Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Insólito: Crescendo ... numa folha!

3 participantes

Ir para baixo

Insólito: Crescendo ... numa folha! Empty Insólito: Crescendo ... numa folha!

Mensagem  Lebre Sex 26 Fev 2010, 21:08

No final da minha última saída aos cogumelos, já depois de "emalar a trouxa" e preparando-me para "safar" deparei com um facto insólito (para mim). As imagens que anexo são ilucidativas e apenas acrescento que o cogumelo em causa tinha um diâmetro de chapéu que rondava os 3 mm. Ao consultar alguma bibliografia concluí que deve tratar-se de uma espécie de Marasmius, dependendo a espécie da folha colonizada. Por exemplo, a espécie M. epiphylloides é caracterizada por crescer em folhas de Hera. Não sei identificar a folha em causa, mas para mim foi uma grande e agradável surpresa.
Lebre

Fotografias:
Insólito: Crescendo ... numa folha! 23022010casa011
Insólito: Crescendo ... numa folha! 23022010casa012
Insólito: Crescendo ... numa folha! 23022010casa013

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Insólito: Crescendo ... numa folha! Empty Re: Insólito: Crescendo ... numa folha!

Mensagem  ZecTarius Sáb 27 Fev 2010, 17:37

olá Lebre,
Parece de facto uma espécie pertencente ao género Marasmius, ou outro muito semelhante.
Grande registo, e importante pormenor esse, de teres o cuidado de trazer uma espécie frágil como essa intacta para casa.Wink


Abraço,

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1
Data de inscrição : 20/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Insólito: Crescendo ... numa folha! Empty Re: Insólito: Crescendo ... numa folha!

Mensagem  Sabino Sáb 27 Fev 2010, 18:09

El aspecto del sombrero cónico-convexo es más típico del género Mycena, que también puede crecer en hojas.
Saludos.

Sabino
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 142
Fungónimo : Geoglossum
Reputação : 1
Data de inscrição : 23/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Insólito: Crescendo ... numa folha! Empty Re: Insólito: Crescendo ... numa folha!

Mensagem  Lebre Sáb 27 Fev 2010, 21:15

Agradeço ao zt e ao Sabino as contribuições.
Relativamente à observação do Sabino quanto à forma do chapéu, ela é pertinente. No entanto, eu não encontrei no género Mycena espécies de tão reduzidas dimensões quanto as do meu exemplar. A que citei na minha mensagem, do género Marasmius, é apenas uma de entre várias com aquelas dimensões.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Insólito: Crescendo ... numa folha! Empty Re: Insólito: Crescendo ... numa folha!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos