Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Identificação de dois grupos de exemplares

3 participantes

Ir para baixo

Identificação de dois grupos de exemplares Empty Identificação de dois grupos de exemplares

Mensagem  Malamen Dom 22 Dez 2013, 23:58

Bom dia pessoal

Ando a tentar aprender um pouco desde reino fantastico dos fungos.

Identificaram-me algumas das caracteristicas dos lactarius deliciosus. Cor de laranja, perto de pinheiros e quando cortado o pé, libertam liquido branco.

Tentei identificar mas julgo que nenhum destes exemplar se trata de lactarius deliciosus.

Gostava que me ajudassem pelo menos com a identificação desdes dois conjuntos.

1ªConjunto
Identificação de dois grupos de exemplares 4gsi

Identificação de dois grupos de exemplares Uyej

Identificação de dois grupos de exemplares Gwfn

Identificação de dois grupos de exemplares Tbgo

Identificação de dois grupos de exemplares 3ety

Identificação de dois grupos de exemplares 3wb9

Identificação de dois grupos de exemplares Ows6


2º Conjunto

Identificação de dois grupos de exemplares Jlkk

Identificação de dois grupos de exemplares 7x6i

Identificação de dois grupos de exemplares R5xh

Identificação de dois grupos de exemplares U4sf

Identificação de dois grupos de exemplares 78az
Malamen
Malamen
esporo
esporo

Número de Mensagens : 6
Fungónimo : Pleurotus ostreatus - Repolga -Produção caseira para consumo próprio
Lentinula edodes - Shiitake - Produção caseira para consumo próprio
Lactarius deliciosus - Sancha - Captura controlada na natureza
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Identificação de dois grupos de exemplares Empty Lactarius

Mensagem  franco Qua 25 Dez 2013, 20:15

Eu identifico L. deliciosus com o latex alaranjado ou vermelho e não branco com dizes.




franco
hifa
hifa

Número de Mensagens : 15
Idade : 49
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Identificação de dois grupos de exemplares Empty Re: Identificação de dois grupos de exemplares

Mensagem  Malamen Qua 25 Dez 2013, 22:28

Desde já, o meu muito obrigado!

Falaram-me me Lactarius sanguifluus.

Eu julgo tratarem-se de duas especies distintas!
Malamen
Malamen
esporo
esporo

Número de Mensagens : 6
Fungónimo : Pleurotus ostreatus - Repolga -Produção caseira para consumo próprio
Lentinula edodes - Shiitake - Produção caseira para consumo próprio
Lactarius deliciosus - Sancha - Captura controlada na natureza
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Identificação de dois grupos de exemplares Empty Re: Identificação de dois grupos de exemplares

Mensagem  Pedro Claro Sex 03 Jan 2014, 19:33

Várias coisas a ter em consideração:

1 - Lactarius deliciosus exsuda látex cor-de-laranja e não branco ou vermelho!

2 - É frequente serem apanhados exemplares que são identificados como Lactarius deliciosus quando, na verdade, se trata de outras espécies - algumas próximas, mas outras nem por isso.

A secção Dapetes inclui todas as espécies de Lactarius de cor alaranjada, com maior ou menor propensão para adquirir tons esverdeados, mais ou menos zonados, com pés mais ou menos escrobiculados, que são exclusivos de florestas de coníferas e cujo látex é cor-de-laranja, vermelho, cor-de-vinho ou azulado.

Assim temos:

Sub-secção Deliciosini (látex sempre cor-de-laranja no início, podendo ser imutável ou assumir uma cor avermelhada com o tempo)

1 - Habitat em Pinus sp. (pinheiros)

a) Látex cor-de-laranja imutável - Lactarius deliciosus (esporóforo cor-de-laranja ou laranja-avermelhado), Lactarius quieticolor (esporóforo com tons violáceo-acinzentados);
b) Látex cor-de-laranja no início e depois avermelhado - Lactarius semisanguifluus;

2 - Habitat em Abies alba (abeto) ou Picea abies (espruce ou abeto-falso), ocasionalmente Fagus sylvatica (faia)

Lactarius fennoscandicus, L. salmonicolor, L. deterrimus (espécies essencialmente nórdicas ou de montanha, provavelmente pouco comuns em Portugal).

Sub-secção Sanguifluini

1 - Látex vermelho ou cor-de-vinho

a) Lactarius sanguifluus (látex vermelho, chapéu geralmente não zonado e pouco ou nada verdejante)
b) Lactarius sanguifluus var. violaceus (=Lactarius vinosus) (látex cor-de-vinho, chapéu marcadamente zonado e fortemente verdejante)

2 - Látex azul, pelo menos no chapéu

Lactarius quieticolor var. hemicyaneus, Lactarius cyanopus.

Com base nestes dados, eu diria que a primeira espécie apresentada é Lactarius sanguifluus var. violaceus (=Lactarius vinosus) e a segunda não pertence à secção Dapetes, sendo, provavelmente, Lactarius chrysorrheus, pelo látex inicialmente branco que se torna amarelo.

As espécies da secção Dapetes são, geralmente, comestíveis (tanto L. semisanguifluus como L. sanguifluus var. violaceus são, na minha opinião, melhores que L. deliciosus), mas Lactarius chrysorrheus não é!

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Identificação de dois grupos de exemplares Empty Re: Identificação de dois grupos de exemplares

Mensagem  Malamen Sex 03 Jan 2014, 21:43

Ja vi que estou a falar com grandes conhecedores desde reino! O meu muito obrigado, desde já com as respostas
Pelo entendi, ambas as especies são lactarius.
Os Lactarius sanguifluus são comestiveis e os Lactarius chrysorrheus não são! Realmente ouve uma pessoa que apanha delicious que me disse que os segundos não eram comestiveis!
Malamen
Malamen
esporo
esporo

Número de Mensagens : 6
Fungónimo : Pleurotus ostreatus - Repolga -Produção caseira para consumo próprio
Lentinula edodes - Shiitake - Produção caseira para consumo próprio
Lactarius deliciosus - Sancha - Captura controlada na natureza
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Identificação de dois grupos de exemplares Empty Re: Identificação de dois grupos de exemplares

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos