Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cultivo de cogumelos em casa para venda.

+2
FernandoCastro
gustavobs
6 participantes

Ir para baixo

cogumelo Cultivo de cogumelos em casa para venda.

Mensagem  gustavobs Sáb 30 Jun 2012, 00:04

Boas!!

Em primeiro lugar quero saudar os participantes no forum. Este é o meu primeiro post e desde já agradeço toda a ajuda que me possam dar.
Estamos a elaborar um projecto com vista ao financiamento a fundo perdido. Pretendemos construir uma estufa para cultivo de shitake em troncos e Pleurotus Ostreatus com o método de substrato e palha. Contudo, nada nos garante que hajam fundos para nos financiar. E por isso, enquanto não temos a certeza de nada, vamos começar esta aventura em casa. Pensamos ter as condições ideias para o cultivo, (mas em menor escala).
O que aqui pergunto é se cultivando os cogumelos em casa, nós conseguiremos escoá-los? Ainda não temos conhecimento de como se processa o escoamento nem quais as condições em que os cogumelos são aceites.

Obrigado!! Smile




gustavobs
esporo
esporo

Número de Mensagens : 11
Fungónimo : Em iniciação..
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

cogumelo Re: Cultivo de cogumelos em casa para venda.

Mensagem  FernandoCastro Ter 03 Jul 2012, 23:48

Boa noite Gustavo,

Acho que fazes bem em começar devagar e, essencialmente, experimentar antes de dares o passo maior que a perna, ou seja, cultivar tipo "hobby" em casa, na garagem ou na sala ou no quintal do vizinho...

Isto permite-te 2 coisas, a meu ver, vitais:

- aprenderes a cultivar, que não é difícil; no entanto, a arte está em optimizar o processo: melhor, mais barato e mais rápido, adaptado às tuas condições.
- tomares o pulso ao mercado: vende aos amigos, avós, restaurantes, etc.

Quero com isto dizer que é necessário este tipo de abordagem para embarcar, posteriormente e caso se justificar, num aumento de escala.
Mais não seja, para veres se será isto o que gostas de fazer. Caso contrário, não fará muito sentido.

Se precisares de mais info: info@thedarksideoftheshroom.com

Um abraço e bons cultivos!
FernandoCastro
FernandoCastro
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 59
Fungónimo : FernandoCastro
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/10/2009

http://thedarksideoftheshroom.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

cogumelo Re: Cultivo de cogumelos em casa para venda.

Mensagem  MikeDaRock Sex 03 Ago 2012, 17:59

Olá Gustavobs!
Estou na mesma situação que tu, excepto na parte de fazer uma candidatura. Estou a estudar muito, enquanto espero pelo meu spawn, e depois vou tentar produzir alguma coisa. Caso consiga ter sucesso, parto para a parte 2 da experiência que é produzir mais e só depois é que vejo se vale a pena investimento de tempo e dinheiro nesta área.
Posso dizer-te que na área de Amarante, foram aprovados 19 candidaturas para produção de cogumelo e já estão mais umas tantas a aguardar.
Falta saber é se os produtores o vão ser por muito tempo, ou se vão desistir.

MikeDaRock
esporo
esporo

Número de Mensagens : 8
Fungónimo :
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

cogumelo Re: Cultivo de cogumelos em casa para venda.

Mensagem  Articwolf Sex 03 Ago 2012, 22:38

Ola gustavo ...

Concordo com o Fernando. Eu tenho objectivos semelhantes mas ainda não pensei em investimentos, no entanto já comi algumas gramitas de cogumelos frescos e o seu sabor nem se compara com os refrigerados comprados no supermercado.
Assim se não conseguir fazer negocio poupo algum nas compras.

Uma informação Mike... Como e onde posso me candidatar a esse financeamento?

Articwolf
hifa
hifa

Número de Mensagens : 29
Fungónimo : Articwolf
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

cogumelo Re: Cultivo de cogumelos em casa para venda.

Mensagem  MikeDaRock Sáb 04 Ago 2012, 01:36

Articwolf escreveu:Ola gustavo ...

Concordo com o Fernando. Eu tenho objectivos semelhantes mas ainda não pensei em investimentos, no entanto já comi algumas gramitas de cogumelos frescos e o seu sabor nem se compara com os refrigerados comprados no supermercado.
Assim se não conseguir fazer negocio poupo algum nas compras.

Uma informação Mike... Como e onde posso me candidatar a esse financeamento?

Essa questão dos financiamentos em Amarante vi nos muitos vídeos e notícias que tenho visto e lido.
Trata-se de uma associação de agricultores que está a fazer essas candidaturas. Agora não sei prazos nem se ainda continuam abertas. vê a notícia
noticias.sapo.pt/infolocal/artigo/1213467

Sei que um desses produtores recebeu cerca de 50.000eur.

MikeDaRock
esporo
esporo

Número de Mensagens : 8
Fungónimo :
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

cogumelo Re: Cultivo de cogumelos em casa para venda.

Mensagem  gustavobs Qua 15 Ago 2012, 09:53

MikeDaRock escreveu:Olá Gustavobs!
Estou na mesma situação que tu, excepto na parte de fazer uma candidatura. Estou a estudar muito, enquanto espero pelo meu spawn, e depois vou tentar produzir alguma coisa. Caso consiga ter sucesso, parto para a parte 2 da experiência que é produzir mais e só depois é que vejo se vale a pena investimento de tempo e dinheiro nesta área.
Posso dizer-te que na área de Amarante, foram aprovados 19 candidaturas para produção de cogumelo e já estão mais umas tantas a aguardar.
Falta saber é se os produtores o vão ser por muito tempo, ou se vão desistir.

Ola MikeDaRock!

Estamos no mesmo patamar, pois estamos igualmente à espera do spawn. Eu estou nisto com um amigo meu e também estudamos muito. A canditatura ainda está em desenvolvimento, pois meteram-se férias pelo meio e atrasou tudo. Mas enquanto a candidatura não arranca, já providenciámos um espaço para os cultivar, trata-se de umas instalações agricolas antigas em que tivemos que meter mão á obra devido ao seu estado de degradação. Isto vai nos permitir um conhecimento antecipado, assim quando e se for aprovada a candidatura, já teremos alguma experência no manuseamento de técnicas.
Temos também a perfeita noção da quantidade de pessoas que se estão a meter na produção de cogumelos e tal como tu, temos dúvidas em relação ao sucesso de todos. Vamos a ver no que dá. Já sabemos que isto tá na moda mas estamos convictos que sobreviveram aqueles que tiverem as melhores estratégias de gestão / marketing. Ainda existem segmentos de mercado por explorar.

Abraço!



gustavobs
esporo
esporo

Número de Mensagens : 11
Fungónimo : Em iniciação..
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

cogumelo Re: Cultivo de cogumelos em casa para venda.

Mensagem  gustavobs Qua 15 Ago 2012, 10:05

Olá articwolf,

Nós vamos arrancar com o cultivo mesmo que não tenhamos financiamento. Dava-nos muito jeito receber fundos, pois com o prémio de instalação de jovem agricultor, podiamos adquirir viaturas para o transporte para além da instação da desejada estufa para o cultivo dos cogumelos.
Mas enfim, em relação aos cogumelos frescos, concordo contigo, não têm nada a ver com os dos supermercados. Inclusive, nos super/hiper já apanhei cogumelos supostamente frescos que não estavam. Não há nada como ir ao produtor comprar produto horticolas/biológicos.

P.S. a candidatura está a ser desenvolvida pela AJAP. Numa das feiras de agricultura que fomos, conhecemos o presidente fundador da AJAP que nos indicou uma pessoa para nos elaborar o projecto.


gustavobs
esporo
esporo

Número de Mensagens : 11
Fungónimo : Em iniciação..
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

cogumelo Re: Cultivo de cogumelos em casa para venda.

Mensagem  MikeDaRock Dom 19 Ago 2012, 21:13


''Estamos no mesmo patamar, pois estamos igualmente à espera do spawn.''

Então Gustavo já recebeste o spawn? O meu já chegou.
Encomendei em grão e pensei que já viesse com a inoculação completa ou muito perto disso, mas não. Um saco tinha cerca de 40% do saco inoculado e o outro não se via nada. Tenho estado a tratar deles e o mais adiantado está a expandir-se bem e o que estava mais atrasado já está a ganhar uma corzinha branca.
Vamos ver se vou conseguir bons resultados e sem muitas contaminações no Grain to grain.

MikeDaRock
esporo
esporo

Número de Mensagens : 8
Fungónimo :
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

cogumelo Re: Cultivo de cogumelos em casa para venda.

Mensagem  gustavobs Qua 22 Ago 2012, 13:38

Ola MikeDaRock,

Ainda n chegaram mas devem tar mesmo a bater-me à porta. Recebi a notificação de envio da encomenda na segunda feira, portanto ou chega ainda hoje ou amanha...
Não sabia que vinha assim ainda por completar o processo da colonização do grão, espero que o meu já venha completo, pois o que eu quero é começar a cultivá-los Smile Eu mandei vir semente e cavilhas.

Já agora, onde compraste o grão?


gustavobs
esporo
esporo

Número de Mensagens : 11
Fungónimo : Em iniciação..
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

cogumelo Re: Cultivo de cogumelos em casa para venda.

Mensagem  MikeDaRock Qua 22 Ago 2012, 19:58

Também pensei que já vinham prontos para transferir. Procurei na net e encontrei a "JardimCentro". Pareceu-me uma boa empresa dado a sua variedade de ofertas em termos de produtos e o volume de "clientes". Tive de esperar 4 semanas e ainda por cima a encomenda andou perdida na chronopost 3 dias. Depois disso apercebi-me que o nosso colega de fórum "FernandoCastro" também vende. Agora tenho de de conseguir levar esta tarefa até ao fim.
O saco de Shiitake em grão já leva 6 dias em minha casa e está apenas a ganhar um "bolor" branco em algumas partes do saco. No folheto informativo indicava 20 dias para incubação numa temperatura de 23º. Eu tenho a minha temperatura a 24,5º.

MikeDaRock
esporo
esporo

Número de Mensagens : 8
Fungónimo :
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

cogumelo Re: Cultivo de cogumelos em casa para venda.

Mensagem  gustavobs Qui 23 Ago 2012, 22:44

Eu também fiz uma pequena encomenda à jardimcentro, pois pretendia fazer experiências com outras espécies de cogumelos (Nomeadamente Pleurotus djamor e juba de leão). Nada de especial, mas já tou a ficar lixado com os gajos. Já fiz a encomenda a 11 de julho e ainda não chegou. à 3 semanas atras enviei um mail para lá a perguntar qual era a situação da encomenda e foi-me dito que em 2 semanas receberia-a. Enfim, ate agr nada.
Quanto ao principal, comprei shitake e Pleurotus ostreatus ao Fernando. É material do melhor. Também demorou um bocado mas o Fernando sempre foi sério cmg. Chegou tudo impecável e prontinho a cultivar. Ele é muito fixe e sem me conhecer de lado nenhum, teve sempre a disponibilidade de tirar as minhas dúvidas e de me dar algumas dicas.


gustavobs
esporo
esporo

Número de Mensagens : 11
Fungónimo : Em iniciação..
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

cogumelo Recomendação

Mensagem  gustavobs Qui 23 Ago 2012, 22:47

Recomendo e assino por baixo as sementes e as cavilhas em:

www.thedarksideoftheshroom.com
www.cultivocogumelos.com

gustavobs
esporo
esporo

Número de Mensagens : 11
Fungónimo : Em iniciação..
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

cogumelo Re: Cultivo de cogumelos em casa para venda.

Mensagem  MikeDaRock Sex 21 Set 2012, 13:45

Já fiz a minha primeira transferência dos oyster que comprei na loja para sacos e frascos. Parece estar a correr bem, apesar de um pouco lenta a colonização. Deve-se ao facto de estar calor e pouca humidade.
Vamos ver os shiitake como correm.

MikeDaRock
esporo
esporo

Número de Mensagens : 8
Fungónimo :
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

cogumelo Re: Cultivo de cogumelos em casa para venda.

Mensagem  Articwolf Sáb 22 Set 2012, 06:32

Mantens a temperatura a 25? Nesta fase o controlo da temperatura é crucial

Articwolf
hifa
hifa

Número de Mensagens : 29
Fungónimo : Articwolf
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

cogumelo Re: Cultivo de cogumelos em casa para venda.

Mensagem  MikeDaRock Qui 08 Nov 2012, 00:04

apesar de nao ter cuidado com a temperatura, as coisas não são tão fáceis quanto parecem.
não sei de o problema é do micélio mas ainda só comi umas gramas de cogumelos e de um frasco. abri 4 sacos na segunda (5 nov), vamos ver como vai correr.
os shiitake estão a colonizar bem, mas muito lentos. já tenho pequenos circulos de bolor num dos sacos, vamos ver se o micelio os combate. o meu pai diz que se as fábricas demorassem tanto tempo a produzir iam à falência. lol

MikeDaRock
esporo
esporo

Número de Mensagens : 8
Fungónimo :
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

cogumelo Re: Cultivo de cogumelos em casa para venda.

Mensagem  nelo_carvalho Qua 28 Nov 2012, 17:24

Boa Tarde,

Gostava de indicar uma outra alternativa, para a compra e auxilio nas vossas produção de cogumelos.

http://www.hortadomarao.com/pt/

Cumprimentos,

nelo_carvalho
esporo
esporo

Número de Mensagens : 6
Fungónimo : a
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

cogumelo Re: Cultivo de cogumelos em casa para venda.

Mensagem  Paula Dias Sex 11 Jan 2013, 16:12

nelo_carvalho escreveu:Boa Tarde,

Gostava de indicar uma outra alternativa, para a compra e auxilio nas vossas produção de cogumelos.

http://www.hortadomarao.com/pt/

Cumprimentos,

Já comprei na hortadomarão. Garanto que o produto é bom. A produção era para 9 kg por saco e já estou a ultrapassar o peso, sempre com óptima qualidade.


Paula Dias
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 46
Fungónimo : pleuroto
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

cogumelo Re: Cultivo de cogumelos em casa para venda.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos