Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Doce de cantarelos

Ir para baixo

caldeira Doce de cantarelos

Mensagem  Zamanita Ter 23 Fev 2010, 01:06

Nas várias receitas de doce de cantarelos que vi, a proporção de açúcar e cogumelos varia consoante o gosto do artista.
Como não gosto dos doces muito doces, ponho uma proporção maior de cogumelos do que nessas receitas.

600g de açúcar para 1 kg de cantarelos
Pau de canela
Casca e sumo de limão
Água?

Limpar bem e picar os cantarelos. (prefiro passá-los rapidamente pelo jacto da torneira para perderem a terra toda, depois escorro-os e a água que absorvem é suficiente para dissolver o açúcar). Colocar na panela.
Cobrir com açúcar, adicionar a casca e umas gotas de sumo de limão e o pau de canela.
Acrescentar alguma água se necessário. Há quem ponha água até cobrir os cogumelos.
Cozer em lume brando até que fique com o ponto desejado (aqui não posso ajudar muito pois faço a olhómetro).
Moer mas não muito com varinha mágica ou batedeira, até adquirir a consistência desejada. Depois de moer cozer mais um pouco se necessário.
Colocar em frascos pré-esterilizados em banho Maria.

Cada um pode e deve dar o seu toque pessoal. Quem tiver mais experiência em doces e compotas de fruta pode fazer tal como está habituado, como se de fruta se tratasse.
Também fica bom adicionar maçã, dá uma boa consistência mas mascara um pouco o sabor dos cogumelos.
Pode-se fazer ainda com Lepista nuda e personata ou adicionar alguns Clitocybe odora (tem um aroma muito intenso mas ter em conta que tem substâncias cancerígenas que desaconselham o seu uso).

De momento tenho o meu computador avariado. Quando puder aceder ao disco coloco umas fotos do processo.

Zt, com essa malada já fazes uns frasquitos Wink

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos