Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cogumelos destruidores de alcatrão

+3
Zamanita
Pedro Claro
manel
7 participantes

Ir para baixo

Cogumelos destruidores de alcatrão Empty Cogumelos destruidores de alcatrão

Mensagem  manel Dom 01 Mar 2009, 00:48

Amigos,

A ver se conseguimos ajudar a Ana, uma amiga que me colocou este berbicacho por email:
_______________________________________________________________________________________________
"Conheces uns cogumelos (nem sei se se poderá chamá-los assim) escuros com a forma de uma flor dura meio abrutalhada de pétalas muito grossas que aparece ao nível de chão sem pé? Uma coisa para o grande, aí com um palmo de diâmetro?

Por aqui aparecem muitos nos terrenos perto dos pinhais. São feios por serem castanho escuros e terem a forma de flor o que choca mais com o seu aspecto tenebroso. Chamo-lhes "Flores do Diabo", um nome inventado por mim e que me parece cair bem, ainda que não tenha nada contra o mafarrico.

É que tenho um caminho que mandei alcatroar há cerca de 2 anos logo após um violento incêndio que entrou aqui e fiquei estupefacta quando ao passar por ele há dias, encontrei cheio de pequenas elevações e muitas já esburacadas com o alcatrão atirado para fora, pesadíssimo, quase a convencer-me que ali teria havido mão de alguém. Mas não-...."

"Tirei alguma fotos a ver se encontrava vestígios de raízes, mas apenas encontrei uma matéria já meia esfarelada e que bem pode ser dos tais malvados.

Como te vejo tão interessado nestas criaturas, pensei que talvez me soubesses dizer de que fungo falo e se realmente podem ter uma força deste tipo. Olha que as placas de alcatrao que saltam fora, são mesmo bem pesadas

Deixo-te algumas fotos tiradas hoje, onde podes reparar que os tais buracos ou elevações seguem todo a estrada no sentido do comprimento até bem lá ao fundo. Mas só neste sítio. Não vejo isto em mais lado nenhum.

Hoje de tarde andei pelos terrenos a ver se encontrava os tais cogumelos para tirar foto e assim ficares a saber a que me refiro, mas não encontrei nenhum. Amanhã continuo a procurar."
Cogumelos destruidores de alcatrão Divers10
Cogumelos destruidores de alcatrão Divers11
Cogumelos destruidores de alcatrão Divers12

___________________________________________________________________________________________
Na saída de campo do cmia de Vila do Conde, encontrámos uns iguais ao que o Efe postou aqui em tempos, os Pisolithus tinctorius. Mas estes não "abrem em estrela ou flor" no entanto, comentava-se nessa oficina, sobre uns cogumelos que são um pesadelo para a Junta Autónoma das Estradas, por lhes rebentar os alcatrões. Serão os mesmos? Alguém conhece uma solução ou forma de minorar este problema?

Assim que a Ana enviar-me uma imagem da "casca" de um destes furadores de alcatrão eu actualizo o tópico.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos destruidores de alcatrão Empty Re: Cogumelos destruidores de alcatrão

Mensagem  Pedro Claro Dom 01 Mar 2009, 17:33

Talvez Scleroderma polyrhizon encaixe na descrição...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos destruidores de alcatrão Empty Imagens

Mensagem  manel Dom 01 Mar 2009, 22:54

Obrigado Pedro,

Recebi estas imagens da Ana. Como seria de imaginar, são exemplares que já não estão em grande estado, mas ainda assim vou postá-las. Penso que ela já é membro aqui do fórum.

Aqui vão:
Cogumelos destruidores de alcatrão Divers13
Cogumelos destruidores de alcatrão Divers15

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos destruidores de alcatrão Empty Re: Cogumelos destruidores de alcatrão

Mensagem  Zamanita Seg 02 Mar 2009, 02:23

Viva Manel

Parecem mesmo Scleroderma polyrhizon, umas feras que como dizes são um autêntico pesadelo para as estradas.
Deixo aqui uma noticia de um jornal da região de Zamora, em Espanha, onde podemos ver a força destas "flores do diabo". Evil or Very Mad

Hasta

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos destruidores de alcatrão Empty E uma solução?

Mensagem  manel Seg 02 Mar 2009, 12:44

Obrigado Zamanita, esse artigo não deixa margem para dúvidas o causa do problema da Ana.

Uns fungos em forma de bola rebentarem uma camada preparada para levar com 16 toneladas em cima, é obra! Se não forem tóxicos, vou começar a temperar a sopa com esporos destes, talvez vire hulk ou super-homem.

Em termos de soluções razoáveis, para além de remendar o asfalto e ele rebentar na próxima temporada, no mesmo lugar ou noutro, alguém conhece ou propõe uma solução?

Eu disse à Ana, que se o caminho fosse meu, era capaz de retirar dos buracos os cogumelos, e tapá-los apenas com gravilha solta. O caminho não deve ter grande tráfego e assim, ela teria a esperança que na próxima temporada, eles frutifiquem no mesmo local, por ser mais fácil de eclodir ali, ou mesmo ter mais humidade naqueles spots, evitando que continuem a fazer novos buracos. E assim que tivessem cá fora, arrancá-los antes de abrirem e libertar os esporos. É como se fossem os buracos os sacos nos cogumelos de cultivo...

É claro que isto é pura teoria. O que acham?

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos destruidores de alcatrão Empty Re: Cogumelos destruidores de alcatrão

Mensagem  Xciter Seg 02 Mar 2009, 18:07

Se não forem tóxicos, vou começar a temperar a sopa com esporos destes, talvez vire hulk ou super-homem.

Se resultar, também vou querer um pouco Laughing !

Nunca tinha ouvido falar em tais cogumelos capazes de destruir asfalto, Scleroderma polyrhizon é nome para recordar Shocked , mas que criaturas fantásticas!
Xciter
Xciter
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Idade : 43
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos destruidores de alcatrão Empty Não comam disto!!!

Mensagem  manel Seg 02 Mar 2009, 18:14

Xciter

Olha o que diz o mushroom expert sobre a sua comestibilidade "Edibility is not recorded for Scleroderma polyrhizum, but it should be avoided; several similar species may be poisonous."

É melhor sublinhar que estava a brincar. Não vá alguém pensar que esporos destas bolas poeirentas, são algum complexo, tipo anabolizantes e que se calhar até passam nos testes anti-doping...

Não comam disto, ok!!!

Até breve
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos destruidores de alcatrão Empty Re: Cogumelos destruidores de alcatrão

Mensagem  Xciter Seg 02 Mar 2009, 18:29

Manel,

Percebi perfeitamente que estavas a brincar Very Happy , eu pessoalmente acho que ninguém teria coragem de experimentar uma bola destas.
Visto o que fazem ao asfalto, o que fariam ao nosso estômago, provavelmente algo do género da saga dos filmes do Alien! lol!
Xciter
Xciter
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Idade : 43
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos destruidores de alcatrão Empty Re: Cogumelos destruidores de alcatrão

Mensagem  Zamanita Seg 02 Mar 2009, 18:52

manel escreveu:Em termos de soluções razoáveis, para além de remendar o asfalto e ele rebentar na próxima temporada, no mesmo lugar ou noutro, alguém conhece ou propõe uma solução?

Eu disse à Ana, que se o caminho fosse meu, era capaz de retirar dos buracos os cogumelos, e tapá-los apenas com gravilha solta. O caminho não deve ter grande tráfego e assim, ela teria a esperança que na próxima temporada, eles frutifiquem no mesmo local, por ser mais fácil de eclodir ali, ou mesmo ter mais humidade naqueles spots, evitando que continuem a fazer novos buracos. E assim que tivessem cá fora, arrancá-los antes de abrirem e libertar os esporos. É como se fossem os buracos os sacos nos cogumelos de cultivo...

Gostava de poder ajudar mas não faço ideia qual será a melhor solução... e parece que os nuestros hermanos de Zamora também não sabem!

Quanto à esperança de deixando os buracos eles crescerem no mesmo sítio, não custa nada tentar, mas se escolhem crescer debaixo do alcatrão quando podem crescer um metro ao lado fora da estrada, é porque são bem marretas!!! Suspect

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos destruidores de alcatrão Empty Flores do diabo marretas

Mensagem  manel Seg 02 Mar 2009, 19:55

Coitada da Ana...

Tens razão Zamanita, de qualquer das formas o fim da tua mensagem, fez-me soltar uma gargalhada. São marretas mesmo...

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos destruidores de alcatrão Empty Espantosos, estes marretas,

Mensagem  Nuno Seg 02 Mar 2009, 21:48

Que cada vez me entusiamam mais.
Estes e não só, pois já vi de tudo: cogumelos a crescerem em árvores, em animais em decomposição, em troncos caídos na mata, e agora, no alcatrão...

Flores do Diabo marretas Twisted Evil

Enfim,
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos destruidores de alcatrão Empty Re: Cogumelos destruidores de alcatrão

Mensagem  ana ramon Qua 04 Mar 2009, 15:38

Depois de ter lido as várias opiniões sobre a "Flor do Diabo" (nunca baptizei nada tão bem) conhecida por Scleroderma polyrhizum e de ficar boquiaberta com as potencialidades deste cogumelo, vou seguir o conselho do Manel de cobrir os buracos com gravilha depois de os ter limpo. Primeiro porque foi o único conselho que recebi Smile e depois porque após várias apostas perdidas na constante luta com a Natureza, aprendi que é melhor pactuarmos com ela se quisermos obter melhores resultados. A entrada neste fórum também me serviu para aprender a olhar para os cogumelos e outros fungos de uma forma diferente, não os ignorando e muito menos desprezando.
Só depois de ter seguido alguns textos apresentados neste site é que me dei conta de estar rodeada por estas estranhas criaturas que na sua aparente simplicidade são afinal extremamente complexas e cativantes.
Por tudo isto, vim aqui agradecer ao Manel pelo seu entusiasmo e celeridade em me dar respostas sobre este problema, mas também ao Pedro Claro, Xciter e Zamanita pela contribuição que deram no alargar da informação.
Estou convencida que depois de começar a fotografar os espécimes que surgem nestas terras, virei colocar-lhes muitos mais "berbicachos" como diz o Manel Laughing
Obrigada a todos!

ana ramon

Número de Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 01/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos destruidores de alcatrão Empty És muito bem-vinda Ana

Mensagem  manel Qua 04 Mar 2009, 16:41

Que eu saiba, ainda não tínhamos abordado os efeitos pérfidos destes Sclerodermas no alcatrão. Logo contigo, o fórum já está mais rico.

Além disso, nós dois sabemos que tens muito mais para nos mostrares em termos de cogumelos.

Continua a participar pf.

Espero sinceramente que os marretas decidam frutificar pela gravilha nas próximas temporadas e deixar o resto do teu caminho em paz.

Até breve!

Mane!
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos destruidores de alcatrão Empty Re: Cogumelos destruidores de alcatrão

Mensagem  PEDRA Qui 05 Mar 2009, 19:05

Fiquei boquiaberto com a brutalidade destes cogumelos "marretas".
Cada vez me cativa mais este assunto, que aparentemente não se esgota.

1 abraço e obrigado
pela partilha
PEDRA

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Idade : 48
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos destruidores de alcatrão Empty Re: Cogumelos destruidores de alcatrão

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos