Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Isto é Tremella Mesenterica, não é?

4 participantes

Ir para baixo

Isto é Tremella Mesenterica, não é? Empty Isto é Tremella Mesenterica, não é?

Mensagem  Nuno Dom 28 Dez 2008, 23:18

Amigos,

Tenho quase a certeza de que se trata desta espécie, mas na dúvida, é melhor perguntar...

Penso que a foto chega, pois pouco há a dizer sobre esta espécie:

Isto é Tremella Mesenterica, não é? Imgp0183qd0

Deixou-me a pensar como o reino Fungi pode assumir tantas formas!

Um abraço
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Isto é Tremella Mesenterica, não é? Empty Os meus palpites valem o que valem

Mensagem  manel Seg 29 Dez 2008, 13:09

Mas occorrendo por esta altura num galho que parece de carvalho caído, é semelhante à que eu tenho encontrado e aqui classificadas como Tremella mesenterica. Porém o outro dia vi duas enormes no tronco de um carvalho jovem.

Mas não tomes estas minhas experiências como identificações. Já agora só uma curiosidade que li num guia inglês: mesenterica, significa que é parecido com o intestino. Pronto, são opiniões. Eu acho este cogumelo lindo e parecido com algas...



Abraço

Manel
Isto é Tremella Mesenterica, não é? Dscf0626
Nota, Havia outra mais acima no tronco com as mesmas dimensões. Foi em Paredes de Coura e havia restos de neve no chão. Logo assumo que seja uma espécie bem resistente ao frio. Pois outras como Armillarias ou A muscarias estavam todas secas e queimadas.
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Isto é Tremella Mesenterica, não é? Empty Re: Isto é Tremella Mesenterica, não é?

Mensagem  Pedro Claro Seg 29 Dez 2008, 16:14

Sim, parece Tremella mesenterica. O 'parece' só se deve à incerteza quanto à existência ou não de espécies próximas. De qualquer forma, eu encontrei ontem um exemplar igual, em Cinfães, após um dia de neve e com temperaturas (durante o dia) não muito acima do ponto de congelação. Encontrei outras espécies resistentes ao frio intenso e, entre elas, uma bastante interessante de que espero dar conta em breve.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Isto é Tremella Mesenterica, não é? Empty O Pedro tem razão

Mensagem  manel Seg 29 Dez 2008, 16:23

É que observando a do Nuno, parece muito mais com as voltas do intestino do que a minha. Mas enfim podem até ficar a dever-se a outros aspectos (maturacionais)

Diga-se que esta era a maior que vi. Do tamanho de uma mão cheia e as duas cresciam no tronco da árvore e não em galhos caídos.

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Isto é Tremella Mesenterica, não é? Empty Re: Isto é Tremella Mesenterica, não é?

Mensagem  Nuno Seg 29 Dez 2008, 20:39

A minha estava num pequeno ramo caído de um choupo, no solo, apesar de haverem carvalhos por perto. Era pequena, talvez 4-5 cm de diãmentro.
E também estava sujeita a temperaturas negativas, pois crescia à beira do rio...

Quanto á forma mais "intestinal", penso dever-se mesmo a questões climáticas, ou maturacionais, mas não sei...

Já agora Manel, a tua era bem dura, compacta ou mole, como plástico?

Um abraço
Nuno
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

Isto é Tremella Mesenterica, não é? Empty Bolsas gelatinosas

Mensagem  manel Seg 29 Dez 2008, 21:07

Nuno,

Estas duas, as maiores que já encontrei, comparativamente a outras que encontrei como tu, no chão em galhos caídos, eram bolsas gelatinosas e moles. Mas há aí um primeiro post de uma na Calcedónia, também num galho caído, que tinham a mesma consistência destas.

Umas ou outras, acho-as muito bonitas.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Isto é Tremella Mesenterica, não é? Empty Re: Isto é Tremella Mesenterica, não é?

Mensagem  Polecat Sex 02 Jan 2009, 21:50

Olá malta!

Realmente também me parece Tremella mesenterica, principalmente pela sua ecologia em Quercus.

Outra espécie parecida que pode ser confundida é Dacrymyces palmatus, que entre outras diferenças, decompõe coníferas (pinheiros etc)


Abraços
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Isto é Tremella Mesenterica, não é? Empty A Tremella mesenterica do tronco da árvore

Mensagem  manel Dom 08 Mar 2009, 16:06

Amigos,

Infelizmente não tinha máquina fotográfica. Mas fui a Paredes do Coura, ao Corno do Bico e passei por esta árvore onde estavam estas Tremella mesenterica. Desde meados de Dezembro, até agora, mirraram e descoloraram o amarelo é pálido, baço. As bolsas estão caídas. Mas aguentou os nevões, o frio e as chuvadas. Espécie valente.

Até breve!

Manel
manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Idade : 58
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/08/2008

http://aromancias.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Isto é Tremella Mesenterica, não é? Empty Re: Isto é Tremella Mesenterica, não é?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos