Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas na identificação / seca deste exemplar

5 participantes

Ir para baixo

Dúvidas na identificação / seca deste exemplar Empty Dúvidas na identificação / seca deste exemplar

Mensagem  Destroying angel Dom 29 Ago 2010, 22:22

Boa noite a todos!

Vou ser um futuro biólogo em breve, mas tudo o que falei de micologia achei interessante e até gostaria de ter aprendido mais, pena que no meu curso não terei mais, por isso vou tentando aprender mais em livros, net etc Smile

Bem, eu encontrei este exemplar nas ruas de Aveiro, aliás mais especificamente na Rua 25 de Abril, para quem conhecer xD
esta rua está repleta desta espécie e enconta-se em terrenos com relva e sem relva. Será que alguém me poderia esclarecer que espécie é essa?

Mais uma dúvida, embora não seja o tópico mais apropriado gostaria que me esclarecessem mais uma coisa aproveitando a foto, será que alguém me pode dizer estratégias de seca para este exemplar? é que gostaria muito de o conservar =))
´
CumprimentosDúvidas na identificação / seca deste exemplar Img1958ue

Destroying angel
esporo
esporo

Número de Mensagens : 6
Fungónimo : Aveiro
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na identificação / seca deste exemplar Empty Re: Dúvidas na identificação / seca deste exemplar

Mensagem  Pedro Claro Dom 29 Ago 2010, 23:22

Isto é uma boletácea. Que árvores existiam nas proximidades?

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na identificação / seca deste exemplar Empty Re: Dúvidas na identificação / seca deste exemplar

Mensagem  Destroying angel Dom 29 Ago 2010, 23:56

Ele estava na relva e até se desenvolvia em passeios juntos à relva(na fronteira), havia de facto árvores por essa zona, mas eles não estavam perto de nenhuma árvore em concreto. Até porque depois mais tarde encontreio-os num terreno um pouco argiloso. Qual poderá ser a espécie?
Já agora é comestível?

Destroying angel
esporo
esporo

Número de Mensagens : 6
Fungónimo : Aveiro
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na identificação / seca deste exemplar Empty Re: Dúvidas na identificação / seca deste exemplar

Mensagem  Monika Weissler Seg 30 Ago 2010, 12:59

Parece-me um belo boletos, encontraste-o em pleno Agosto? Mas para o identificar era preciso saber mais sobre ele: a carne muda de cor ao toque ou corte, os poros são brancos ou amarelados (não se vê bem na foto) ...

No que diz respeito à secagem, acho que cogumelos desse tamanho não se secam inteiros, pois apoderecem facilmente. Cortam-se antes em lâminas e, essas sim, podem secar-se bem num lugar quente e seco.


Monika Weissler
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 48
Idade : 66
Humor : sempre pronta para novas descobertas
Fungónimo : Pilze
Reputação : 1
Data de inscrição : 09/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na identificação / seca deste exemplar Empty Re: Dúvidas na identificação / seca deste exemplar

Mensagem  Pedro Claro Seg 30 Ago 2010, 19:44

Os boletos são normalmente micorrízicos - ou seja, necessitam da presença de determinada(s) árvore(s) para sobreviverem - e, por isso, é importante saber que árvores estavam nas redondezas.

Pela foto, que não é rica em pormenores, até parece um Boletus edulis ou outra espécie do grupo, mas também pode ser um Tylopilus felleus ou algum Xerocomus. Evidentemente, a comestibilidade não pode ser aferida sem se identificar a espécie com segurança, pelo que é melhor, neste caso, não arriscar.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na identificação / seca deste exemplar Empty Re: Dúvidas na identificação / seca deste exemplar

Mensagem  Destroying angel Ter 31 Ago 2010, 18:41

Boas!!

Obgd pelos conselhos Smile sim, encontreio-os em pleno mês de agosto, aliás hoje tirei várias fotos do local onde foram encontrados e aos boletos mais especificamente.
Acho que é um mês um bocado atípico para os encontar não? ainda por cima pela quantidade que é...

Se me conseguissem ajudar a identificar a espécie agradecia Smile este foi um dos locais onde encontrei seguidamentedas árvores em redor e do cogumelo mais especificamenteDúvidas na identificação / seca deste exemplar Img2008mDúvidas na identificação / seca deste exemplar Img2006tDúvidas na identificação / seca deste exemplar Img2011xDúvidas na identificação / seca deste exemplar Img2016gDúvidas na identificação / seca deste exemplar Img2007h

Destroying angel
esporo
esporo

Número de Mensagens : 6
Fungónimo : Aveiro
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na identificação / seca deste exemplar Empty Re: Dúvidas na identificação / seca deste exemplar

Mensagem  Pedro Claro Ter 31 Ago 2010, 19:30

É de certeza uma boletácea, mas as fotos não ajudam nada porque não revelam quaisquer pormenores.

Seria importante saber:

- a cor dos poros (nos exemplares jovens e nos adultos) e se mudam de cor ao toque;
- se o pé tem alguma espécie de ornamentação (reticulado, pontilhado, etc.);
- cortando um exemplar ao meio, de alto a baixo, de que cor é o contexto ('carne') e se muda de cor e qual o padrão e rapidez da mudança.

Para já, parece-me uma espécie do género Boletus, mas sem os dados referidos acima não arrisco mais nada. Dava jeito que o Zamanita desse uma ajuda... Wink

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na identificação / seca deste exemplar Empty Re: Dúvidas na identificação / seca deste exemplar

Mensagem  Zamanita Sex 03 Set 2010, 18:17

Olá a todos.
À primeira vista parece-me um Leccinum sp. (o pé parece ter escabrosidades e os poros parecem esbranquiçados...) mas sem certeza.
Talvez o Destroying angel consiga umas fotos mais reveladoras.
Não reconheço a árvore onde aquele grupo está a crescer...
Abraço

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na identificação / seca deste exemplar Empty Re: Dúvidas na identificação / seca deste exemplar

Mensagem  Nuno Sáb 04 Set 2010, 14:03

No que toca à árvore, parece-me pertencer ao género Camellia, aquilo que em Portugal chamamos japoneira.

Abraço!
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na identificação / seca deste exemplar Empty Re: Dúvidas na identificação / seca deste exemplar

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos