Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Workshop - Serra de Monfurado #2

3 participantes

Ir para baixo

Panaeolus semiovatus? (3ªfoto)

Workshop - Serra de Monfurado #2 Vote_lcap25%Workshop - Serra de Monfurado #2 Vote_rcap 25% 
[ 1 ]
Workshop - Serra de Monfurado #2 Vote_lcap50%Workshop - Serra de Monfurado #2 Vote_rcap 50% 
[ 2 ]
Workshop - Serra de Monfurado #2 Vote_lcap25%Workshop - Serra de Monfurado #2 Vote_rcap 25% 
[ 1 ]
 
Total de votos : 4
 
 

Workshop - Serra de Monfurado #2 Empty Workshop - Serra de Monfurado #2

Mensagem  Pedro Claro Sex 04 Jan 2008, 01:09

Agora duas fotografias de espécies que pertencem a dois géneros mais 'clássicos', tiradas no mesmo habitat:

#2.1. - Agaricus sp.

Workshop - Serra de Monfurado #2 Agaricus

De notar a ligeira mudança de cor da carne junto à margem do píleo do exemplar mais jovem (em destaque).

#2.2. - Amanita sp.

Workshop - Serra de Monfurado #2 Amanita

Não fotografei esta espécie in loco e apenas me dediquei a ela no laboratório, na segunda parte do workshop. Creio que a imagem é esclarecedora em relação às principais características do exemplar e sem dúvida que esta espécie pertence ao sub-género Amanitopsis. Os esporos são globosos a subglobosos, ou seja, praticamente esféricos. Seguindo umas chaves para Amanitopsis fornecidas pelo Luís Morgado, cheguei a Amanita vaginata, mas a volva e os restos do véu universal no píleo de cor avermelhada não se enquadra nesta espécie...

#2.3. - Espécie fimícola (cresce em esterco), provavelmente Psilocybe sp.

Workshop - Serra de Monfurado #2 Psilocybe

Foram feitas mais fotos de outro exemplares por outros elementos do grupo, mas esta é a única que tenho. Sei que alguns elementos do grupo se dedicaram à análise mais detalhada desta espécie (inclusivé, foi feita microscopia), mas não sei se chegaram a alguma conclusão...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Workshop - Serra de Monfurado #2 Empty Re: Workshop - Serra de Monfurado #2

Mensagem  Polecat Sex 04 Jan 2008, 13:44

Antes de mais, gostava de felicitar o Pedro Claro pelas boas fotos! Não é comum vermos tão boas fotos em foruns deste género, muitas vezes uma imagem vale mesmo mais que mil palavras.

Quanto ao post, atraiu-me principalmente o Amanita da secção vaginata, encontro frequentemente espécies pertencentes a essa secção, nunca cheguei à espécie com certeza.

O interessante é que sempre pensei ser um grupo fácil de reconhecer, tão fácil, que ainda esta semana encontrei mais, pensava eu. Depois da recolha e registo, cheguei à espécie Volvariella media, parente próxima da Volvariella gloiocephala. Percebi que, macroscopicamente, há grandes parecenças entre estas espécies. Farei este post brevemente.

Abraço
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Workshop - Serra de Monfurado #2 Empty Re: Workshop - Serra de Monfurado #2

Mensagem  valbonix Sáb 05 Jan 2008, 11:48

Olá Pedro

A espécie fimicola é provavelmente um Panaeolus semiovatus, e que possui a variedade sem anel var. phalaenarum, é fácil de identificar e muito comum em Portugal, nas zonas de pastagens com cavalos.

Convem expor as fotos de outros exemplares abertos e ainda de cortes longitudinais.

Não vou inserir uma imagem para comparação, mas antes convidar-te a verificares no link http://mushroomobserver.org/observer/show_image/9971

Aguardarei a tua opinião.

Cumprimentos e votos de um óptimo ano 2008.
ROC Very Happy
valbonix
valbonix
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 51
Idade : 57
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/12/2007

http://www.fungos.net

Ir para o topo Ir para baixo

Workshop - Serra de Monfurado #2 Empty Re: Workshop - Serra de Monfurado #2

Mensagem  Pedro Claro Seg 07 Jan 2008, 11:02

valbonix escreveu:Olá Pedro

A espécie fimicola é provavelmente um Panaeolus semiovatus, e que possui a variedade sem anel var. phalaenarum, é fácil de identificar e muito comum em Portugal, nas zonas de pastagens com cavalos.

Convem expor as fotos de outros exemplares abertos e ainda de cortes longitudinais.

Não vou inserir uma imagem para comparação, mas antes convidar-te a verificares no link http://mushroomobserver.org/observer/show_image/9971

Aguardarei a tua opinião.

Cumprimentos e votos de um óptimo ano 2008.
ROC Very Happy

Viva, Rui.

Efectivamente, é muito provável que se trate de um Panaeolus e não de um Psilocybe. Como apenas fotografei este exemplar e nem sequer o cheguei a recolher, não consegui ficar com uma ideia mais exacta das suas características. Eu sei que outros membros do grupo que participou no workshop se dedicaram a outros exemplares recolhidos noutro local (mas também em esterco) e que, a 'olhómetro', me pareceram a mesma espécie. Estava na esperança que mais fotos fossem colocadas para complementar esta e que outra informação fosse divulgada para facilitar a identificação da espécie, já que, se bem me recordo, os outros exemplares recolhidos também foram analisados em laboratório, tendo sido feita microscopia, pelo menos, dos esporos.

Quanto às fotos com o exemplar aberto, creio que neste caso pouco ou nada adiantariam, uma vez que se tratava de um exemplar bastante jovem e, se ainda imaturo, seria impossível ver as lâminas manchadas que são característica do género Panaeolus.

Por fim, relativamente à espécie que se observa no link que proporcionas, parece-me tratar-se do famigerado Panaeolus antillarum, que descrevo e discuto noutro post. É que um dos sinónimos de Panaeolus antillarum é precisamente P. phalaenarum.

Este workshop foi extremamente interessante para mim, uma vez que pude observar alguns géneros que nunca havia visto anteriormente, nomeadamente Panaeolus, já que os locais onde me movimento não são frequentados por gado e nunca havia visto espécies fimícolas.

Desejo também um excelente ano de 2008.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Workshop - Serra de Monfurado #2 Empty Re: Workshop - Serra de Monfurado #2

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos