Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

marasmius oreades?

3 participantes

Ir para baixo

marasmius oreades? Empty marasmius oreades?

Mensagem  alcantara2001 Qua 18 Dez 2013, 22:00

ola novamente. aqui em sao Miguel ainda nao esta muito frio e ainda ha cogumelos. aqui vao mais uns:

habitat bosque de pinheiros
chapeu: rasgava na maturidade, nunca chegando a ficar plano, cor clara
laminas: castanhas, tal como a esporada
cheiro agradavel

[img]marasmius oreades? Wf6z[/img]

[img]marasmius oreades? Ph3n[img]marasmius oreades? I78e[/img]



alcantara2001
hifa
hifa

Número de Mensagens : 17
Fungónimo : pluteus
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

marasmius oreades? Empty Re: marasmius oreades?

Mensagem  Pedro Claro Qui 19 Dez 2013, 09:42

Marasmius oreades não é de certeza: esta espécie tem esporada branca!

Pelas esporadas, diria que tens duas espécies diferentes - uma que produz uma esporada castanho-escura e outra que produz uma esporada castanho-tabaco. Os exemplares fotografados parecem pertencer ao género Inocybe, mas é complicado avançar mais sem outros dados.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

marasmius oreades? Empty pois...

Mensagem  alcantara2001 Qui 19 Dez 2013, 18:36

depois de pesquisar um pouco nos meus livros, percebi que devia ser um inocybe. a esporada 'e a da direita a outra ao lado preta 'e a do leratiomyces ceres.

Obrigado mais uma vez. Very Happy 

alcantara2001
hifa
hifa

Número de Mensagens : 17
Fungónimo : pluteus
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

marasmius oreades? Empty ja agora

Mensagem  alcantara2001 Qui 19 Dez 2013, 18:37

ja agora, quais seriam os dados que necessitavamos para identificar a especie?

alcantara2001
hifa
hifa

Número de Mensagens : 17
Fungónimo : pluteus
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

marasmius oreades? Empty Re: marasmius oreades?

Mensagem  Pedro Claro Sex 20 Dez 2013, 10:09

Dificilmente consegues identificar um Inocybe sem recurso a microscopia. Há apenas uma meia dúzia de espécies com características macroscópicas suficientemente notórias para serem identificadas com segurança sem recurso ao microscópio.

Eu sei que é frustrante, mas é assim mesmo. Há géneros muito complicados sem uma grande experiência e sem o recurso a técnicas mais avançadas.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

marasmius oreades? Empty sim

Mensagem  alcantara2001 Sex 20 Dez 2013, 18:51

entendido Smile eu estou numa fase em que identificar o genero ja 'e um grande feito. embora haja especies facilmente identificaveis.

por acaso fazia falta um comparativo entre generos e descritivo sobre as diferencas entre cada genero. nos meus livros nao diz nada sobre isso. nao sei se aqui no forum havera algum artigo...


mais uma vez muito obrigado pela ajuda Smile

alcantara2001
hifa
hifa

Número de Mensagens : 17
Fungónimo : pluteus
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

marasmius oreades? Empty Re: marasmius oreades?

Mensagem  Loco Gato Sáb 11 Jan 2014, 02:09

alcantara2001, as fotos são pouco informativas. Com a experiência irá percebendo que convém mostrar cada cogumelo de diversos ângulos, de modo a que se possa ver de tudo um pouco. Por exemplo no da esquerda não vemos nada da superfície do chapéu, e no da direita mal se vêem as lâminas, e dos detalhes do pé não se consegue ver nada mesmo do interior que foi exposto, pois a iluminação está demasiado forte (enquanto do lado de fora não há informação). Numa circunstância destas, eu costumo tapar os cogumelos com a minha própria sombra.

Também recomendo que fotografe cada um de sua vez, pois obviamente são espécies diferentes, e use a função macro para poder focar a pequena distância. Quanto à descrição, "cheiro agradável" diz pouco; no caso dos Inocybe, é bastante comum o cheiro a sémen ("espermático"), o que não deverá considerar-se agradável mas pode passar despercebido se não se estiver atento à diferenciação de odores. Naturalmente, como há espécies de Inocybe sem este cheiro, não estou a dizer que algum dos que apresentou o tivesse que ter.

Recomendo por isso que vá "folheando" esta secção de Campo e Identificação, só de ver o que alguns elementos do fórum fazem, o cuidado que têm na observação e documentação dos exemplares, lhe servirá com certeza de inspiração. Em novos achados, tenha também atenção aos locais exactos onde se faz a colheita. E seque e guarde tudo, juntando as esporadas.

Quanto às identificações, a esporada castanho médio poderia ser a de um Inocybe, e se corresponde ao par da direita (será?) a textura do chapéu tende a confirmá-lo. Mas a da esquerda é dum castanho muito escuro, praticamente negro, e não percebo se teria tons de arroxeado. Acho curioso o contraste entre contentar-se com chegar ao género num dos casos e no outro (não percebo qual) vir logo com o Leratiomyces ceres, o que acho duvidoso mesmo com falta de dados sobre estas duas espécies. Permita-me que lhe diga o seguinte: a última coisa que deve ter pressa de fazer, é colocar nomes aos cogumelos.

Só um último apontamento: os cogumelos dos Açores estiveram quase sempre esquecidos. É praticamente certo que aquilo que achou sejam novas referências para o arquipélago! Espero que os tenha secado e guardado, pode crer que eles serão úteis mais tarde. E espero que não esteja sozinho no seu gosto pelos cogumelos. Em Outubro passado estive a dar uma workshop em Angra, promovida pelo Grupo de Biologia Ambiental da Universidade, e ao saberem disso os do Priolo (São Miguel) ainda quiseram que fosse aí fazer o mesmo, e teria gostado de fazê-lo mas não podia; espero que eles se lembrem de insistir.

Mando-lhe 2 links do GUME que lhe poderão servir de ajuda:
Chaves de identificação de Thomas Laessoe
Ensaio sobre identificação de agáricos e boletos

Boa continuação!

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363
Idade : 63
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2007

http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Ir para o topo Ir para baixo

marasmius oreades? Empty obrigado

Mensagem  alcantara2001 Sáb 11 Jan 2014, 23:36

Loco gato, muito obrigado pelo seu post. Vou seguir os seus conselhos!

conheco bastante gente interessada em cogumelos em sao Miguel e ja pensei organizar uma saida de campo com alguem que percebesse verdadeiramente deste tema. Se tiver interessado poderiamos falar melhor nesta ideia, talvez para o proximo outono.

Entretanto vou continuar a postar os cogumelos que por aqui forem aparecendo Smile

cumprimentos

alcantara2001
hifa
hifa

Número de Mensagens : 17
Fungónimo : pluteus
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

marasmius oreades? Empty Re: marasmius oreades?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos