Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cogumelos do Japão

3 participantes

Ir para baixo

Cogumelos do Japão Empty Cogumelos do Japão

Mensagem  Polecat Dom 30 Dez 2007, 03:56

Cara comunidade micófila,

Gostava aqui, de uma forma não sistemática ou científica, partilhar com vocês alguns cogumelos fotografados numa breve estadia no país do sol nascente.

Aqui verão espécies semelhantes às nossas, espécies em que não houve paciência ou recursos para identificar e pormenores interessantes.

Astreus hygrometricus
Cogumelos do Japão Astreu10
é um cogumelo cujo género é sempre caracterizado pela sua higroscopia (só abre quando suficientemente hidratado), característica que ajuda a distinguir do género Geastrum que uma vez aberto raramente volta a fechar em tempo seco.


Auricularia (provavelmente auricula-judae)
Cogumelos do Japão Auricu10
ligeiramente diferente das que tenho visto em Portugal, mas foram para o prato e portaram-se bem Wink


Polyporale (provavelmente Lenzites)
Cogumelos do Japão Lenzit10
a forma dos poros/lâminas e a cuticula (não vísivel) ajudaram a apontar para este género que nunca tinha visto.


Mycena sp.
Cogumelos do Japão Mycena10
bonitas nao Wink


Mycena sp.
Cogumelos do Japão Mycena11
Mycena que pelas suas carcterísticas pensei ser fácil de identificar, não cheguei nem perto...mas todas tinham aquele material alaranjado nas lâminas.


Mycena sp.
Cogumelos do Japão Mycena12
brutal esta espécie! rompia pela neve como se tivesse uma tocha no chapéu. atrás da grande já vinha lá outra!!


Lepista nuda
Cogumelos do Japão Nuda10
num dia onde só ví neve e zero de cogumelos, quando cheguei a casa, bumba, alí mesmo ao lado da porta, estas duas amigasbem grandinhas. O senhor japonês com conhecimento tradicional de cogumelos de fazer inveja a qualquer polaco ou russo, disse prontamente: "epah!essas não conheço, são rxas devem ser venenosas, não comam isso!" fiquei estupefacto, conhecem e comem muito mais cogumelos que nós mas não tocam no Lepista nuda. Tá claro que foi pó tacho, experimentamos uma receita nova que funcionou às mil maravilhas, prometo que faço um post disso Wink


amigo intrigante! acredito que possa fazer parte do género Panellus...
Cogumelos do Japão Panell10
era bonito, abundante, parasita e lenhícola em pinheiro, tinha esporada branca, não tinha lâminas decurrentes e enfim, é só pa vermos porque não houve tempo,recursos e paciência para mais Suspect


outro ainda mais intrigante!
Cogumelos do Japão Panell11
quando o ví pulei porque pensava ter encontrado Pleurotus no meio da neve...não me pareceu depois...fiquei-me por ai, talvez outro Panellus... Sleep


falando de parasitas
Cogumelos do Japão Parasi10
peço desculpa às árvores mas é espectacular, lembro-me que o maior deles não tinha mais de um milimetro de espessura, brutal!


O Abominável Polyporale das Neves
Cogumelos do Japão Polypo10
este andava lá de uma lado para o outro sempre congeladinho, nunca tinha visto nada parecido, à primeira fez lembrar Laetiporus (que não é bem deste clima:P) mas era mais esbranquiçado e tinha uma consistência quase de cortiça que quase nem dava para provar (mas era muito amargo), a carne rosava ligeiramente..



bom, em breve postarei mais material nipónico de forma mais sistemátca, até lá, um abraço e boas festas!!
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos do Japão Empty fotos

Mensagem  Rita Vargas Seg 21 Jan 2008, 14:06

Ola Polecat

Parabens pelas fotos e pelos textos Smile Gostei e vejo que estas muito empenhado no site Smile

Que bom, espero que continues assim.

beijo rita vargas
Rita Vargas
Rita Vargas
hifa
hifa

Número de Mensagens : 15
Idade : 42
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos do Japão Empty Mycena crocata

Mensagem  valbonix Seg 28 Jan 2008, 15:21

A mycena... talvez seja a Mycena crocata... tipicamente com as laminas manchadas de amarelo, mas geralmente tem pequenos pelos brancos no pé.
Cumprimentos
valbonix
valbonix
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 51
Idade : 57
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/12/2007

http://www.fungos.net

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos do Japão Empty Re: Cogumelos do Japão

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos