Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Interprofissional de cultivo de cogumelos

Ir para baixo

Interprofissional de cultivo de cogumelos Empty Interprofissional de cultivo de cogumelos

Mensagem  Loco Gato Dom 14 Abr 2013, 09:10

Na tentativa de haver alguma organização entre os produtores de cogumelos, realizou-se em Março um encontro entre interessados, promovido pela lusofungi (aparentemente uma cooperativa de comercialização associada à empresa Bioinvitro).

Os oradores mencionados estão ligados à Aguiar Floresta (Duarte Marques) e à Bio Invitro (Sandra Ferrador). Quem tenha interesse em acompanhar os desenvolvimentos neste tema deve enviar email ao seguinte endereço: lusofungi@gmail.com

A acta da reunião reza assim:

Ata nº1

Ao dia 16 do mês de Março do ano de dois mil e treze pelas onze horas reuniu um grupo de interessados na área da produção e comercialização de cogumelos, no auditório Dr. Domingos Dias em Vila Pouca de Aguiar com a finalidade de discutir os seguintes pontos da ordem de trabalhos:

1. Apresentação do diagnóstico da situação atual do setor/ Necessidades do sector.

2. Proposta de ação/ Criação/dinamização de organização representativa

3. Outros assuntos

A reunião iniciou-se com Duarte Marques a enquadrar a importância desta reunião no panorama nacional do setor do cogumelo, salientou o fato de ser de extrema importância marcar o calendário do setor micológico em Portugal e, além disso marcar a estratégia de ação conjunta para o setor.

Relativamente ao ponto um da ordem de trabalhos Sandra Ferrador, realizou uma apresentação do diagnóstico da situação atual do setor do cogumelo abordando a legislação em vigor. A questão da comercialização dos cogumelos, estando este mercado desregulado, com elevada importação com cogumelos a baixo preço e de qualidade inferior. Relativamente aos principais problemas identificou: muitos produtores com pouca quantidade; O “Segredo é a alma do negócio” e a falta de associativismo e organização entre produtores; Muita informação além de muita Informação contraditória. Identificou ainda as principais necessidades do setor como sendo: maior qualidade de cogumelos; mais variedade de cogumelos e produtos e ainda a diferenciação e informação nos produtos (origem, calibre);

No ponto dois da ordem de trabalhos Duarte Marques, apresentou aos presentes as diversas propostas para a regulamentação do setor a nível nacional. Tal passaria pela criação de uma Associação, uma cooperativa, uma empresa ou uma interprofissional. Após uma análise das diversas opções concluiu-se por unanimidade que a opção interprofissional seria a que melhor se adequava para as diversas necessidades do setor.

Foram colocadas questões, como qual o preço do quilo dos cogumelos pago ao produtor; a viabilidade dos projetos Proder- medida1.1.3 instalação de jovem agricultor, entre outras. Concluiu-se que os distribuidores se encontram organizados mas os produtores não, acabando por ser um jogo de forças desproporcional. A interprofissional criada teria pelo menos dois setores podendo até mesmo serem três: Produção; Comercialização, Transformação e Serviços.

No ponto três em outros assuntos foi criada uma comissão de acompanhamento constituída por participantes que se disponibilizaram a ingressar na mesma. São eles: Duarte Marques; Sandrina Alves; Sandra Ferrador; Nuno Cabral; Fernando Sousa; Acácio Sousa; Alexandra Pinto; José Pinto; Virgínia Torres; Rui Pousadas; João Paulo Figueiredo; Nuno Silva; Vítor Ribeiro; Jorge Cardoso; Daniela Rocha.

A próxima reunião ficou agendada para dia 4 de Maio, local a definir.

Sem mais assuntos a tratar deu-se por terminada a reunião.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos