Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cogumelos de Fevereiro - Parte 1

3 participantes

Ir para baixo

Cogumelos de Fevereiro - Parte 1 Empty Cogumelos de Fevereiro - Parte 1

Mensagem  Pedro Claro Qui 26 Fev 2009, 14:54

Quase a terminar o mês de Fevereiro, está na hora de colocar aqui no fórum algumas das minhas descobertas das últimas semanas.

Este primeiro post resulta de uma pequena saída no dia 1 a uma zona do ribeiro de S. Pedro, a meio caminho entre a Marinha Grande e São Pedro de Muel (mais ou menos na zona onde decorreu o primeiro dia do encontro de Janeiro do fórum). Apesar de ter levado a máquina fotográfica comigo, acabei por não tirar qualquer fotografia no local e preferi recolher vários espécimens para posterior análise e identificação no laboratório (ou seja, em casa), aproveitando para os registar visualmente nessa altura.

Não foi minha intenção, mas esta saída acabou por ser temática, uma vez que apenas recolhi espécies lenhícolas de pequeno porte e de cor esbranquiçada...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos de Fevereiro - Parte 1 Empty #1 - Crepidotus variabilis

Mensagem  Pedro Claro Qui 26 Fev 2009, 15:55

Esta primeira espécie já havia sido observada por mim há algum tempo mas na altura, pelo tamanho reduzido e pela relativa falta de caracteres de relevo, acabou por ser relegada para segundo plano sem que tenha chegado a uma identificação. Mas desta vez estava decidido a chegar a um nome...

Esta espécie ocorre em resíduos lenhosos (ramos, sobretudo) e chega a ser extremamente abundante, sendo frequente ver várias dezenas de exemplares num único ramo. Tem uma silhueta 'crepidotoide' - ou seja, sem pé e em forma de leque ou de rim -, chapéu até 3cm. de diâmetro, cutícula branca; lâminas tom de carne, depois acastanhadas, cerradas. Esporada castanha.

Eis uma panorâmica geral dos exemplares recolhidos, alguns deles ainda anexados ao respectivo substrato.

Cogumelos de Fevereiro - Parte 1 Crepidotusvariabilis1

E uma imagem mais detalhada de alguns dos exemplares.

Cogumelos de Fevereiro - Parte 1 Crepidotusvariabilis2

Embora não esteja visível nas fotografias, uma característica típica desta espécie é a margem ondulada e lobulada que os exemplares adquirem quando plenamente desenvolvidos.

Microscopicamente, é fácil observar os esporos pequenos e +/- cilíndricos desta espécie:

Cogumelos de Fevereiro - Parte 1 Crepidotussp1

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos de Fevereiro - Parte 1 Empty #2 - Schizophyllum commune

Mensagem  Pedro Claro Qui 26 Fev 2009, 16:05

Esta é uma espécie não muito abundante na minha zona, mas que se vai observando aqui e ali em diversos tipos de resíduos lenhosos, tanto de folhosas como de resinosas.

A sua principal característica é a presença de lâminas com a aresta fendida longitudinalmente.

Cogumelos de Fevereiro - Parte 1 Schizophyllumcommune

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos de Fevereiro - Parte 1 Empty #3 - Marasmiellus sp.

Mensagem  Pedro Claro Qui 26 Fev 2009, 16:17

Finalmente, uma última espécie relativamente abundante, por vezes em grandes grupos, que ocorre sobretudo nos caules de plantas mortas. Alguns dos exemplares que recolhi desenvolviam-se nos caules de silvas secas, mas também encontrei noutros tipos de resíduos vegetais.

Não foi possível obter uma esporada, possivelmente porque os exemplares já estavam algo secos. No entanto, pelas características que observo (tamanho diminuto, lâminas muito espaçadas e com venações entre elas), creio que se trata de uma espécie de Marasmiellus. No entanto, tenho muitas dúvidas relativamente à espécie, uma vez que as descrições que li e as fotografias que observei não se ajustam convenientemente aos exemplares que recolhi.

Cogumelos de Fevereiro - Parte 1 Marasmiellus1

Uma característica que observei nestes exemplares e que não encontrei referenciada em nenhuma da bibliografia de que disponho é a 'base' presente nos pés de alguns exemplares, como se de um cálice se tratasse. Talvez essa particularidade morfológica seja mais notória nos exemplares mais acima e mais abaixo da seguinte fotografia:

Cogumelos de Fevereiro - Parte 1 Marasmiellus2

Alguma ideia que me possa ajudar a identificar estes 'pequenos'? Wink

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos de Fevereiro - Parte 1 Empty Re: Cogumelos de Fevereiro - Parte 1

Mensagem  Xciter Qui 26 Fev 2009, 17:30

Olá Pedro, não tenho ideia como poderá identificar o seu provável Marasmiellus sp. Rolling Eyes

Queria apenas evidenciar o meu pasmo neste seu post Shocked , magnífico detalhe na identificação destas espécies, agradecido pela partilha! Very Happy
Xciter
Xciter
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Idade : 43
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos de Fevereiro - Parte 1 Empty Re: Cogumelos de Fevereiro - Parte 1

Mensagem  Nuno Qui 26 Fev 2009, 22:45

Xciter escreveu:Olá Pedro, não tenho ideia como poderá identificar o seu provável Marasmiellus sp. Rolling Eyes

Queria apenas evidenciar o meu pasmo neste seu post Shocked , magnífico detalhe na identificação destas espécies, agradecido pela partilha! Very Happy

Apoiado. A qualidade das fotos está excelente. Parabéns Pedro! Wink
Já agora, desculpa "violar" este teu magnífico tópico, mas quando vi o exemplar de Schizophyllum commune, lembrei-me de algo de há uns tempos (já do ano passado, na altura, entretido com outras espécies, não dei importãncia).
Sei que não é por uma foto que se identifica, mas o que achas, estaremos (possivelmente) a falar do mesmo? Possivelmente, na minha opinião...

Cogumelos de Fevereiro - Parte 1 Imgp0089

Um abraço,
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos de Fevereiro - Parte 1 Empty Re: Cogumelos de Fevereiro - Parte 1

Mensagem  Pedro Claro Qui 26 Fev 2009, 23:06

Obrigado a ambos.

Nuno: o mais importante para identificar Schizophyllum commune é a parte do himenófero, que não se vê na tua foto. No entanto, a superfície do chapéu tomentosa (coberta de pequenos pelos), a margem ondulada e o hábito lenhícola fazem, de facto, lembrar esta espécie. Smile

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos de Fevereiro - Parte 1 Empty Re: Cogumelos de Fevereiro - Parte 1

Mensagem  Nuno Sex 27 Fev 2009, 14:15

Pedro Claro escreveu:Obrigado a ambos.

Nuno: o mais importante para identificar Schizophyllum commune é a parte do himenófero, que não se vê na tua foto. No entanto, a superfície do chapéu tomentosa (coberta de pequenos pelos), a margem ondulada e o hábito lenhícola fazem, de facto, lembrar esta espécie. Smile

Obrigado Pedro Wink.
Ainda hoje vou ao sítio onde a vi, e aproveito para ver se ela ainda lá está!

Um abraço,
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Cogumelos de Fevereiro - Parte 1 Empty Re: Cogumelos de Fevereiro - Parte 1

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos