Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ganoderma lucidum

Ir para baixo

Ganoderma lucidum Empty Ganoderma lucidum

Mensagem  Lebre Ter 12 Jan 2010, 22:28

Este tópico trata de uma história que deve ser comum aos “fuinhas” dos cogumelos, como eu, que tendo visto um determinado exemplar num certo local, voltam ao sítio em busca dos vestígios e, na maior parte das vezes, não conseguem encontrar nada. Desta vez a história acaba de outra maneira.

Em Novembro, numa das minhas primeiras saídas aos cogumelos no Outono, vislumbrei e captei na mesma imagem dois fungos bastante diferentes morfologicamente (que eu não sabia estarem relacionados entre si) e que cresciam em lados opostos de um tronco enterrado de uma árvore que tinha sido cortada (é a primeira imagem das que anexo abaixo). Pelas leituras que fiz e pelas imagens que tenho visto, consegui identificar um deles e, mais tarde, percebi que o outro devia corresponder à fase adulta do primeiro. Tratam-se de exemplares da espécie Ganoderma lucidum, uma das mais fotogénicas e belas do reino dos fungos. Depois disto levei algum tempo a localizar a imagem original, mas uma vez esta identificada, sabendo o local para onde me tinha deslocado e a hora a que a imagem tinha sido colhida, pensei que seria fácil voltar ao local. Ora, acontece que me desloquei lá por quatro ou cinco vezes e nada. Mais tarde, usando uma outra fotografia, em que figura a imagem de uma árvore, lá consegui finalmente encontrar o almejado local. Deixo-vos a imagem original, por sinal bastante mazinha mas a máquina da altura na dava para mais, imagens do espectacular exemplar adulto e da “cresce” que se formou no local onde na primeira fotografia aparecia um “ponto cintilante” e ainda uma montagem baseada em todas elas.
Num site brasileiro dedicado ao cultivo de cogumelos, http://www.cogumelohobby.bravehost.com/, já vi que se pode cultivar esta espécie e qualquer dia hei-de tentar. Se alguém possuir experiência do seu cultivo, que deixe as preciosas indicações.
Lebre

Ganoderma lucidum 21112009original

Ganoderma lucidum 28122009014u

Ganoderma lucidum 28122009017

Ganoderma lucidum Ganodermalucidum

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos