Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Marasmius oreades?

2 participantes

Ir para baixo

Marasmius oreades? Empty Marasmius oreades?

Mensagem  Monika Weissler Ter 09 Nov 2010, 22:33

Encontrei esses exemplares há 10 dias no Baixo Alentejo. Infelizmente, as minhas fotos não se aproximem nem de longe aos do Lebre e de muitos outros, mas espero que mesmo assim me consigam dar a vossa opinião.

Habitat: debaixo de quercus e cistos
Tamanho do chapéu: 3 cm
Cheiro: agradável, à floresta

Encontrei-os em vários sítios, mas em nenhum consegui verificar nitidamente o crescimento em círculo (por muito, talvez meio círculo), o que parece ser típico dos marasmius. Mesmo assim estava convencida de se tratar de m., sequei alguns e a seguir demolhei-os novamente em água, pareciam (quase) frescos.
Fiquei com a ideia de se tratar de marasmius oreades Estarei certa?

Obrigada pela vossa opinião,
Monika

Marasmius oreades? Pilz2

Marasmius oreades? Pilz4

Marasmius oreades? Pilz5

Marasmius oreades? Pilz3


Monika Weissler
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 48
Idade : 65
Humor : sempre pronta para novas descobertas
Fungónimo : Pilze
Reputação : 1
Data de inscrição : 09/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Marasmius oreades? Empty Re: Marasmius oreades?

Mensagem  ZecTarius Ter 09 Nov 2010, 23:01

Olá Monika,

Na minha opinião não me parece M. oreades, os teus exemplares parecem crescer a partir de restos de madeira em decomposição, ou então são micorrizicos, e as laminas estão demasiado juntas, ao contrario do M. oreades que tem as laminas bem afastadas e o habitat é relva ou semelhante. Um corte no pé do teu exemplar também era importante, pois se for oco não será M. oreades.
Mas vamos esperar por quem nos tira sempre as duvidas.

Quanto as fotos, depende também da maquina, mas experimenta com um pequeno tripé ( daqueles que cus-tão 15 euros) em foto de exposição. Vai treinando que vais ter supresas. Wink

Cumprimentos,

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos