Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Giboso - Cortinarius semisanguineus

3 participantes

Ir para baixo

Giboso - Cortinarius semisanguineus Empty Giboso - Cortinarius semisanguineus

Mensagem  Lebre Ter 12 Jan 2010, 23:31

Na minha escassa bibliografia apenas encontrei uma espécie com algumas características idênticas às deste exemplar. Trata-se da espécie C. semisanguineus, mas pode haver outras do mesmo tipo.
Lebre

LOCALIZAÇÃO: Sintra.
HABITAT: pinhal, com alguns arbustos dispersos.
CHAPÉU: 5 cm de diâmetro; giboso, cutícula seca de superfície fibrilhosa, com margem fendida; cor creme a castanha, mais escuro no centro, depois uma coroa mais clara, seguida de uma mais escura e finalmente a margem mais clara; carne diminuta de cor creme;
PÉ: 11-12 cm de comprimento/0,9 cm no ápice; fibriloso; cilíndrico a ligeiramente flexuoso; cor creme amarelado a castanho claro, com estriado mais escuro na base, onde apresentava vestígios de micélio; carne granulosa de cor castanha, mais escura no ápice, mais clara que as lâminas e aproximando-se do tom do chapéu.
HIMENÓFORO: com lâminas; inserção parecendo unida a colar, espaçamento não muito apertado, lâminas de alturas e comprimentos diferentes; cor castanho-escuro e tons vermelhos (parecendo uma áurea de fogo), com tons acinzentados (?) no interior das lâminas, provavelmente de esporos aí depositados;
ESPORADA: acastanhada (pouco intensa).
CHEIRO E SABOR: cheiro indistinto; sabor não provado.

Nota: Encontrei outros exemplares semelhantes noutras zonas do mesmo pinhal. Anexo fotografias de um exemplar maior e mais maduro onde os tons avermelhados do himenóforo desapareceram, sendo os tons castanhos mais suaves.



Giboso - Cortinarius semisanguineus 09012010050Giboso - Cortinarius semisanguineus 09012010051eGiboso - Cortinarius semisanguineus 09012010052u

Giboso - Cortinarius semisanguineus 09012010159Giboso - Cortinarius semisanguineus 09012010160

Outro exemplar:
Giboso - Cortinarius semisanguineus 09012010131Giboso - Cortinarius semisanguineus 09012010132

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Giboso - Cortinarius semisanguineus Empty Re: Giboso - Cortinarius semisanguineus

Mensagem  Polecat Qua 13 Jan 2010, 00:57

Olá Lebre!

As primeiras 5 imagens parecem-me Cortinarius semisanguineus.

Quanto às duas últimas fotografias, não teria tanta certeza que fossem a mesma espécie Neutral Talvez Cortinarius cinnamomeus/Cortinarius cinnamomeoluteus....


Em Cortinarius uma boa descrição dos caracteres observados consistentemente em diferentes estados de maturação ganha especial importância.
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Giboso - Cortinarius semisanguineus Empty Re: Giboso - Cortinarius semisanguineus

Mensagem  Pedro Claro Qua 13 Jan 2010, 09:18

Corroboro da opinião do Polecat.

As primeiras 5 fotografias são de Cortinarius semisanguineus, uma espécie que está a ocorrer em força nos pinhais da minha zona (é, facilmente, a espécie mais abundante neste momento).

As últimas duas fotografias são, decididamente, de outra espécie: basta ver a cor das lâminas que, no caso de C. semisanguineus, nunca deixa de ter um tom mais ou menos avermelhado. Na tua descrição referes "os tons avermelhados do himenóforo desapareceram", mas no meu entendimento esses tons avermelhados nunca existiram nesse exemplar e, por isso, trata-se de outra espécie (podendo ser outro Cortinarius ou um Hebeloma)

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Giboso - Cortinarius semisanguineus Empty Re: Giboso - Cortinarius semisanguineus

Mensagem  Lebre Qua 13 Jan 2010, 19:21

Caros Polecat e Pedro,
Agradeço os vossos comentários. Parece não haver dúvidas relativamente à classificação do exemplar mãe do tópico, C. semisanguineus, que por aqui não é tão vulgar como em outras paragens (na zona do Pedro). Vi apenas mais dois ou três e não posso garantir que fossem da mesma espécie. Basta ver as vossas observações relativamente ao outro exemplar, que eu pensei ser da mesma espécie, e provavelmente não é. Relativamenta a este segundo exemplar não posso acrescentar mais nada, pois não cheguei a recolhê-lo, tendo apenas obtido as fotografia no local.
Saudações,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Giboso - Cortinarius semisanguineus Empty Re: Giboso - Cortinarius semisanguineus

Mensagem  Pedro Claro Qua 13 Jan 2010, 22:29

Um tópico que coloquei há pouco mais de um ano sobre esta espécie (Cortinarius semisanguineus):
clicar aqui.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Giboso - Cortinarius semisanguineus Empty Re: Giboso - Cortinarius semisanguineus

Mensagem  Lebre Qua 13 Jan 2010, 23:20

Caro Pedro,
fez muito bem em recordar-me esse seu excelente trabalho, que eu já tinha visto mas de que já não me lembrava dos pormenores. No que respeita à espécie deste tópico o referido trabalho está "muito à frente",
Giboso - Cortinarius semisanguineus 5estrelas
como agora se diz, pois ilustra de forma estupenda as formas jovens da espécie, incluindo a estrutura velar e a cor das lâminas, a característica cor de sangue que dá parte do nome da espécie (penso que o restante, o "semi", deriva do facto de esta cor estar presente apenas nas lâminas). No meu exemplar essa cor já não era tão óbvia e, provavelmente, um pouco mais tarde, já não me teria sido possível identificar correctamente o exemplar. Outro motivo de interesse desse trabalho é o de referir a existência de espécies muito próximas desta, a umas das quais eventualmente pertenceria o meu segundo exemplar.
Não posso, pois, finalizar sem exortar todos os que ainda não viram esse trabalho para que o façam.
Lebre


Última edição por Lebre em Qua 13 Jan 2010, 23:39, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : composição)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Giboso - Cortinarius semisanguineus Empty Re: Giboso - Cortinarius semisanguineus

Mensagem  Pedro Claro Qui 14 Jan 2010, 09:12

O "semi" refere-se, como deduzes, ao facto de as tonalidades avermelhadas estarem concentradas apenas nas lâminas. Existe uma espécie denominada Cortinarius sanguineus, que se caracteriza, para além das lâminas vermelhas, por ter essa cor em todo o esporóforo - píleo e estipe.

Já agora, eis um outro tópico com referência a esta espécie e à importância da coloração das lâminas nos exemplares jovens para uma correcta identificação no género Cortinarius: clica aqui.

Uma curiosidade e um alerta: estas espécies de cores mais vivas (sobretudo as espécies do sub-género Dermocybe, a que pertencem C. semisanguineus, C. sanguineus, C. croceus) são frequentemente usadas como corantes para tecidos e todas elas são tóxicas!

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Giboso - Cortinarius semisanguineus Empty Re: Giboso - Cortinarius semisanguineus

Mensagem  Lebre Sex 15 Jan 2010, 19:41

Caro Pedro,
Obrigado pelos esclarecimentos.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Giboso - Cortinarius semisanguineus Empty Re: Giboso - Cortinarius semisanguineus

Mensagem  Lebre Qua 20 Jan 2010, 23:01

Aos poucos os exemplares de C. semisanguineus lá vão aprecendo. Anexo fotos de mais um.
Lebre

Giboso - Cortinarius semisanguineus 17012010140
Giboso - Cortinarius semisanguineus 17012010141x
Giboso - Cortinarius semisanguineus 17012010142

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Giboso - Cortinarius semisanguineus Empty Re: Giboso - Cortinarius semisanguineus

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos