensagem  PEDRA Qui 04 Nov 2010, 13:29

Viva

Obrigado pelos comentários.
A questão dos nomes científicos está mais que entendida, claro que está. Só através dos nomes científicos podemos ter a certeza que estamos a falar do mesmo cogumelo e não de outro qualquer ser.
A questão da comestibilidade / toxicidade de outros boletos também está percebida, sem bem que pelas palavras do Pedro Claro depreendo que é um assunto mais complexo que não se fica por aqui (há muito a estudar).

Agora um pequeno à parte (que gostava que fosse lido com algum sentido de humor): ainda me faz alguma confusão estar na cozinha a laminar os referidos Xerocomus badius e os tipo, já depois de "mortos", vá-se lá saber porquê, continuam a mudar de cor - do branco para o ligeiro azul - como que não estivessem a gostar de ser cortados aos bocados para ir para a frigideira. Não gosto nada de cogumelos que tentam comunicar comigo já depois de decapitados. hehehe

1 abraço Amigo
PEDRA

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: Boletus Edulis

Mensagem  Zamanita Sex 05 Nov 2010, 02:29

PEDRA escreveu: E a pergunta mantem-se: sem contar com os cogumelos atrás referidos (em 1. e 2.), existe mais algum Boleto que não seja comestivel, isto é, que seja tóxico e por isso improprio para consumo?

São várias as espécies de boletos (em sentido lato) descritas como impróprias para consumo além das espécies que referes.

Por toxicidade (ou suspeita de...):
B. legaliae, B. lupinus, B. luteocupreus, B. rhodopurpureus, B. pulchrotinctus, B. rhodoxanthus, B. rubrosanguineus, Gyroporus ammophilus

Por falta de interesse culinário (sabor amargo ou falta de consistência)
B.radicans, Buchwaldoboletus sp. (espécies que frutificam em madeira), Chalciporus sp., Porphyrellus porphyrosporus, Strobilomyces strobilaceus, Xerocomus parasiticus.

Depois há várias outras de questionável interesse mas os gostos são, no mínimo, de discussão muito subjectiva...

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: Boletus Edulis

Mensagem  Loco Gato Sáb 06 Nov 2010, 03:24

Listagens interessantes. A minha é:
Boletus luridus (se não for bem cozinhado)
Boletus purpureus (ou ainda B. rhodopurpureus, B. xanthocyaneus)
Boletus queletii (se não for bem cozinhado)
Boletus satanas
Tudo boletos que são reconhecíveis pelo tom laranja a vermelho dos tubos. Provocam problemas gastrointestinais mais ou menos desagradáveis.

O facto do Xerocomus badius azular não é problema nenhum.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: Boletus Edulis

Mensagem  PEDRA Sáb 06 Nov 2010, 14:45

Isto é mesmo muita Boletada para a minha cabeça... (quem me manda fazer perguntas dificeis)
Então, resumindo e concluindo - baralhando e voltando a dar, e pedindo desculpa ao lazarodakini por lhe tomar completamente o tópico da sua autoria, temos que:


1. Boletos venenosos/toxicos
"...Todos os boletos que são reconhecíveis pelo tom laranja a vermelho dos tubos. Provocam problemas gastrointestinais mais ou menos desagradáveis..." by Loco Gato

Boletus calopus
foto by Zamanita
Boletus Edulis Boletuscalopus21

Boletus satanas
foto by Zamanita
Boletus Edulis Bsatanas15

Gyroporus ammophilus
Boletus legaliae
Boletus lupinus
Boletus luteocupreus
Boletus rhodopurpureus
Boletus pulchrotinctus
Boletus rhodoxanthus
Boletus rubrosanguineus
Gyroporus ammophilus



2. Boletos não comestiveis / sem valor culinário

Tylopilus felleus
Boletus luridus
Gyrodon lividus


Boletus radicans
foto by Zamanita
Boletus Edulis Bradicans6

Buchwaldoboletus sp. (espécies que frutificam em madeira)
Chalciporus sp
Porphyrellus porphyrosporus
Strobilomyces strobilaceus
Xerocomus parasiticus



3. Boletos comestíveis
"...Como regra geral, pode-se apenas dizer que todos os boletus de carne branca e poros brancos quando jovens, são bons comestíveis. A partir daí só identificando a espécie...". by Zamanita

Boletus aereus (o boleto que deu origem a este tópico)
foto by lazarodakini
Boletus Edulis 01112010087

Xerocomus badius (azula ligeiramente ao corte)
foto by lazarodakini
Boletus Edulis 27112009020

Boletus erythropus (azula intensamente ao corte de forma instantênea e violenta)
foto by velho
Boletus Edulis Dscn1525

Boletos - Excelentes comestíveis (segundo a classificação máxima do sítio GUME)

Boletus edulis (carne branca imutável ao corte)
foto by PEDRA
Boletus Edulis Dsc01143iBoletus Edulis W640

Boletus mamorensis
Boletus pseudoregius
Boletus betulicola
Boletus carpinaceus


ps: Como se pode confirmar anteriormente, esta lista resulta da conversa (post's) entre vários utilizadores do forum, salvo qualquer erro ou incorrecção. Aditei uns quantos Boletus à lista dos comestiveis que estão publicados na página do GUME

Boa caça
PEDRA


Última edição por PEDRA em Sáb 06 Nov 2010, 19:43, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Incluir fotos)

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: Boletus Edulis

Mensagem  PEDRA Sáb 06 Nov 2010, 19:35

Inclui fotos no tópico anterior. Digam-me a Vossa opinião
PEDRA

PS: De todos os Boletus Comestiveis da lista (fotos) o Boletus erythropus é o único que, pelo seu aspecto endiabrado, eu nunca o convidaria para jantar comigo.

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

estudo Re: Boletus Edulis

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos