Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Workshop - Serra de Monfurado #1

2 participantes

Ir para baixo

Lycoperdon echinatum? (3ªfoto)

Workshop - Serra de Monfurado #1 Vote_lcap50%Workshop - Serra de Monfurado #1 Vote_rcap 50% 
[ 2 ]
Workshop - Serra de Monfurado #1 Vote_lcap25%Workshop - Serra de Monfurado #1 Vote_rcap 25% 
[ 1 ]
Workshop - Serra de Monfurado #1 Vote_lcap25%Workshop - Serra de Monfurado #1 Vote_rcap 25% 
[ 1 ]
 
Total de votos : 4
 
 

Workshop - Serra de Monfurado #1 Empty Workshop - Serra de Monfurado #1

Mensagem  Pedro Claro Sex 04 Jan 2008, 00:24

Finalmente pude dispor de algum tempo para seleccionar e tratar as fotografias tiradas no workshop que decorreu na Serra de Monfurado (Montemor-o-Novo) a 1 de Dezembro.

Neste primeiro lote vou colocar 3 'gastromicetes' encontrados em montado de sobro com regeneração de Quercus pyrenaica (obrigado ao Carlos Vila Viçosa por esta informação relativa ao habitat).

#1.1

Workshop - Serra de Monfurado #1 Gastro1

#1.2

Workshop - Serra de Monfurado #1 Gastro2

#1.3

Workshop - Serra de Monfurado #1 Gastro3

Nas duas últimas podem ver-se no rectângulo inserido e destacado a vermelho pormenores da superfície exterior de cada espécie.

Eu não tomei notas relativamente a nenhuma destas espécies, pelo que se algum camarada de workshop quiser acrescentar algum dado que possa ajudar à discussão taxonómica, eu agradeço.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Workshop - Serra de Monfurado #1 Empty Re: Workshop - Serra de Monfurado #1

Mensagem  Polecat Sex 04 Jan 2008, 13:04

O pouco conhecimento que possuo sobre Gasteromycetes aliada à pouca informação disponibilizada, apenas me deixa arriscar em jovens Lycoperdon echinatum ou algo próximo na última imagem, algo relativamente raro.

Quanto à primeira e segunda imagem, atiro no escuro para uma Calvatia e talvez outro Lycoperdon respectivamente.
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos