Cogumelos de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

1ª Saída para recolha

4 participantes

Ir para baixo

1ª Saída para recolha Empty 1ª Saída para recolha

Mensagem  Cerevisiae Seg 24 Nov 2008, 16:05

Olá a todos.
Aqui ficam três fotos dos cogumelos encontrados na minha 1ª saída para recolha na zona de Tabuaço.
Junto a este haviam alguns mais iguais mas decidi colher apenas um para tentar com a vossa ajuda identificar.
Curioso o facto de num só pé encontrar dois chapéus (não sei se é importante ou não?).
Foram encontrados numa mata de pinhal, acácias e giestas com muita erva alta na zona bem como musgo. Nas proximidades haviam também castanheiros.
Local:Tabuaço
Habitat:Pinheiro, Acácia e Castanheiros a cerca de 5-6 metros
Chapeu: castanho escuro um pouco mais claro na periferia, alguma viscosidade ,15 por 12 cm de diâmetro.
Himenóforo: Constituído por tubos amarelos, que escurecem ao toque ficando verde escuro.
Pé: Branco mais perto da base e raiado de castanho, do mesmo pé saem dois chapéus pelo que é difícil perceber o diâmetro. Noutro exemplar parece ligeiramente mais largo na base.
Cheiro:fúngico, terroso, muito agradavel.
Corte longitudinal: branco escurecendo ligeiramente passados alguns minutos.
De ontem para hoje tentei fazer uma esporada mas o resultado não foi muito bom. Apenas umas pequenas manchas castanhas na zona do limite do chapéu. Não sei se está relacionado com o facto de esta espécie não ter laminas mas sim tubos (pergunta de principiante)...
Se virem que é útil dar mais informação além da visível nas fotos digam que eu tentarei fazer o meu melhor.

Pelo que vi aqui no fórum penso tratar-se de um Boletus mas não vou mais longe que isso.

Abraço

Foto 1
1ª Saída para recolha Cogumelos23nov08054bi2
1ª Saída para recolha W640

Foto 2
1ª Saída para recolha Cogumelos23nov08003gr5
1ª Saída para recolha W482

Foto 3
1ª Saída para recolha Cogumelos23nov08038ss1
1ª Saída para recolha W640


Última edição por Cerevisiae em Seg 24 Nov 2008, 18:13, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Para completar a informação)

Cerevisiae
hifa
hifa

Número de Mensagens : 18
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

1ª Saída para recolha Empty Re: 1ª Saída para recolha

Mensagem  Nuno Seg 24 Nov 2008, 17:37

Cá pra mim são boletus edulis (?) , na 2ª e na 3ª foto penso que dá para perceber isso.

Como disseste Cerevisiae, existiam castanheiros nas redondezas... Segundo um guia de campo que vi, podem ser encontrados perto de castanheiros, carvalhos, soutos e pinheiros.

O que me intrigou foi a referência aos 2 pés, não sei se é alguma característica do b.edulis...
(Também não sei a cor da esporada, pode ajudar, também).

Bem, é só isto que sei, espero que ajude Wink

Bom tópico e bonitas fotos...

Um abraço
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

1ª Saída para recolha Empty Re: 1ª Saída para recolha

Mensagem  Cerevisiae Seg 24 Nov 2008, 18:03

Obrigado Nuno pela opinião.

Também me parece um Boletus edulis mas eu sou um mero curioso.
Quanto à esporado como disse antes não consegui obter grande coisa.
Porque é que no post às vezes só estão visíveis duas das fotos colocadas? Já tinha acontecido a alguém?

Outra curiosidade é que no local havia outro exemplo em que saiam dois chapéus do mesmo pé. Esse exemplar não recolhi. Fica para outra saída se ainda lá estiver...
Já agora, todos os Boletus são comestíveis? Se não, este será?
Abraço

Cerevisiae
hifa
hifa

Número de Mensagens : 18
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

1ª Saída para recolha Empty Imleria badia (Xerocomus badius)

Mensagem  Polecat Seg 24 Nov 2008, 18:50

Olá amigos Very Happy

Nuno escreveu:Cá pra mim são boletus edulis (?) , na 2ª e na 3ª foto penso que dá para perceber isso.
Nuno, a família Boletaceae não é o meu forte mas posso dizer-te que o Boletus edulis e as espécies mais próximas são relativamente fáceis de identificar. Têm um himénio mais claro e mesmo branco quando jovens que não descoloram azul/verde ao toque, para além dum pé também branco a esbranquiçado com um ligeiro mas visível reticulado entre outras características que conseguem encontrar aqui pelo site fora. Basta pesquisar um pouquinho Wink

Este cogumelo do Cerevisiae apresenta um himénio mais escurecido e com um pé de ornamentações bem diferentes de B. edulis. Como disse não sou muito entendido nesta família, mas precisamente pelo pé, pelas descolorações cinzentas a azuladas/esverdeadas do himénio e pelo aspecto escorregadio do chapéu húmido talvez possa ser Boletus badius (ou Xerocomus badius como preferimos chamar aqui no fórum seguindo alguns dos micólogos mais referenciados).


Cerevisiae escreveu:Porque é que no post às vezes só estão visíveis duas das fotos colocadas? Já tinha acontecido a alguém?
Não é grave, por vezes acontece mas por momentos muito breves Smile

Cerevisiae escreveu:Já agora, todos os Boletus são comestíveis? Se não, este será?
Não, apesar de muitos serem comestíveis, existem Boletus venenosos, porém acho que nenhum mortal em doses moderadas. Este em princípio será comestível, mas convém esperar por confirmação.


Boa caçada Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

1ª Saída para recolha Empty Re: 1ª Saída para recolha

Mensagem  Nuno Seg 24 Nov 2008, 20:34

Obrigado pela colaboração, polecat, com um bom post, como sempre!

Era isso, Xerocomus Badius, o nome que eu andava à procura, e não encontrei scratch

Estive para referenciar essa espécie, pois vi uma foto que me cativou devido ao pé partilhado (http://www.naturamediterraneo.com/Public/data3/lipo/Boletus%20edulis.jpg_2006114183446_Boletus%20edulis.jpg).

Obrigado,

Um abraço
Nuno
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

http://www.olhares.com/NunoMushroom

Ir para o topo Ir para baixo

1ª Saída para recolha Empty Re: 1ª Saída para recolha

Mensagem  Polecat Seg 24 Nov 2008, 22:06

Muito bem Cerevisiae! Já vi que completaste a informação Wink

A esporada vem com o tempo não te preocupes. Das duas uma, ou não houve tempo para os esporos serem depositados ou já haviam poucos esporos, às vezes pode ser uma combinação das duas. Muito brevemente estará disponível na Oficina informação sobre como fazê-las, aliás, experimenta a nossa Biblioteca e encontrarás também lá documentos sobre o tema.

Quanto ao corte longitudinal, referes que a carne é branca e escurece passados alguns minutos, lembraste para que tons?
O Xerocomus badius nem sempre apresenta descolorações ao corte, mas há algumas referências que apontam para um amarelar ligeiro e um azular na carne por cima do himénio (como me parece ver no lado direito da 1ª foto).


Apesar da relação siamesa entre dois, a hipótese Xerocomus badius parece-me cada vez mais a provável.


Parabéns pelo achado e continua Wink
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

1ª Saída para recolha Empty Re: 1ª Saída para recolha

Mensagem  Cerevisiae Ter 25 Nov 2008, 10:28

Novidades sobre a esporada.
Hoje já consegui ver uma boa camada de esporos depositados na folha. São amarelos esverdeados.
Quanto ao escurecimento amarelo/acastanhado visível na parte direita da carne por cima do himénio ou na parte esquerda correspondente, logo que cortei esse escurecimento era visível - não foi uma evolução ou um escurecimento progressivo. Penso que era a parte que estava sobreposta ao segundo chapéu mais pequeno.
Notam-se sim algumas manchas azuladas que de facto apareceram progressivamente nos 1ªs minutos mas que até hoje não evoluíram mais.

Podem ver uma foto mais esclarecedora do corte:
1ª Saída para recolha Cogumelos23nov08049uf0
1ª Saída para recolha W640

No himénio de início era tudo amarelo. O verde apareceu depois de ter passado água.
E o Xerocomus badius é ou não comestível? Sendo comestível como é o seu sabor? Pelo menos o aroma é agradável.

Abraço


Última edição por Cerevisiae em Ter 25 Nov 2008, 10:29, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Completar informação)

Cerevisiae
hifa
hifa

Número de Mensagens : 18
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

1ª Saída para recolha Empty Re: 1ª Saída para recolha

Mensagem  Pedro Claro Ter 25 Nov 2008, 11:14

Não me parece existirem quaisquer dúvidas que se trata de Xerocomus badius. Atrevo-me a dizer, inclusivamente, que a esporada nem era necessária para chegar a essa conclusão.

Esta espécie é comestível e de boa qualidade. Pelo sim pelo não, retira a cutícula do chapéu - nos Suillus essa cutícula tem propriedades laxantes e, apesar de não ter a certeza que o mesmo se passe nos Xerocomus, talvez seja uma precaução a ter.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Idade : 50
Reputação : 10
Data de inscrição : 10/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

1ª Saída para recolha Empty Re: 1ª Saída para recolha

Mensagem  Polecat Ter 25 Nov 2008, 13:52

Polecat escreveu:Quanto ao corte longitudinal, referes que a carne é branca e escurece passados alguns minutos, lembraste para que tons?
O Xerocomus badius nem sempre apresenta descolorações ao corte, mas há algumas referências que apontam para um amarelar ligeiro e um azular na carne por cima do himénio (como me parece ver no lado direito da 1ª foto).
Com esta última foto tornou-se perfeitamente claro Wink


A acrescentar, tens a confirmação do Pedro, caçaste um Xerocomus badius Very Happy
Polecat
Polecat
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 439
Fungónimo : stametóide
Reputação : 5
Data de inscrição : 05/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

1ª Saída para recolha Empty Re: 1ª Saída para recolha

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos