Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tremella mesenterica ou aurantia?

2 participantes

Ir para baixo

Tremella mesenterica ou aurantia? Empty Tremella mesenterica ou aurantia?

Mensagem  Lebre Qui 28 Jan 2010, 22:13

No final do ano passado colhi um exemplar daquilo que pensava ser uma Tremella mesenterica (anexo a imagem no fim). Neste fim-de-semana, em Monsanto, deparei com vários fungos semelhantes àquele mas com dimensões maiores.
Estranhando a dimensão fui procurar mais informações. Na Página http://www.mykoweb.com/CAF/species/Tremella_aurantia.html
fiquei a saber que existe uma outra espécie de Tremella, T. aurantia, de aspecto e cor semelhantes à T. mesenterica e que tal como esta parasita outros fungos, podendo atingir tamanhos compatíveis com os que observei. Nesse site indica-se a T. mesenterica como parasitando fungos Peniophora sp.[i], enquanto que a [i] T. aurantia preferencialmente parasita o fungo Stereum hirsutum.
No entanto, no casos dos meus exemplares, não sei que fungos se desenvolviam na árvores (Quercus) onde os observei. Fiquei, pois, sem saber afinal de que espécie de Tremella se trata, embora me pareça que, com maior probabilidade, os fungos parasitados pertencerão género Stereum, pelo que consegui apurar na internet comparando as minhas imagens com as aí disponíveis. Anexo fotografias de dois destes exemplares recentes (cada um com mais de 10 cm) e no final do outro mais antigo (que tinha cerca de 5 cm e foi observado num habitat de sobreiros).
Lebre

Fotografias:
Tremella mesenterica ou aurantia? 24012010monsanto079
Tremella mesenterica ou aurantia? 24012010monsanto077Tremella mesenterica ou aurantia? 24012010monsanto078Tremella mesenterica ou aurantia? 25122009009a

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tremella mesenterica ou aurantia? Empty Tremella aurantia

Mensagem  Sabino Sex 29 Jan 2010, 18:35

Debería ser Tremella aurantia que parasita Stereun sp.
Un saludo.

Sabino
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 142
Fungónimo : Geoglossum
Reputação : 1
Data de inscrição : 23/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tremella mesenterica ou aurantia? Empty Re: Tremella mesenterica ou aurantia?

Mensagem  Lebre Seg 01 Fev 2010, 02:01

Caro Sabino,
Os meus agradecimentos,pela resposta.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tremella mesenterica ou aurantia? Empty Stereum aff. hirsutum

Mensagem  Lebre Seg 01 Fev 2010, 20:01

Já praticamente não me restam dúvidas de que os dois exemplares recentes que coloquei na mensagem original eram de T. aurantia, pois para além da resposta do Sabino, entretanto tinha colhido imagens dos fungos parasitados, desta vez com algum detalhe, que parecem ser Stereum hirsutum. Deixo-vos essas imagens.
Lebre

Tremella mesenterica ou aurantia? 31122010monsanto090

Tremella mesenterica ou aurantia? 31122010monsanto091

Tremella mesenterica ou aurantia? 31122010monsanto110

Tremella mesenterica ou aurantia? 31122010monsanto111

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tremella mesenterica ou aurantia? Empty Re: Tremella mesenterica ou aurantia?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos