Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Boletus edulis: Quais os tipos de arvore/terreno favoraveis?

2 participantes

Ir para baixo

Boletus edulis: Quais os tipos de arvore/terreno favoraveis? Empty Boletus edulis: Quais os tipos de arvore/terreno favoraveis?

Mensagem  Carlos Carmona Qua 12 Set 2012, 21:55

Sou novo no forum, desde ja os meus cumprimentos a que o criou, o unico que vi na Lingua de Camões!

A minha situação é a seguinte, gostaria de começar uma actividade relacionada com a exploração sustentavel dos recursos que a floresta dá, que entre outras actividades passaria também pela exploração de cogumelos silvestres. Como tal, teria de adquirir terrenos propícios à criação de cogumelos como os boletos (por ex.), e para potenciar ainda mais a sua aparição, planta-los.
Eis portanto as minhas dúvidas:
-Que tipos de solos, serão os mais adequados?
-Quais os tipos de árvore mais indicadas?
-Influência do ph.
-A influencia da idade das árvores.
-E claro, a pluviosidade.

(Sei que por exemplo, os castanheiros têm bastante potencial, e os pinus nigra também, mas tenho dificuldade em preceber a intercção de todos os factores que mencionei acima, aos quais poderia acrescentar ou factor, a altitude!!jeje)

Adianto que a minha área é o NE de Portugal!
Qualquer sugestão sobre bibliografia também é bém vinda!

Cumps

Carlos Carmona

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : Lepista
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Boletus edulis: Quais os tipos de arvore/terreno favoraveis? Empty Re: Boletus edulis: Quais os tipos de arvore/terreno favoraveis?

Mensagem  Loco Gato Qui 13 Set 2012, 15:51

Questão muito interessante, e antes de mais, Carlos Carmona, bem-vindo ao forum.

Vou dar o que deve ser entendido meramente como opiniões.

Incentive a frutificação de Boletus edulis através da maneira como trata o solo e as árvores, não caia no conto do vigário de inocular os solos ou comprar plantas micorrizadas.

A ideia-chave é: florestas de espécies autóctones ou naturalizadas (carvalhos incluindo sobreiro, azinheira, ou carrasco, castanheiros, etc., mas não eucaliptos), com uma boa maturação (dezenas de anos pelo menos), sem agricultura, sem gado intensivo, sem mobilizações de solo (sem limpezas, sem "maneios" ou quase, aquilo que os antigos chamam terras velhas), sem desbastes para espaçamento.

Pode ser útil controlar o estrato arbustivo, mas sem desbastar demasiado e, novamente, sem remexer o solo.

Os restantes condicionalismos (incluindo o pH do solo e a pluviosidade) estão subordinados ao que permite desde logo existirem tais povoamentos, ou seja: se você tem (por exemplo) um carvalhal pujante e maduro, então tudo o que determina a frutificação de Boletus edulis está garantido. E, tratando-se de um cogumelo que é comum, é quase certo que aparecerá todos os anos ou quase.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Boletus edulis: Quais os tipos de arvore/terreno favoraveis? Empty Re: Boletus edulis: Quais os tipos de arvore/terreno favoraveis?

Mensagem  Carlos Carmona Sex 14 Set 2012, 00:19

Loco Gato escreveu:Questão muito interessante, e antes de mais, Carlos Carmona, bem-vindo ao forum.

Vou dar o que deve ser entendido meramente como opiniões.

Incentive a frutificação de Boletus edulis através da maneira como trata o solo e as árvores, não caia no conto do vigário de inocular os solos ou comprar plantas micorrizadas.

A ideia-chave é: florestas de espécies autóctones ou naturalizadas (carvalhos incluindo sobreiro, azinheira, ou carrasco, castanheiros, etc., mas não eucaliptos), com uma boa maturação (dezenas de anos pelo menos), sem agricultura, sem gado intensivo, sem mobilizações de solo (sem limpezas, sem "maneios" ou quase, aquilo que os antigos chamam terras velhas), sem desbastes para espaçamento.

Pode ser útil controlar o estrato arbustivo, mas sem desbastar demasiado e, novamente, sem remexer o solo.

Os restantes condicionalismos (incluindo o pH do solo e a pluviosidade) estão subordinados ao que permite desde logo existirem tais povoamentos, ou seja: se você tem (por exemplo) um carvalhal pujante e maduro, então tudo o que determina a frutificação de Boletus edulis está garantido. E, tratando-se de um cogumelo que é comum, é quase certo que aparecerá todos os anos ou quase.

Antes de mais obrigado!
Fiquei esclarecido. Aqui nesta zona os tipos de árvore são principalmete os carrascos, castanheiros e carvalhos, peca é pela falta de pluviosidade e pelas temperaturas extremamente baixas logo em finais de novembro pelo que o tempo para uma recolha em quantidade viavel economicamente, é bastante curto (se bém que penso que acho que também se podem recolher na primavera). Perante esta situação teria de ter um maior número de arvores, que não é o caso (infelizmente). Será que não é mesmo possivel inocular os solos para potenciar o crescimento?
Já me falaram de uma senhora de uma terra próxma teve bastante sucesso ao inocular em Castanheiros, mas n sei quem é ou como conseguiu fazer isso, ou sequer se é mesmo verdade. De qualquer das formas despertou-me a curiosidade. Daí as minhas dúvidas perante a inoculação.
Por exemplo, não é possivel que um terreno tenha todas as condições naturais e não tenha dado fruto, porque os esporos não tenham lá chegado? Entendo o seu ponto de vista (se não existe é porque não podem lá crescer) Mas também me dá alguma esperança que eles podem la crescer e poder lucrar sustentavelmete com isso, acima de tudo respeitando o ecossistema.

Carlos Carmona

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : Lepista
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Boletus edulis: Quais os tipos de arvore/terreno favoraveis? Empty Re: Boletus edulis: Quais os tipos de arvore/terreno favoraveis?

Mensagem  Loco Gato Ter 02 Out 2012, 20:35

"Domesticar" espécies como o Boletus edulis é uma quimera (opinião) atrás da qual muitos têm perdido o seu tempo.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Boletus edulis: Quais os tipos de arvore/terreno favoraveis? Empty Re: Boletus edulis: Quais os tipos de arvore/terreno favoraveis?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos